>

Nome: Gisele Prata Real
Profissão: Cirurgiã-dentista e artista plástica
Especialidade: Clínica geral
Contato: site e blog

Como e quando a arte entrou em sua vida?
Sempre gostei de arte, desde que eu era bem novinha. Depois, lá pelos onze anos conheci um senhor, o professor Pedro Germi, que tinha um curso de esculturas em areia que ministrava na praia, para crianças. O dia em que descobri este curso e vi o que as crianças eram capazes de fazer com areia da praia fiquei maravilhada! Comecei a freqüentar as aulas e permaneci por uns dois anos. A partir daí a arte passou a fazer parte da minha vida.

Você só faz esculturas em areia ou trabalha com algum outro tipo de material ?
Atualmente trabalho, além da areia, com pedra sabão, argila, bronze, resina. Mas estou sempre me arriscando em novos materiais. Adoro descobrir novas técnicas e recursos.

Fora essa escultura de areia da foto, feita para uma campanha de prevenção do câncer bucal, você tem alguma outra obra voltada a odontologia?

Tenho uma outra que foi feita para a Semana de Saúde Bucal do município de Cubatão. Eu trabalho neste município e faço parte do grupo de prevenção odontológica. Atuamos com várias faixas etárias, mas principalmente com as crianças e para elas foi desenvolvida uma cartilha de orientação em saúde bucal com histórias em quadrinhos com personagens que elas já conhecem bastante, e todos os anos uma nova cartilha, com novas aventuras destes mesmos personagens é lançada. São conhecidos como a turma do Preventão, e tem a menina escova, o megafio, o gel dental, etc.

Sempre no mês de outubro fazemos alguma festa ou atividades especiais com as crianças e num desses anos a festa foi decorada com uma grande escultura desses personagens, feita em areia, no local da festa. As crianças vibraram!!!

A escultura abaixo retrata toda a Turma do Preventão.

Como e quando a odontologia entrou em sua vida?

Na época de escolher uma profissão, aos 17 anos, optei pela Odontologia. Fiz a faculdade e logo comecei a trabalhar. A arte na época era só um hobbie, que poucas vezes eu podia me dedicar, pois nesta fase de início da profissão, temos que nos dedicar intensamente à carreira.

Hoje você trabalha mais como dentista ou como escultora?
Hoje eu divido meu tempo entre as duas profissões. Digo profissões porque a arte, que era no início só um hobbie, aos poucos foi tomando espaço e hoje a arte da escultura é uma segunda profissão.

Vi em seu site que você participa de muitos eventos e concursos tanto nacionais como internacionais, como consegue conciliar seu tempo entre as duas profissões?
Exerço a odontologia como funcionária pública, e nas férias, feriados, finais de semana, licenças prêmios utilizo este tempo para participar dos eventos. Muitas vezes também faço horas extras para depois ter direito a folgas nas ocasiões em que recebo convites para eventos.

Que conselho daria a outros dentistas que também amam a arte?
Que dediquem um pouco do seu tempo à arte, pois isso nos traz um benefício enorme para a alma, para a felicidade consequentemente para a saúde. A Odontologia é muito estressante, e ter atividades prazeirosas é importante para a manutenção de nosso equilíbrio.



Compartilhe:

Comentários via Facebook