Autoridades em saúde estão tentando descobrir por que vários dentistas estão morrendo pelo mesmo tipo de doença pulmonar, um padrão estranho nesse tipo de caso.

Fibrose pulmonar

Centers for Disease Control and Prevention dos EUA informaram que a análise de pacientes em um centro de cuidados na Virginia encontrou alta incidência de fibrose pulmonar idiopática (FPI) em cirurgiões-dentistas. Dos quase 900 pacientes estudados em aproximadamente duas décadas, o CDC encontrou oito dentistas e um técnico dentário, todos os homens, com a doença. Sete dos pacientes já haviam morrido.

Embora isso não pareça muito, representa 1% do total de pacientes com FPI. Enquanto isso, o CDC observou que apenas cerca de 0,038% das pessoas que vivem nos EUA são dentistas.

“Um questionário foi administrado a um dos pacientes vivos, que relatou polir aparelhos ortodônticos, preparar amálgama e manipular material de moldagem sem proteção respiratória”, de acordo com o CDC. “As substâncias utilizadas durante essas tarefas contêm toxicidade respiratória conhecida ou potencial. Embora não existam etiologias claras, as exposições profissionais podem ter contribuído”.

Doença Pulmonar

Por que dentistas?

A investigação começou depois que um dentista diagnosticado com a doença pulmonar alertou o CDC para o padrão no centro de atendimento.

“Embora a FPI tenha sido associada a determinadas profissões, não existem dados publicados a relacionando a dentistas”, disse o CDC. No entanto, “quem trabalha em Odontologia é exposto a agentes infecciosos, produtos químicos, partículas no ar, radiações ionizantes e outros materiais potencialmente perigosos. A exposição por inalação experimentada por dentistas provavelmente aumenta o risco de certas doenças respiratórias relacionadas ao trabalho”.

A fibrose pulmonar é uma condição em que há formação de excessivo tecido conectivo (fibrose), “engrossando” as paredes dos tecidos pulmonares. O tecido pulmonar adensado dificulta a entrada de oxigênio no sangue, privando órgãos vitais, como o cérebro e o coração. A fibrose é idiopática porque, até o momento, não se conhece a sua causa. Especialistas ainda não têm uma compreensão completa sobre a doença,  sendo que a sobrevida dos acometidos por ela é de 3 a 5 anos, apenas.

“Embora a etiologia da FPI seja desconhecida, as exposições que foram sugeridas como fatores contribuintes incluem infecções virais, tabagismo e ocupações onde a exposição ao pó, pó de madeira e pó de metal são comuns”, disse o CDC.

Os sinais de fibrose pulmonar idiopática incluem falta de ar, tosse crônica e seca, perda de peso, fadiga, dores articulares e musculares e dor / edema nos dedos das mãos e dos pés.

Nós trabalhamos com materiais e com bioprodutos humanos que são potencialmente prejudiciais para nossos corpos, se inalados”, disse à CNN o Dr. Paul Casamassimo, diretor da American Academy of Pediatric Dentistry Pediatric Oral Health and Research Center.

Via Newsweek

Compartilhe:

Comentários via Facebook