Não entendeu o título??

Pois é, esse cara existe na minha cidade. É quase uma lenda urbana e já ouço a mesma estória há 3 anos, desde que comecei a trabalhar na ESF Lava Pés. Mas peraí!!! Dentista??? SENTA LÁ!!!!

Como ele trabalha?

Ele pega uma maleta branca com brackets, fios, alicate, borrachinhas, par de luvas e sei lá que tipo de cola e vai na casa de alguém do bairro. Segundo relatos dos meus pacientes, ele cobra cerca de 40 reais pra “colocar” o aparelho. Cola os brakets, coloca um fio e borrachinhas. Sem elásticos afastadores, sem banda, sem espaçador, sem profilaxia, sem remoção de cáries. Sem trocar de luvas e sem esterilizar o material, ele passa de pessoa em pessoa o afastador de lábios/bochechas e escolhe o meio do dente pra colar o bracket, sem medição nenhuma.

Fiquei curiosa e perguntei como ele realizava o procedimento: Pedia para os ‘pacientes’ deitarem no sofá, imagino que trabalhava em posição 12 horas. E tinha platéia, pois ele nunca ia numa casa pra colar um aparelho só. Me caiu os butiá do bolso…

Graças a isso, quase todo mês eu faço uma remoção de aparelho no PSF. E finalmente essa semana consegui fotografar dois casos!

O primeiro caso apareceu por um motivo totalmente diferente, como na maioria das minhas remoções de aparelho.

A paciente tinha a gengiva inchada, sangrando e dolorida. Constatei que os brackets dos pré-molares foram colados muito na cervical, e com a higienização dificultada a gengiva começou a inchar – e paciente começou a sentir dor.

Aparelho + cárie??

A paciente relatou ter “feito a última manutenção” há cerca de 3 semanas e o que encontrei foram brackets soltos além de uma cárie imeeeensa que pedi uma avaliação radiográfica há quase 1 ano e nunca voltou. Dessa vez, a queixa era o inchaço da gengiva e não a cárie, afinal, o aparelho tava lá.

Perguntei se a gengiva nunca incomodou antes, e ela me disse que chegou a ligar uma vez pro “dentista” pra ver o que fazia. Ele deu a receita caseira mais doida que já vi até hoje pra gengivite: Pegar um espinho de limoeiro e furar a gengiva com ele. Será que ia dar m@#%$¨???

Enfim, convenci a moça a tirar o aparelho pelo bem dos outros dentes dela. Meu passo a passo:

1) Remoção dos brackets com fórceps (não tenho alicate no PSF), soltou bem fácil sem fazer força;

Logo após remover os brackets, observe o inchaço da gengiva

 

O "aparelho"

2) Remoção da “cola” com ponta diamantada de acabamento fino;

Logo após a remoção da "cola"

3) Raspagem com curetas da boca toda.

Após a raspagem, como sangrou muito ficou impossível realizar o polimento. Pedi à paciente que realizasse bochechos com chá de malva, planta essa comum de se ter em casa aqui, e na área do PSF bem fácil de encontrar tambem. Sempre oriento a fazer um chá bem forte de folhas e bochechar um copo 3 vezes por dia no mínimo com o chá de morno a frio.

Inacreditavelmente no dia seguinte a paciente voltou e a gengiva não estava mais vermelha ou inchada na região dos pré-molares.

Note a diminuição do inchaço e vermelhidão da gengiva no dia seguinte após intervenção.

Por fim, encaminhei a paciente pra um colega e amigo especialista, que pode garantir o tratamento. Ela continua com o 26 em boca pois quero saber da opinião do orto antes de encaminhar para endo ou exo aquele dente. O legal é que ela entendeu os males que um aparelho colocado com um dentista sem responsabilidade pode causar e indicou-me a algumas amigas para realizar o mesmo procedimento de remoção.

QUASE ESQUECI de contar!!! O ‘dentista’ na maior casa de pau ia na dentária comprar material ortodôntico e era atendido! Felizmente, a maior dental e mais tradicional de Passo Fundo colocou uma placa proibindo a venda de materiais a quem não fosse dentista. Achei muuuuito boa a medida, e a prática desse cara começou a diminuir.

Diminuir até sumir, pois os pacientes dele começaram a diminuir no meu consultório. Os boatos é que ele foi preso, não sei se por causa disso ou por uso de drogas… outros dizem que ele foi internado em uma clínica para usuários de drogas. Não sei, só sei que o cara sumiu. O que importa é que não tá por aí colando braket em ninguém.

O outro caso acho que deixo pra um próximo post, já que digitei este 3 vezes!!!

#goDIVAS! GO!

PS: Engraçado como paciente tem mania de achar que tudo que é pago é melhor que o SUS né? Sem mais…

Compartilhe:

Comentários via Facebook