Ontem, dia 15 de agosto, além de ser o Dia do Solteiro também foi o Dia da Gestante.

Dizem as mães que esta é uma fase mágica

Todos nós leitores do blog sabemos das mudanças físicas e psicológicas das futuras mamães nessa época da vida. E principalmente, sabemos que com um bom acompanhamento médico, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida.

Mas e a saúde bucal, fica onde?

Espero que o termo “Pré-Natal Odontológico” esteja se tornando algo comum no se dia a dia colega dentista! Afinal, a saúde bucal da gestante também passa por modificações durante este período, e nós precisamos estar atentos a essas mudanças e qual a melhor época e maneira de tratar.

Na faculdade a gente tem aquele contato extremamente cauteloso com as gestantes, e muitas vezes os professores nem nos permitem realizar o atendimento. Por ser considerada como um grande tabu – seja pela falta de informação de alguns médicos, gestantes, crenças populares e até por nós mesmos profissionais – muitas gestantes relutam em buscar atendimento odontológico inclusive em casos de odontalgias agudas. Existia ainda a frase “a cada bebê, um dente é perdido” e isso virou algo comum pra se acontecer durante a gestação. Somos nós, DENTISTAS, que devemos mudar esta realidade.

Como alguns sabem, fui servidora pública da ESF Lava Pés por quase 4 anos. E nesses 4 anos tive muuuuito o que aprender sobre pacientes especiais. Na ESF que eu trabalhava houve uma diminuição gritante do número de gestantes adolescentes ou com gestações não programadas apenas com ações de educação em saúde. Resolvi, nesse contexto, buscar o conhecimento que me faltava para conseguir a mesma coisa com atividades de educação e promoção de saúde bucal, além da prevenção primária e secundária em casos já instalados. Como fiz isso? Através da minha especialização em Saúde Pública, concluída no ano passado.

Foi o tema da minha monografia e ainda continuará sendo foco das minhas pesquisas por aí (quem sabe no mestrado) “A CRIAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A GESTANTES E CRIANÇAS FUNDAMENTADO NA LITERATURA – Programas, Políticas e Estudos.“. Não posso publicar na íntegra aqui pois ainda não publiquei meu trabalho em algum periódico, mas pra quem quiser conferir vou postar um resumo de todo meu trabalho que pode ser facilmente aplicado em ESFs e dentro do nosso próprio consultório privado. Esse trabalho, como diz o título acima, foi baseado numa revisão de literatura a partir de estudos existentes, projetos de universidades ou ONGs e programas do governo. E me deu MUITO trabalho mastigar ele aqui.

 

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

GESTANTES: Criar uma carteira para a gestante onde serão marcados os encontros. Adicionar nessa carteira informações de saúde bucal de acordo com os trimestres gestacionais.
1º trimestre: Realizar procedimentos de caráter coletivo e individual.
Coletivo: Reunir as gestantes de acordo com o dia das consultas pré-natal para orientações.
  • Orientações sobre a ocorrência de alterações fisiológicas de interesse odontológico, comuns do período gestacional;
  • Orientações sobre hábitos alimentares saudáveis a fim de prevenir a cárie dentária;
  • Orientações sobre higiene bucal;
Individual: na cadeira do dentista.
  • Avaliação da cavidade bucal para detecção de cáries e doenças gengivais;
  • Tratamento preventivo por meio de profilaxia profissional;
  • Tratamento curativo: Remoção de focos infecciosos e agendamento dos tratamentos para cárie e doença periodontal.
2º trimestre: Continuação dos tratamentos iniciados nas gestantes no 1º trimestre.
Individual:
  • Exames cínicos regulares para a detecção precoce de alterações da saúde bucal;
  • Tratamento preventivo por meio de profilaxia profissional;
  • Tratamento curativo: Restaurações em ionômero de vidro, raspagens de cálculo, remoção de focos infecciosos. Optar por realizar procedimentos eletivos (como tratamento de canal, restaurações grandes em resina e exodontias) após o nascimento da criança.
3º trimestre: Realizar procedimentos de caráter coletivo e individual.
Coletivo: Organizar um grupo de gestantes de acordo com os dias de consulta da unidade de saúde para fornecer orientações.
  • Orientações sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento funcional da criança;
  • Orientar sobre hábitos alimentares saudáveis;
  • Orientar sobre hábitos de higiene da mãe e do bebê;
  • Orientar sobre hábitos de sucção – bico, mamadeira.
Individual: Em caso de urgência.
  • Neutralização de processos inflamatórios, fraturas dentárias, urgências em geral.

Espero que gostem e que eu tenha ajudado vocês! 😉

Mais gente já falou sobre atendimento à gestantes, confere no blog do DicasOdonto e do Tio Dentista! 😉

#goDIVAS! GO!

Compartilhe:

Comentários via Facebook