Eu tenho alergia à Oral-B!

Gestão

É o que eles acham, pelo menos. Bom, deixe-me contar a história toda pra vocês…

Em fevereiro, a moça da Oral-B veio fazer a sua visita periódica ao meu consultório. Deixou, como de costume, uma série de amostras grátis de produtos, entre eles o creme dental Pró-Saúde (aquele azul). Ainda não havia experimentado o produto e, até para poder dar uma opinião caso meus pacientes perguntem, passei a usá-lo na minha higienização bucal diária. Resultado: depois de 3 dias de uso contínuo, minha gengiva e minha mucosa jugal começaram a apresentar descamação e um aspecto áspero e sangrante (vide foto). De cara, associei ao uso da pasta de dentes.

Efeitos do uso contínuo do creme dental

Por motivos óbvios, interrompi o uso. Entrei em contato com o SAC da P&G (fabricante do creme dental) e relatei o ocorrido. Eles me responderam rapidamente com aquele e-mail padrão de desculpas, colocando-se à disposição e fazendo um monte de perguntas, do meu nome ao tamanho do meu sutiã ;). Sinceramente? Fiquei com preguiça de responder e deixei por isso mesmo, que é o que a maioria das pessoas faria nesse caso e a verdadeira intenção daquele monte de perguntas. Porém, em maio recebi uma nova visita da representante da marca no meu consultório. Dessa vez a intenção era me ~~presentear~~ com uma caixinha chiquérrima (mesmo) com 2 novas versões do creme dental Pró-Saúde: o Pró-Saúde Clinical Protection Cuidado da Gengiva e o Pró-Saúde Clinical Protection Sensitive. Embora não seja consenso, eu particularmente acho as pastas da Oral-B muito “gostosas”, deixam um gosto mentolado na boca que me agrada muito. Por isso, não resisti e resolvi experimentar, começando pela Cuidado da Gengiva, até por se tratar de um produto diferente daquele que havia me causado a reação adversa. Depois de 3 dias, adivinhem o que aconteceu? O mesmo. Mas mesmo assim, resolvi fechar 1 semana de uso contínuo, com 3 escovações diárias, pra confirmar e padronizar a “amostra”. Até porque a cobaia era eu mesma, WHATEVER. Crianças, NÃO FAÇAM ISSO EM CASA, ok?!

Bom, dessa vez não teve como deixar pra lá. Entrei em contato novamente e relatei os sintomas. Como eu já tinha aquele monte de perguntas em mãos, expliquei que aquele era meu segundo contato pela mesma razão e já enviei todas as perguntas respondidas, como pode ser visto abaixo (clique na imagem para ampliar), bem como as imagens de antes e depois que vocês veem neste post.

Clique na imagem para ampliar

A pergunta que eu mais ~~gostei~~ foi: “Procurou orientação médica”? Fiz questão de deixar claro que, sendo dentista, nem precisaria, e se precisasse, procuraria um colega. Mas vamos considerar que foi só uma forma “errônea” de se expressar, né Oral-B? ;)

No dia seguinte recebi o seguinte e-mail da P&G:

Clique na imagem para ampliar

Em resumo: “Nosso produto é sensacional e você é uma perebenta. Não use mais, sua trouxa!”. :D

Gente, é claro que organismos diferentes reagem diferentemente quando expostos a certas substâncias. Aí resolvi pesquisar que substância poderia estar causando isso, independentemente dessas reações que eu apresentei serem resultado de uma “não adaptação pessoal”. Até porque, como eu disse à P&G no e-mail, ouvi relatos de reações similares tanto por parte de pacientes quanto de colegas. Portanto, estamos falando de várias “não adaptações pessoais”. Eu acho isso relevante!

Logo que aconteceu a primeira ~~alergia~~ em mim, conversei com uma pessoa que eu conheço e que trabalha junto à Oral-B e perguntei se havia relatos parecidos com o meu e, se sim, qual componente da fórmula dos cremes dentais Pró-Saúde estaria causando essas reações adversas. Essa pessoa me respondeu que SIM, que havia relatos similares, e que o nome da substância é: hexametafosfato de sódio (Na(n+2)PnO(3n+1)) O hexametafosfato de sódio (HMF) é o mesmo componente usado pelo creme dental Crest Pro-Health, que é famoso no exterior mas não é vendido aqui no Brasil (não que eu saiba). Como só a Oral-B tem a licença de uso dessa tecnologia patenteada em cremes dentais no nosso país, faz muito sentido que o componente “adverso” seja esse… sempre usei Colgate e nunca tive nenhuma ~~alergia~~. Segundo o que li a respeito, o HMF em cremes dentais é útil na remoção de manchas extrínsecas de esmalte e tem a propriedade de transformar o cálculo dental em uma forma solúvel de cálcio. É muito usado em rações para cães, porque 9 entre 10 cães AINDA não usam cremes dentais da Oral-B :D. Só pra ficar clara a ação do HMF:

  • Ação quelante sobre o cálcio: quela e remove parcialmente o cálcio presente na saliva, para que não haja a formação do cálculo. Também, se une à superfície do dente, deixando-o como se estivesse recoberto por uma camada de teflon.
    .
  • Proporciona a desnaturação e o rompimento das proteínas constituintes da matriz da placa bacteriana, promovendo a solubilização das manchas.
    .
  • O HMF, na concentração normalmente encontrada nos dentifrícios, quando não completamente dissolvido, atua como um abrasivo ~~suave~~.

Pra não ficar no “achismo” e pra saber se a hipótese tinha fundamento, mandei mais um e-mail para a P&G e fiz a mesma pergunta que eu já havia feito ao meu “conhecido”. Reiterei que sou dentista e que as reações que relatei já havia ouvido antes, tanto de pacientes quanto de colegas:

Clique na imagem para ampliar

A resposta deles? Exatamente o mesmo e-mail que haviam me mandado antes, “não adaptação pessoal” e bla blá blá ZZZzzzZZZzzzzzZZZzZZZZzzzzzz…

Enfim… independentemente de qual componente químico seja o vilão da história (se é que isso procede), os cremes dentais da Oral-B costumam ser bastante abrasivos. A abrasividade de uma pasta de dentes é dada por duas escalas chamadas REA (Relative Enamel Abrasivity, abrasividade com relação ao esmalte) e RDA (Relative Dentine Abrasivity, abrasividade com relação à dentina), e essas escalas nem sempre correspondem entre si (uma pasta de dentes que tem RDA alto não tem necessariamente um REA alto). Eu procurei e não consegui descobrir quais são os REA e RDA dos cremes dentais da família Pró-Saúde, mas a ADA (American Dental Association) preconiza que um dentifrício com RDA abaixo de 250 pode ser considerado seguro. Já a FDA (Food and Drugs Administration) considera como seguros dentifrícios com valores de RDA abaixo de 200.

Minha chateação fica por conta de não poder usar mais os cremes dentais da Oral-B que, como eu disse, acho “gostosos” e por ter sido tratada pelo SAC como usuária comum. Não sou melhor do que qualquer outro cliente da Oral-B mas, por ser dentista, imaginei que falariam de “igual pra igual” comigo, entretanto percebi que entrar ou não entrar em contato com o o SAC deles não faz diferença nenhuma: a “culpa” vai ser sempre do cliente “não adaptado” aos seus produtos.

Você paciente ou colega dentista que já teve as reações adversas que eu relatei, poderia por favor manifestar-se nos comentários? Quem sabe assim a P&G perceba que tem muita gente por aí com problemas de adaptação aos seus produtos.

UPDATE

O pessoal da Oral-B entrou em contato e a Ludmila (Relações Comerciais na região sul do Brasil) e a Talita estiveram no meu consultório pra conversar comigo. Agradeço a atenção de ambas, que se desculparam pelo atendimento equivocado do SAC da P&G e se colocaram à disposição para tirar as minhas dúvidas com relação à formulação e efeitos adversos dos cremes dentais da linha Pró-Saúde. Aí sim, hein?! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Diva: Ana Tokus

Especialista em Odontofobia (especialidade que ela acabou de inventar) e Radiologia. Esposa, mãe e dentista, nem sempre nessa ordem. Autora do blog Medo de Dentista e administradora ditadora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Ver todos os posts de Ana Tokus
postado em: Boca no Trombone | marcadores: ,

5 trackbacks

OdontofoGUIA! #59 | Medo de Dentista
4 de julho de 2012 às 10:47 am
Por acaso, a empresa da pasta azul acha que somos otários?DicasOdonto
11 de setembro de 2012 às 12:18 am
Fitas Clareadoras para os Dentes. Funcionam? | Medo de Dentista
8 de novembro de 2012 às 4:39 pm
Sangue na Maçã? É Gengiviculose! | OdontoDivas
27 de dezembro de 2012 às 11:51 am
Clareamento Dentário Que Dispensa Dentista | OdontoDivas
16 de agosto de 2013 às 12:24 pm

348

  1. Aqui tbm aconteceu algo semelhante … parece muito abrasivo o creme deles.

    • Hoje pela manhã comentei com a enfermeira com quem eu trabalho que sempre após a escovação com creme dental da oral-B sinto pelinhas em minha boca e a parte interna do meu lábio inferior está bastante sensível e ela me relatou sentir o mesmo após a escovação com o mesmo produto. Então tá né vamos acreditar que somos pessoas alérgicas aos produtos deles…

  2. Usei os cremes dentais e não percebi qualquer tipo de alteração. Gosto muito dos dentifrícios da linha Pro Saúde, mas o uso em comparação aos cremes da Colgate é menor.
    Minha mãe tb não se adaptou. Sentiu uma queimação na gengiva com o creme para cuidados específicos da gengiva.
    Agora, independente dos casos de hipersensibilidade relatados, é inadmissível receber esses e-mails padrões de empresas como a P&G, ainda mais quando o assunto está diretamente relacionado a profissão do consumidor.
    Nós, no consultório, podemos simplesmente não indicar mais os produtos da marca em virtude da falta de respeito conosco.

    • Exato Ju… a “não adaptação” é uma realidade, cada pessoa reage de um jeito. O que eu não gostei MESMO foi a forma como o SAC me atendeu, eu acho que a resposta padronizada não respondeu as minhas expectativas, nem como consumidora e, muito menos, como dentista.

      • A verdade é que a industria quer que sejamos garotos propagandas . Acho um absurdo dizerem que 9 entre 10 dentistas preferem tal produto, tenho 33 anos de profissão e nunca me perguntaram e nem conheço quem tenho respondido a essas pesquisas.

      • Boa noite não sou dentista, mas vim pesquisar na net se algumas pessoas tiveram as mesmas reações adversas que eu tive. Ja havia usado algumas vezes o creme dental da oral-B e sempre sentia isso mas nunca dei muita importancia, mas dessa vez o caso foi mais serio meus labios alem de aftas esta cortado como se tivesse rachado ao meio e sempre estava escovando sentia o gosto de sangue como se a gengiva estivesse sangrando. Olhava meu labios no espelho e so via a vermelidão mas sem sangue. Estou com a parte interna do labio rachada de cima abaixo e mal estou conseguindo falar.

      • Ana, sou dentista também e vivi uma situação semelhante com o Close Up Ice Frost. Primeiro tive uma sensibilidade dentinária bastante forte e, após mais algumas semanas de uso, os meus labios (parte interna) ficaram muito vermelhos e com sensação de ardência. Após dois dias de troca para a Colgate, já melhorou consideravelmente. Será que estão alterando as formulas dos cremes dentais? Abraço

      • Bem , aconteceu comigo exatamente igual! estou com a gengiva aspera, descamando , como se tivesse sofrido algum tipo de abrasão. Nem tinha me tocado do creme dental, que acabei de trocar para este ORAL B PRO SAUDE, que -por sinal estava em promoção na farmacia junto com o enxaguatorio bucal. Fico pensando se eles não colocam o produto exatamente para “se livrar” de um creme que está dando problemas……Felizmente achei este site de vcs. Obrigada. Vou deixar de usa-lo agora mesmo!!!

      • Obrigada, essa alerta sobre o creme dental, Oral B foi de suma importância pra mim, pois já estava a beira da loucura,nem dormindo direito, gastei com produtos medicamentos e etc, e hoje ao ler seu depoimento, me sentir melhor,já estava pensando que estava com câncer, pois nada estava curando então vou suspender o uso do creme. Já havia até marcado um médico pra segunda feira e para terça marquei um dentista,mas ao ver a imagem da sua boca, a minha está igual a pior. Estou usando o produto Oral-B Clinical protection Pro-saúde.
        Quanto tempo demora para sarar?
        Obrigada!

        • Depois de 1 semana da interrupção do uso os sintomas costumam desaparecer, Ana.

  3. Sou estudante de odontologia e ano passado ganhei várias amostras da oral-b na faculdade e em um congresso CIOGO. Dei algumas para meu namorado e ele teve essa ‘alergia’ com três tipos de creme dental da oral-b. E com a colgate nunca aconteceu nada. Eu particularmente adoro o gostinho que fica na boca apos a escovação dos cremes dentais da oral-b mas as vezes tbm aparece essas alergias na minha boca e fica bem seca. Eles deviam procurar melhorar pq a grande maioria das pessoas reclama da abrasividade dessas pastas.

  4. Ana, como você sabe não sou dentista e sim química (grande coisa rs) mas por isso ja trabalhei em laboratório de P&D em industria cosmética durante um certo tempo. O que a P&G respondeu é verdade toda indústria é obrigada a testar seus produtos em laboratórios externos para certificar tanto testes de alergenicidade como beneficio comprovado.
    Por exemplo se a empresa diz que deixa o dente mais claro ela precisa ter um teste comprovando isso, (exigência da ANVISA). Se a empresa não tem corre o risco de ter seu número de registro prejudicado e todos os produtos recolhidos do mercado. Acho bem difícil que uma marca como a Oral b não tenha feito um teste assim.
    De qualquer maneira você poderia verificar com a P&G esse teste de comprovação, acho que eles podem enviar alguns dados para você, porque com certeza outras pessoas tiveram sim problemas iguais a esse, mas infelizmente ou não existe um número aceitável de irritações. Já vi muitos casos de pessoas que tinham alergia à fragrância mesmo que a dosagem seja muito pequena na formulação.
    Mas concordo com você que tem todo o direito de obter mais informações até para repassar para seus clientes. Explicações e atendimento é o mínimo que podem lhe dar.
    bj

    • Ah sim, Nadia… não duvido dos testes de qualidade dos produtos da P&G (quaisquer). Só acho que, como dentista, eu merecia um tratamento diferenciado… não por ser “especial”, mas pra que eu pudesse dar mais informações aos meus pacientes que sofreram a mesma reação adversa que eu. Eu acho que a Oral-B perdeu uma bela oportunidade de esclarecer o assunto…

      • Exatamente, a falha aí foi da atendente que no mínimo não deu atenção necessária e digo mais as vezes nem passou as informações para o Lab de P&D acontece muito. Não perderam só a oportunidade de esclarecer como de mostrar para um influenciador (você blogueira e dentista) os detalhes, vantagens e desvantagens. Perderam e muito!!

  5. realmente! eu tb tive alergia e neus pacientes tb, enfim, não to recomendando..

  6. Comigo não houve escamação pq eu não persisti no uso, mas senti ardência e sensibilidade na mucosa jugal e bochacha. Mas já houvi relatos de colegas que descreveram descamação intensa nessas mesmas regiões.
    Eu suspendi o uso e não recomendo mais este creme dental.

    • Anna Carolina, tenho todos esses sintomas com qualquer creme dental! Em níveis diferentes, mas o oral-B sem dúvida é o pior. Achava que era normal, pois meus dentistas disseram que é “frescura”. Mas cada vez que escovo os dentes perco uma camada de pele no interior da boca. O que fazer?

  7. Oi Ana!

    Tb sou dentista e tb tive uma reação ao pró-saúde e ao clinical protection cuidado da gengiva. Ja com o sensitive (q veio junto na caixinha “chique”) nao tive problemas.
    A reação q tive foi somente descamação da mucosa, porém sem sangramento, e tb tive muita sensação de boca seca logo após a escovação.
    Como vc, tb tive a curiosidade se acontecia só comigo ou se mais alguém tb tinha essa sensação. Na outra visita da representante da oral B na minha clínica, fiz esse comentario. Ela disse q é normal por causa de um componente da formula (ela me disse qual, mas n me lembro), mas q seria só uma fase de adaptação, q inclusive ela tinha tido os mesmos sintomas que relatei. Disse q o creme dental, como diz o nome, faz uma limpeza profunda e remove todo o excesso de células mortas da mucosa e q com o uso contínuo e adaptação da mucosa, esses sintomas desapareceriam, por volta de 14 dias de uso diário.
    Bom, ela me convenceu e eu até tive boa vontade em tentar usar para ver se realmente era verdade, mas tive muuuuita agonia da descamação e boca seca, então interrompi o uso antes dos 14 dias e até hj n sei se realmente ha uma adaptação da mucosa! Rs

    Abraços
    Meri

    • E o pior que é por aí mesmo… mais ou menos como escovar os dentes com areia. Mas olha… eu não aguentaria 14 dias “me adaptando” também…

    • Oi Merielli!
      Já algum tempo fiz uso da Oral-B,nunca havia tido alguma reação adiversa…Voltei a fazer uso da mesma,agora da Pro-saúde.Não sei te falar a quanto tempo estou usando,sei que eu e meu marido fizemos uso de dois tubos consecutivo do creme dental e apreseitei reações,na qual não passou com o uso prolongado.No caso do meu marido ele teve reações apenas em baixo e na ponta da linga ,sintoma igual ao quando se queima a lingua com algo quente.Eu tive o mesmo sintoma,junto com ardencia e vermelhidão da parte interior do lábio inferior…não sei se a Dr. tirou sua duvida,mas no meu caso os sintomas não passaram com o uso continuo,pelo contrario,piorou com o tempo.Só agora associei o sintomas com uma reação alergica ao creme dental Oral-B Pró-saúde,devido ao fato de nunca ter tido reações alergicas á algum tipo de produto bucal.Percebi também que os cremes Oral-B que não possui aquela especie de cristaizinhos não me deram reações,nem ao meu marido.Gostaria de saber se realmente são esses cristaizinhos que dão alergia.Pesquisei sobre,mas não obitive resposta

      • Thainá, eu usei depois de alguns meses uma versão da Pró-Saúde sem os “cristaizinhos”, a para dentes sensíveis. E tive o mesmo tipo de reação, mas como não prolonguei o uso, não sei se os sintomas seriam mais fortes ou os mesmos do que com as outras versões do creme dental.

        • Muito obrigada Ana,agora vou ficar mais atenta com possiveis reações de outros produtos da Oral-B e até mesmo de outras marcas.Mas por precaução vou suspender o uso de qualquer produto da Oral-B,já que não sei o que especificamente está acarretando essas reações alérgicas ou químicas.

  8. Aconteceu o mesmo comigo, mas como tenho alergia A TUDO, simplesmente deixei pra lá
    :D

    Adorei a Sorriso Night Explosion!
    Tenta essa :D

    • Ahauaha! 1 vez a culpa é do fabricante, 2 vezes a culpa é minha, 3 vezes é burrice. Tadinha da minha mucosa… :D

  9. Eu particularmente acho os cremes dentais da Oral B muito abrasivo também…

    E Ana… A CREST vende aqui no Brasil sim. Pelo menos aqui em Maceió-AL eu encontro no samsclub (uma loja que pertence ao famoso wall mart) que vende produtos importados.

    Eu acho a CREST o creme dental mais gostoso que existe! É simplesmente delicioso e refrescante e nem é tão abrasivo quanto os cremes dentais da Oral B.

    Gostei da frase que resumiu: “Nosso produto é sensacional e você é uma perebenta. Não use mais, sua trouxa!”

    kkkkkkkkkkkkkkk Muito bom o texto!

    Bj

    • Pois é Dan, foi o que eu imaginei… deve ter só em lojas que vendem produtos importados. Vou procurar o Crest e experimentar então. #medo :D

  10. Oi Tokus!!! Eu também tive lesões em gengiva usando um creme da Oral-B Pró-Saúde… Eu tinha associado àqueles grânulos presentes, tinha pensado em uma injúria mais física mesmo… Vou fazer o teste com alguma Pró-Saúde sem os tais grânulos e ver o que acontece… Bjos e parabéns pela iniciativa!!!

  11. Olá ! Eu tive um certo desconforto embaixo da lingua . Desconfiei do creme dental e me fiz de cobaia tb . Realmente percebi a alergia . Nao acionei o sac . Apesar de ter gostado do crene dental tive que parar de usar . Engracado e que tambem nao me dei bem com o enxaguante bucal da oral b ; mas isso foi no ano passado . Imagino que seja o mesmo principio ativo que tenha nos dois . As amostras que distribui aos pacientes ; nao teve reclamacao . Como tenho historico de alergia a outros produtos quimicos nao liquei . Ruim e ser classificado no grupo dos perebentos ne hahah .
    AbC !!!

  12. Achei o post interessantíssimo, principalmente pelo fato que eu já havia notado o mesmo em mim. Sou cirurgiã-dentista também, e esse creme dental da Oral B, me deixou com a mucosa toda descamada, avermelhada e sensível, principalmente no fundo de sulco e mucosa que segue até o lábio inferior (a qual não recordo o nome específico). Dá até sensação de ardência. Também gosto do gosto do creme (apesar de acho que faltam outras melhorias, como deixar o creme dental mais consistente, o da Oral B escorre muito fácil da escova – minha opinião) .
    Também gostaria que a ORAL B se pronunciasse sobre o assunto de uma forma mais aprofundada, já que somos profissionais de odontologia.

  13. Tive um caso no consultório de uma paciente que estava fazendo uso do colgate luminous white há uma semana e me procurou relatando “sensação de ardencia na gengiva, no exame clinico pude observar que a gengiva estava mais avermehada e a mucosa jugal descamando, bem parecido com a imagem da foto, cheguei a ligar no atendimento profissional da colgate relatando o caso, eles me disseram que não havia nenhuma reclamação parecida, que era pra enviar por email o caso detahado que entrariam em contato, acabei não enviando, mas ela parou de usar o creme dental e melhorou.

    • Também tive o mesmo problema com esse colgate luminous white. Para qual sua paciente mudou?

  14. Eu e meu marido usamos dois tubos seguidos da Pro Saúde justamente pq eu queria avaliar. Não sentimos nenhuma alteração.
    Usei os que ganhei de brinde no CIOSP2012.
    Espero que a P&G dê aos indicadores de seus produtos a atenção devida.
    Afinal, choque anafilático também é uma ” não adaptação” a um dos componentes da fórmula :(
    Feed Back de profissionais deve nortear a linha de pesquisa de toda empresa responsável.
    E se for realmente uma reação, que se descubra qual o componente, antes que algo mais sério ocorra.
    Até resposta final, não indico o produto.
    Mesmo porque, se o paciente tiver a mesma ” pré disposição” da Dra Ana Tokus, eu não saberei como proceder.

    • Exato, Celia. A gente diz o quê para os pacientes?

  15. Olá! Sou dentista e essa “reação” já aconteceu comigo diversas vezes. Sempre relacionei com o Creme Dental Pró-Saúde da Oral-B. Parei de usar. No meu caso, o problema principal é a descamação da mucosa jugal e sensação de aspereza. Achei que podia estar relacionado com a abrasividade do produto. Gostei do Post!!!

  16. Boa tarde Ana, vc não está sozinha. Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, ainda estou com os sinais de descamação na mucosa labial inferior (igual a sua foto), mesmo tendo suspendido o uso desta pasta (Clinical protection cuidados para gengivas) há alguns dias. Na próxima visita da representante ao meu consultório, irei comentar sobre o ocorrido.

  17. Caso semelhante ocorreu comigo. Usei duas versões da pastal dental da Oral-B que me foram dadas de presente por minha irmã e a reação foi a mesma descita nesta postagem. Achei que o problema era meu, mas minha gengiva chegou mesmo a sangrar. Gostei muito de minha sobrinha Juliana Lemes de Andrade Siqueira haver postado este alerta, pois vou começar a usar pasta da Colgate também para gengiva e vamos ver no que dá.

  18. Ana,

    na epoca de orkut ainda apareceu uma representante da oral b na comunidade odontologia querendo fazer cadastro de dentistas para o envio de amostras e para depois falar o que achou…recebi as amostras, não gostei do sabor da pasta, achei meio “salgado” e sentia que amortecia um pouco a boca (por uns 5 minutos). Nunca mais usei, alguns pacientes falam tbem q não gostam dessa pasta e outros gostam bastante porque acham que os dentes ficam bem limpos.
    Ganhei esse mesmo quit chik que vc falou que recebeu, ainda não utilizei, vou usar e depois falo como foi…
    Nina

  19. olá, sou estudante de odonto, e recebi a caixinha da Oral-B com as 2 versões de amostras na faculdade, aconteceu algo parecido comigo , tive a mesma reação na mucosa , porém, apenas em uma região circular do lado direito, e muita sensibilidade na gengiva. Notei que a reação só acontece com a Oral-B Clinical Protection Cuidado da Gengiva. bjo

  20. tô loca pra comprar o creme dental e fazer um teste também….
    só pra poder incomodar depois se der reação ehehehheheh

  21. Eu felizmente não apresentei nenhuma reação, entretanto uma funcionária do consultório apresentou exatamente a mesma reação, mas com ela foi apenas com o “cuidados para gengiva”.
    Quando questionei a representante, ela relatou que já tinha sabido de alguns casos, mas pelo que estou vendo nesse seu post, está sendo bem mais frequente do que eu imaginava…

  22. Olá Ana, costumo ler seu blog desde que o descobri ha alguns meses, e os posts que voce escreve sao maravilhosos (desculpe a falta de acentos, ja desisti deles), e so agora resolvi comentar… muito legal sua materia, mas foi para rir o fato de logo depois de voce ter alegado o incomodo com a pasta de dente todo mundo ter sentido o mesmo… vamos lá pessoal, sera que voces nao queimaram a lingua na sopa e tao botando culpa na coitadinha da pasta de dente? No mais seu post tá nota 10 como sempre… a forma como somos tratados nesses SACs da vida é de acabar mesmo, mas brincar com nossa saúde? No mais obrigado e continue postando pois como eu há muitos que não comentam mas nao perdem um post seu. valeu!

  23. Alergia coletiva???? Aconteceu o mesmo comigo e com outros colegas, a mucosa descama, forma uma pele fina e transparente logo após a escovacao. Comentei com um representante da Oral- B, e pasme… ele disse que essa “pele” que descama sao as células mortas pq o creme dental promove uma esfoliacao!!! Vários consumidores fizeram reclamações no site da Oral-B e eles consideram a remoção do produto…….. será?

    • Ahauahauaha, Priscilla! Esfoliação é ótimo… tudo bem levar as células mortas embora, mas precisava levar as vivas junto? :D

  24. Sigo seus posts e quero dizer que são ótimos. Eu também sou dentista, tenho 22 anos de formada e faço esses “testes” também quando recebo as amostras. Senti com todas as versões da Oral-B as mesmas sensações e repeti a experiência também por três vezes (rsssssss…). Só não tive sangramento gengival, mas descamação, ardência e todos os outros se repetiram, a sensação era que eu tinha queimado a boca com um café bem quente! Achei que era só comigo pois meu marido usou e não teve os sintomas. Mas não vou mais indicá-lo principalmente depois da resposta desrespeitosa que vc, uma profissional, obteve do SAC. Parabéns pelos textos!

    • Obrigada, Zilma! Você é teimosa como eu, só acredita vendo! ;)

  25. Oi Ana! No post sobre a Oral B do meu blog tem mais gente reclamando dessa tal “alergia”. Quanta alergia, hein? Vejam aqui: http://www.dicasodonto.com.br/2012/02/07/por-acaso-a-empresa-da-pasta-azul-acha-que-somos-otarios/

    • Deve ser uma “epidemia” de alergia. :P

  26. Não cheguei a ficar com a gengiva igual a tua, mas das vezes que usei, senti queimar. Alguns pacientes já disseram o mesmo. Quando a mulher da oral b voltou no consultório, relatei p/ ela que muita gente não gostou, e ela ficou revoltadissima, falou q fui a unica até hoje (agora vejo q foi até aquele dia só…rs) que reclamou… então tá!

  27. Devíamos parar de fazer propaganda “grátis” dessas empresas, que nos “compram” dando algumas amostras mixurucas de alguns dos seus produtos. Os médicos, por exemplo, ganham brindes muito mais “generosos” para indicar medicamentos de laboratórios X ou Y, brindes estes que vão de garrafas de whisky, viagens, congressos grátis, etc etc etc. O problema de nós CD’s é que nos vendemos por tão pouco, basta ver as filas humilhantes no CIOSP, para ganhar meia dúzis de ‘brindes”.

  28. Eu acho q dentista tem alergia a pasta azul….

  29. Então Tokus,
    Também usei dois tipos de creme dental da Oral -B e não me adaptei. Realmente são muito gostosos, deixam uma sensação de frescor por mais tempo na boca, entretanto, como parece ser consenso entre a maioria, são muito abrasivos.
    Usei por apenas 01 dia, o creme dental cuidado da gengiva, e comecei a ter sensibilidade dentária devido à esta abrasividade, que eles chamam de “abrasivo suave”. Parei o uso e voltei para o creme que costumo usar da Colgate, e não tive mais sensibilidade. É mesmo uma falta de consideração e respeito com você e nós profissionais, a forma como eles te responderam, sem mesmo tentar dar uma explicação para o ocorrido. Percebi que várias pessoas, inclusive dentistas, que aqui relataram suas experiências, tiveram algum tivo de reação ou “não adaptação ao creme”. Aí me pergunto, como vou me sentir segura ao indicar um creme dental ao meu paciente, sabendo que várias pessoas experimentaram o mesmo tipo de reação?

  30. Também tive uma reação nas gengivas e nas bochechas. Usei o produto por cerca de 7 dias, e diante das irritações, troquei pelo usual. Estou há cerca de 5 dias sem usar a Oral-B, e ainda tenho irritações da boca, que me causam dor intensa ao mastigar e ao escovar os dentes. Se não melhorar, terei que consultar um profissional.

  31. Oi Ana, nao consigo usar nenhum dos cremes da P&G, porque eles me dao um gosto metálico horrível, além da boca seca e sensibilidade extrema na mucosa. Após 3 dias de uso, suspendi e em 3 dias, após, estava tudo normalizado. O SAC daqui da Alemanha, recomenda inclusive testes de alergia e mais um bando de coisa que eu nao fiz. A diferenca foi que me convidaram para conhecer o laboratório e pediram para anotar e relatar caso algum paciente tivesse o mesmo tipo de queixa.

    • Isso aí, Eloise. Essa “diferença” é o assunto principal deste post. Alergia, não adaptação ou “seja lá o que for” pode acontecer com qualquer um… mas deixar por isso mesmo é que não dá! Beijão! ;)

  32. Estou usando desde segunda feira o creme para fazer o teste, minha gengiva continua igual, não esta vermelha nem irritada, mas os meus dentes estão mais sensíveis e não consigo de maneira alguma me acostumar ao gosto da pasta, minha boca fica seca e salgada por um tempo. Vou completar uma semana usando a pasta pq sou teimosa.

  33. Ana, vc sabe se o pessoal da oral-b teve conhecimento desta postagem?
    Acho que não né, porque senão acho q se manifestariam.

    • Nina, tiveram sim. Uma representante da Oral-B daqui de Curitiba já entrou em contato comigo e se colocou à disposição para tirar quaisquer dúvidas minhas. Devemos nos encontrar nas próximas semanas, sem data ainda.

  34. Tive exatamente o mesmo problema com os 2 tipo da pasta, a pró-saúde azul e a cuidados da gengiva branca…quando saiu essa branca eu também fui usar toda feliz com a certeza de que por ser diferente eu não teria problemas…mas os meus sinais e sintomas também foram os mesmos…eu acho que como existem várias pessoas com esse “problema de não adaptação” eles deveriam pelo menos orientar na embalagem para a pessoa prestar atenção porque pode desenvolver reação alérgica…

  35. Bom dia!!! Realmente os cremes dentais da Oral-B são mto abrasivos sim, usei por aproximadamente 3 dias o Pro-saúde Clinical Protection me deu mta alergia, inchou meus lábios, deu tipo umas aftas embaixo da língua e deu tbm escamação nos lábios e fora que ficou uma sensação estranha na boca, como se tivesse areia nos lábios, não fiz nada em relação a ligar e reclamar apenas parei de usar, mas sinceramente demorei para acreditar que seria alergia de uma marca tão boa qto a Oral-B…. Bjokas *-*

  36. Olá Ana! Em primeiro lugar, parabéns pelo post! Fico aliviada em saber que não sou a única, já estava ficando preocupada pois ha 2 semanas estou usando o Oral B pro-saúde e até suspeitei estar com gengivite pois tive alguns sangramentos, bem leves, mas de qualquer forma fiquei atenta. Os lábios estão com um aspecto de “queimado” por dentro e por fora e a sensação é de descamação. Achei até que poderia ser de algum medicamento que eu tivesse tomado mas depois dessa pesquisa ficou claro que só pode ser o creme dental.
    Obrigada pelas informações.. com certeza esse post foi útil não só pra mim mas também pra muitas outras pessoas que passaram pela mesma experiência!

    Beijoos, boa semana!

  37. Utilizei o pro saude clinical protection antisséptico bucal, e tive queimadura na lingua já faz 3 dias que não utilizo e segue o desconforto, não recomendo.

  38. No meu caso deparei-me com boca seca e descamação no final do ano passado. Fui a um hospital especializado em ouvido, nariz e garganta onde foi diagnosticado (apenas pela aparência) que seria cândida. Fiquei por mais de seis meses utilizando nistatina oral e retornando ao hospital para acompanhamento porém sem que houvesse qualquer melhoria. Fiz exames de hemograma completo, HIV, endoscopia, etc… nenhum tipo de problema foi identificado . Resolvi passar por um médico imunologista o qual recomendou que eu parasse com a nistatina e fizesse uma raspagem da boca. Após o exame recebi o resultado de que não há fungos em minha boca. Desconfiei da pastal dental. Parei de usar ORAL B e desde então nunca mais tive o mesmo quadro. A causa raiz era realmente a pasta dental. Gastei algum dinheiro com consultas, remédios e exames e me desgastei emocionalmente. Bem, sobre os produtos da P&G, não sei quanto a vocês mas eu não os utilizo mais, nem de graça.

    • Cara, Eu to com o mesmo problema!
      Espero que seja a pasta. Amanhã vou fazer exames completos, entre eles o de HIV.. O estopim foi embaixo da lingua… Uma ardencia com uns branquinhos.. Mais a gengiva com uns pontinhos vermelhos sem sangrar. Até os exames estarem prontos é pelo menos recofortante encontrar essa sua msg! Pois no Google só vinha encontrando desgraça. No aguarde.

  39. Só pra registrar que a Oral-B deveria conferir este teu POST pq a descrição da PRISCILA LEMOS foi a razão pela qual abandonei a ORAL-B por completo – “a mucosa descama, forma uma pele fina e transparente logo após a escovacao. ” Agora, se o representante disse a Priscila que “essa “pele” que descama sao as células mortas pq o creme dental promove uma esfoliacao!!! ” DEVERIA conter no rotulo da embalagem essa INFORMACAO. (rs)

    Abçs.

    • O: então minhas celulas morrem todos os dias ? as mesmas… isso é muito curioso ! espero nunca engulir sem querer esse creme dental… imagina isso no meu estomago… vai descamar tudo aqui dentro ! nossa !

  40. Tenho esse mesmo problema, mandei um e-mail… e eles me responderam da mesma forma que a vc… que droga, eu gosto muito dos produtos oral-B e sempre tive esse mesmo problema, testei desta vez o oral-n 3d white, resultado foi esse mesmo que vc teve… toda vez que lança uma nova pasta dental… eu esperimento e até agora, sem resultado ABÇ e bom Post !
    Ah e como vc é dentista, porfavor, poderia indicar uma boa pasta d edente para “clareamento”

    obrigado e boa tarde!

  41. Começei a usar Oral-B faz uma semana e para mim deu alergia sim, boca todo dolorida, sensação que ela está em carne viva, saiu algumas aftas e mal posso escovar os dentes que dói bastante, minha gengiva ficou muito vermelha!!!!!!

  42. Muito bom esse POST. Minha boca está exatamente como a sua na foto, com um aspecto áspero, ressecada e com um incômodo muito grande. Suspendi o uso ontem. Da ORAL-B somente os fios dentais prestam.

  43. Quis experimentar o creme dental limpeza profunda da linha pro saúde. Logo após a escovacao, minha boca parece descamar. :(

  44. Querida Ana, tbem sou dentista tive um problema parecido com o seu, usei a mesma pasta, com um porem achei que era problema de estomago, pois a boca escamava e tinha muita afta, resolvi consultar com uma especialista que detectou uma reação alergica, foi quando lhe contei sobre a pasta da ORAL B, suspendi o uso mas sofri por 5 dias para melhorar.

  45. Olá. Esse texto me interessou muito. Estava com a gengiva inflamada, fui em um dentista e ele me aconselhou a pasta da oral B para gengivite. Em uma semana minha gengiva piorou, a parte interna da minha boca inchou.. estou na segunda semana e estou sentindo uma ardência enorme. Engraçado é que usei uma pasta diferente e não ardeu nem um pouco

  46. Eu e meu irmão utilizamos o creme oral Oral-B pró Saúde e ambos tivemos escamação e vermelhidão na boca. Meu irmão deixou de utilizar o produto logo após a primeira escamação, no entanto, insistente que sou, acrescido ao fato da refrescancia bucal, continuei a utilizar o creme dental por mais de 03 semanas. Não bastasse a vermilidão que nunca passou, ainda surgiram manchas vermelhas em meu corpo. Fui ao hospital, fiz todos os exames possíveis, inclusive coração e os médicos chegaram à conclusão de que era de fundo alérgico.
    Interropi a ulização.
    Curioso que sou, duas semanas após alta do hospital e dos exames médicos retornei ao uso do creme dental supra mencionado e, pasmem, as manchas vermelhas no corpo retornaram.
    Entrarei em contato com a P&G, mas acredito que receberei a mesma resposta que todos aqui.
    Vamos divulgar!

  47. Tenho o mesmo problema, mas com uma pasta exclusiva da Oral-B, a Pro-Saúde Whitening. As outras da marca não mw causam isso.
    Também nunca usai enxaguante bucal da marca para ver a reação.
    Bom é isso, gostei bastante do blog.

  48. Uso Oral-B Pro-Saúde Limpeza Profunda a quase um ano e já faz um tempo que estou com sensibilidade nos dentes, já procurei um dentista, fez raio-x, disse que está tudo normal, mas eu continuou com dor na gengiva ao redor do dente e com muita sensibilidade, será que isto tb é desse creme dental?
    Parece que ninguém postou se teve sensibilidade nos dentes….

  49. Ana, Boa tarde

    Uso a pasta Whitening a uns 2 anos sem interromper o uso e nunca tive esse problema até agora. Comecei um novo tubo e “tcham”, a ardência, escamação e sensação de boca seca apareceu. Pensei que era apenas naquele tubo então abri outra, mas por ser do mesmo lote também apareceu o mesmo problema. Estou com a sensação do deserto do Saara na minha boca fora a dor, a irritação e não poder comer direito. Entrei em contato com o sac deles e até agora nada!
    Acreditava eu que era uma mudança na fórmula, como se tivessem adicionado um ácido a mais e que causou irritação. Consultei uma dentista e ela falou para usar a pasta mais simples que tiver e evitar alimentos ácidos e com álcool. Estou ainda no sofrimento, não sei mais o que fazer. E pelo que eu li no seu site, é bastante comum né? E porque eles não suspendem a comercialização desse produto?
    Alguém quer trocar 5 tubos de OralB Whitening aí??? kkkkk

  50. O meu problema foi com a colgate e com a listerine.

    O enxaguante bucal da listerine causou descamacao. parei o uso.
    Ai parti pro Colgate Plax Whitening, foi muito bom, branqueava os dentes como promete. é ótimo. Na onda da midia do Luminous White que seria melhor, resolvi experimenta-lo. Resultado: segundo dia de uso e a mucosa da boca começou a soltar.
    Pesquisando descobri que o Alcool contido nas formulaçoes seria a causa disso, que em reação com a mucosa ele causaria a descamacão. Alguns sites até disseram que essa reação gera uma substância cancerigena.
    Mas eis que a questão fica no quesito que o Colgate Plax Whitening também usa alccol na formula, porem funciona muito bem.

    E ai oque seria a causa disso? Luminous white seria muita propagando pra pouco resultado?

  51. Aconteceu o mesmo comigo, estava preocupada, mas agora vou suspender o uso.

  52. Boa tarde, Doutora gostaria de saber se é por causa do Creme dental sai uma pele bem fina que sempre fica saindo do inferior da boca não reparei necessariamente se é debaixo da língua ou do próprio lábio inferior, acontece muito depois da escovação isso depois de uma hora. Uso atualmente o Colgate Luminous White junto com o enxaguante bucal.
    grato.

    • Tenho os mesmos sintomas.

  53. Descobri q tb sou ~alérgica~ a esta pasta, eu e uma paciente. Minha bochecha descamou de uma forma linda :)

    Pareço uma cascavel, só que ao contrário. Lembrei deste post e vim correndo aqui ver se era a mesma pasta e voilá!

  54. Comigo aconteceu também, estava usando o “Oral-B plus complete”, minha boca ficou vermelha, mucosa áspera, com pontos doloridos principalmente debaixo da língua. Será que foi por causa dele?

  55. Minha mãe foi usar o Anti-Séptico Oral-B Clinical Protect, já no segundo dia de uso ela sentiu a boca queimada. A gengiva estava com placas esbranquiçadas, a língua inchada. A boca doía ao comer. Terrível. Até mesmo a garganta ficou irritada.
    Gostaria de saber se há algo para aliviar esses sintomas… O dentista dela indicou Nistatina.

  56. OLÁ, ACABEI ENCONTRANDO ESSE MATERIAL DEPOIS DE 1 MES COM OS MESMOS SINTOMAS. PENSEI ATÉ QUE PODERIA SER ALGO RELACIONADO ALGUM MEDICAMENTO, MAS NÃO ESTOU TOMANDO NADA DE MEDICAÇÃO. ESTOU COM A BOCA MUITO SECA E COM OS LÁBIOS PARECENDO ÁSPEROS.
    BOM PRIMEIRA COISA NÃO USAR MAIS ORAL-B PARA VER SE MELHORA. OBRIGADA POR TODAS AS INFORMAÇÕES

  57. Prezada Doutora,

    Encontrei esse post depois de passar continuamente por esse problema. Há alguns meses percebo que após usar a linha Oral b pró saúde e a Oral b complete, sinto inchaço na parte interna dos lábios, descamação intensa e ardência embaixo da língua. Tenho o hábito de deixar que a espuma da pasta ultrapasse um pouco minha boca e escorra um pouco pelos lados da mesma, e tal foi minha surpresa quando constatei queimaduras na minha pele no entorno da minha boca, exatamente onde a espuma da pasta encosta. Gosto da linha Oral b pelo mesmo motivo que você relatou, o gosto deixado na boca. Sempre usei Colgate, e suspendi o uso da Oral B. Estou dando preferencia para a linha total 12 da Colgate, a qual sempre me adaptei bem, e também deixa um gostinho bom na boca. Não imaginava mesmo que tantas pessoas sentiam a mesma coisa que eu. O jeito é não usar mais.

  58. Eu também fiquei com pele soltando na parte interna da boca… Achei estranho e agora acho que pode ser da pasta mesmo…

  59. Eu estou passando pelo mesmo problema, meus lábios estão horríveis. Não recomendo esta pasta ela simplesmente péssima.

  60. Nossa aconteceu tudo isso comigo e minha filha , além disso tivemos infiltração nos dentes onde tinham restaurações.
    Resultado tivemos um gasto bem considerável .
    Não existe clareamento eficaz, pois cada pessoa tem sua sensibilidade. Esse tipo de produto não pode estar nas prateleiras de supermercados …..

  61. Pois é, também obtive inúmeros relatos de paciente e colegas de trabalho (alunos de mestrado, doutorado e professores) de reações com as pastas da Oral B. Aparentemente o principal fator é o tamanho das particulas abrasivas contidas nas pastas, se experimentar ranger os dentes quando está com a pasta na boca vai nitidamente perceber graozinhos, o que nao é tao evidente das pastas de outras marcas. Ja trabalhei com o HMP, que tem resultados comprovados na remoção de calculo dentarios e ja aparece em alguns estudos como agente antierosivo promissor. O que tambem li, é que este polifosfato pode ser toxico dependo da concentração (a qual nao temos acesso). Pessoalmente e sem nenhuma comprovação cientifica, acredito que essa irritação “irritante” que as pastas da Oral B vêm apresentando estão relacionadas ao tipo e tamanho de particulas abrasivas contidas nesses produtos!! Ótimo assunto, Parabens!!!

  62. Desculpe ser tão franca, mas eu acho que os dentistas não devem estar gostando muito dessa 3D WHITE, porque se der resultado mesmo, não sei quem vai querer pagar a fortuna que os dentistas cobram por um clareamento. Comecei a usar há 6 dias, tanto a pasta quanto a fita e não tive alergia nenhuma.

    • Angela, não se desculpe por ser franca. A gente adora sinceridade. :) Bom, se DESSE resultado mesmo, é fato que os pacientes optariam pela solução mais barata, sem dúvida. Mas o esquema de clareamento usado pelo 3D WHITE, o sistema de fitas, é bem ruinzinho (já existem outros produtos parecidos há tempos). Não chega ao resultado obtido por um clareamento convencional. Claro, se a pessoa fica satisfeita com o resultado do 3D WHITE, bom pra ela. Eu não ficaria. A questão alérgica, nesse caso, eu acho que nem se aplicaria, pois o componente que vem dando esse problema está apenas nos cremes dentais da marca.

  63. Oi, acabei entrando no site por acaso, pq estava procurando meu possível problema de gengiva. Não estou usando Oral-b, mas tenho exatamente esses sintomas, e a gengiva com o mesmo aspecto da sua foto. Está doendo demais desde minha gengiva abaixo dos incisivos, doendo o tempo todo e intensificando quando eu falo, por mexer lá. Olhei de perto, está muito vermelho e com pequenos machucadinhos. Procurei por doenças na gengiva pela internet para saber do que se tratava, e não foi mto produtivo. Aproveitando q vc é dentista, sabe de alguma doença q se identifique com meus sintomas?

    • Ingredi, essas características são próprias de alergia. Não tem a ver necessariamente com algum problema gengival.

  64. Ah, sim, esqueci de falar. Isso está acontecendo desd ontem. Mas dói tanto q me preocupa, ser, sei lá, um estágio avançado de uma doença q eu ñ conheço.

  65. Muito obrigado pela ajuda. Estava usando a linha pro saúde da Oral B há mais de três semanas e ainda não havia associado a descamação e aspereza da minha mucosa.
    Parei de usar esse creme dental imediatamente. Estava até pensando que fosse algo mais sério.
    Obrigado pelo blog!

  66. Bom dia Ana, na última segunda-feira, decidi procurar no Google sobre uma reação que estava tendo na gengiva, uma ardência, sensação ruim e vermelhão, acabei encontrando seu Post. Já pela imagem pude perceber que era o que estava acontecendo comigo e quando verifiquei qual creme dental estava usando, tive a surpresa: era Oral B Pró-Saúde, no início não acreditei que o creme dental estaria desenvolvendo uma alergia, pois já havia usado outros cremes da marca e nunca obtive tal resultado desagradável, decidi de imediato mudar o creme, minha surpresa foi a melhora contínua da gengiva, hoje está 99% melhor. Enfim, tenho alergia a Oral B também! Seu Post foi muito útil para mim! heheh Abraço!

  67. Nossa, que coisa, estou com uma lesão exatamente igual a sua, parece que as fotos são da minha boca, sou enfermeiro em uma UPA e ontem a noite consultei com um dentista lá por estar bastante preocupado, o profissional disse que nunca havia visto algo parecido, contudo me orientou a trocar a escova e o creme dental para testar e em caso de não melhora, procurar um outro colega para uma avaliação.
    Estava, ate ontem, usando esse creme dental, clinical Protection da Oral B….
    Valeu pela dica, vou trocar, ou melhor, já troquei….
    Abraços.

  68. Tive serios problemas com a pasta dental da oral B quase não conseguia me alimentar pois a minha boca doia muito e ardia… fiquei com medo pois tenho bastante pessoas em minha casa mas a alergia foi so em mim… creio que a oralB tem que rever o conceito de bom produto e especificar os tipos de cotra indicação e dar mais atenção em um caso assim… no momento ainda me encontro com a boca em recperação pois ainda não sarou…

  69. Bom dia, Não estou conseguindo nem falar nem comer direito, usei a semana passada um creme da oral B, descamou toda a minha boca e feriu, no inicio achei normal , porem depois formou feridas e até a lingua doi ao movimentar!pior minha filha de 9 anos usou e tambem sentiu os mesmos sintomas.Já meu marido e outros dois filhos não.
    Melhora descontinuando o produto ou preciso passar alguma coisa?

    • Fernanda, basta descontinuar o uso. Se houver feridas, você pode usar uma pomada antinflamatória para ajudar na cicatrização.

  70. Encontrei este post por acaso procurando uma soluçao para inflamaçao na gengiva, pensei q fosse por causa do dente, algum tipo de infecçao e acabei descobrindo q utilizei a pasta da O.B por diversas vezes aproximadamente 3 dias e estou com muita dor no labio superior, esta inchado dores na gengiva todos esses sintomas e agora o que eu faço ja tomei dipirona para dor, NISTANTINA para inflamaçao. Perdi uma entrevista de emprego hoje por causa do inchaço. Estou indignado o que eu faço pra acabar com esse poblema? ISSO NAO PODE FICAR ASSIM MUITAS PESSOAS ENTAO SENDO PREJUDICADAS pode contar comigo!
    Quero saber quem vai cobrir meu prejuizo.

  71. Quando uso esse creme dental Oral-B Pró saúde a minha boca descama toda, sai uma pelicula fina com uma cor transparente meio esbranquiçada é muito estranho. E fico com uma sensação de boca seca por um bom tempo é muito ruim…
    Jane.

    • Tive esses mesmo sintomas. No início, tive a sensação de que o creme ‘limpava e refrescava’ mais que os outros, depois de perceber que essa descamação era frequente e ressecava a bora por um longo período, fiquei cismada e suspendi o uso.

  72. Há pelo menos seis meses uso o creme dental Oral B (azul). Eu tinha muita gengivite e com o uso diário acabou. Entretanto adquiri recentemente um tudo do produto (novo) do mesmo Oral B (azul) e notei que a mucosa do lábio inferior estava com descamação e irritação, desconfio deste produto e vou suspender o uso. Eu estava achando muito estranho e usando remédio para afta, mas pelos sintomas que acabei de ler é de fato o produto da Oral B. Agradeço.

  73. Olá!

    Uso este creme dental a 1 semana e estou com o mesmo problema! Minha gengiva está ardendo e muito sensivel!
    Achei este site pois estava procurando reclamacoes sobre essa pasta.
    Então, realmente procede, pois eu também tive reações contrárias.

    Mas fico extremamente desanimada em saber que não foi obtida resolução alguma pelo ocorrido. O que fazer então? É complicado…

  74. Estou usando a pasta clareadora ha 2 dias, estou sentindo sensaçao, não sei se é refrescancia ou ardencia, acabei de escovar, ainda estou sentindo minha gengiva não esta vermelha e nem descamando, vou ficar de olho, esses produtos fazem mal p o esmalte, poderia me esclarecer, pois sou leiga, o blog é muito bom.

  75. Ha uns quinze dias venho sentindo a mucosa da minha boca espessa e aspera , usei Oncilon Orabase mas nada de melhorar , então como sempre recorri ao Dr Google e para minha surpresa me deparei com o depoimento muito claro desta dentista que coincide com o meu.Uso ora b pro-saude ha cerca de seis meses e ja havia sentido isso porém, com menos intensidade , agora que piorou resolvi investigar e eis que encontro varios casos como o meu .Nem vou entrar em contato com o SAC ,pois nao perderei tempo , apenas deixarei de usar e pretendo alertar as pessoas quanto a este mal.

  76. Dra Ana, boa noite! Você não imagina o alívio que senti ao encontrar o seu relato e este excelente blog! Há pouco mais de um mês comprei esta oral-B pró-saúde clinical protection e realmente, desde então, minha boca vinha apresentando sinais de alergia que a principio associei a balas que comi num aniversário (já tive intoxicação alimentar) e não à pasta de dente pois eu tenho uma mania, nunca uso uma pasta só, a de casa é diferente da que vai na bolsa e assim vai… então eu comecei usando-a e depois parei – por isso os sintomas diminuíram! – mas como uma colgate acabou, voltei a usar só esta (coisa de há 3 dias) e aí os sintomas, boca seca e inchada ressurgiram. E então, hoje, após o jantar, a boca inchou de vez, logo após usar a oralB em questão. Muito obrigada por relatar o acontecido e ajudar tantas pessoas como eu. Oral-B, seja qual for, nunca mais!

  77. Acabei de ver seu relato e observei q tive os mesmos sintomas, inclusive com afta.
    Oral b NUNCA MAIS. MUITO ABRASIVO.

  78. Eu tive o MESMO problema.. só que no meu caso até as laterais da boca ficaram bem vermelhas! Fui ao médico e ele me receitou uma pomada! Parei de usar Oral-B, mas fiquei muito “emputecido” com o que acontece porque descontei na salada de rúcula da minha mãe.. coitada! Agora só vou comprar cremes dentais da UNILEVER, já que a empresa é concorrente da P&G! Hahaha.. mas sério, fiquei bastante preocupado porque não melhorava e só depois de parar de comer um monte de coisa descobri que o problema estava no creme dental!

  79. Ola, Nossa fiquei aliviada agora, pois estou usando a oral B Pró-Saúde. e hoje acordei com a gengiva inchada,vermelha e com bolhas.dai fui ver se tinha alguma reclamação sobre essa pasta de dente.e me surpreendi.isso já é caso do ministério da sáude ficar sabendo.Pois pelo o que eu percebi o site da Oral B não resolve muito.Já suspendi o produto agora vou esperar p ver se melhora.Adorei a sua coragem como Dentista de Relatar a sua história.Obrigado!!!

  80. Olá, Minha mãe tem 80 anos e não tem problemas básicos de saúde pelo exame de sangue que ela fez. Está usando o Oral B e está com uma escamação nos lábios, ponta da língua sensível e boca seca. Li todos os comentários mas tenho dúvidas se realmente é o creme dental pois pode ser.

    • Eduardo, oriente a sua mãe a descontinuar o uso. Se for mesmo a pasta de dentes a causa dos sintomas que você relata, em 3 ou 4 dias o problema deve estar resolvido.

  81. Embora eu também goste do sabor e da sensação de frescor dos produtos, minha boca e gengiva descamam intensamente com estas pastas da Oral B e é tão intensa a descamação que tenho de tirar pedaços de mucosa da boca, porque ‘as peles’ ficam me atrapalhando e incomodando quando falo.
    Entendo que é útil eu relatar aqui que já descobri que ocorre o mesmo com os cremes dentais da Sensodyne , a não ser com o original (aquele rosinha, mais antigo). Também já percebi que isso ocorre quando mastigo alguns tipos de chicletes (daqueles que se propõem a serem usados por quem não pode escovar os dentes após alguma refeição feita fora de casa).Não sei se há um componente comum às pastas e chicletes, porém acontece exatamente igual.

  82. Nossa um alivio achar esse comentário, estou usando a Oral B pró-saúde e minha boca esta destruída, meus lábios queimados, minha língua extra sensível, e depois de ler este post que me liguei na pasta de dente, e suspendi o uso, espero melhorar os sintomas em breve.

  83. Cheguei aqui depois de acordar com os lábios inchados hoje de manhã. Levei um susto danado, com minha imagem no espelho, tô medonha! Ainda em jejum e de pijama, corri pro oráculo (Google) em busca de respostas e relatei os sintomas “dores na escovação dental + lábios inchados”. Estou usando o creme azul da Oral-B há quase duas semanas. Tive sangramento e dores, mas achei que era a escova que estava muito dura. Passei a escovar os dentes com uma escova infantil bem pequena e macia (tenho uma filha de 2 anos e peguei uma das escovas dela, para enorme espanto da pequena). Senti dores também durante a mastigação, desconforto e hoje levei esse enorme susto com o inchaço. Nem posso sair de casa pra comprar outro creme de dental! Oral-B nunca mais! Fico revoltada por ter demorado tanto tempo pra perceber que poderia ser uma reação ao creme dental de uma marca que me foi recomendada pelo meu ortodentista. Acho que o fato de eu usar aparelho fez com que eu relacionasse os sintomas com alguma doença bucal, sei lá. Obrigada pela sua ajuda, Ana!

  84. Estou com a boca seca todas as noites e por coincidencia comecei a usar um creme dental novo da oral b (3D WHITE)… até minha garganta fica seca… sera que é ele?

    • Vera, interrompa o uso. Se melhorar, tá explicado. :)

      • Ana eu tive problemas com todos os tipos de cremes dentais: dos mais bambambãs aos fraquinhos e os infantis e todos me deram aftas e queimaduras. Percebi que quanto mais tinha na fórmula branqeador e flúor mais forte era a reação. Eu acredito que esses que são os mais criticados são justamente os mais eficazes para quem não é alérgico. Eu quando criança ouvia falar que os nordestinos do interior usavam a casca de juá como dentifrício e acho que por ser natural pode ser usado sem contra indicação e é que estou fazendo. Depois de muito buscar consegui comprar pela internet o pó dental da Serum Cosméticos e estou torcendo pra que dê certo. Um abraço

  85. Oi, Ana!
    Até agora, não tive nenhuma reação aos produtos da Oral B e nem sou dentista. Mas, sou uma curiosa e adorei ler a sua pesquisa sobre o possível agente irritante. Muito obrigada pela sua partilha! Gosto de aprender sobre essas coisas…rsrs
    Abraços,
    Vanessa

  86. Graças a você e seu blog Ana, descobri acho que descobri o que me causou fissuras embaixo da lingua e boca extremamente dolorida. Estou usando o creme 3D White e ainda nao passei no médico, mas tenho quase certeza que é o creme dental da Oral B.
    Obrigada por compatilhar e informar!

  87. Olá Ana, recentemente tive os mesmos problemas com o creme Oral B pró-saúde Whitening, fissuras, queimaduras, inflamações, … descrições detalhadas no site “Reclame Aqui”; mas o que mais me incomoda é a forma com que a M… do SAC trata o assunto, e-mail robotizado, questionário, agradecimentos, blá, blá, blá, … usando seu resumo: ““Nosso produto é sensacional e você é uma perebenta(o). Não use mais, sua (seu) trouxa!”” Nem consideraram recolher os produtos que tenho (e que a P&G aconselhou parar de usar). Vou continuar fazendo propaganda negativa, mas bem que mereciam um processo coletivo pela falta de respeito com os consumidores.

  88. Oii eu estava procurando na net se alguém mais ja teve alergia a pasta de dente porque vinha observando que desde que comecei a usar oral-B ficava com a minha mucosa sensível e sentia que o produto era muito forte, também aparecia muita descamação na minha boca, só que agora piorou muito, cheguei até a pensar que seria candidíase bucal, mas devido a ocorrência em recem nascidos e pessoas com a imunidade muito baixa eu achei dificil estar com isso. O mais porvável mesmo é que seja reação à pasta. Estou com a parte interna do lábio inferior e na parte inferior da língua toda inflamada com pontos brancos rachaduras, areas esbranquiçadas e com pequenos sangramentos, a minha gengiva inferior e superior também está assim, não estou conseguindo nem falar e nem mastigar direito. Estou muito preocupada, que uma orientação profissional de você que é dentista do que devo fazer. Será que se eu tomar antialérgico passa? Obrigada.

    • Karynne, se o problema for a pasta mesmo, basta descontinuar o uso.

  89. Meu problema não foi com a Oral B, mas sim com o novo creme dental Close Up Fire-Freeze. Há um mês comecei a usar e sentia como se meus lábios queimassem, e após alguns dias comecei a perceber uma descamação circular localizada a direita do lábio superior. Porém não associei ao uso do creme dental… Nos últimos dez dias, a situação piorou, sentia uma leve dormência, ardor, muita descamação e rachadura. E aí desesperada com medo de estar com algo mais sério, fui avisada que poderia ser alergia ao creme dental ou ao flúor. Não achei nada a respeito dessa pasta em si na internet, mas meus sintomas relacionam-se muito com os relatados aqui. Estou usando há um dia uma pomada (triamcinolone acetonide) que deu uma melhorada e suspendi o uso da Close up.. Espero que melhore agora! Um alívio encontrar essas informações! Muito bom o post! Parabéns!

    • E minha alergia continua… close up, tandy, colgate…
      Já nãosei mais o que faço! Minha dentista disse pra usar paradontax, mas quand fui comprar li que era pra gengivite, aí desisti, já que minha alergia se apresenta 90% nos labios!! Vou tentar agora com sensodyne original.

      • Larissa, como você está agora? Qual solução você encontrou? estou com o mesmo problema…

  90. Há dias estou com os sintomas relatados e pensava q era alergia alimentar. Foi um alento encontrar este site e visualizar a imagem. Minha mucosa está igual a da foto, descamando, queimando, com edema, um horror. Tomei antialérgico, suspendi alimentos, usei Mud Oral Base e nada melhora. Agora já sei q é o maldito creme dental da Oral B, q está causando estes transtornos. Obrigada por compartilharem estes relatos e Oral B, nunca mais!

  91. Ana, muito bom encontrar o seu relato.
    Não havia associado o mal estar que tenho sentido na boca com o creme dental. Estou com o interior dos lábios, língua e garganta péssimos. Estava procurando uma causa provável na net, acreditando ser alguma alergia alimentar, e o seu site serviu como uma luva. Agora é suspender o uso e ver se tudo volta ao normal.
    Valew!

  92. Boa Tarde Ana…

    Escolhi por usar a pasta dental da Ora-B pela propaganda que fazem sobre dentes sensíveis, estava sentindo as vezes um xoque em alguns dentes,usei uma semana aconteceu igual a você minha boca ficou toda vermelha,sentir queimando e dolorido os lábios com a sensação horrível, fiquei preocupada procurei o dentista, ele não me relatou que podia ser a pasta de dente,mais o erro foi meu também, por não lembrar de conta a ele sobre a pasta,mais me colocou em observação e passou uma pomada para aliviar a queimação, quando fui escovar novamente com a pasta dental ORAL_B senti piorar mais ainda,queimou muito.
    Claro suspender a pasta imediatamente nunca mais usar…E as escovas da Oral-B uso a anos nunca tive problemas…

  93. Oi Ana, tudo bem? Rs Ainda bem que achei esse post seu! Já estava bastante preocupado com a minha saúde bucal. Até hoje de manhã estava usando o Oral B Complete (Limpeza profunda)! Meus lábios inferiores estão descascando muito! Sem falar na bochecha que anda também soltando uma pelezinha! A sensação após a escovação é de boca seca e grudenta! Oral-B nunca mais! Rs.. Beijos!

  94. Também fui vítima!!!
    Começei a usa o creme Oral-B 3D White dia 23/12/12, senti uma ardencia na boca, mas não me atentei que poderia ser o creme. No dia 31/12 percebi uma “nata” em toda minha gengiva, consegui retirar com a ponta do dedo, suspendi o uso, desde então estou com a minha boca toda ferida, com pequenas aftas, e um vermelhidão nos lábios internos, uma sensação de que acabei de fazer limpeza dentária, aquela sensação de bicarbonato, os dentes estão super lisos, minha lingua está queimada, e perdi boa parte do paladar! Hoje passei pelo clínico, pois meu dentista está de férias, ele me disse que minha boca está queimada, que provavelmente seja pelo creme. Que coisa hein…

  95. ESTOU USANDO O CREME DENTAL PRO SAÚDE ORAL B, CUIDADO DA GENGIVA, HÁ UMA SEMANA E ESTOU COM DESCAMAÇÃO DA MUCOSA JUGAL, PRINCIPALMENTE NOS LÁBIOS, ARDÊNCIA E SANGRAMENTO. PARA MINHA SURPRESA ASSOCIEI ESTES SINAIS AO USO DO CREME DENTAL, RESOLVI PESQUISAR E ACHEI PESSOAS E PROFISSIONAIS ODONTÓLOGOS, COMO EU, COM OS MESMOS SINAIS. IREI DESCONTINUAR O USO, MESMO GOSTANDO DOS CREMES DENTAIS DA ORAL B E ORIENTAREI OS MEUS PACIENTES. CLARO, ENTRAREI EM CONTATO TB COM A ORAL B.

  96. Tive o mesmo problema, Oral B NUNCA mais!!!

  97. Eu tb tive problemas com esse creme dental, sou periodontista mestre em odontologia e fiquei com gengiva irritada apos uso deste creme. Nunca reparei nesse detalhe do hexametafosfato de sódio achei que fosse uma reação alérgica individual como existem outros relatos irei pesquisar mais a fundo esse detalhe de grande importância. Se der em algo volto a publicar aqui. Parabéns pelo ótimo site.

  98. Achei que era o único nesta terra a ter reação com a pasta Oral B, fico com a boca sensível, vermelha e uma especie de baba seca nos lábios, parei de usar e sumiram os sintomas, usei 2 modelos, o que mais deu problema foi o PRÓ SAUDE COM BRANQUIAMENTO.

  99. Oi, Ana Paula! No início desta semana fui ao dentista fazer uma revisão e ele me deu uma amostra duma Oral-B com bactericida. No primeiro dia notei que a mucosa da boca toda estava descamando. Saindo muita pele, achei que era pelo bicarbonato da limpeza. Adorei o sabor e a textura da pasta, mas ontem notei que estava com uma sensação áspera na parte interna dos lábios rente a gengiva. Mas hj acordei com os lábios muito inchados e levantou inclusive um vergão no pulso direito, sinal de uma reação alérgica, não só local. Suspendi hoje cedo o uso da pasta e tomei anti alérgico.

  100. Olá boa tarde,
    Tambem sou dentista e tive exatamente oque vc teve!!! Descamaçoes pelo uso da pasta e assim que interrompi a descamação melhorou!!! É uma pena porque acho o gosto da pasta sensacional, a melhor na minha opinião. Mas infelizmente nunca mais usarei-a.

  101. Oi gente, sou estudante de odonto e ganhei amostra gratis da oralb tbm. 2 dias apos o uso seguido senti a parte de baixo da minha lingua seca e dolorida, depois vi que a parte interior dos meus labios superiores, na regiao anterior, estao avermelhados como a foto do blog. Me incomoda demais, tomei polaramine e senti uma melhora, mas nao passou. Parece que tem varias bolinhas… achei que era ate minha alergia com pimenta, mas como estava preocupada procurei no google e achei o blog com esses comentarios e sintomas iguais aos meus. Espero q seja isso mesmo… To preocupada!

    • Provavelmente é isso sim, Eisa! Apenas pare de usar a pasta, sua mucosa vai melhorar bastante, você vai ver. :)

  102. Olá Ana!
    Quando li seu post, confesso que foi difícil acreditar que talvez tivesse achado a resposta para uns probleminhas que venho sofrendo faz quase um mês, período em que estou usando a Oral B.
    Tive a mesma reação que você, mas, meus lábios também racharam, as bochechas ficaram machucadas também, aftas na língua, bolinhas que não consegui identificar o que são, angioedema nos lábios (eles incharam demais, inclusive os olhos) e alergia pelo corpo também (pernas e braços)…será que é isso mesmo? Bom…a reação com feijão foi horrível, fiquei com os lábios muito inchados mesmo, fui parar no hospital, e fui medicada com Fenergan para diminuir o inchaço…amanhã pego o resultado dos testes de alergia…veremos o que aparecerá… voltarei aqui…rs
    Boa sorte Ana! Abraço..

    • Por favor Fabiani, volte pra contar pra gente. :)

  103. Eu estou com a minha boca toda aspera e cortada, fui pesquisar na internet e vi esse site e um relato de uma dentista falando que aconteceu a mesma coisa com ela e por causa do uso da Oral B, então parei pra pensar e percebi que isso começou a acontecer comigo depois que eu passei a usar a Oral B Pró Saúde, vou parar de usar para ver se vai melhorar!

  104. Pessoal,
    Alguém teve problemas com o enxague bucal Oral-B Pro-Saúde Clinical Protection? Depois que comecei a usar no último trimestre de 2012 meus dentes ficaram bastante pigmentados nas áreas mais sensíveis como próximo a restaurações e onde tenho raiz exposta por conta de retração. A pigmentação é como se fosse provocada por café, chá, coca-cola … porém não utilizo qualquer produto/alimento com corante. Fui ao dentista e de cara ela perguntou se eu estava utilizando o enxague bucal da Oral-B. Me disse que alguns pacientes haviam apresentado o mesmo problema. Minha esposa também teve, porém com menor intensidade. As pigmentações em mim foram bem difíceis de tirar. Minha dentista disse que já havia enviado e-mail à P&G sobre o fato e não recebeu qualquer resposta. Hoje entrei em contato com o SAC, que me fez milhões de pergunta. Eles se ofereceram apenas a me ressarcir o valor do enxague e que como “nosso produto não é capaz de causar manchas” não iriam me reembolsar o tratamento. Eu tirei fotos de como estavam meu dentes e documentei tudo. Fica aí o alerta.

  105. Aconteceu a mesma coisa comigo usando o oral-B pró-saúde. Minha boca por dentro está toda rachada, estava na dúvida se era realmente por causa dele mas hoje tive a certeza. Vou para de usar amanhã mesmo.

  106. Tive o mesmo problema com a Oral -B para gengivas sensíveis. O pior é que no meu caso ela foi ótima para as gengivas (que estavam com sangramento e pararam de sangrar) mas o resto da boca está como se eu tivesse queimado toda – interior dos lábios, lingua e até céu da boca. Minha mãe que é dentista assim que viu mandou eu suspender a pasta. Parei ontem, mas ainda estou bem ruim. Agora é paciência…

  107. Sou estudante de psicologia e no dia 29-01-13 quis fazer um teste de uma pasta q nunca tinha usado e comprei a pasta da Oral-B pro-saúde (azul), no quarto dia de uso comecei a notar q durante a escovação sentia um incomodo muito grande, e sentia como se estivesse cortado, no principio achei q fosse a forma q eu estava escovando os dentes, na presa, estava escovando com uma certa força, mas com o passar do tempo aquilo estava ficando mais irritado e percebe q estava muito vermelho a parte inferior da gengiva, e logo associei ao creme dental. Então, fui fazer o teste, hoje (05-02-13) não utilize e já sentir um alivio ao escovar os dentes, pois não sentir “queimar” a gengiva. A partir disso, fui olhar os componentes da pasta e lendo sobre isso tinha as seguintes frase: “Não usar em crianças menores de 12 anos. Contém Fluoreto Estanoso. Contém Fluoreto de sódio”. Como não sou dentista nem nada achei curioso ter sódio na pasta de dente (se tem em outras não tenho conhecimento, porque realmente nunca olhei. E por sinal vou até da uma lida em outras agora!). Então vim pesquisa sobre a pasta e esse componente e encontrei o seu desabafo e ADOREIIII…. Foi muito esclarecedor, com uma dose de humor rsrsrsrs…. Tive os mesmos sintomas q você, apenas um a mais, a minha língua esta descamando um pouco.
    Adorei mesmo seu desabafo e esclarecimento sobre esse creme dental, e que todos que estão aqui na net a procura de esclarecimento e encontre esse blog q também deixe o seu relato, se teve ou não alguma reação a esse produto.

    • Obrigada pelo relato, Emilian. O fluoreto de sódio é um componente comum de pastas de dente de qualquer marca, mas o fluoreto estanoso é de uso exclusivo da Oral-B aqui no Brasil. Até por isso, eu desconfio que ele pode ser um dos responsáveis por essa reação adversa, além do próprio hexametafosfato de sódio. Abraço!

  108. Olá.
    Venho usando a pasta Pro-saúde(azul) ..
    E achei muito gostoso, sentia uma leve ardencia e tals mas não relevei. Ela acabou, e sim me incomodava, mas gostei do gosto da pasta pós-escovação. Apos o termino utilizei outra pasta de outra marca tranquilamente. E faz umas 3 semanas, Comprei outra dessa azul da Oral-B, e mais uma escova dura. Após a escovação, começou haver sangramento ao cuspir antes do enxague, ao olhar no espelho contatei uns machucadinhos vermelhos mas sem sangrar juntamente com uma ardencia. Bem continuei a usar, dae na semana passada eu tive uma dor de garganta, não sei se relacionado, que juntamente me deu uma ardencia horrivel embaixo da lingua. Tomei vegetasil no hospital faz 2 dias, a garganta melhorou e ontem passei em um Infectologista. ELe me passou uma bateria de exames dos quais irei realizar hoje, dentre eles o do HIV. Eu havia desconfiado apenas da escova a culpa do problema na gengiva, e embaixo da lingua eu não tinha ideia do que seria (se sim, coisa boa é que eu não venho pensando). Ontem acabei desconfiando também da pasta e parei de usar. Já sinto melhoras, porém ainda estou bem receoso com relação aos exames que irei realizar. Esse post me foi bem reconfortante. Irei suspender o uso totalmente da oral B e acompanhar a evolução. PS: O clinico geral me disse que embaixo da lingua parece ser SAPINHO.

  109. Boa tarde,

    Também notei que quando utilizava o creme dental Oral B, aconteciam as mesmas reações que ocorreram com você. Minha boca ardia muito, começava a descamar por dentro e ficava um puro vermelhão.
    Comecei a utilizar o creme dental Colgate Luminous White, e para a minha surpresa, também começaram a acontecer as mesmas reações que com o creme Oral B. Procurei na internet e tem diversas reclamações de pessoas que também tiveram tais sintomas com o Colgate.

    Abraços!

  110. Olá,

    Estou até pesquisando na net porque estou com minha boca queimada. Dolorida demais, pensei ate q fosse uma doença.. quando falou do produto Oral B, nossa é isso.. certeza q é isso… vou parar de usar para ver o que acontece. Mas esta doendo demais.. uso esse produto a apenas 1 mês…e gosto muito da marca.. mas e for isso mesmo é uma grande pena!!

  111. Sou cirurgiã-dentista na Paraíba e recebi essa mesma visita na oral-B com esse mesmo creme dental e minha gengiva e mucosa jugal ficaram muito avermelhadas, além de aftas da língua, vim agora procurar na net algum relato, pois suspeitei d uma reação alergica a esse produto…

  112. Usando o creme dental Oral-B Pro-Saúde sabor Hortelã Refrescante, minha gengiva começou a ficar seca e inchada, depois começou a soltar pele do interior da boca, e eu não sabia que era por causa do creme dental, demorei 15 dias até descobrir e quando descobri liguei na empresa, eles me disseram que eu devo ter alergia a algum componente do produto, e pediram para parar de usar e fazer bochecho com gelatina. Depois comecei a procurar alguma coisa na internet, e achei vários depoimentos como o meu. Minha colega de trabalho aconteceu a mesma coisa. Portanto, tomem cuidado, e relatem, para que outras pessoas não sejam prejudicadas.

    • Izilda, bochecho com gelatina? Sério? O.o

  113. Eu tbm estou com este problema, estou com muita ardência em baixo da língua e na gengiva em geral … vou fazer o teste e trocar de pasta.

  114. OLá, comecei a apresentar inchaços na boca sem motivo evidente. Cortes sem sangramento, ardência e muito incômodo para comer ou para fazer a higiene bucal. Achei que era de fundo alérgico, mas não havia acrescentado nada específico em minha rotina que pudesse identificar como fator desencadeante. Com um antialérgico os sintomas pareciam melhorar, mas voltavam a aparecer no mesmo dia à noite ou no outro dia. Estou apresentando ainda estes sintomas, após duas semanas, pois só agora vi este post. Após visualizar a foto, e identificar a semelhança com o aspecto da minha boca, fui imediantamente verificar qual pasta dental estava usando e encontrei a oral b pró-saúde. Bem, estou crente que se deve a essa pasta e farei como vocês: evitar usar. Agradeço o post, há dias estava buscando soluções, procurando amigos médicos, meu dentista e não havíamos encontrado a razão da reação alérgica. Além da informação, a coleção de tantas evidências que apareceram aqui deveria provocar uma solução do problema por parte da empresa. grata

  115. Que interessante. Estou com a cavidade bucal inteira ardendo como se estivesse queimada. Então recorri a net para descobrir algo. Cheguei a esse site e adivinhem? Descobri que na casa da minha amiga que fui dormi ontem usei uma pasta Oral -B!!! Qualquer semelhança é mera coincidência!

  116. Boa noite!! Gostaria de agradecer pela postagem sobre a alergia ao creme dental Oral B. Tive os mesmos sintomas, as fotos postadas parecem da minha boca de tão identicas. Acabei evitando vários transtornos pois achei que era um problema relacionado a alimentação. Não me toquei do creme dental e teria procurado um médico. Assim que li sua postagem suspendi o uso desse creme dental e minha boca já começou a melhorar. Obrigada e um grande abraço!

  117. Olá. Eu estou usando o creme dental 3D White da Oral B pela segunda vez. Assim que comecei também notei descamação da mucosa, apena na parte interna dos lábios. No início, meio que associei ao creme dental e lembrei que uma amiga passou por isso ao usar um enxaguante bucal, mas resolvi continuar usando pra ter certeza, até pq aqui em casa o creme dental dura muito pouco. De certo, que meus dentes não ficaram mais brancos como eu esperava, mas gostei do creme justamente por dar uma sensação de limpeza maior. Passei uma semana utilizando outra marca e melhorou o problema da descamação e retornando ao 3D, e lendo isto, tenho certeza que o produto também me afetou, deveria ter suspendido desde antes, mas como eu disse, o produto é atraente e não fez mal ao meu namorado. Irei reclamar no SAC deles. Obrigada por dividir a experiência no blog e pelos esclarecimentos como profissional. Abraço.

  118. Ola pessoal, realmente estou com os mesmos sintomas, sensação de mucosa e gengivas queimadas, saindo uma pele das minhas gengivas, e também uso Oral B, até suspeitei que poderia ser da pasta de dentes mas não levei a sério minha suspeita, hoje procurando algo sobre isso no google me assustei pois só vi desgraça, câncer e demais, então por sorte vi esse post, e identifiquei as mesmas queixas, vou suspender hoje mesmo o uso desta pasta de dente! obrigada!!!

  119. Tive os mesmo problema que todos. Nunca imaginei que uma marca como Oral B poderia fazer isso. Minha gengiva sangra muito e estou cheio de afta! Deveria haver algum aviso no produto ou uma bula, não sei. Absurdo isso!

  120. Também tive a mesma reação, sem contar a acidez continua que ficava na minha boca. Suspendi o uso, mas de qualquer forma, a Oral-B deveria tomar alguma providencia.

  121. Olá, tb tive esse reação ao produto e o mesmo atendimento em relação ao e-mail padrão, mas fui orientada a continuar usando o produto, que a ardencia e a descamação não continuariam por mais tempo, e de fato após uma semana os sintomas desapareceram.Quando algum paciente comentou o ocorrido eu fiz a mesma recomendação e não tive problemas…agora o fato de nós termos que ficar correndo atrás dessa informação e deixar os consumidores sem a menor noção do que está acontecendo está totalmente errado.

  122. nossa..minha boca encheu de aftas, feridas, após o uso insistente de oral b pró saude, uso a 3d, agora vou suspender….tá terrivel viu!

  123. Eu tmb tive essa mesma reaçao, queimava mt ardia, muito ruim mesmo pensei ate q era da pasta mesmo q esquentava, mas n era. Depois eu fiquei com a gengiva e lingua td vermelha parecendo queimadura, igual a foto, ou ate pior, ai suspendi o uso e melhorou…

  124. Ana, você fez o que eu queria fazer, apesar de que não sou dentista, percebi os mesmos sintomas e problemáticas com o uso da pasta de dente Oral B.
    Simplesmente iniciei com uso do creme dental pro-saude no qual queimou ou deixou sensível meus lábios e minha gengiva mais vermelha. Notei que minha boca começou a ressecar a noite. Nisso, troquei pelo creme dental 3D e tornou vir com este problema. Agora, estou com a boca seca e ferida e passando manteiga de cacau toda noite…

    É um absurdo … Recomendo o uso da Colgate…

  125. Olá, Doutora,

    Há dias estou com a sensação de que a parte interna dos meus lábios estão ásperas e resolvi jogar tal questão no google e cheguei ao seu blog. Fiquei surpreendida com as fotos e as descrição dos sintomas: são exatos aos que sinto e ESTOU USANDO ORAL B! A “azulzinha”, putz, já estava bem pensando que era o batom e é essa ordinária. Pensei até que poderia ser alguma bactéria, troquei a escova pensando que estava infectada, pensei que fosse refluxo, pensei até que já estava toda estragada por dentro e finalmente havia chegado à boca e era a hora de descobrir uma doença séria… Ufa, sou dramática com sintomas… Mas nem cheguei a desconfiar da oral b, ao contrário usei mais vezes pensando que “limparia” essa coisa asquerosa que sinto nos meus lábios.

    Ah, detalhe, aqui em Vila Velha – ES esta marca está a preço de banana, quase está sendo dada aos clientes, no mínimo estranho, já deveria ter desconfiado, mas é sempre a mesmo coisa a gente confia pq é um produto de uma empresa de responsabilidade, mas
    esse pensamento de “confiança” em grandes marcas é um engano.
    Adeus Oral B, muito obrigada Doutora!

  126. Olá Ana, acho que também faço parte do grupo perebenta!A uma semana estou com aftas na língua, parte interna do lábio vermelho, irritado e inchada e com cortes no lábio sem sangramento. Nunca suspeitei da pasta de dente (oral-b pro-saúde), eu já estava imaginando alguma doença grave, alergia a algum alimento, sei lá. Estava na net a procurando alguma doença com esses sintomas, mas sem sucesso (ainda bem.rs), ai hoje, por um acaso encontrei o seu post e me identifiquei muito, agradeço por compartilhar essas informações de grande utilidade, pois me deixou mais aliviada…
    Mas acho que o SAC deveria ter respondido mais adequadamente, e providenciar algum informativo na embalagem, já que parece ser mais comum essa alergia…

  127. Olá…
    estou com os mesmos sintomas que você e estou usando o mesmo creme dental!
    meu pai comprou e me deu, e tem 3 dias q venho usando e minha boca mudou…
    além de tudo, está dolorida e tipo ardendo, mal consigo falar!

  128. Estou impressionada com a quantidade de casos relatados aqui. Fico imaginando quantos outros pacientes existem que ainda não descobriram que suas lesões orais possam ser oriundas de reação à pastal dental, mais especificamente, neste caso, à Oral-B. Pela segunda vez, apresentei vermelhidão, dor extrema (mal consigo comer) e surgimento de pequenas lesões em mucosa jugal de labio inferior e parte inferior da lingua, parecidas com aftas. Na lateral da língua, o tecido aparenta ter pequenas fissuras extremamente dolorosas. A sensação é muito ruim, parece realmente que ocorreu uma queimadura química.
    A minha mãe também usou o creme dental da Oral-B e apresentou, em menor escala, as mesmas reações.
    Se a Oral-B está tendo acesso a este blog, logo terá que tomar uma providência.

    • Larissa, segundo a Procter & Gamble essa ardência e descamação são esperadas com o uso do produto, e se a pessoa usá-lo por mais tempo essas reações vão diminuir. Mas sinceramente, eu não quero pagar pra ver não… a sensação é bem ruim (como você deve ter percebido) e eu não gostaria de prolongá-la, nem que fosse pra acabar com ela. Preferi interromper o uso e voltar pra Colgate ;). Acho que a maioria das pessoas, assim como você, fariam o mesmo.

  129. Ana, a primeira vez que aconteceu desconfiei da causa ser a pasta, suspendi o uso e melhorei. Passado um bom tempo, “esqueci” do ocorrido, e como meu creme dental havia acabado, resolvi usar a Oral-B guardada. Fiz apenas duas escovações com esta pasta, o suficiente para, no outro dia, eu ficar com a boca ferida. Estou usando corticoide e anestesico pra suportar o incomodo. Se depender de mim, Oral-B nunca mais!

  130. Boa noite! Então, estava apenas fuçando sua pagina no facebook, quando vi esse post sobre as pastas da oral b pró saúde. Também sou dentista e tive as mesmas reações alérgicas que você mostrou. Foi só parar de usar para regredir as descamações da mucosa bucal. Não entrei em contato com a empresa, apenas suspendi o uso, mas como existem mais pessoas que apresentaram o sintoma acredito que a empresa deve relatar isso na embalagem do produto como uma recomendação para suspender o uso caso apresente esses sinais alérgicos. Pois graças a Deus somos dentistas e capazes de fazer nosso diagnóstico, mas outras não conseguiriam entender esses sinais e sentomas. Parabéns pelo post! Abraços

  131. eu usei o enxaguante bocal Oral B por uma semana e adivinhem. estou com uma bela alergia no céu da boca. sempre usei o listerine zero .por curiosidade fui experimentar o oral ,b estou arrependida.

  132. Comigo tbm aconteceu o msmo .. descamações e muitas aftas,isso é horrivel, dói muito.
    =s

  133. Essa semana tive uma nova reação ao creme dental Oral B Menta Fresca. Usando por três dias no quarto dia amanheci com o lábio inferior muito inchado. Parecia que tinha levado uma picada de abelha na boca. Em outras tentativas com o mesmo creme dental, minha boca e em especial, meu lábio inferior ficaram super sensibilizados. A pele ficou fina e sensível.
    É uma pena pois o creme dental tem um sabor agradável.
    Mas o pior é que como consumidora eu não sei o que provoca tais reações. E ninguém da empresa se prontifica a fornecer uma explicação que conste o nome da substância que provoca tais sintomas. O jeito é parar de usar para sempre!

  134. Tbm tive reaçao ao novo creme 3D whitening!
    Não só tive uma gengivite intensa, como feridas e contínua descamação da gengiva!
    Um absurdo!

  135. Estou chocada e ao mesmo tempo aliviada. Não sou dentista, e fiquei muito assustada com a reação que tive, minha bochecha inferior ficou muito inchada e áspera, senti gosto de sangue sem lesão aparente, apenas muita vermelhidão. A parte inferior da minha língua apresentou rachaduras, vermelhidão e inchaço também. Idiotamente, minha reação foi escovar mais a boca e os dentes com a bendita Oral-B pro Saúde. Resultado, meu lábio inferior ficou inchado e ressequido. Corri para internet pensando ter algum tipo de lepra, sei lá… E vi este blog, e coincidentemente estava usando Oral-B pela primeira vez na minha vida! Maldita promoção… Obrigado pelo post. Foi muito útil!

  136. Estou com o mesmo problema. Passei a pasta para “gengiva” e estou com a boca com o aspecto queimado e com uma ardência. Uso a pasta apenas 2 dias e foi o suficiente para causar esse estrago. Gostaria de saber quanto tempo demorou para sair o aspecto de queimado e a ardência. Obrigada pelo post e pelas informações super úteis.

    • Karen, em 3 dias a mucosa e a gengiva já estavam praticamente normais.

  137. Estou enfrentando um problema sério em volta da boca e queixo por conta do uso de Oral-B 3D, demorei a me dar conta que foi a troca de pasta que me causou aspereza e muitas bolinhas na pele. Está muito difícil reverter. A dermatologista me receitou Protopic por um mês, estou usando há dez dias e ainda não melhorou. Treva!

  138. Comigo aconteceu a mesma coisa, faz 3 dias que estou usando o oral b (pro saúde), senti uma leve irritação na gengiva porem imaginei que poderia ser normal ou até mesmo uma questão de adaptação (sei-lá) e continuei usando normalmente, à poucos minutos fiz a escovação e higienização da minha boca normalmente com a única diferença de ainda estar utilizando o dito cujo do produto, assim que terminei minha boca inchou horrores, está muito feia, muito feia mesmo, imaginei na hora que pudesse ter sido ocasionado pelo creme dental e detalhe: agora são 03 hrs da manhã, perdi meu sono, e amanhã bem cedo tenho um compromisso super importante e não sei o que fazer… deixo aqui minha gigante insatisfação e meu breve desabafo! Oral B (nunca mais) !!!!

  139. Boa noite. Comigo aconteceu o mesmo, uma sensação de ter queimado a ponta da língua, e nos lábios interior uma leve descamação e quando parei de usar desapareceu tudo isso, o creme dental clareia sim, mas tem seus efeitos colaterais.

  140. No meu caso eu usei também o Pro saúde e sempre após a escovação aparece uma película fina e branca que fica saindo da minha boca, uma especie de pele, ai eu retiro com a mão, estranho.

  141. Estou com exatamente o mesmo problema que voce. e coincide exatamente a quando comecei a usar esse creme dental.
    ja estava preocupado e ia no medico, pois toda manha cordo com uma camada de mucosa transparente.

    Obrigado por compartilhar!!!

  142. Há 15 dias, eu e minha esposa compramos o creme dental Oral-B Pró-Saúde (o da caixinha azul) e passamos a usá-lo. Com dois dias de uso, nós sentimos um desconforto no interior da boca e nos lábios. No terceiro dia, as gengivas ficaram irritadas, a mucosa jugal (lado de dentro das bochechas) começou a ficar áspera e descamar e a sensibilidade dos dentes ficou aflorada. Achamos que poderia ser algo que tínhamos comido, pois os dois apresentavam sintomas semelhantes. Continuamos usando a Oral-B e com cinco dias, a dor nos dentes generalizou, principalmente na minha esposa, que sequer conseguia comer, pois os lábios também incharam. Eu ainda desenvolvi uma alergia horrível e tive que tomar Histamin para resolver. Com dez dias de uso contínuo e ainda sem saber que poderia ser do creme dental, nós escovávamos mais e mais e a sensibilidade nos dentes aumentava progressivamente. Após doze dias, nós resolvemos comprar a Colgate Sensitive e com três dias usando já melhorou bastante. Procuramos na internet e descobrimos dentistas indignados com a Oral-B Pró-Saúde, pois também tiveram tais reações e muitos outros consumidores integram a lista de reclamações. A P&G se limita a dizer que tudo é uma questão de adaptação, mas não é, pois a dor é insustentável. Para vender o estoque do produto importado da Europa, a P&G baixou o preço desse creme dental de R$4,50 para R$1,80, mas não retirou de circulação. ABSURDO. ONDE ESTÁ A ANVISA?

  143. Estou com esse mesmo problema.

    • Adorei esse blog! Eu usei um tubo da oral b e faz alguns dias que nao suporto a dor na parte interna e inferior do labio. Quando olho no espelho parece que está em carne viva. Estava super assustada e resolvi “procurar” o diagnóstico da doença na internet rsrs, quando me deparei com essa quantidade de reclamações. Vou suspender imediatamente o uso para ver se vai melhorar.
      Obrigada pelas dicas. Fiquei mais aliviada pq acho que nao se trata de alguma doença como eu estava pensando.

  144. Entrei pra saber porque minha boca estava soltando a pele, hahaha lendo seu caso, já entendi… estou usando a mando do dentista esse ” creme dental”…
    Deveriam indicar na embalagem que a abrasão é exacerbada… afff

  145. esta acontecendo comigo eu usei oral B white 3d e acabei de cre que realmente deixou minha boca assim além disso coça e fica muito irritada, o desejo é dentes claro e não boca avermelhada, não está sendo nada agradavel.

  146. Usei esse creme dental 3D white apenas 4 dias e minha boca está toda ferida e vermelha, muito desagradável, muita dor ao mastigar.

  147. Nossa! estava procurando algo que explicasse a minha alergia e dei de cara com isso. É realmente a oral b. Nunca tinha usado antes, sempre uso close-up ou colgate. E ha uma semana venho usando oral-b (writening) e estou com os mesmos sintomas.

  148. Comecei usar esse creme dental ha um mes, e com duas semanas de uso, toda boca, gengiva e etc, começou a ficar muuito sensivel e a escova começou a machucar, inclusive os alimentos, dai veio a descamação por todo lado, inclusive bem proximo dos labios, muito ruim, fiquei preocupada, até que tbm associei os sintomas ao uso do creme dental, resolvi pesquisar e acabei encontrando vcs aqui.

    • Suspenda o uso, Rachel. Deve resolver. :)

  149. Aconteceu os mesmos sintomas alérgicos comigo que aconteceram com vc, inclusive inchaço nos lábios, suspendi o uso e já estou vendo melhora

  150. Olá Ana, só quero agradecer. Com seus comentários eu descobri o porque da minha mucosa áspera e sensível há mais de 45 dias! Tive pequenas erupções e gengivite. Pensei até em estomatite, mas 40 dias é o tempo exato do meu uso da Oral B Pro-Saúde, tanto em casa quanto na rua, pois tenho uma amostra na bolsa… Agora vou ficar de 3 a 4 dias sem usar para confirmar. Um abraço.

    • Isso Herika, interrompa o uso. Deve melhorar.

  151. Muito Obrigada, Ana Tokus. Eu já estava desesperada,lábio inferior inchado, áspero, ressecado,muito parecido com a sua foto,minha língua ardendo e cheia de cortes. Fiz uma pergunta ao googol, e dou de cara com você que parece um anjo esclarecendo de forma tão simpática, mas o creme que estou usando há 2 dias e o colgate total 12. Já estava desconfiada que era o creme. Novamente Ana, Muito Obrigada , você só faz o bem.

  152. Olá Ana,

    Usei umas 03 ou 04 vezes esse creme, e me fez muito mal, descamou meus labios, a parte interna está com vermelhidão, arde e coça, não sei o que fazer, tenho a lingua fissurada e geografica, tudo já é muito sensível.
    Att,

    Sabrina

    • Sabrina, apenas suspenda o uso. Em uns 3 ou 4 dias deve estar tudo normal.

  153. Confesso a vocês que depois de descobrir esse post e os relatos, fiquei chocado.
    Há 2 anos, (2 anos!!!!!) estou com os mesmos problemas acima. Como faço exames trimestrais pra saúde, relatava aos médicos o que estava acontecendo e os médicos não sabiam dizer o que era. Como fiz uma cirurgia há 5 anos, achei que pudesse estar com algum problema de falta de nutrientes. Me entupi de vitamínicos, injeções, e nada de mudar.
    Comecer a ter paranóias que era alguma doença.. É só colocar no google esses sintomas pra tentar entender o que está acontecendo que aparecia outras doenças com sintomas parecidos.
    De uns meses pra cá, passei a identificar que a escamação e sangramento só ocorria depois que eu escovava os dentes. Cheguei a pensar que minha boca estava tão problemática que não aguentava a escovação.
    E isso influenciou MUITO meu dia a dia. Evitei beijar, ter relações, tive momentos de paranóia no trabalho (geralmente no início da tarde, ou seja, depois de escovar os dentes…), o que comprometeu o meu desempenho e fez com que eu desistisse de um trabalho super promissor alguns meses depois das primeiras vezes que isso ocorreu porque não consegui me dedicar/concentrar. Minha saúde bucal ia mal e eu me preocupava muito com isso… ou melhor, só com isso…
    Depois que eu li esse post, interrompi o uso de oral B e… Parou tudo! Parou, estou com a boca normal mesmo usando um outro creme dental mais simples (sorriso) que na minha cabeça deveria ser mais agressivo que o doce gosto da Oral B e está tudo normal!!!
    Gente, 2 anos com esse “problema” e isso causou transtornos psicológicos horríveis. Cheguei a pensar que era o sintoma inicial de algo pior. Podem achar que é exagero ou que sou o tipo de pessoa hipocondríaca (o que não sou, mas nesse caso, fiquei) e era um problema por causa de uma marca de creme dental??? Não sei o que é pior, se os médicos que nem desconfiavam o que eu tinha ou se uma marca como essa pode simplesmente causar esse tipo de transtorno na vida de um consumidor. E esse papo de que cada um é diferente que o outro é balela. Mais gente passa ou passou por isso e a classe médica precisa saber que pessoas podem ter esse problema com o creme dental. Que se alguém algum dia relatar esses sintomas, a resposta seja óbvia: “é seu creme dental”.
    Olhando pra trás agora eu percebo que minha boca deixou de ter essa descamação em momentos como férias em lugares que usei outros cremes dentais ou quando era hóspede de pessoas que não usavam Oral B.
    Eu não consigo me conter de tanta revolta. Não vou deixar assim. Sou publicitário e vou criar um site ou ação de facebook pra deixar claro que essa marca pode estar causando mal a outras pessoas que talvez não saibam o que está acontecendo.

    • Devíamos ser indenizados por danos morais!!!!

  154. Olá.
    Pesquisando sobre os meus sintomas, encontrei seu post. Sempre usei o creme dental Colgate Total12. No entanto, a embalagem do referido creme dental mudou e não me agradou, pois não coube no case que utilizo. Por esse motivo, comprei o creme Oral-B Pró-saúde. Comecei a usá-la somente pela manhã, em casa e à noite aproximadamente pelo dia 5/07. As demais escovações permaneceram com a colgate. Na semana passada, creio que umas duas semanas após o uso da OralB minha gengiva começou a ficar avermelhada. Cada dia que passava piorava. Na última segunda-feira (29/07) meus lábios amanheceram maiores do que os da Angelina Jolie. Procurei minha dentista que me recomendou a utilização de Periogard e me deu duas amostras de Oral-B para a gengiva. Utilizei a amostra mas ainda não comprei o Periogard. Hoje meus lábios amanheceram o dobro do dia anterior e quase não desincharam durante o dia. Hoje no almoço usei novamente a Oral-B e foi uma tristeza, muito sofrimento para escovar.
    Acho que vou suspender o uso da Oral-B mesmo.
    Obrigada pelas dicas.

    • Isso, Jerusa, suspenda o uso. Em 3 ou 4 dias sua gengiva / mucosa devem estar bem melhor (sendo essa mesmo a causa).

  155. Estou com o mesmo problema senpre que uso oral B pro saude fico com a gengiba e os labios superiores e inferiores irritados avermelhados , uma alergia seria mesmo. Usei uma vez e parei, achando que nao fosse o creme dental pró saúde causado da alergia voltei a usá lo novamente , resultado estou com o mesmo problema que como eless dizem é ” nao adaptacao ao produto” , parei de usar e não recomendo ninguém a usar.

  156. Yo tengo exactamente lo mismo por la misma crema dental :S
    Sólo la dejo de usar o tomo algún medicamento??

    • Sólo dejar de usar la pasta de dientes, Nat. No es necesario tomar ninguna medicina.

  157. Tenho usado o Pró saúde e tenho sentido muita sensibilidade embaixo da língua e na mucosa jugal também!

  158. Usei o creme dental Oral-B Pró Saúde Cuidado da Gengiva e o mesmo “acabou” com a minha boca…a gengiva ficou vermelha, dolorida, machucada, como se estivesse descamando. Horrível! =(

  159. Comigo aconteceu a mesma coisa, escamação na parte interna da gengiva, ardência na lateral e ponta da língua, e como uso há muito tempo vez ou outra minhas gengivas inchavam, ficavam super doloridas e sangravam. Bastou trocar de creme dental (não irei dizer o nome para não parecer propaganda) e todos os problemas desapareceram, inclusive o da língua grossa. Detalhe: consulto o dentista regularmente e cuido muito bem dos meus dentes. Pelo visto essa pasta só é boa para o Luciano Huck. Ainda bem que resolvi dar uma pesquisada no Google e achei o seu blog e outras tantos que relatam os mesmos problemas.

    • Alexandre, por favor, diga, qual creme dental você usa?

  160. Hoje (11/09/13) estou sofrendo horrores com minha gengiva ! O motivo… creme dental da ORAL B Pró Saude !! Minha gengiva está “cozida”! Soltou a pele, está sangrante e doendo muito ! Usei por uns 04 dias e ao perceber interrompi o uso. Fui pesquisar na internet e encontrei esse site… achei ótimo porque achei que fosse somente comigo. Acredito que a ORAL B deveria repensar na fórmula, porque eu não preciso nem pensar… não compro mais ORAL B !

  161. Comigo aconteceu o mesmo . :/

  162. Comecei a usar pela primeira vez, e achei estranho… o creme que uso parece ter uns cristaizinhos, e eu não vi isso antes.. porém pela primeira vez, todo dia, eu sinto algo na minha boca e quando tiro com a língua e pego, é aquela pele branca fina labial… eu tava achando que tava doente… fiquei preocupado… mas ao pesquisar e ver essa postagem como um dos resultados, notei que o creme dental é o mesmo… o qual estou usando pela primeira vez. Acho que é isso mesmo…

  163. estou de boca aberta com a quantidade de pessoas com este mesmo problema e o mesmo creme dental ! O que eu gostaria de saber é qual o creme dental que agride menos a nossa boca, pq na real acho todos ruins, cheio de espuma horrorosa e que não protege nossa boca de nada. Eu uso sensodine e vejo o quanto mudou no passar dos anos, não tinha espuma, agora tem, tinha um gosto mais “salgado” agora tá doce igual as outras, tão ficando cada dia pior.

    • Elide, os cremes dentais, como qualquer produto comercial, acabam se adequando à preferência do grande público. A maioria das pessoas gosta de espuma, do sabor mais adocicado e “ardido”… aí as empresas do ramo procuram agradar o consumidor. Mas, na prática, a pasta de dentes só não deve ser muito abrasiva e deve conter flúor, de 1000 a 1500 ppm, que é o que a maioria dos cremes dentais disponíveis no mercado oferece.

    • Elide, concordo com você. O que menos me agrediu foi esse http://imagem.maispreco.com/wp-content/externo/fotos/lj65/rapido_alivio_66.jpg e você, qual menos te machuca?

  164. Tambem tive esse problema, usando o oral-b pro saúde whitening minha mucosa interna ficou com aspecto irritado… parecia que tava corroendo tudo…

  165. Gostaria de saber, se alguem teve o mesmo problema com o enxaguante bucal da oral b, pq eu sempre uso o listerine ou colgate e nunca aconteceu essa descamaçao da minha boca, ta saindo muita pele, mas muita mesmo, so q n sangrou, agora ontem apareceu uma bolinha na bochecha e qdo passei a escova a mesma rompeu e adivinha? Era uma bolha d sangue, estou usando a mais de 15 dias e ate hoje nao parou de despelar minha boca! Acho q os produtos da oral b estao com muito poder quimico e podem ocasionar outros problemas! Obrigado pelas informaçoes! Excelente site!

    • Ivo, eu não usei o enxaguante e não me recordo de algum relato com relação a ele. Mas se você trocou de marca (para a Oral B) e começou a ver esses resultados, é muito provável que a causa seja essa. Minha sugestão é que você interrompa o uso, deve resolver.

    • Também tenho isso com enxaguantes!

  166. Bom dia Ana,
    Iniciei também essa semana a oral b, e esta ocorrendo a mesma coisa, até me assustei como descamou. Vou parar de usar com certeza, ainda bem que vi que não foi só comigo o ocorrido.

  167. Nossa ainda bem que vi esse blog, nesse exato momento nao estou nem conseguindo mexer minha boca de tanta dor debaixo da linguá. Ta totalmente dolorida, inchada, vermelha, ressecada, ate meu beiço de baixo esta inchado e vermelho.
    Estou usando, quer dizer estava usando a Oral B, porque a partir de agora nunca mais viu usar essa pasta maldita!!!
    Acabou com a minha boca… Devia ser proibida a venda desse produto, ou pelo menos os componentes deveriam ser revistos!!!

  168. Comprei Oral-B 3D White e tive muitos problemas como rachaduras nos labios, sangramento em gengivas, …
    Vamos ver se algum dia eles dizem algo a respeito, porque a cada dia aumenta o comentário deste blog

  169. Eu tive esse problema… voltarei para a Colgate também!

  170. Aff… Estava 3 dias usando o creme dental oral-B pro-saúde e também estou com os mesmos sintomas: boca dolorida, inchada, vermelha, ressecada, e meu beiço de baixo esta inchado e vermelho…Já estava ficando com medo e fui procurar alguma coisa na net que falasse a respeito…Concordo plenamente, os componentes desse creme deveriam ser revistos!!Obrigada pelas informações!

  171. Estou tão aliviada após ler este blog , que até respiro melhor rsrsrs.
    Há exatamente 2 semanas estou tendo problemas na mucosa ( parte interna lábios inferiores internos) começou com uma sensação de adstringência fortíssima, como se eu tivesse comido uma Fruta marrenta …a boca seca e sensação de descamação.
    Engraçado que eu nao tinha percebido o uso do creme dental ,viajei mudei de creme e fiquei ótima , não sabia o que tinha acontecido na minha boca …Mas voltei de viagem , e comecei a usar novamente o Creme Oral B Pro saúde cuidado com a gengiva e proto voltou pior a queimação na ponta da lingua e mucosa doendo . Agora fui salva por este blog , ja estava muito preocupada com minha mucosa pois a sensação e horrível e inexplicável .Jamais teria associado ao uso do Creme Dental .

  172. Estou usando há semanas esse mesmo creme. Semana passada apareceu uma bolinha d’agua na parte interna da minha boca, mas ignorei pensando que podia ter mordido sem querer. Hoje após escovar os dentes, senti muita dor e estou com a parte inferior interna do lábio inchado, áspero (como se estivesse cheio de bolinhas) e abaixo dos meus dentes vejo sangue na gengiva. Não sei como proceder, nunca tive alergia a creme dental. Usava até pouco tempo Sensodyne, pois meus dentes são sensíveis, mas troquei pela Oral B porque não influenciou na minha sensibilidade e ainda ajudou a clarear um pouco meus dentes : uma pena que terei que parar de usar porque é impossível escovar os dentes com a dor que senti.

  173. Engraçado que tava procurando na net algo que explicasse a descamação que minha mucosa está tendo hoje. Dai achei o seu site e a resposta para meu problema. Abri uma pasta da oral B ontem e estou usando, lembrei que escovando os dentes passei um pouco do tempo que geralmente fico , devido a televisão. rs. E deu nisso, mucosa toda descamando.

    Vou tentar misturá-la com outra e não ficar muito tempo pra ver se para.

    Obrigada pela postagem da matéria.

  174. Oi! Tive exatamente a mesma coisa… impressionante! Usei essa pasta durante um mês, e durante todo esse tempo sofri com esses problemas, cheguei até a comprar uma pomada para ver se aliviava, pois achei que eu estava escovando os dentes de forma errada. Toda vez q terminava a escovação eu sentia ardência. Além disso, às vezes a parte interna do meu lábio parecia uma “lixa”. Estava assustada, até q descobri q era essa pasta. Lamentável tantas pessoas com a mesma reclamação, espero que eles ouçam com um pouco mais de bom senso.

  175. Ola! realmente o creme dental da oral b sao bons, mas esta me fazendo mal, usei turante 5 dias e minha boca esta rececada e meus labios estao avermelhados e secos e sinto uma leve queimaçao sobre eles. Vou parar d usar gostaria d saber se minha boca vai voltar ao normal ou tenho que procurar um medico.” consumidor do produto oral b”

    • Raimundo, se o problema for mesmo o creme dental, o problema deve se resolver de forma espontânea apenas com a interrupção do uso. Caso persista, procure um dentista.

  176. Eu também desconfio que foi a oral-B pró saúde que na causou diversas aftas abaixo da língua, pois estou com uma alimentação balanceada e a princípio não percebi nada que pudesse causá-las, troquei de creme dental e elas sumiram… Bjs

  177. Oi! Sou dentista e minha cunhada me relatou queimação semelhante, olhei os lábios dela e estavam com reação alérgica semelhante a das suas fotos. A questionei se não estava usando um batom novo, o que ela havia comido no dia e resolvi pesquisar e encontrei seu relato. E ela ha alguns dias estava usando um creme dental da oral-B.

  178. Já estava ficando preocupada pensando em algo mais sério,com a situação de meus lábios superior e inferior interno e língua que vinham apresentando vermelhidão, ressecamento e sensação de queimadura a mais de 1 mês. Por coincidência estou usando creme dental Oral B. Suspendi o uso e pós 5 dias já estou melhor! Obrigada pelas informações! Muito me ajudaram.

  179. Ao encontrar esses relatos fiquei aliviado. Achei q estivesse doente como outros colegas aqui. Usava essa pasta ate pouco tempo atras achando q estava fazendo uma limpeza profunda qdo na verdade detonava minha gengiva. Isso apodreceu minha boca acelerou o processo e tove q fazer raspagem p conyer a inflamacao q me causou. Apos a raspag n tive coragem de voltar a usa-la por saber q ela era mto forte. Ainda bem q encontrei o site, oral-b nunca mais!

  180. Hoje usei o creme Oral-B Pró Saúde e minha boca ficou do mesmo jeito que o relatado. Está ardendo muito. Mas já usava outra linha da Oral e somente desta vez ficou assim. Sinto os dentes um pouco sensíveis também.

  181. Há quase um mês estou com o mesmo problema e estava realmente preocupada. ´Como tenho alergia alimentar e por alguns medicamentos, comecei pesquisando sobre minha alimentação e etc, ate que caí aqui..
    Exatamente…minha boca está igual a foto, uma ardência, queimação que não passa, e sim, há cerca de um mÊs estou usando a oral b cuidados com genviva e pro saude. Não imaginei que fosse o creme dental.Meus lábios começaram inclusive a inchar agora, com quase um mês de uso e por dentro tudo vermelho como se fosse afta, mas não dói, queima. Amanhã começo a usar o colgate sensitive que eu usava anteriormente…Eu tinha marcado dentista pra essa semana, com medo de outras doenças já que não achei nada na minha alimentação…

  182. Gostaria de acrescentar mais uma vítima do creme dental oral-b. Comecei a usar o mesmo a menos de uma semana e tive o mesmo problema que todos relataram, quais sejam: a parte interna dos lábios superior e inferior e embaixo da língua. Também chegei a imaginar mil um outros problema: Alimentação, herpes, candidiase, até que tive a ideia de pesquisar sobre essa pasta, e achei esses relatos.
    Minha esposa é dentista e já estava prestes a levar o caso a colegas especialistas. Vou parar imediatamente o uso e ver se melhora logo. Voltarei para contar o que acontecerá.

    • Por favor, Manoel. E desconfio que os sintomas vão desaparecer em alguns dias. :)

  183. AINDA BEM QUE ENCONTREI SEU POST. EU TENHO SETENTA ANOS E COM UMA SAÚDE PERFEITA, MAS EU SEMPRE USEI O CREME DENTAL CLOSEUP, MAS RESOLVI MUDAR PARA O ORAL B PRO SAÚDE, E COMECEI A NOTAR QUE AS PARTES INTERNAS DAS MINHAS BOCHECHAS ESTAVAM GROSSAS E DESCAMANDO, ACHEI QUE FOSSE ALGUM PROBLEMA QUE NÃO CONSEGUIA RESOLVER, QDO VI O SEU POST E CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE É ISSO MESMO. EU VOU A MINHA DERMATOLOGISTA AMANHÃ E MOSTRAREI A ELA ESSE GRANDE PROBLEMA. AGRADEÇO A VC, POR DIVULGAR ESSE PROBLEMA, IMPORTANTE PARA TODOS.

    • Oláa, o que sua dermatologista falou?? :) Obrigada!

  184. Que alivio encontrar essa materia. Agora a pouco escovei os dentes e comecei a sentir a saliva mais grossa na minha boca, quando vi parecia uma gosma esbranquiçada. Fiquei assustada e pensei que podia ser até candidíase bucal (uó!!!), então vim pesquisar na internet e encontrei essa materia! Realmente estou usando oral b já faz uma semana, estou sentindo a mucosa um pouco sensivel em algumas partes da boca também, mas nenhuma ardencia. Então só pode ser alergia também.

    Enfim, obrigada aos envolvidos pelo post, foi muito útil para mim! :D

    • ;)

    • Foi muito útil mesmo!! Estou com a esperança de resolver esse problema agora, meus dentistas sempre consideraram normal. É que não é só com o oral-b que tenho esses sintomas, mas com quase todos os cremes dentais. Só que o oral-b é o mais forte.

  185. Olá, seu posto foi um achado. Senti os mesmos efeitos relatados por você após o usos dos cremes dentais da oral b. O mesmo aconteceu com minha esposa. A gengiva começou a inchar, ficou bem irritada chegando ao ponto de ficar ferida. A mucosa da boca começou a soltar uma pelinha. É uma pena pois também gosto dos sabores destes produtos.

    • Olá Luiz, por qual creme dental vocês substituíram o oral-b?

  186. Sou mais uma entre tantos!
    Na primeira vez em que usei o creme dental oral-b azul, percebi um incômodo, uma ardência imediatos, mas não dei muita bola e acabei esquecendo. Aí com o uso contínuo foram intensificando esses sintomas todos relatados, especialmente o incômodo embaixo da língua. Chegou ao ponto de eu não conseguir mexer a língua, toda a gengíva e a parte interna dos lábios vermelhos e sensibilizados. Acordava à noite por conta da dor…Estava a ponto de ir ao médico quando “lembrei” que poderia ser o creme dental. Suspendi o uso e em três dias os sintomas sumiram!
    Por sinal, a única pasta de dente que eu tinha para substituir a oral-b era a Crest, e graças a Deus ela não me deu reação! Senão eu não descobriria nunca, pelo que estou lendo por aqui…
    Essa marca deveria ser retirada do mercado…olha a amostra que temos, só nos comentários de post…
    Estou assustada!

    • É verdade! Tenho todos esses sintomas com qualquer creme dental! Em níveis diferentes, mas o oral-B sem dúvida é o pior. Achava que era normal, pois meus dentistas disseram que é “frescura”. O que fazer?

  187. Tive exatamente os mesmos problemas com a Oral B pró saúde: aftas, irritação na gengiva, meus lábios ficaram secos e rachados, além de boca seca e descamação da mucosa após a escovação. Achei que o problema era comigo já que tenho alergia a outros cosméticos como esmalte e alguns hidratantes, mas no segundo dia de uso percebi que se tratava de uma reação alérgica ao produto. Uma pena mesmo, pois o sabor é ótimo. Infelicidade minha ter comprado um kit com 3 cremes dentais e um enxaguante bucal, o qual não tenho coragem de usar.

    • Ana Carolina, também tive os mesmos problemas com o creme dental oral-b (e algumas outras marcas tbm), e também tenho alergia a esmaltes e alguns hidratantes (no rosto)!! Será que essas alergias têm relação??? Qual creme dental funcionou com você?

  188. Hahaha, há dia meus lábios e bochecha estão soltando a pele, e procurando informações a respeito na internet achei este site, e adivinhe só, eu estou usando o bendito creme dental azul da Oral B.
    Bem, acho que encontrei o motivo, mas vou trocar de creme dental para confirmar, caso não melhore procurarei orientação de um profissional. Mas é muita coincidência!!!

    • Não deve ser coincidência não, Cristina… ;)

    • E então, melhorou? :)

  189. Meu marido achou o blog ao procurar possíveis esclarecimentos para o que estou passando. Há 3 dias realizei um tratamento dentário com flúor, deixando a parte interna da minha boca um pouco sensível, mas sei que é normal (inclusive a dentista avisou que eu poderia sentir um pouco de dor e então tomar medicação). No mesmo dia comecei usar a Oral-B Pró-Saúde e senti uma grande ardência , mas não dei atenção por pensar ser normal, devido ao tratamento realizado. Usei mais umas duas ou três vezes e optei por usar outro creme dental, sentia minha boca cada vez mais dolorida, no entanto eu continuava associando a dor ao tratamento com flúor. Cada dia que passava minha boca piorava e hoje tive que marcar consulta às pressas, pois não aguentava mais a dor. Meus gânglios do pescoço incharam, a garganta dói, os lábios estão ressecados e TODA a parte interna da boca está MUITO DOLORIDA e como se tivesse sido queimada, vermelha. As laterais da língua incharam, embaixo da língua parece ter saído a pele e também saíram aftas entre a gengiva inferior e o lábio. A dor é muito grande e até mesmo tomar água tem sido bastante difícil. Acredito que eu estava sensível devido o tratamento que fiz e então o uso desse VENENO foi como uma verdadeira bomba, lendo os relatos vejo vários sintomas parecidos. Não são “casos isolados” como a Oral-B argumenta, isso não pode passar de forma omissa, por isso contribuí com meu relato. É muito sério isso, não é possível deixar esse produto à venda e depois usar o clichê “depende de cada organismo”, eu já estou sofrendo há dias com tudo isso, está difícil fazer minhas atividades diárias e não consigo sequer falar ou tomar água. Tive que iniciar o tratamento com corticoide na tentativa de remediar esse problema.

  190. Eu comprei esse creme dental pró saúde da Oral B e minha boca se encheu de aftas, me impedindo até mesmo de comer, por tanta dor que estou sentindo. Mandei um e-mail pra P&G e ainda não obtive nenhuma resposta. Sempre usei Colgate e nunca tinha tido nenhum problema, fui trocar e me arrependi muito. Oral B, nunca mais!

    • Bruna, quando a P&G responder, você poderia compartilhar conosco a resposta? Vamos ver se mudou alguma coisa… :)

  191. Faz mais ou menos 1 semana e meia comprei pela primeira a pasta da Oral b e também tive problemas com esta pasta . Minha mucosa ficou com muitas lesões ulcerativas (aftas) e como continuei usando sem perceber que podia ser ela a causa do problema as aftas não cicatrizaram . Percebi que logo depois de usar a pasta tinha uma sensação de ressecamento e queimadura nos lábios , dai o “clic” , pode ser a pasta de dente . Comecei a usar a pasta que usualmente uso e a sensação de queimação melhorou . Lembrei que um paciente ,pois sou dentista , me relatou um problema de Quelite angular ( aquele corte que aparece no canto dos lábios ) e eu perguntei a ele : Você está usando algum produto diferente do que você usava ? E ele respondeu: Estou usando a pasta da Oral b . Então pedi para ele parar de usar a pasta para fazer o teste . E ” batata” …
    Muito importante a informação e divulgação que realmente existe uma parcela da população que pode ser alérgica a algum componente do produto e a Oral b deveria se preocupar com a informação destes problemas em suas propagandas e rótulos !
    Andrea Porto

    • Oi Andrea, qual pasta você está usando? Pra mim todas estão ardendo e descamando, mas com a oral-B os sintomas são bem mais intensos.

  192. Encontrei o blog depois de pesquisar muito sobre o que estava sentindo na minha boca. Estava usando a Oral-b cuidado com a gengiva. Percebi alteração desde o primeiro dia que a usei. Minha mucosa descamando, ferimento debaixo da língua e uma sensação de ressecamento nessa região. O post me ajudou muitíssimo, pois já estava ficando preocupada. Também sou alérgica então. Oral-b nunca mais. Muito obrigada.

    • Tatiane, qual você está usando agora? Pois não encontro mais nenhum creme dental que não descame nem um pouquinho…

  193. Impressionante a quantidade de depoimentos. Estou tendo uma reação idêntica à apresentada na foto após uma semana de uso da dentista. Infelizmente vou ter de abandonar o creme “pró-saude”, o que é uma pena, também gosto bastante dos cremes da Oral-B…
    Muito obrigado

  194. A CONCLUSAO É UMA SÓ: O CREME DENTAL DA ORAL B TEM MAIS EFEITOS COLATERAIS QUE O DACONCORRENTE NA MAIORIA DAS PESSOAS. É COMO A ORAL B DISSE E DEVE REPETIR EM TODOS OS EMAILS PARA QUEM NAO ENTENDEU: TEVE EFEITOS COLATERAIS? SEJA INTELIGENTE E PARE DE USAR.
    INDICO E USO OS CREMES DENTAIS DA ORAL B QUE SAO SEM DUVIDAS OS MELHORES NO MOMENTO, POIS COMO SABEMOS O CONCORRENTE USA O TRICLOSAN QUE JA É UMA SUBSTANCIA ANTIMICROBIANA ANTIGA, BARATA E ULTRAPASSADA, SEM CONTAR O MARKETING AGRESSIVO DOS MILAGROSOS DOZE BENEFICIOS DURANTE DOZE HORAS.
    O FLUORETO ESTANHOSO UTILIZADO NOS CREMES DENTAIS DA ORAL B, COMO NOS SENSACIONAIS CUIDADO DA GENGIVA E CONTROLE DA PLACA, FOI MUITO UTILIZADO ATE A DECADA DE CINQUENTA E DEVIDO A PROBLEMAS DE ESTABILIDADE A INDUSTRIA O ESQUECEU, PROBLEMA RESOLVIDO COM O HEXAFOSFATO NA FORMULA. ALEM DISSO POSSUEM ZINCO PARA MAU HALITO, SILICA QUE POSSUI MELHOR PADRONIZAÇÃO DA ABRASIVIDADE E POR AI VAI…BASTA VER ONDE ELE É FABRICADO (ALEMANHA) E A TECNOLOGIA EMPREGADA NO PRODUTO. SALVE OS “NAO ALERGICOS”.

  195. Boa noite, está acontecendo comigo agora pela segunda vez, minha boca está toda machucada, agora nao sei o que usar.

  196. Comigo aconteceu a mesma coisa, Dra! Comecei a utilizar este creme dental por indicação do meu dentista. Confesso que dei várias chances ao creme dental, mas estou muito incomodada com esta descamação da mucosa (fico mega irritada com isso, é muito desagradável!), portanto, vou trocar o creme dental ;)

  197. Graças a Deus , Ana …depois de muito pesquisar consegui encontrar este site para tirar esta dúvida que já estava me preocupando muito, escamação por dentro da boca…estava constantemente saindo uma pele de dentro da minha boca e eu n ão estava entendendo aquilo e estava aumentando a cada dia que passava, pensei até que estava com algum problema serio de saúde…mas quando me deparei com seu relato descobri que estava usando a oral B também…na mesma hora parei de usar e o problema desapareceu…como outras pessoas já disseram a pasta tem um gostinho muito bom e deixa a sensação de boca limpa…mas infelizmente tive que abolir este produto. Obrigado pela dica…

  198. 3 DIAS DE USO DESTA PASTA ME RESULTOU EM INÚMERAS AFTAS EM BAIXO DA LÍNGUA, COISA QUE NUNCA TIVE. A PARTE INFERIOR DA LINGUA ARDE COMO SE ESTIVESSE FERIDA E QUEIMADA. INTERROMPI O USO IMEDIATAMENTE E AS AFTAS DESAPARECERAM. MAS A QUEIMAÇÃO E DOR PERSISTEM COMO SE A LINGUA ESTIVESSE FERIDA. NÃO USO ESTA PASTA NUNCA MAIS E NÃO RECOMENDO A NINGUÉM. UM ABSURDO QUE AINDA ESTEJA À VENDA E QUE A ANVISA PERMITA UMA ATROCIDADE DESTAS CAPAZ DE AFETAR A SAÚDE DOS CONSUMIDORES.

  199. Tbém estou com descamação interna na boca e usandoh a meses o creme dental pró-saúde. Sinto a saliva cremosa tbém; vou parar já com este creme e substituir por outro.

  200. Bom dia!
    Também estou com o mesmo problema, descamação forte interna na boca, inclusive sinto um pigarro após a escovação em minha garganta!
    Agora, é lamentável, a P&G , tendo este tipo de comportamento, o mínimo que deveriam fazer, além de uma atenção especial aos que estão procurando a empresa, como também tomar uma atitude e retirar do mercado este produto para averiguação.
    E a ANVISA diz o que?
    Alguém já contatou?
    Imaginem quantas pessoas estão nesta situação!

  201. Olá, uso esse mesmo creme dental e tenho esses mesmos problemas, amanhã mesmo vou parar com o uso, porque minhas gengivas estão sangrando com facilidade, sempre que uso o fio dental antes da escovação, minha gengiva sangra. Minha boca solta a mesma pele também, e não é só comigo que acontece, com meu pai, minha mãe e meu irmão acontecem as mesmas coisas, todos nós aqui usamos o mesmo creme dental. Até amanhã.
    :)
    Beijos.

  202. Olá Ana,
    Eu usei o creme dental da Oral-b e tive sérias complicações na garganta, gostaria de saber se o creme dental Oral-b complete causa inflamações na garganta.
    Obrigada.

    • Maria Clara, creio que não. Até porque a espuma do creme não entra em contato diretamente com a garganta, já que não é engolido.

  203. Nossa, está acontecendo exatamente os mesmo sintomas descritos acima comigo e estava assustada, eu também uso o mesmo produto, vou suspender o uso imediatamente pra ver o resultado, foi de muita valia o artigo, obrigada!

  204. Bom, depois de três dias sem usar o produto, os sintomas desapareceram, pelo visto era mesmo o creme dental que estava causando alergia!

  205. Também adoro o gostinho dos cremes dentais da Oral-B, mas interrompi o uso após perceber os mesmos sintomas.

  206. Caramba, usei esse oral B pro saúde e fiquei doente, rsrs. Pior q tentei usar 4x por teimosia, sempre com descamaçao e hipersensibilidade da mucosa, sendo q desta vez 3 úlceras aftosas estão me incomodando muito. Definitivamente não é alergia, cujo sintomas e sinais são outros. Intolerância a química que utilizam, que ao meu ver deveria ser corrigida.

    • Pois é, Juliano, também acho. Mas segundo o fabricante, a intenção é provocar essa descamação mesmo (a tal “limpeza profunda”), portanto o problema passa a ser o usuário… eu, você e um monte de gente. Vá entender…

  207. Apos utilizar um produto que é muito gostoso, iniciou depois de algumas semanas uma irritação na minha gengiva/paredes da boca. Se eu deixo de utilizar o produto, ameniza. Quando passo a usar novamente, volta o problema. Fiquei com receio, comecei a pesquisar na internet sobre casos, sempre caindo em doenças bizarras. Ai me deparei com este blog, onde estavam reclamações semelhantes (foi meu melhor presente de aniversário, sério, um alívio), pois embora tenha encontrado toda bizarrice, ainda não tinha os mesmos sintomas apresentados no meu caso! Infelizmente (pra eles) terei que parar de utilizar o produto da marca. Foca no concorrente! Obrigado.

  208. Eu tive problemas já na primeira vez que usei, mas não associei a pasta de dente. Até que ontem, eu fui escovar o dente,e a reação foi instantânea, a gengiva inchou na hora, os lábios também, e até no queixo onde escorreu um pouco de espuma deu alergia. Hoje acordei com a boca pegando fogo, tá tudo vermelho e ardendo muito, como se eu tivesse queimado a boca, não consegui escovar os dentes, nem com a Sensodyne, porque queimava a boca. Liguei no SAC, mas como é fim de semana, não consegui falar, mas no final da gravação, eles informam um telefone de emergência médica. Liguei e uma secretaria me atendeu, anotou meus dados e disse que a médica (ou dentista, não sei) me ligaria assim que possível. E em menos de 10 minutos ela me retornou, dizendo pra eu suspender o uso (já tinha feito isso), para escovar os dentes com pasta infantil, por alguns dias, e que possivelmente, em 48 horas, os sintomas desapareceriam, mas se isso não ocorrer depois de 3 ou 4 dias, é para eu procurar um pronto socorro. Resolvi mandar um e-mail para a Oral B, porque na minha santa inocência achei q eu era um caso isolado, mas ao fazer uma pequena pesquisa, achei esse post e vi que são muitas pessoas como as mesmas reações! Agora nem sei mais se vou mandar o e-mail, porque de nada vai adiantar pelo jeito! Ótimo post, obrigada! Só para constar, a foto da sua boca “está linda” se comparada com a minha :/

  209. Eu costumava usar outra marca de anti séptico (listerine no caso rs) decidi experimentar oral B, quando comecei o bochecho minha boca começou a arder muito, cuspi, não fiquei nem 10 segundos com ele na boca quando fui ver minha gengiva, a parte inferior dos lábios e a ponta da minha língua estavam mega vermelhos, como se eu tivesse machucado sei lá, e ardeu muito, fiquei com um pouco de medo mas nem liguei, no dia seguinte pela manhã ocorreu a mesma coisa, comigo e com meu irmão, estou com a boca toda machucada faz 3 dias , marquei com meu dentista Fui hoje pela manhã e ele me recomendou suspender o uso do oral B =\

  210. Eu desde o primeiro uso da Oral-B, tive o problema de escamação, saia pele dos meus lábios, e bochechas como uma gosma, e de teimosa continuei o uso, achei que isso acontecia por ela ser forte. Insisti no uso e usei várias pastas de dente diferentes da Oral-B e resolvi procurar na internet se isso era normal, porque hoje, depois de alguns dias de uso, acordei com aftas embaixo da língua e algumas partes brancas, e está muito dolorido. Considerando que não tive nenhum comportamento que pudesse causá-las, só a pasta de dente que me dá sensibilidade e agora aconteceu isso.

  211. Estou usando o enxaguante oral da oral B “Clinical Protection”.
    Duvidas: ao enxaguar a boca, formam-se grumos como que coagulados. Alguem de voces sabe o deveria ser isto?
    Comecei com quadro de labirintite leve. Depois de passar quase um mes tomando remedio para labirintite, melhorei. Interrompi a medicação e o quadro voltou. Suspendi o enxaguante ontem, e tenho e sensação de alguma melhora, mesmo sem medicação. Alguem tem algo semelhante relatado ou alguma informação correlata ?
    Obrigado pela atenção!!
    Paulo

    • Paulo, me parece coincidência. Em princípio não vejo relação alguma entre o enxaguante bucal e a labirintite. Os grumos que você relata provavelmente são provenientes da descamação que o enxaguante causa na mucosa.

  212. Hj é o segundo dia usando esta pasta. Infelizmente também estou tendo reação à pasta, até meu rosto e nariz ficou pintados de vermelho e ardendo (isso pq tenho hábito de usar pouca pasta).

  213. Já estava quase marcando uma consulta com meu dentista, quando resolvi colocar meus sintomas no google e achei esse post! Estou usando Oral-b Pro saúde cuidado com a gengiva faz 2 semanas e, faz 2 semanas que tenho uma descamação intensa na boca após as escovações, assim como a maioria das pessoas aqui. Vou suspender o uso.
    Acho muito importante manter esse post “ativo” para tentar reunir o maior número de relatos possíveis e tentar mostrar para a P&G que esse problema acontece com mais frequência do que eles imaginam.
    Contei o que aconteceu para os meus pais e dei o resto do creme dental para eles, vamos ver se eles vão ter a mesma reação ou se serão mais sortudos do que eu!

  214. kkkkkkkkkkkkkkk tive o mesmo sintoma e ontem parei de usar oral b pró saúde, e vejo que desde 29/06/13 existe esse problema… e nada foi feito pela industria para neutralizar e atender a toda população. infelizmente estou fora, foi a melhor pasta que utilizei, mas não quero mais sofrer.

  215. Tenho usado Oral B há tempos, meses, e já tinha dado como certa a quebra de todos os concorrentes. Eu mesmo a indiquei a vários amigos – estou, agora, com a consciência pesada (rs). Minha boca, lábio inferior e língua, têm ficado com intensa ardência e queimação. A primeira impressão é q tinha queimado mesmo, mas estranhei a frequência com que estava queimando a boca (rsrsrs). Agora, por exemplo, está queimando bastante e, coincidência, escovei o dente há pouco. No meu caso estou achando que tem relação com stress ou com alguma coisa que tenho comida e que associado aos componentes da formula pode estar dando alergia. Pode ser…na dúvida vou suspender o uso.
    Minha área de formação é marketing, e, fiquei abismado com a incompetência gerencial da P&G no atendimento a você Ana, profissional da saúde bucal. Culpar a atendente é um enorme erro.

  216. Boa noite!

    Também comecei a usar, ja faz mais de 15 dias, porém estou com a boca descamando… O creme dental é o 3D WHITE LUXE.

    • Descamação é uma das reações mais comuns, Joana. Segundo o fabricante, isso faz parte do conceito de “limpeza profunda”…

  217. Vim parar aqui justamente tentando descobrir que raios é essa pelezinha que está aparecendo na minha boca pela manhã!!! Ufa que alívio descobrir o que é!! Estou usando justamente a oral b pro saúde cuidado da gengiva…. vou voltar pra colgate!!!!

  218. Olá! Ninguém responde a duvida da Helena Augusta? Eu sofro com isso há 2 anos, minha boca arde, descama muito mas não tenho feridas ou aftas e observando o que podia causar isso percebi que é apos escovar os dentes e se eu ficar o dia todo sem escovar minha boca não arde e a descamação some. Eu uso Colgate total 12 ha anos e nunca me deu isso. Uma amiga disse que as vezes uma pessoa pode passar anos para desenvolver uma alergia a uma determinada substancia. Tem muitos dentistas neste blog, será que nenhum é capaz de indicar qual é a pasta menos abrasiva no mercado? Quais substancias presentes em pastas são capazes de provocar esse tipo de alergia e descamação? E se existe uma pasta especifica para pessoas alérgicas às pastas comuns. Eu e a Helena agradeceríamos muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito.

    • É que não é bem assim, Luzia. Não existe um “ranking de abrasividade” dos cremes dentais, e essa informação nem vem nem na embalagem… se a pessoa quiser saber se a pasta é abrasiva, ou experimenta ou entra em contato com o fabricante e torce pra ser respondido. Em geral, as pastas que prometem branqueamento, remoção de manchas e “limpeza profunda” (seja lá o que isso signifique) são as mais abrasivas.

      Como eu esclareço no texto: “A abrasividade de uma pasta de dentes é dada por duas escalas chamadas REA (Relative Enamel Abrasivity, abrasividade com relação ao esmalte) e RDA (Relative Dentine Abrasivity, abrasividade com relação à dentina), e essas escalas nem sempre correspondem entre si (uma pasta de dentes que tem RDA alto não tem necessariamente um REA alto). Eu procurei e não consegui descobrir quais são os REA e RDA dos cremes dentais da família Pró-Saúde, mas a ADA (American Dental Association) preconiza que um dentifrício com RDA abaixo de 250 pode ser considerado seguro. Já a FDA (Food and Drugs Administration) considera como seguros dentifrícios com valores de RDA abaixo de 200″. Repito: essa escala não consta na embalagem.

      Sim, as pessoas podem começar a apresentar alergia a substâncias que nunca incomodaram antes. As substâncias que causam descamação dependem da pasta de dentes… na linha Oral-B, parece ser o hexametafosfato de sódio. Não, não existe uma pasta de dentes específica para “pessoas alérgicas às pastas comuns”, até porque cada pessoa pode ter alergia a um componente diferente do creme dental.

  219. Olá Ana.
    Bom, comecei a fazer o tratamento com a OralB WhiteStrips, as tais fitas clareadora. Após 3 dias de uso como recomendação do produto, sendo usado 2 fitinhas ao dia. Percebi que minha gengiva estava muito sensível e avermelhada. No outro dia acordei com minha gengiva cheia de “aftas” e dolorida, nem mesmo consigo escovar os dentes direito. Gostaria de saber se soube de outro caso igual ao meu, pelo que li em alguns comentários, o grande problema é o creme dental. E o estranho é que uso o creme dental e nunca havia acontecido essa sensibilidade.

  220. Aconteceu o mesmo comigo, mas não tinha associado ao uso do creme dental, adoro muito ele, porém suspenderei o uso =/

  221. Ana, estou sentindo exatamente a mesma coisa, mas ainda mais grave, com fissuras embaixo da lingua que chegam a ficar esbranquiçadas e ardendo muito. Os cantos da boca estão como se estivessem queimados. Como estava tomando antibiótico, associei o problema ao antibiotico. No entanto, ja terminei o antibiótico há 4 dias e os sintomas só pioram.
    Quando achei este post fui ver o creme dental que estou usando e é o Pro Saude Whitening da Oral B, que meu marido comprou em uma promoção. Devo ter usado continuamente por uns 15 dias, o que pode ter agravado meu caso. Que absurdo, um produto provoca uma reação dessas nas pessoas, eles tratam com descaso e em vez de retirar das prateleiras ainda colocam o produto em promoção para vender mais rápido!! Indignada! Vou ver como fazer uma reclamação formal.
    Usei por uns 15 dias, talvez por isso a reação esteja tão mais forte.

  222. Comprei pacote com 3 colgate luminous white, tive a mesma reação de descamação da mucosa do labo inferior. Procurei pela composição e não encontrei o componente hexametafosfato de sódio. Acredito que possam existir outros componentes sendo utilizados em cremes dentais de clareamento que provocam efeitos / sintomas semelhantes.

    • Julia, o hexametafosfato de sódio é um ingrediente que só a Oral-B pode usar no Brasil, as pastas da Colgate não têm, mesmo. Isso não quer dizer que as pastas da Colgate não possam causar problema semelhante, é como você disse, podem existir outros componentes responsáveis pela “alergia”.

  223. Adicione mais um no total.
    Voltando urgente ao creme dental basicão Sorriso.
    Mas vou reclamar também: a embalagem não indica nada sobre este tipo de reação. É o mínimo que podem fazer.

  224. Boa tarde,
    Também estou desconfiada que tenho alergia a esta pasta azul. No meu caso foram erupções cutaneas. Ainda nao fiz o teste de alergia com exame de sangue, mas, provavelmente tenho viu.

  225. Boa tarde, Ana!
    Estou sofrendo do mesmo problema que você relatou. Uso a OralB Pró-Saúde e comecei, há duas semanas, a sentir a mucosa inferior e posterior da boca mais sensíveis que o normal, principalmente após a escovação (olhando no espelho, dá para observar que estão mais avermelhadas e ressecadas, iguais às suas na foto). Escovo os dentes 5 vezes ao dia, não sou fumante e nem faço uso de bebidas alcoólicas.
    De fato, a pasta da OralB, embora refrescante, tem causado bastante ardência durante e após a escovação.
    Vou suspender o uso e, dentro de alguns dias, volto a lhe escrever para relatar se houve melhora.
    Grande abraço e obrigada pelo seu post.
    Suzana

  226. Gente!!! Minha boca está igualzinha a da foto! E comecei a usar Oral-B complete tem 1 mes mais ou menos.
    Senti minha boca meio áspera e fui observar no espelho. Vi bolhas minúsculas, quase imperceptíveis e minhas veias bem avermelhadas. Resolvi pesquisar na internet e achei esse post com as mesmas características.
    Vou parar de usar esse creme dental para fazer o teste. Só pode ser isso!

  227. Eu não posso usar nenhuma versão dos cremes dentais da Oral-B porque me causam alergia. Fico com os lábios cheio de pontinhos, como se fosse pequenas acnes.

    Minha dentista disse que é alergia.

    Posso usar qualquer outra marca que não me causa alergia.

  228. Olá! Estava usando a Oral-B Pró Saúde, e estava percebendo realmente uma diferença na minha boca. Resolvi pesquisar sobre isso, e vi que não era só a minha mesmo. Acontecia LITERALMENTE TUDO IGUAL na minha boca. Abandonei a Oral-B e parti para a Colgate..
    Não chego a me importar tanto com a pasta, mas acho realmente uma falta de consideração da empresa, lançar um produto que faz isso com muitos usuários.

  229. Olá Dra. Ana! Eu comecei a usar o creme dental Oral B Whitenning por alguns dias e meus lábios incharam demais, parecia excesso de botox! Interrompi o uso e logo a boca voltou ao normal. Eu sou super alérgica e estou investigando minhas alergias na pele. Enfim, um ingrediente comum neste creme e em outras coisas que eu tive reação é o corante CI 42090. Pelo que eu li na internet esse corante está associado ao cobalto. No meu teste de contato, deu positivo para cloreto de cobalto. Enfim, parece que no meu caso, o agente que causou forte reação alérgica foi o corante, que neste caso é o CI 42090. Este corante está presente em vários cosméticos e também em enxaguatorios bucais. Continuo investigando minhas alergias, por enquanto são estas as minhas conclusões. Se a Dra souber de relatos semelhantes, poderia me informar? Obrigada.

    • Leilie, desconheço outros casos de alergia ligados ao corante CI 42090. Creio ser algo bem específico, um fator a mais pra que o creme dental cause reações adversas. Abraço!

  230. Olá, gostaria de compartilhar meu “sofrimento”.
    Esses sintomas que você descreveu ter com a oral B eu sinto com muitas pastas de dente (colgate e closeup também) e com os enxaguantes bucais da oral B, colgate, e principalmente listerine. Já contatei meu dentista que diz nunca ter visto alguém com esses sintomas e pra mim é um peso cuidar da minha higiene bucal, já que me sinto muito mais incomodada depois da escovação com essa “descamação” e a boca muito seca! Você tem alguma sugestão de produtos mais sensíveis? Pois acredito que eu seja alérgica a algum componente muito comum desses produtos. Obrigada!

    • Bruna, desconheço a existência de um creme dental hipoalergênico. Mas quanto aos enxaguantes bucais, você não precisa usá-los de forma periódica, não há necessidade. Mas, se for usar, prefira os sem álcool.

    • Bruna, eu sinto muita sensibilidade na gengiva com a Colgate, pois meu marido usa colgate sensitive. Sempre usei a Oral-B pró-saúde, sem nada de especial, mas a última vez comprei uma com branqueador e foi tiro e queda: a mesma sensibilidade, dor na gengiva na hora de escovar e sangramento (geralmente após 3 dias de uso). Eu relacionei com o branqueador, que era o que havia em comum nas duas marcas. Fiquei desesperada, pois fui ao supermercado escolher outra pasta e TODAS tem branqueadores!!!

  231. Aconteceu a mesmissima coisa comigo, boca áspera, vermelha, mucosa soltando umas “pelinhas brancas” como se fosse nata de leite. Além do péssimo gosto das pastas da Oral B (parece xarope para tosse). Uma pena porque quando usei a pasta da Oral B (clinical protection – cuidado da gengiva) senti que deixou meus dentes bem limpinhos (mais do que a concorrente). Tive um problema também com a Colgate Luminuos White (deixou meus dentes hiper sensíveis).

  232. Boa Noite, tive o mesmo tive de sensibilidade na minha boca e logo associei ao uso do creme dental Oral-B Pro-Saúde. O engraçado é que já usei outros tipos de cremes da Oral- B e não tive reações. Já estava ficando muito preocupada, mas ainda bem que achei os relatos de vocês. Eles tem que valorizar mais os clientes dele e melhorar o produto, afinal é o creme dental mais caro do mercado.

  233. A internet foi uma dádiva. Há três dias que sinto a boca salgada e com ardor não muito forte nos lábios. Fiz a pergunta no Google “boca salgada” e apareceu o vosso site. Uso há três semanas Oral-B. Já fui comprar sensodine e dentro de dias digo-vos se de facto a pasta Oral-B fez a alteração na minha boca.
    Afonso

  234. Prezada Ana Paula,
    Li seu artigo e pelo menos ele me deixou um pouco mais tranquilo. Terminei um tratamento de branqueamento a laser há pouco tempo e, depois de concluído, passei a usar o creme dental da Oral B (o azul). Imediamente após o uso a minha mucosa bucal apresentou vermelhidão e sensibilidade, além de um pequeno inchaço. Depois de uns 5 dias de uso, visto que foi a única coisa diferente que fiz (a mudança de creme dental), voltei a usar o creme que costumeiramente uso (Colgate). Porém, após quatro semanas de uso, minha gengiva ainda apresenta a sensibilidade (e um pouco áspera). Acho que o processo desencadeou também uma sensibilidade para os componentes presentes no Colgate.

  235. Graças a Deus encontrei essa pagina sobre isso, porque usei esse creme dental e aconteceu a mesma coisa, ja estava preocupada, pois meu dentista disse que eu poderia esta com algum problema serio de saúde, mas agora ja sei o que aconteceu e sinto um grande alivio. Nunca mais Oral B.

  236. Santo Google, bastou colocar os meus sintomas e vuuuuuuuala esse blog, maravilhoso e bem explicativo, muito obrigado AnaTokus, li o seu relato e coincide exatamente com o meu, tive as mesmas reações que as suas, so que comingo o que mais me chamou atenção foi a boca perdendo camadas finas de pele, vez ou outra sentia uma sensação estranha e a boca ardida, e quando via tinha uma na minha boca um pouco de pele solta.

    Magno Nobre

  237. Bahhh eu não estou tendo alucinações então! kkkk

    Eu amoooooo o creme dental da oral b, pelo gosto e sensação de limpeza, mas se eu uso por 2 ou 3 dias aparecem aftas e mais aftas na minha boca. Fiz o teste umas 4 vezes pra ter certeza! 2 dias de uso contínuo já é suficiente pra aparecer aftas mega dolorosas que levam uma semana pra sumir. Nunca notei esse vermelhão mas deve ter ficado também!
    Muito obrigada pela informação, agora já to entendendo o que e passa rsrs.

  238. Tive o mesmo problema. Não me prendo a marcas e costumo comprar qualquer pasta de dente. Comprei a da ORAL e depois de alguns dias percebi que ao longo do dia minha gengiva ficava soltando “pelinhas” . E de manhã, ao acordar, minha boa estava cheia de pelinhas tb . Parei de usar e os sintomas desapareceram. Bom entrar aqui e ver que o problema realmente era da pasta. Fiquei preocupada de ter problema na gengiva.

  239. Incrivel,!!!
    Eu comecei a procurar na internet sobre boca escando, e achei estes posts.
    Que coisa!
    Achei que a oral B tivesse mais responsabilidade, pelo tamanho da empresa.
    Eu achei o creme muito gostoso, dá uma refrescância legal, mas minha boca escama também como se tivesse nata na boca. Bom saber que passarei evitar produtos deles.
    E não é só isto comprei uma escova elétrica(sensacional), mas de brinde veio as fitas clareadoras.
    Não ficam nos dentes, saem e portanto não clareiam nada.

  240. Usei essa pasta da Oral B por quase um mês. Minha boca está com os mesmos sintomas, mas com um agravante: um gosto metálico que não passa. Já parei de usar por pelo menos um mês mas ainda não melhorou. Sinto que piora toda vez que escovo os dentes, a partir disso, com qualquer pasta. Acho que vou apelar para as de criança…

  241. Mais um caso parecido, procurei no google os sintomas, e veio seu site. Muito obrigada, me sinto mais aliviada. Acho que meu problema é com a pasta tb, já que li comentarios de pessoas com mesmo problema que o meu, que é a ardência em baixo da língua. Vou suspender o uso, e ver o que acontece. Caso realmente seja a pasta, farei reclamação pra Oral B, e se me permitir incluo todos os comentários que estão aqui (que não é pouca gente), pois eu, assim como muitos aqui, estávamos preocupadíssimos com problemas mais sérios, e isso não pode acontecer com mais ninguém.

    • 2 dias sem uso, e ja não sinto mais o incomodo que estava tendo. Jamais poderia imaginar que seria a pasta de dente

  242. Olá,

    Tenho o mesmo problema, descamação e pequenos sangramentos na mucosa do lábio inferior. Já há bastante tempo uso o Oral-B (Complete e outros), e também já há bastante tempo estou com esse problema e estava muito preocupado, tanto que cheguei a procurar meu dentista, mas nem ele e nem eu imaginamos que poderia ser provocado pelo creme dental, por isso continuei utilizando. Depois que vi este post, interrompi o uso e hoje se completam 4 dias que parei de usar e já sinto uma pequena melhora.

  243. Também me aconteceu isso com a pasta oral B. Deixei de usar e passou o problema de boca tipo desgastada, né? Até o paladar era bastante afetado!
    Acho importante que se fizesse testes e se for caso disso, retirar do mercado.

  244. Cheguei ao seu relato justamente por apresentar essa reação tanto com o creme Oral-B Pró-Saúde quando o da Crest Pro-Health. Simplemesnte não uso mais e nem compro esses cremes dentais, pois a reação é sempre a mesma: fico a as gengivas doloridas, sensíveis e a língua tb. Isso também aconteceu com meu marido… Realmente é impossível usar!

  245. Semana passada comecei a fazer uso do mesmo produto ” Pró-Saúde Clinical Protection Cuidado da Gengiva” e tive as mesmas reações com o mesmo. Achei que era um problema com minha saúde dental, mas ao procurar no Google sobre o problema sem ao menos citar o nome da pasta, achei de cara esse blog, com o mesmo problema e a mesma pasta. É a primeira vez que acontece isso, e com o primeiro uso meu dessa linha Oral-B (que comprei por engano, pensando que peguei Sensodyne na prateleira do mercado rs). Pelo visto, após anos o produto continua causando o mesmo efeito nos clientes que o usam, então certamente farei a suspensão do uso.

  246. Olá.

    Também passei por este apuro. Demorei a entender o motivo. Comecei a usar o creme dental da Oral B com um enxaguante bucal da Colgate para branqueamento, quando notei a descamação. Logo, imaginei que seria culpa do enxaguante e parei de usar, afinal, quem tem alergia a pasta de dente? A escamação diminuiu, mas não parou…estranhei, mas com os dentes mais brancos, insisti…
    Tudo piorou quando comprei a Oral-B Pró-Saúde + Enxaguante Oral-B Pró-Saúde. Agora além de descamar e estar sensível, ainda estou sofrendo com pequenos sangramentos na mucosa do lábio inferior e pequenos cortes no lábio inferior.
    Logo pensei o pior: Devo estar com alguma doença!
    Graças a Deus, digitei no google ”alergia a pasta de dente” e achei seu testemunho.
    Pena! Meus dentes estão tão branquinhos!
    E ainda estou com pena de parar de usar. A beleza doe, mesmo!

  247. Boa noite, tb tive essa experiência com a Oral B Pró-saúde. Sou dentista tb e tb recebo as visitas dessas assessoras que enviam amostras. Tive o mesmo problema com a Colgate Neutraçucar, vc já experimentou essa pasta? Se sim, como foi sua experiência?

    • Não Victor, a neutraçúcar eu nunca experimentei. Vou tentar. :)

  248. Muito interessante. Há um ano, mais ou menos, comprei um creme dental da oral b para clarear os dentes e após algumas escavações eles ficaram hiper sensíveis. Então joguei o creme dental fora e não usei mais.
    Há uns 15 dias fui ao supermercado e comprei um creme dental da oral b, desses comuns e comecei a escovar os dentes. Estou sentindo agora uma ardência na língua e sensibilidade nos lábios do lado interno. Então acredito que possa ser alguma reação alérgica aos componentes desta marca. Por via das dúvidas, nunca mais vou usar esta marca.

  249. “Igual pra igual”? Eles precisam tratar o cliente da mesma forma, seja qualquer profissão, dentista, professor, cientista, que seja. E aliás, a mulher que te respondeu não é dentista, ela trabalha no atendimento.

    • Você notou as aspas, Harumi? O atendimento – ÓBVIO – deve ser de excelência pra todos. Me refiro à linguagem, ao fato da empresa e do dentista trabalharem com saúde / higiene bucal. Falei e repeti que sou dentista e a informação não fez diferença alguma, as dúvidas TÉCNICAS que eu tinha foram ignoradas.

      E obrigada pela informação. Achei que dentistas agora estavam trabalhando no SAC das empresas pra “complementar” os honorários… :D

  250. Olá Ana, faz um ano tive os sintomas que vc e as pessoas estão descrevendo com o uso da Oral B. Além da ardência, senti um formigamento e perda de paladar. No meu caso interrompi o uso acreditando ser o Lauril sulfato de sodio. Agora estou meio preocupada, primeiro pq passei a procurar pastas sem essa substância, estou usando sensodyne, só q tenho achado que o amortecimento e a perda do paladar estão voltando, você consegue ter alguma idéia pra me dar? Será q posso ter alergia a qualquer tipo de sal nas pastas de dente já q essa da sensodyne, cuidado total e original, não tem nem o LSS, nem as que vc cita? Obrigada

    • Susie, difícil dizer. Só fazendo um teste de alergia pra se ter certeza.

  251. Olá, há cinco iniciou em minha boca uma vermelhidão, nos lábios inferior e superior inclusive amanhecendo inchados. Agora as bochechas também estão vermelhas e a língua com ardência. Fui consultar hoje um médico porque fiquei preocupada e ele me disse que era alergia na mucosa da boca e me deu antialérgico para tomar. Não me contentei e comecei a pesquisar na internet e achei seu blog, fui correndo olhar a minha pasta…”bingo” era a mesma: ORAL- B PRÓ SAÚDE. Nunca imaginei que isso poderia ocorrer. Obrigada pelas dicas vou entrar em contato com a empresa tbm.

    Abraços,

    Rita Maria Bechtold

  252. Apresentei uma reação alérgica ao antisséptico bucal oral b pro saúde também, com inchaço no lábio superior, como quem é picada por abelhas. Fui ao pronto atendimento e estou fazendo uso de antialérgico. Sou dentista também e fiquei assustada. Não recomendo.

  253. Olá pessoal boa noite ,sou estudante de educação física e meio leigo no assunto rs, mais estive lendo o fórum de vocês e achei muito interessante . E de fato, resolvi deixar a minha experiência como consumidor deste produto.
    No meu caso , comecei a usar o creme dental Oral-B Whitre 3D , em meados de 3 a 4 semanas mais ou menos , a presentei uma reação , ate complicado para min explicar , pois repito , sou leigo no assunto , porém , tenho sentido um incomodo muito grande , uma sensação dolorida , pegando do dente e subindo até a raiz , e o mais curioso que somente nos dentes da parte de cima e no lado direito , são eles : incisivo central , incisivo lateral e canino .
    Costumo fazer revisões periódicas , todo inicio, meio e fim de ano , e tenho certeza que não e problemas por caries e sim , reações após o contato com esse produto .
    Em fim , vou ver se amanha mesmo consigo marcar uma nova avaliação com minha dentista para melhores esclarecimentos a tal questão . Numa oportunidade próxima , venho lhes contar o resultado , se os sintomas persistiram ou obteve um fim . abraço a todos .. :)

  254. E eu achei que era só comigo… Comprei também Oral-B PRÓ-SAUDE Clinical protection cuidado da gengiva ( a mesma mencionada pela Ana Tokunaga) E BINGO! Estou com os mesmos sintomas que a Rita Bechtold (3 de agosto de 2014) . E como isso incomoda… Irei marcar consulta odontológica assim que a segunda-feira chegar. Está complicado pra comer e até escovar os dentes ( costumo usar Colgate) está terrível, arde demais minhas bochechas e lingua. Se puderem sugerir como eu escovo os dentes sem sofrer demais, eu agradeço.

  255. Coincidencia ou não… acessei a internet para pesquisar sobre vermelhidão e irritação na parte inferior da boca e lingua e me deparei com essas informações. Comecei a usar o creme dental da oral B ha uns 10 dias e venho sofrendo com esse incomodo na boca. Ate me passou pela cabeça que poderia ser da pasta mas depois descartei a hipotese… achei que seria muita frescura. Mas depois do seu relato, nao tenho duvida.

  256. Eu tenho alergia a Colgate. Antes era só só creme dental… aí fui testar o enxaguante bucal e fiquei cheia de aftas e com os lábios queimados. Acho q o jeito eh usar as marcas infantis.

Só quem é Divo / Diva comenta!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>