Assunto levantado quase que diariamente por colegas, reinvidicações feitas diariamente aos Conselhos Regionais/Federal.
Quais as vantagens de se atender convênio? Qual o rumo da Odontologia atual mediante o sucateamento da saúde? Como nos posicionaremos diante do nosso paciente que, assim como nós, tem dificuldades financeira e procura por preço e não necessariamente qualidade de tratamento?
Acabei de sair de uma Assembleia Geral da Uniodonto, onde sou cooperada. Bom, minha realidade é: moro numa cidade pequena e com um pólo industrial gigantesco. Multinacionais como PSA Peugeot Citroën, Volkswagen, Michelin, Novartis, dentre outras grandes, como CSN, são empregadoras de quase uma população inteira e trabalham com planos odontológicos para seus funcionários.
Por se tratar de uma Cooperativa, a vantagem que vejo em fazer parte dela é: direito de voto. Mas o assunto vai muito mais além… O buraco é muito mais em baixo.
Durante a apresentação de hoje, falou-se muito sobre a lucratividade que a Odontologia dá. MOMENTO: lucratividade pro empresário/investidor que lucra às custas de nós, cirurgiões dentistas (tão investidores quanto eles). Um plano Odontológico hoje, como a Odontoprev, tem um repasse ao profissional de 45%, enquanto a Cooperativa (no caso) Uniodonto repassa, em média, 70% aos cooperados/donos.
Me diz uma coisa: mudou algo? NÃO!
Os valores pagos pelos procedimentos são RIDÍCULOS. Receber R$17,10 numa restauração classe I???? Eu gasto R$25,00 pra fazer pé/mão no salão de beleza. Sou DENTICURE ENTÃO?
Mas, como mencionei acima, infelizmente vivo numa realidade onde, se eu não atender convênios, ficarei contando moscas e acumulando dívidas no consultório.
Tudo é relativo.
A meu ver, o que se faz necessário é a MOBILIZAÇÃO de uma classe inteira. Realmente fazer paralisações, greves, lutar por um piso salarial justo e por honorários que cumpram com os investimentos (os mínimos necessários) para o funcionamento do nosso consultório.
Sou uma “recém formada”. Perto de muitos colegas, ainda vivo num mundo diferente, com pouca experiência e peguei a Odontologia num momento onde forma-se muito profissional e um mercado que não absorve a todos. E, somando, a atuação em massa dos planos odontológicos.
Saída que vejo? Concurso público (que também não paga o que realmente fazemos, mas é um dinheiro certo e com alguns benefícios de leis trabalhistas), Carreira Acadêmica (que também vai gerar um custo alto, tendo em vista que na nossa área as atualizações/especializãções/mestrados/doutorados são caríssimos) ou… Divagando um pouco: tentarei ser maquiadora da M.A.C.
Acho que ganharia uma boa grana deixando os rostinhos mais bonitos…
Porque, infelizmente no Brasil é assim: de canino a canino é tudo lindo. Os molares que se… Entenderam né?
Quer saber o que outros colegas pensam?
[…] os seus motivos, que envolvem valores, burocracia e falta de conveniados na cidade que ele atende. No blog Odonto Divas há um exemplo contrário, em que ela atende em uma cidade pequena e com um polo industrial forte. Ela não trabalha […]
>Gostei da idéia!
>…Aqui em SPaulo, recentemente, uma turma de uma escola particular tradicional, fez um movimento via twitter para que ninguem comprasse pão de queijo na cantina da escola pq tinha subido de 2,00 para 2,70.
No dia seguinte o diretor da escola estava ao vivo na Radio Jovem Pan.
Taí uma arma que podemos usar pra concientizar o publico de quão injusta é esta relação.
>Querida, venho tentando há anos me manter fora dos Convênios e felizmente tenho conseguido, mas entendo e apoio seu caso. Ficar com o horário ocioso é mais caro que atender convênio. Não sei como este caso vai se resolver, mas penso que ainda demora. Não vou falar em "união da classe" pq não sei se passa bem por aí. Realidades como a sua que são diferentes da minha, necessitam de soluções diferentes. Lutar por valores justos é o mínimo. Fico indignada com os valores repassados e a sua comparação com a manicure é perfeita. Desejo-lhes sorte e no que eu puder: pode contar!