Recentemente veio a público um caso que deixou dentistas e acadêmicos indignados: um colega de turma do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) simplesmente usou o dinheiro arrecadado para a formatura, durante o curso, em benefício próprio. Sumiu com ele.
Segundo a formanda Fernanda Lavarda Ramos, “… há 5 anos juntamos dinheiro para realizarmos a nossa formatura, o grande sonho de todo acadêmico. E faltando 1 mês para o grande dia, descobrimos que o dinheiro da conta da nossa turma foi desviado… nossos convites já foram entregues, já estava tudo certo… mas agora precisamos pagar 60.000 reais, que foram tirados de nós, para pagar a empresa que realiza a formatura”. Veja o relato completo no Vida de Dentista.
Aproveitando o tema em voga, gostaria de passar a minha experiência sobre o assunto, pois vejo muita gente tratando o dinheiro da formatura (e a formatura em si) com desinteresse. Tipo “tá lá no banco e ACHO vai dar pra pagar tudo”. Não é assim que funciona… tudo parte de um planejamento, e o valor das mensalidades deve ser baseado numa projeção de gastos… senão, no final, vai faltar.
Eu fui a tesoureira da minha turma, portanto, a pessoa responsável pela guarda e uso de todo dinheiro arrecadado. Considerando minha experiência no assunto, gostaria de dar alguns conselhos que podem ser bastante úteis pra vocês que estão naquela fase inicial de arrecadação para a formatura:
- Se você não é uma pessoa organizada e capaz de administrar os seus próprios bens, seja auto-crítico e não se candidate para administrar o dinheiro dos outros só porque “você não confia em ninguém fora você”. Isso evita muita dor de cabeça (pra você e para os outros).
- Não escolha o tesoureiro da sua turma pelo critério “amizade”. Nessa hora, o que menos importa é o seu grau de amizade com o candidato. Pergunte-se: “Eu daria o número da minha conta e a minha senha pra essa pessoa administrar por mim o meu dinheiro?” Porque é EXATAMENTE ISSO que você fará. Seja objetivo.
- O dinheiro arrecado é seu, você é dono dele tanto quanto qualquer outro colega da sua turma. Você ficaria 5 anos sem tirar um extrato da sua conta pessoal? Exija transparência. Relatórios e prestações de contas mensais (ou a qualquer momento, se solicitado) são OBRIGATÓRIOS.
- Banco não é um “colchão bem grande”. O dinheiro que se põe lá não fica guardado dentro de um cofre, parado. Esse dinheiro pode e DEVE ser aplicado para render, no mínimo, o que rende a poupança (cerca de 0,6%/mês). É obrigação do tesoureiro ADMINISTRAR o dinheiro que entra, e não apenas ficar como um 2 de paus na frente do cofre com a chave na mão. Existem aplicações de baixíssimo risco que rendem muito melhor que a poupança (1 ou 1,2%/mês, pelo menos). A minha turma fez R$ 5.000,00 apenas com rendimento de aplicação. Disponha sempre. 😉
- Se sobrar dinheiro depois da festa paga, é bom aguardar pelo menos 1 ano para devolver a cada formando a parte que lhe cabe. Isso porque nesse meio tempo, pode aparecer algum débito “maroto”, gasto não-previsto (como aquela porta de vidro que o
cretino doseu colega, bêbado, resolver chutar durante o baile) ou multa contratual. Porque, depois do dinheiro devolvido, seus colegas vão sumir… e quem vai pagar a conta sozinha, caso haja necessidade (e vocês não tenham aberto uma empresa), é a Comissão de Formatura (mais especificamente quem assinou o contrato: o presidente).
Minha turma não abriu empresa, ou seja, a Comissão de Formatura não tinha um CNPJ. Deu certo com a gente, e evitamos, assim, gastos com a parte burocrática da coisa. Porém, aconselho que vocês o façam. Digo isso porque, dessa forma, todos são sócios… e veem-se obrigados a arcar com eventuais obrigações que envolvam dinheiro. É justo.
Em resumo: pra mim, o cargo de tesoureiro é quiçá o mais importante da Comissão de Formatura e, depois do presidente da mesma, é o com maior potencial ao ódio alheio. Mas a irritação de “quem não faz mas sabe exatamente como você deve fazer” cai por terra quando se é transparente. Mostre “serviço”. Seja pró-ativo. Justifique-se mesmo quando não for solicitado.
Este post tá longo demais, eu sei, mas eu realmente gostaria que ele fosse o mais completo possível e colaborasse pra que o que aconteceu com a turma da UFSM não acontecesse mais. Por isso, quero disponibilizar 3 planilhas que eu usava pra montar os relatórios de arrecadação da minha turma. Faça os downloads e use-as (se você não é o tesoureiro, mande os arquivos pra ele!). É tudo automático, basta colocar os valores nas células em VERDE. Não altere as demais, sob pena de estragar tudo. E, se você não sabe usar o Excel, aprenda cabeção!
Download: Modelo de Relatório Mensal
Download: Modelo de Relatório Geral
Download: Modelo de Controle de Mensalidades
Dúvidas sobre a utilização das planilhas: [email protected]
Só lembrando: os formandos da UFSM precisam de R$ 60.000 pra pagar as contas, e estão arrecadando através de uma Vakinha ou por depósito na conta do Banco do Brasil, Agência 3058-9, Conta: 37566-7, Variação: 01. Quem puder ajudar… 🙂
Gostaria de saber que tipo de aplicação a sua turma fez para render 5.000,00?
Renda fixa, Marielly. Converse com o regente da conta sobre aplicações de baixo risco, quem rendem menos mas são garantidas. Dá pra levantar um bom capital assim.
Bom, adorei o post, e baixei as planilhas pra usar pra minha turma. Sem querer ser abusada mas já sendo, rsrr vcs tinham algum tipo de planilha de controle de mensalidade, pq estamos loucos tentando organizar e ta tudo meio virado, bom se puder enviar no email agradeço muiitooooo.
Daiane, eu acrescentei mais uma planilha ao post, um controle simples de mensalidades. Basta acrescentar os nomes dos alunos e mandar ver! Segue por e-mail, também. 🙂
Faço parte da minha comissão também, e apesar de cada um ter seu cargo, todos acabam fazendo de tudo (o que eu não sei se é muito bom), mas entendo bem esse sufoco! Mesmo sendo tudo na maior transparência, se acontecer qualquer coisa, até os melhores amigos caem matando, dinheiro é sempre dinheiro né?! Escolhemos uma tesoureira cujo pai é bancário, ele tem nos ajudado a lucrar no banco, 😀 Cobrar os atrasados acho que pode ser o maior complicador de amizades do universo, haha. SEMPRE, veja bem, SEMPRE HAVERÁ ALGUM PROBLEMA, hehe e olha que minha sala só tem 30 alunos. A partir desse ano decidimos gastar um pouco mais e trabalhar com boleto bancário, acho que vale a pena.
[…] administrar o dinheiro da formatura (e não ser roubado!) –> OdontoDivas Destaque: Odontologia para gestantes e bebês, no Ricardo […]
Em Moc, uma menina sumiu com 7 mil da formatura da sala dela e resultado: descobriram! e mais, ela se suicidiou no dia da missa da formatura =/
GENTE! O.O