>

AMAMENTE! Dê ao seu filho o que há de melhor.

Pois é, você não leu errado. Mamar faz bem pros dentes! Mas faz bem principalmente para o crescimento e desenvolvimento facial. Hoje, em homenagem a Semana da Amamentação que vai do dia 1º a 7 de agosto, vou falar de mais um dos meus trabalhos na Estratégia de Saúde da Família Lava Pés de Passo Fundo.

Não sei se existe só na minha unidade, mas já vi esses cursos em clínicas privadas, porém sem a participação de um dentista. Um Curso de Gestantes.

Esse curso é realizado com frequência trimestral, e engloba todas as gestantes da área de abrangência da ESF. É realizado por médico, enfermeira, técnicas de enfermagem, agentes de saúde e por fim, conta com a participação da dentista.

O curso tem duração de 2 horas e foi desenvolvido artesanalmente pelos membros da equipe antes de eu pertencê-la. O meio de ensino é através de um álbum seriado em cartolina todo feito a mão – desenhos, figuras, pinturas e alguns textos. Pra odontologia, existia apenas 1 cartaz, e nele apenas uma boca, fio dental e escova desenhados. Nada falava dos benefícios que o bebê viria a ter através de uma boa informação em saúde bucal na fase do pré-natal.

Quando passei a integrar a equipe, primeiramente fiquei de observadora, mas logo percebi sobre os medos e tabus que as gestantes tem sobre ir ao dentista. Também percebi que os colegas anteriores tinham um certo  medo de atender gestantes também, pela falta de informação que eu também tinha. Que eu fiz? Fui estudar mais a respeito, e a partir disso comecei a criar mais e mais cartazes para o curso com a ajuda dos alunos da UPF de Odontologia do PET-Saúde.

TOP PÉROLAS: 1o LUGAR

Já se falava sobre amamentação no curso, mas só com os benefícios que a mãe e o bebê poderiam ter do ponto de vista da enfermagem. Do ponto de vista odontológico, passei a citar que é importante para a construção das medidas faciais e correto posicionamento dos dentes da criança além de impedir o contato precoce com o açúcar. Tem um post bem bacana sobre a Importância do Aleitamento Materno no blog do Tio Dentista.

Enfim… lutei para conquistar meu espaço no Curso de Gestantes e para conscientizar as futuras mamães da importância da odontologia desde cedo na vida das crianças. Sou a dentista responsável pela saúde bucal de cerca de 8000 pacientes da ESF Lava Pés, como ficar de fora da saúde dos meus pacientes enquanto eles ainda estão sendo gerados?

Desde então, nesses 3 anos de trabalho na Estratégia de Saúde da Família já obtenho bons resultados orientando as gestantes, o que me levou a utilizar o tema na minha monografia da Especialização em Saúde Pública para obtenção do título de sanitarista, que eu tanto falo. Esses bons resultados incluem a diminuição das lesões de cárie em crianças menores de 5 anos e principalmente, o melhor de todos,  a ausência total de lesões cariosas em crianças menores de 2 anos, apenas com medidas de Educação em Saúde.

A dica da diva do SUS para a semana: Amamente. Amamentar é um ato de amor.

Para quem quer saber mais, leia também o que me inspirou este post:

Semana Mundial da Amamentação – SMAM 2010
Aleitamento materno: bom para a mãe, o bebê e a família
Importância da Amamentação
Saúde de mão para filho, através da boca
Importância da Odontologia no Aleitamento Materno

#goDIVAS! GO!


Compartilhe:

Comentários via Facebook