O câncer labial representa cerca de 2% dos casos de câncer em geral e cerca de 30% dos casos de câncer na boca. Esse tipo de tumor ocorre com maior frequência no lábio inferior, em indivíduos do sexo masculino e pessoas de pele clara. A menor incidência em mulher provavelmente se deve ao maior uso de protetores solar e batom com proteção UVA-UVB. No Brasil, ele assume importância por causa do câncer de lábio, uma vez que se trata de um país tropical que sustenta também em sua economia atividades rurais nas quais os trabalhadores ficam expostos de forma continuada à luz solar e mais de 30% dos pacientes com câncer no lábio trabalham ao ar livre em funções associadas à prolongada exposição aos raios solares.

Os principais sinais de câncer labial são:

  • Área elevada no lábio
  • Pontos Vermelhos ou avermelhados
  • Lesão com bordas duras sobre o lábio
  • Áreas esbranquiçadas no lábio

Nesses caso é importante procurar um dentista para verificar se realmente se trata de algum tipo de câncer nos lábios.

Devemos prestar atenção a sangramentos, úlceras e feridas que duram mais de 15 dias.

As sardas e as áreas acastanhadas de formas irregulares são comuns em torno dos lábios e podem durar vários anos, mas não são preocupantes.


Prevenção do Câncer Labial

  • Limitando exposição excessiva ao sol,
  • Usando batom e/ou  protetor UVA-UVB nos lábios;  para homens existem varias marcas de protetores incolores.
  • Caso tenha ferida nos lábios evitar ficar puxando a “pelinha”.
  • Fazendo o uso de bonés ou chapéus,
  • Observando os horários de exposição ao sol, evitando os horários próximos ao meio dia.

Há um tipo de lesão de lábio que é característica dos fumantes de cachimbo. É lógico que o ideal seria que ninguém fumasse, nem cachimbo, nem cigarro, nem charuto. Sob qualquer forma, o fumo é perigoso, mas quem fuma cachimbo não deve apoiá-lo sempre no mesmo local da boca para evitar agressões repetidas.

O Auto-Exame de Boca

Deve ser feito em um local bem iluminado, diante do espelho. O objetivo é identificar lesões precursoras do câncer de boca. Devem ser observados sinais como mudança na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços, feridas, inchações, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e úlcera rasa, indolor e avermelhada.

Tratamento

O tratamento é a retirada cirúrgica da lesão com margens bem ampla de tecido sadio e avaliação anatomopatológica do tipo histológico e das margens cirúrgicas. É importante se obter grau de profundidade cirúrgica que retire todo o tumor, pois, desta forma, o prognóstico é bom, principalmente para os casos recentes e adequadamente tratados.

Compartilhe:

Comentários via Facebook