Recentemente veio a público um caso que deixou dentistas e acadêmicos indignados: um colega de turma do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) simplesmente usou o dinheiro arrecadado para a formatura, durante o curso, em benefício próprio. Sumiu com ele.

Cadê?

Segundo a formanda Fernanda Lavarda Ramos,  “… há 5 anos juntamos dinheiro para realizarmos a nossa formatura, o grande sonho de todo acadêmico. E faltando 1 mês para o grande dia, descobrimos que o dinheiro da conta da nossa turma foi desviado… nossos convites já foram entregues, já estava tudo certo… mas agora precisamos pagar 60.000 reais, que foram tirados de nós, para pagar a empresa que realiza a formatura”. Veja o relato completo no Vida de Dentista.

Aproveitando o tema em voga, gostaria de passar a minha experiência sobre o assunto, pois vejo muita gente tratando o dinheiro da formatura (e a formatura em si) com desinteresse. Tipo “tá lá no banco e ACHO vai dar pra pagar tudo”. Não é assim que funciona… tudo parte de um planejamento, e o valor das mensalidades deve ser baseado numa projeção de gastos… senão, no final, vai faltar.

Eu fui a tesoureira da minha turma, portanto, a pessoa responsável pela guarda e uso de todo dinheiro arrecadado. Considerando minha experiência no assunto, gostaria de dar alguns conselhos que podem ser bastante úteis pra vocês que estão naquela fase inicial de arrecadação para a formatura:

  1. Se você não é uma pessoa organizada e capaz de administrar os seus próprios bens, seja auto-crítico e não se candidate para administrar o dinheiro dos outros só porque “você não confia em ninguém fora você”. Isso evita muita dor de cabeça (pra você e para os outros).
  2. Não escolha o tesoureiro da sua turma pelo critério “amizade”. Nessa hora, o que menos importa é o seu grau de amizade com o candidato. Pergunte-se: “Eu daria o número da minha conta e a minha senha pra essa pessoa administrar por mim o meu dinheiro?” Porque é EXATAMENTE ISSO que você fará. Seja objetivo.
  3. O dinheiro arrecado é seu, você é dono dele tanto quanto qualquer outro colega da sua turma. Você ficaria 5 anos sem tirar um extrato da sua conta pessoal? Exija transparência. Relatórios e prestações de contas mensais (ou a qualquer momento, se solicitado) são OBRIGATÓRIOS.
  4. Banco não é um “colchão bem grande”. O dinheiro que se põe lá não fica guardado dentro de um cofre, parado. Esse dinheiro pode e DEVE ser aplicado para render, no mínimo, o que rende a poupança (cerca de 0,6%/mês). É obrigação do tesoureiro ADMINISTRAR o dinheiro que entra, e não apenas ficar como um 2 de paus na frente do cofre com a chave na mão. Existem aplicações de baixíssimo risco que rendem muito melhor que a poupança (1 ou 1,2%/mês, pelo menos). A minha turma fez R$ 5.000,00 apenas com rendimento de aplicação. Disponha sempre. 😉
  5. Se sobrar dinheiro depois da festa paga, é bom aguardar pelo menos 1 ano para devolver a cada formando a parte que lhe cabe. Isso porque nesse meio tempo, pode aparecer algum débito “maroto”, gasto não-previsto (como aquela porta de vidro que o cretino do seu colega, bêbado, resolver chutar durante o baile) ou multa contratual. Porque, depois do dinheiro devolvido, seus colegas vão sumir… e quem vai pagar a conta sozinha, caso haja necessidade (e vocês não tenham aberto uma empresa), é a Comissão de Formatura (mais especificamente quem assinou o contrato: o presidente).

Minha turma não abriu empresa, ou seja, a Comissão de Formatura não tinha um CNPJ. Deu certo com a gente, e evitamos, assim, gastos com a parte burocrática da coisa. Porém, aconselho que vocês o façam. Digo isso porque, dessa forma, todos são sócios… e veem-se obrigados a arcar com eventuais obrigações que envolvam dinheiro. É justo.

Em resumo: pra mim, o cargo de tesoureiro é quiçá o mais importante da Comissão de Formatura e, depois do presidente da mesma, é o com maior potencial ao ódio alheio. Mas a irritação de “quem não faz mas sabe exatamente como você deve fazer” cai por terra quando se é transparente. Mostre “serviço”. Seja pró-ativo. Justifique-se mesmo quando não for solicitado.

Este post tá longo demais, eu sei, mas eu realmente gostaria que ele fosse o mais completo possível e colaborasse pra que o que aconteceu com a turma da UFSM não acontecesse mais. Por isso, quero disponibilizar 3 planilhas que eu usava pra montar os relatórios de arrecadação da minha turma. Faça os downloads e use-as (se você não é o tesoureiro, mande os arquivos pra ele!). É tudo automático, basta colocar os valores nas células em VERDE. Não altere as demais, sob pena de estragar tudo. E, se você não sabe usar o Excel, aprenda cabeção!

Download: Modelo de Relatório Mensal

Download: Modelo de Relatório Geral

Download: Modelo de Controle de Mensalidades 

Dúvidas sobre a utilização das planilhas: [email protected]

Só lembrando: os formandos da UFSM precisam de R$ 60.000 pra pagar as contas, e estão arrecadando através de uma Vakinha ou por depósito na conta do Banco do Brasil, Agência 3058-9, Conta: 37566-7, Variação: 01. Quem puder ajudar… 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook