Pessoal, voltei! 😀

Enfim, depois de muitas voltas com a monografia, uns fios de cabelo loiros e muito abraçar meu namorado, a série de saúde coletiva está de volta! Hoje vou falar um pouco sobre o tema da minha monografia (que apresento sexta-feira em Porto Alegre na especialização em Saúde Pública).

Às 3:26 da manhã, na véspera da entrega... muito cansada, mas feliz pela vida social voltando!

O Tio Dentista já falou bastante sobre isso no blog dele, e inclusive solicitei ajuda quando buscava artigos para a construção da minha monografia. Fiz uma revisão de literatura pra fundamentar a criação de um protocolo de atendimento à gestantes e crianças, identificando as práticas de sucesso em programas públicos e privados no Brasil e fundamentando na literatura as melhores alternativas de tratamento.

Estive há pouco tempo em Porto Alegre no II Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal onde o tema era as Equipes de Saúde bucal dentro das Equipes de Saúde da Família. Tive o privilégio de assistir as experiências exitosas vencedoras do Prêmio Brasil Sorridente 2011, onde a maioria continha programas de pré-natal odontológico (o que enriqueceu minha monografia) e de conversar pessoalmente com o Dr. Gilberto Pucca Júnior, Coordenador Nacional de Saúde Bucal.

Pude perceber que os municípios das experiências exitosas contam com muito empenho profissional, tanto do serviço de ponta como de gestão. Na minha cidade, como não temos ainda uma Equipe de Saúde Bucal estruturada trabalhamos por conta, muitas vezes só em procedimentos curativos.

A melhor estratégia para evitar a cárie dentária é a educação em saúde. Isso não custa caro, mas é preciso muita força de vontade e apoio de uma equipe interdisciplinar. A Odontologia precisa ocupar o seu espaço. Para isso, é necessário primeiramente capacitar a equipe em que trabalha, buscando informações fundamentadas (não é fácil pra um dentista ensinar um médico se não tem algo bem fundamentado) para assim termos o apoio para nosso trabalho, que não é menos importante.

Vou falar resumidamente sobre o meu trabalho. A monografia completa estará disponível a partir do mês que vem na biblioteca da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. São coisas que qualquer dentista pode fazer no seu consultório quando trata de gestantes.

O Pré-natal Odontológico, termo ainda pouco utilizado no nosso cotidiano, tem como estratégia um conjunto de ações educativas, preventivas e curativas, visando à saúde bucal da gestante e do bebê. Os cuidados da gestante com sua alimentação, hábitos saudáveis e higiene bucal influenciam diretamente na dentição do bebê.

A prevenção da cárie infantil começa durante o pré-natal, aonde são incluídas orientações sobre a saúde bucal com o objetivo de desmistificar as crenças populares de que “a gravidez enfraquece os dentes”, “cada filho custa um dente a sua mãe” e, portanto, abolir os mitos relacionados ao tratamento odontológico durante esta fase.

Nesse contexto, a odontologia e em especial a odontopediatria, onde se acha incluso o programa de saúde bucal para gestantes e bebês, e a saúde da família que é hoje uma realidade em residência multiprofissional, precisará estar mais envolvida com o reflexo do equilíbrio saúde/doença alterando as condições bucais, e os conhecimentos científicos relativos às condições sistêmicas modificadas pelas doenças bucais. Assim, a odontologia passa a ser considerada essencial em programas que visam a prevenção e o controle da prematuridade, devendo ser inserida em um programa de pré-natal comprometido com a qualidade de vida da unidade gestante/recém-nascido.

O preparo adequado do profissional no que se refere ao conhecimento das alterações sistêmicas geradas pela gravidez, é fundamental para o atendimento seguro e tranquilo das gestantes, assim como o contato com o médico da gestante sempre que necessário.  É necessário incentivar a procura por cuidados dentários profissional para suceder a gravidez, e no mínimo, uma vez no trimestre durante a gravidez, de modo a prevenir complicações futuras, como também, reforçar a necessidade de um atendimento multiprofissional para a gestante, de modo a atuar na saúde global da mesma (POLETTO et al., 2008).

O protocolo de tratamento a gestantes e crianças que eu criei será tema para um outro post da Diva do SUS! Aguardem! 😉

#goDIVAS! GO!

 

POLETTO, V.C. et al., Atendimento odontológico em gestantes: uma revisão da literatura. Stomatos 2008; 14: 64-75.

Compartilhe:

Comentários via Facebook