Plax, à base de Triclosan

Há muita falta de informação sobre os riscos associados ao uso indiscriminado do triclosan, agente bacteriostático, de odor levemente aromático, pertencente ao grupo dos fenoxifenois policlorados, usado como anti-séptico e também como conservante em cosméticos. Estamos condicionados a utilizar produtos bactericidas o tempo todo, sem a real necessidade e sem limites, favorecendo a resistência bacteriana e aumentando os riscos à saúde. E a Colgate, que criou o triclosan, parece que não tem as provas definitivas de que o uso em seres humanos é seguro.

O triclosan é seguro?

Está circulando nas redes sociais a informação de que o triclosan, usado como bactericida em pastas de dentes e sabonetes líquidos, pode ser cancerígeno. Estudo realizado pela Universidade da Califórnia e publicado na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences sugere malefícios dessa substância para o fígado. Há um ano, uma matéria publicada pela agência de notícias Bloomberg News também afirmava que a substância estava associado ao crescimento do câncer em animais.

Apesar da polêmica, a FDA (Food and Drugs Administration), agência que regulamenta alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, já aprovou o ingrediente triclosan há mais de uma década. A Colgate, fabricante de pasta de dente que criou o composto, também afirma que ele é seguro e que já foi submetido a testes rigorosos. Segundo a empresa, a eficácia e segurança do produto são apoiadas por mais de 80 estudos clínicos envolvendo 19 mil pessoas.

Conforme a reportagem da Bloomberg News, a Colgate não considerou relevantes os experimentos com triclosan feitos em animais. E como mostra a FDA, não é possível ter certeza se o produto é perigoso para os seres humanos. No entanto, os reguladores de medicamentos estão revisando os riscos da substância, que é comumente usada com o intuito de reduzir a contaminação de bactérias. O triclosan, que já foi proibido pela FDA nos sabonetes, pode ainda ser encontrado em utensílios de cozinha, brinquedos para crianças e cremes dentais.

A assessora técnica do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Cynthia Dela Cruz, diz que o órgão não tem uma agência de pesquisa, por isso não é possível afirmar se o triclosan é ou não cancerígeno. “Para isso existe a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Não é da nossa competência avaliar essa substância”, diz a farmacêutica. Ainda segundo Cynthia, as pesquisas são muito controversas, então é difícil avaliar de forma certeira as consequências do triclosan. Ela afirma que o produto serve bem ao seu propósito, que é impedir o desenvolvimento de bactérias.

Ainda não é hora de alarde. Calma que esse assunto será esclarecido. Se você preferir, evite o uso de triclosan até as pesquisas finais serem publicadas. Temos o digluconato de Clorexidina a 0,12% (Periogard, Noplak). Só não deve ser usado todos os dias, pois pode alterar o gosto dos alimentos.

O que a Colgate diz a respeito?

No site da Colgate há a seguinte nota:

Colgate® Total 12 é o creme dental mais testado e revisado no mundo, com mais estudos publicados e revisados do que qualquer outro creme dental. Os usuários de Colgate® Total 12 podem ficar totalmente confiantes na segurança de nosso creme dental, bem como nos importantes benefícios que ele oferece: combate à placa bacteriana e aos problemas gengivais e adequada manutenção da saúde bucal.

Então, por que notas de imprensa levantaram questões sobre a segurança de Colgate® Total 12? Não é por nenhuma nova informação sobre os ingredientes em nosso creme dental. O assunto surgiu por uma recente norma da US Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, para os sabonetes – não para o creme dental.

Em 2 de setembro de 2016, a FDA anunciou sua tão aguardada norma final sobre o uso de produtos higienizadores de mãos, e a conclusão não foi de que os ingredientes eram inseguros ou ineficazes. Mas verificou-se que os fabricantes de sabonetes não haviam enviado as evidências de segurança adequadas ou provas suficientes de que os produtos eram mais eficazes do que lavar as mãos com sabonete comum e água. Em razão disso, daqui a um ano os sabonetes nos Estados Unidos terão que parar de usar 19 ingredientes antibacterianos listados pela FDA.

Um dos ingredientes é o triclosan, também usado em nossa fórmula exclusiva de Colgate® Total 12. Rapidamente, alguns repórteres, bloggers e tweeters levantaram a questão sobre nosso creme dental.

E a verdade é: embora a FDA possa não estar convencida pelo suporte enviado pelas empresas de sabonete, o nosso creme dental foi aprovado pelo processo de Aplicações para Novos Medicamentos (NDA) do órgão, com o mesmo rigor aplicado para testes de medicamentos com prescrição. Após uma meticulosa revisão, a agência avaliou que Colgate® Total 12 oferece um benefício terapêutico significativo e seguro para seus consumidores – e essa aprovação segue inalterada.

Os testes de segurança da NDA para Colgate® Total 12, como qualquer novo medicamento, exigem uma detalhada avaliação abrangendo uma variedade de parâmetros toxicológicos, como carcinogenicidade, toxicidade reprodutiva e de desenvolvimento, irritações oftálmicas e cutâneas, e toxidade de curto e longo prazo. O laudo original da NDA para Colgate® Total 12 continha 98 volumes e incluía mais de 100 estudos toxicológicos.

E não termina por aí: a aprovação da NDA também exige monitoramento contínuo e atualizações de segurança, que são fornecidas anualmente pela Colgate® para a FDA.

O peso da evidência científica acumulada ao longo de 25 anos continua a apoiar a segurança e eficácia do Colgate® Total 12. É o único creme dental aprovado através de processo da NDA/FDA e aceito pela American Dental Association como seguro e eficaz em ajudar a prevenir a gengivite. Os consumidores podem ficar confiantes na escolha de Colgate® Total 12.

Referências:

http://www.pnas.org/content/111/48/17200.full.pdf?sid=6bbc3f76-7c68-4607-a6fd-a0b271e8c868

https://www.bloomberg.com/graphics/infographics/triclosan-four-decades-of-regulatory-limbo.html

https://www.bloomberg.com/news/articles/2014-08-13/consumer-activists-put-pressure-on-retailers-to-drop-triclosan

http://sites.correioweb.com.br/app/noticia/encontro/atualidades/2015/11/06/interna_atualidades,2522/sera-que-o-triclosan-faz-mal.shtml

Compartilhe:

Comentários via Facebook