>

Odontologia, hoje, é uma SELVA DE PEDRA. Se você dá mole, vem um colega e pega: o seu erro e o seu paciente… Texto Recebi por e-mail essa carta, da colega Dra. Graziela R. Batista, cujo trabalho conheço pessoalmente. ELA É A MINHA DENTISTA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS! Formada em Taubaté, especialista em Dentística Restauradora, Mestre pela UNESP-SJC, doutoranda pela mensa instituição de ensino, entreguei a ela meus clareamentos dentários e meu fechamento de diastema! Ou seja, julgo que seja competente.

Vou relatar o que aconteceu…

“Queridos Colegas,

Hoje quero falar um pouco sobre a minha indignação com a falta de responsabilidade de nossa classe.

Sou formada há 12 anos, já fiz especialização, mestrado e estou fazendo doutorado, fiz inúmeros cursos de atualização, vou a Congressos no Brasil e no Exterior, leio, fuço, pratico, me viro, um pouco pela minha alma curiosa e muito pelo meu amor à Odontologia.

Mesmo voltada a área acadêmica, nunca deixei de atender em consultório, porque considero que quem não sabe fazer não sabe ensinar e só se sabe fazer bem aquilo que pratica.

Não é raro, para mim, me deparar com alguma Iatrogenia.

Minha primeira paciente dessa manhã me procurou querendo clarear um dente tratado endodonticamente, o qual ela relatou já ter feito clareamento interno.

Declaração do paciente (SIC) – “Meu ortodontista fez o clareamento interno desse dente mas não adiantou… eu acho que não tem solução, pois ele passou 2 ANOS fazendo clareamento interno desse dente e continua igual..”

Eu não escrevi errado. SÃO 2 ANOS DE CLAREAMENTO.

O canal estava bem tratado, mas a câmara pulpar repleta de guta percha.

De que adianta colocar perborato por 2 anos numa câmara pulpar repleta de guta percha? Adianta remover toda a dentina e deixar a paciente com um esmalte “casca de ovo”? Sem tampão de fostato de zinco???

Há anos eu não faço endodontia. O que eu não sei fazer, eu não faço. ENCAMINHO.

Não é vergonha encaminhar paciente pro colega preparado. Vergonha é colocar a saúde do paciente em risco.

Felizmente essa paciente não apresentou nenhum sinal de reabsorção cervical, mas quem garante que isso não vá acontecer? E aí? Quem pôs a mão por último, vai levar a culpa?

Ganhar dinheiro às custas do paciente leigo, pondo em risco a saúde dessa pessoa, vale a pena?

Pra terminar meu desabafo com humor, vamos lembrar daquela música: “CADA UM NO SEU QUADRADO!”

Dra. Graziela Batista (@grazribat)

É gente!

E aí?

Compartilhe:

Comentários via Facebook