Esses dias atendi a um paciente que é Vegan e ele veio me perguntar sobre pastas e escovas de dentes que ele deveria utilizar. Falei sobre algumas, então ele me disse que como ele é vegan, só se utiliza dos produtos da marca Contente, pois os fabricantes não fazem testes em animais para a fabricação de seus produtos. Entrei em contato com a  firma, falei com o controle de qualidade e me confirmaram mesmo que não fazem testes em animais em nenhum dos produtos da linha.

Pesquisando aqui pela net vi também que a marca Condor e a IceFresh também fabricam pastas de dentes sem testes em animais. Entrei em contato com a  empresa Condor para saber mais sobre, mas fui informada que no momento eles retiraram os produtos de linha. Já na empresa IceFresh o controle de qualidade me informou que isso não é verdade, que eles realizam sim teste em animais, fazem teste de irritabilidade dérmica em ratos.

Como não sabia ao certo o que era ser vegan, conversei com ele e também fui pesquisar sobre isso, sempre achei que fossem uns vegetarianos mais radicais, mas não. Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote à atividades e produtos considerados especistas.

Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura. Evitam o uso de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais. Não tomam vacinas ou soros, mas podem violar os princípios veganos quando alternativas não estiverem disponíveis, ou em caso de emergência ou urgência. Alguns optam pela fitoterapia, homeopatia ou qualquer tratamento alternativo.

Muito importante diferenciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos animais, que obviamente pressupõe uma alimentação estritamente vegetariana.

Excluem da sua dieta carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças,algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

Compartilhe:

Comentários via Facebook