Pra você que é dentista não há novidade alguma, mas tem muita gente que não sabe disso: problemas dentários podem repercutir no organismo todo (coração, articulações, etc.). Por isso eu vivo dizendo para os meus pacientes: nunca subestime um dente “inflamado”!

O atacante do Milan, Alexandre Pato (desculpe o trocadilho infame no título do post, mas não resisti ;)) está afastado dos gramados desde 13 de dezembro, quando seu time foi derrotado pelo Palermo por 2 a 0. Pato sofreu uma lesão muscular em uma das coxas e desde então realiza tratamento intensivo de reabilitação. Segundo os jornais locais (o local é a Itália, no caso) “um problema bucal não especificado pela agremiação Rossoneri estaria diretamente ligado ao problema na perna”. E, por esse motivo, na quarta-feira (ontem) o jogador seria submetido a uma cirurgia odontológica. De acordo com a equipe médica do clube, o jovem jogador deve repousar por 3 dias após a cirurgia, e só então voltará aos treinos.

Já tô melhor, gente!

O cirurgião-dentista Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes relatou em entrevista à Universidade do Futebol outros casos de atletas que passaram pelo mesmo problema:

“Nós temos um histórico, na Copa de 1958, relatado pelo já falecido Mário Trigo, que foi o primeiro cirurgião-dentista a compor uma delegação brasileira em competição. Ele lembra que extraiu mais de sete dentes de Mané Garrincha, antes da Copa de 1958. O jogador não conseguia recuperar-se de lesões musculares por conta de infecções bucais. E quando sanou essas infecções na boca, ele teve condições para recuperar-se e brilhar”, disse.

Ainda, segundo conta o Dr. Rodrigo, “Ronaldo Fenômeno certa vez teve que ficar 3 ou 4 rodadas afastado da Inter de Milão, por causa de uma contusão muscular. Por indicação, o jogador fez a extração de um terceiro molar que o incomodava há tempos, e teve êxito na recuperação muscular, dando continuidade ao seu trabalho no clube”, finalizou.

Enfim, mesmo que muita gente negligencie a saúde bucal (embora saúde só exista uma – e não “bucal” e “corporal” – mas vocês entenderam…), problemas dentários têm colocado muito marmanjo de molho. Vários estudos indicam que a problemas bucais podem acarretar queda de rendimento físico. Alexandre Pato foi a vítima mais recente.

Fonte: Universidade do Futebol