20111011-191952.jpg

Acidente com pérfuro-cortante

Isso é uma coisa que pode acontecer com qualquer um de nós, e daí, na hora do nervoso qual precaução tomar:

1. Mantenha a calma. Segundo o Ministério da Saúde, as quimioprofilaxias contra Hepatites e HIV devem ser iniciadas até duas horas após o acidente. Em casos extremos, pode ser realizada até 24 a 36 horas depois. Nos acidentes de alto risco para Hepatite B, a quimioprofilaxia pode ser iniciada até uma a duas semanas depois.

2. Lave bem com água e sabão o ferimento ou a pele exposta ao sangue ou líquido orgânico. Lave as mucosas com soro fisiológico ou água em abundância. O uso de anti-sépticos tópicos com álcool 70% também pode ser feito

3. Dirija-se o quanto antes ao Centro de Referência no atendimento de acidentes ocupacionais com material biológico de sua região.

Obs.: Caso o profissional trabalhe em um estabelecimento hospitalar, este deve dirigir-se ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). O atendimento é considerado uma urgência devido ao pouco tempo disponível para se iniciar a profilaxia com os medicamentos antiretrovirais (2 horas após o acidente).

4. Obtenha do paciente-fonte uma anamnese recente e detalhada sobre seus hábitos de vida, história de transfusão sanguineas , uso de drogas, vida sexual, uso de preservativos, passado em presídios ou manicômios, história de hepatite e DSTs e sorologias anteriores, para analisar a possibilidade de situá-lo numa possível janela imunológica.

5. Leve sua carteira de vacinação ou informe sobre seu estado vacinal e dados recentes de sua saúde, sorologias anteriores, etc.

6. Deverá ser solicitada pelo médico a coleta de amostras de sangue seu e do paciente-fonte, em tubos de ensaio, sem anticoagulante, devidamente identificados, que serão encaminhados imediatamente ao laboratório de referência para serem centrifugados.

O paciente-fonte pode recusar-se a se submeter à realização da sorologia para HIV. Se isso ocorrer, deve-se considerar o paciente como sendo soropositivo e com alto título viral.

7. Caso o quadro caracterize situação de risco, as quimioprofilaxias contra o HBV e o HIV serão iniciados.

8. Repetir-se-ão as sorologias seis semanas, três meses, seis meses e um ano após o acidente ou a critério do médico.

ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES PERFURO-CORTANTE

1. Ao transferir instrumentos, evitar que estejam apontados para alguém.

2. Apontar os instrumentos para a direção contrária a que você está.

3. Evitar pegar instrumentos cortantes com as mãos, usar pinças, alicates ou porta-agulhas.

4. Evitar que agulhas fiquem fora dos limites da bandeja.

5. Manter as brocas inseridas nas peças de mão voltadas para o solo, evitando arranhões.

6. Não reencapar as agulhas com as mãos, se fizer isso use uma pinça ou alicate para a preensão da tampa, evitando que a agulha fique apontada para o dedo.

7. Descartar imediatamente agulhas e instrumentos afiados.

Mais informações no site da Anvisa ou http://www.crosc.org.br/arquivos_pdf/manual_biosseguranca.pdf