Enxaguante bucalUma pesquisa publicada em um jornal científico da Austrália afirma que o álcool presente nos enxaguantes bucais pode aumentar a chance do desenvolvimento de um câncer bucal. Segundo o estudo, o álcool (etanol) facilita que substâncias cancerígenas como o acetaldeído entrem em contato com o tecido bucal. Outra pesquisa feita pela Universidade de São Paulo também chegou a essa conclusão, pois o álcool pode alterar material genético.

Em resumo: antisséptico bucal não é pra ser usado a toda hora como as empresas que vendem produtos de higiene bucal querem que você acredite, contendo álcool ou não. Tem motivo, tipo e frequência certa pra isso, e só quem pode determinar essas variáveis, especificamente para o seu caso, é o seu dentista. A maioria das pessoas, na verdade, nem precisa de enxaguante bucal.

Enfim, essas são pesquisas, mas ainda não há um consenso a respeito… continua-se estudando os enxaguantes bucais e seus efeitos. E quanto àquela máxima quando mais ardido melhor, pode estar certo: é conselho de tia velha. 😉

Fonte: Super Interessante

Compartilhe:

Comentários via Facebook