Sim, eu fui da Comissão de Formatura. E vou dizer uma coisa pra vocês: realmente NÃO É FÁCIL.

A Comissão de Formatura pode ser definida como um grupo de alunos que representa a vontade de toda a turma perante qualquer assunto que envolva a formatura: contratação de serviços para os eventos, contato com empresas, negociações, arrecadação, decisões…

Acho que existem 2 pontos críticos principais aí, aqueles que podemos chamar de “sementes da discórdia”: arrecadação e decisões.

A arrecadação representa dinheiro, e dinheiro, via de regra, causa discórdia. Metade da turma acha que a mensalidade é muito alta, a outra metade que é muito baixa. Mas todos querem que os Rolling Stones toquem no baile :D. E sempre tem quem ache que a comissão tá guardando uma parcela no próprio bolso…

De cima pra baixo, da esquerda pra direita: Felipe, Suzana, Renata P., Ana (eu!), Renata T., Deborah, Mariana e Vanessa. Os sofredores. 😀

Eu era a tesoureira da minha turma. Graças a Deus (e a muita transparência da minha parte) nunca tive problema com isso. Mas sou exceção. Portanto, se você for o responsável pelo gerenciamento financeiro da sua classe, o conselho que dou é: não dê margem para dúvida. Forneça relatórios periódicos (ou sempre que for requisitado) do montante em caixa e saiba até os centavos que estão na conta. Uma coisa que fiz foi aplicar o dinheiro, ideia que a maioria dos tesoureiros não têm, ou por desconhecimento ou por preguiça mesmo. Informe-se com o gerente do banco, existem investimentos de baixo risco que rendem muito mais que a poupança, por exemplo. Fazendo isso, minha turma agregou cerca de R$ 5.000,00 ao caixa. Dinheirinho muito bem-vindo, viu?! Os Rolling Stones agradecem… 😀

O papel principal da Comissão é tomar decisões pela turma. Porém, nem todos entendem dessa forma, e aí tá feita a briga. Muitos acham que qualquer decisão que diz respeito à formatura precisa ser votada pela turma toda. Ledo engano. Se assim fosse, pra quê Comissão de Formatura? Claro, algumas escolhas demandam a opinião de todos, como o local da colação e do baile, o valor da mensalidade. Mas, por exemplo, a cor da capa das cadeiras no salão ou se a foto oficial vai ser com capelo ou sem capelo, dispensa votação, né?! Mas tem gente que vai achar a cor da capa da cadeira r-i-d-í-c-u-l-a e que o capelo amassa o cabelo! E o cordão dos insatisfeitos cada vez aumenta mais…

Assim como a Comissão representa a turma, o presidente da Comissão representa a Comissão. E o ódio direcionado à Comissão de Formatura é personificado nessa pessoa. Portanto, se você tem intenção de se candidatar a esse cargo, prepare-se. Você será saco de pancada e seu celular não vai parar de tocar com gente querendo te vender alguma coisa ou reclamando do que já tá pronto.

Se você pretende participar da Comissão de Formatura da sua turma, acostume-se a ser odiado… e não espere reconhecimento, pois ele não virá (aliás, nunca faça nada buscando reconhecimento… essa nunca deve ser nossa motivação). Mas depois que o baile acaba dá uma sensação de dever cumprido indescritível… de ter valido à pena.

E as cortinas se fecham… sejam bem-vindos à Odontologia! 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook