Esses dias atendi a um paciente que é Vegan e ele veio me perguntar sobre pastas e escovas de dentes que ele deveria utilizar. Falei sobre algumas, então ele me disse que como ele é vegan, só se utiliza dos produtos da marca Contente, pois os fabricantes não fazem testes em animais para a fabricação de seus produtos. Entrei em contato com a firma, falei com o controle de qualidade e me confirmaram mesmo que não fazem testes em animais em nenhum dos produtos da linha.
Pesquisando aqui pela net vi também que a marca Condor e a IceFresh também fabricam pastas de dentes sem testes em animais. Entrei em contato com a empresa Condor para saber mais sobre, mas fui informada que no momento eles retiraram os produtos de linha. Já na empresa IceFresh o controle de qualidade me informou que isso não é verdade, que eles realizam sim teste em animais, fazem teste de irritabilidade dérmica em ratos.
Como não sabia ao certo o que era ser vegan, conversei com ele e também fui pesquisar sobre isso, sempre achei que fossem uns vegetarianos mais radicais, mas não. Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote à atividades e produtos considerados especistas.
Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura. Evitam o uso de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais. Não tomam vacinas ou soros, mas podem violar os princípios veganos quando alternativas não estiverem disponíveis, ou em caso de emergência ou urgência. Alguns optam pela fitoterapia, homeopatia ou qualquer tratamento alternativo.
Muito importante diferenciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos animais, que obviamente pressupõe uma alimentação estritamente vegetariana.
Excluem da sua dieta carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças,algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.
Apesar de antigo este artigo, ainda sofremos com a falta de profissionais na área que respeitam nossa ideologia.
Tem o creme “Orgânico”, além de poder fazer receitinha caseira 🙂
Caseira? Qual a receita?
Parabéns pela informação correta e isenta! Muito elogiável sua postura!
Estou impressionada com a sua atitude enquanto profissional da saúde. A maioria dos dentistas, médicos e demais profissionais a quem recorremos nos ridiculariza ou tenta impor conceitos pré-estabelecidos no senso comum de que a alimentação vegana enfraquece o corpo e faz mal à saúde. Achei louvável você se interessar e procurar saber mais sobre o assunto para prestar um tratamento adequado ao paciente, isso é o que todos deveriam fazer. Você é um exemplo para os demais. Parabéns.
Meus parabéns por dar ouvidos a seu paciente e pelo interesse pela filosofia de vida vegana, a maioria das pessoas nos julga e ridiculariza, pelo fato de tentarmos viver nossas vidas causando o menos de impacto possível para as demais. Sou vegana há alguns anos, só uso produtos que não fazem testes em animais, adoro animais e não mato insetos. E afirmo que isso é sim muito recompensador, me sinto mais leve comigo mesma sabendo que não sou um fardo ao mundo, e não é tão dificil cortar carnes e derivados da dieta como todos pensam que é, só precisa de um pouco de boa vontade… o mais dificil em ser vegan é lidar com a intolerância e ignorância dos onívoros, mas você provou ser diferente dessas pessoas que não respeitam aqueles que lutam por um mundo melhor, e por isso repito, parabéns! Por respeitá-lo, dar ouvidos a ele, pesquisar e postar esse depoimento tão bonito nesse site, espero que você venha para a família e junte-se a nós no estilo de vida sem inocentes sendo mortos desnecessariamente! =D
Há muitos documentários interessantes pelo youtube que explicam mais os motivos para tomar tal decisão, como Terráqueos, A Carne É Fraca, Não matarás, A Engrenagem (mais leve e curto), e muuuitos outros. Vale a pena se aprofundar nessa questão, você salvará muitas vidas inocentes de um destino terrível e se sentirá muito mais feliz com isso! ^^
Já conhecia a dica da Contente e fiquei feliz com essa postagem. Ser vegan é possível, é bom, é necessário e não se trata de impor o veganismo a ninguém: apenas chamar atenção para o que representa de ético. Eu não respeito um pedófilo, nem um assassino, nem um estelelionatário que tenha a opção de não o ser. Nós todos temos a opção, cada vez mais facilitada, de evitarmos a exploração animal. Não é sacrifício nenhum e a causa é mais do que justa, pois inocentes não devem pagar com a falta de liberdade e a morte violenta apenas para satisfazer nossos caprichos e paladar. Pensem nisso desarmados e verão se não faz sentido. abs a todos.
Sou vegana há alguns meses e nao tem sensação melhor no mundo do que saber que vc pode conviver com todas as espécies sem explorá-las.
[…] Pasta de dentes para veganos. E existe isso? –> OdontoDivas […]
Vixi e pode ser atendido por dentista “carnívora”??? hehe
Gente, fui vegetariana por 11 anos, vegana não pois é muito radical e já é muito difícil ser vegetariana nesse mundo, imagine vegana. Voltei a comer carne há cerca de um ano, mas se minha opção por não comer mudasse algo na rotina da carnificina cometida todos os dias contra os animais, eu voltaria a ser vegetariana, porém resolvi adotar a confortável e hipocrita postura de voltar a comer carne usando a desculpa q : “não posso mudar o mundo”, mas devo confessar q isso não alivia em nada minha consciência. Tbém admiro muito quem tem essa postura, principalmente pq eu não consegui. É isso!!!
Que pena Denise.
Sua atitude faz toda a diferença, sim.
Aos poucos você muda e conscientiza o mundo que está à sua volta e isso já é de grande ajuda.
Grandes nomes da humanidade, como Luther king, Gandhi, Mandela, entre outros também não mudaram o mundo, mas é indubitável suas contribuições.
Dificilmente (talvez impossível) aparecerá alguém que mudará a face da Terra por si só, enquanto isso é importante que cada um faça sua parte por um mundo melhor.
Reconsidere a causa, por você, pelos animais, pelo planeta.
Tente se informar mais sobre a forma como os animais são tratados, só quando sua consciência for mais forte que os apetites você será vegana mesmo. Vegano não deixa de ser, é um caminho sem volta. É como quando se descobre que não existe papai Noel. Assista o documentário Terráqueos, disponível em português no You Tube.
Eu me limito a respeitá-los pelas suas convicções, como espero sempre ter as minhas respeitadas.
Sou contra qualquer tipo de radicalismo, mas respeito!
Cara Célia.
Você não precisa respeitar um xenofóbico radical ou um preconceituoso radical. A gente só deve respeitar quem merece ser respeitado. Por consequência, não acho que seja merecedor de respeito quem atenta contra a liberdade e a vida de seres inocentes. Não vai aí qualquer radicalidade, apenas coerência com o direito de os inocentes serem protegidos por quem tem a possibilidade de os proteger. abs
Nós veganos, respeitamos a vida de todos os seres sencientes.
Você nunca verá um animal morto ou um pedaço de costela de um cadáver à mesa de um vegano.
Se isso é ser radical…
A libertação do animais não é uma questão de convicção, é uma questão de direito. Imagine se um estuprador exigir ser respeitado, já que sua convicção é que ele pode estuprar quem quiser? Quem deve ser respeitado é a vítima, não o agressor.
Já tenteI ser vegana pela filosofia de vida mas não aguentei. Virei ovo-lacto, mas como boa gaúcha não resisti à tentação dominical que é o churrasco. Limito-me a comer carne de gado, pois acredito que o bicho sofre menos na hora da morte, contrario da ovelha que precisa sangrar até morrer. Por este fim, não como mais ovelha, porco e frango.
Admiro muito os veganos! Queria ter essa boa vontade toda. 🙂