Dentistas são sedentários por natureza. Muito tempo sentados, sabe como é. Mas isso não é desculpa pra não se exercitar… e se hidratar! Como diria minha avó (sábia velhinha) 😀 :

Campanha: Sai do Mocho

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. Vocês sabiam que 60% do nosso corpo é água? Dada essa proporção, fica óbvia a importância da hidratação para o bom funcionamento de todas as nossas funções vitais. Se considerarmos apenas os músculos, essa porcentagem sobre para 75%! É muita água.

Qual a importância da água?

A água está presente em todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo. A água compõe a estrutura das células e é vital na regulação da temperatura corporal, além de auxiliar no transporte de oxigênio e nutrientes. Por isso a hidratação é de extrema importância para todos nós, independentemente da idade, gênero ou biotipo físico. Água é – literalmente – vida!

Quando praticamos atividades físicas, a relevância da hidratação fica mais evidente, uma vez que eliminamos muita água através do suor. Ao longo do dia perdemos uns 2,5 litros de água, e nem precisa estar um calorão, não… isso se vai no suor, na urina, etc.. E essa água TEM que ser reposta. Na prática de esportes essa necessidade de reposição de líquidos é ainda mais importante.

E se eu ficar desidratado?

Dica: não fique. 🙂

A desidratação é a perda dinâmica de água pelo organismo. Há diversas causas pra isso, algumas dá pra evitar e outras não, como a intensidade e a duração dos exercícios físicos, o clima e até o tipo de roupa utilizada durante a prática.

A desidratação faz com que o ritmo cardíaco aumente por conta da diminuição do volume sanguíneo. A perda de 10% da água corpórea pode levar a distúrbios graves, como tonturas, dificuldades de concentração, espasmos musculares e problemas renais. E se a perda for superior a 20%, pode levar até à morte.

Como me hidratar?

O suor não leva embora só a água, mas os eletrólitos – uma combinação de sódio e potássio – entre outros nutrientes. Dependendo do tipo e da intensidade dos exercícios, água apenas pode não ser a melhor forma de repor essas perdas. Em atividades físicas que levem mais de uma hora (corridas de longa distância, por exemplo), o ideal é se hidratar com isotônicos e bebidas específicas, ricas em calorias, vitaminas e sais minerais. Dessa forma, repõem-se os eletrólitos perdidos. A água de coco é ótima pra isso, também.

É essencial começar a hidratação mesmo antes do exercício: cerca de 500 mL de líquido duas horas antes da atividade física e 100 mL de água fria a cada 20 minutos. Lembrando que nada é bom em excesso, nem água. O excesso de hidratação pode comprometer o desempenho e causar mal-estar (dor de cabeça, náuseas, vômito), já que a hiper-hidratação leva à queda dos níveis de sódio no organismo. Não exagere!

Depois do treino, tem que hidratar também! É nas duas horas após o exercício físico que nosso organismo mais absorve líquidos, o que aumenta o volume de plasma no sangue.

Hidratação

Quanta água devo consumir por dia?

Pessoas comuns, cerca de 2,5 litros, sendo de 1,5 a 2 litros na forma de líquidos e o restante proveniente dos  alimentos. Atletas de alto rendimento precisam ingerir 1,5 litro de líquido para cada quilo perdido durante a atividade física.

O quê beber?

Não preciso nem dizer, mas vou 😀 : evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. Sucos ácidos – como de laranja ou limão – também, pelo menos se você estiver praticando exercício. Além disso, nesse caso, para repor as reservas energéticas, uma boa ideia é usar suplementos com carboidratos e sódio, que aceleram a reposição de eletrólitos.

BÔNUS: receita de água saborizada da nossa OdontoDiva Atleta!

  • 1 limão em rodelas
  • Um pedacinho de gengibre
  • Folhas de hortelã

Essa proporção para 2 litros de água. Basta deixar na geladeira de um dia para o outro. Dá pra colocar pepino
ou substituir o limão por abacaxi, laranja, etc.. 🙂

* * *

Em resumo: SAI DO MOCHO e vá se hidratar! 😉 #saidomocho (baixe o infográfico e aprenda a cuidar melhor da sua saúde)

Compartilhe:

Comentários via Facebook