Desde que a empresa que tem a top Gisele Bundchen como garota propaganda lançou no mercado nacional as “fitas branqueadoras” o assunto virou polêmica.
Há colegas a favor, há colegas contra, pacientes interessadíssimos e há comparação da nossa Odontologia com a Odontologia americana, onde esse tipo de produto é vendido em supermercados e farmácias, aparentemente sem a supervisão de um profissional dentista.
Sabe-se que o clareamento dental é um procedimento muito procurado nos consultórios, principalmente pela imposição dos padrões de estética de hoje. Trata-se de um procedimento não invasivo, como bem sabemos, e com estudos científicos em grande número, o que garante ao paciente sua execução no consultório. Veja bem, eu falei no consultório! Ou melhor, mudando a frase: SOB SUPERVISÃO DE UM DENTISTA.
Eu, como não poderia deixar de participar desse “fuá”, me dispus a comprar as tais fitas branqueadoras e opinar, não só como profissional da área, mas como consumidora e como tal, alguém que quer os resultados que a propaganda promete.
A caixa com o produto contém 14 embalagens com 2 fitas cada: uma para o arco superior e outra para o arco inferior.
Ao posicionar as fitas nos dentes, percebe-se que os dentes contidos no sorriso estético são abrangidos pela fita (de primeiro pré-molar a primeiro pré-molar superior e de canino a canino inferior) e, consequentemente, pelo produto (peróxido de hidrogênio em concentração inferior a 10%). O fabricante solicita que as fitas fiquem em contato com os elementos dentais limpos e por um período de meia hora. Como já dito aqui, o peróxido de hidrogênio tem reação rápida, logo 30 minutos realmente é o suficiente para a decomposição do princípio ativo em água e oxigênio, o responsável pelo clareamento. Mais que 30 minutos, não há efeito pois a reação química que tinha que acontecer já teve seu pico.
As tiras são moles, o que torna a aplicação das mesmas meio “desajeitada”. Facilmente elas se deslocam no arco. As superiores acabam por “escorregar” para a gengiva e as inferiores começam a deslizar para a parte palatina dos dentes. Se o paciente não conseguir manter a língua parada, corre-se o risco de remover, completamente, as tiras de posição.
Em todas as sessões que fiz, senti dormência na ponta da língua e queimação na gengiva marginal. Houve sensibilidade dental, mas isso é esperado de qualquer procedimento de clareamento e, como esse é o 5° clareamento que eu faço e em todos eu senti, não me espantou a dor, principalmente nos elementos inferiores.
Utilizei o produto por 5 dias consecutivos e notei sensibilidade ao escovar os dentes. Mas a sensibilidade que eu relato não é somente nos dentes. Eu tive lesões (pequenas úlceras) na região de pré molar superior e vermelhidão na gengiva marginal. Tive que trocar minha escova (que já é macia) por uma extra macia para não machucar mais os tecidos moles. A dormência da ponta da língua permaneceu enquanto eu usei o produto.
Procurei uma colega periodontista e a orientação que tive (além das fotos tiradas pela Dra. Carolina Leonardo Cunha) foi: SUSPENDA O USO DO PRODUTO.
Clareamento é um tratamento odontológico e precisa de supervisão.
A confecção de moldeira individual nos casos dos procedimentos caseiros é importantíssimo. Notem que, ao aplicar as tiras, há uma espécie de “baba” formada pelo agente clareador e isso gera as lesões ulceradas na gengiva. Há excesso de material e as tiras não conseguem manter o produto apenas em contato com o dente.
Quando fazemos o clareamento com o auxílio de moldeiras, orientamos o paciente em relação a quantidade de produto justamente para não haver o extravasamento do peróxido e evitar esse tipo de injúria tecidual. Lógico que, também, vale a pena ressaltar, que o uso de moldeira evita que o produto seja engolido e cause problemas ou desconfortos gástricos no paciente.
Se você pensa em comprar um produto assim, reconsidere. É barato, é acessível mas não traz a segurança que um tratamento de saúde necessita.
Procure seu dentista.
Faça clareamento dental responsável.
Eu usei e clarear mas não tive essas reação.
Que bom! 🙂
Estava pesquisando sobre essas fitinhas e cai aqui.
Bom ao meu ver, quando você tem um bom profissional ao seu dispor, que se importa realmente com seu bem estar, todo valor cobrado acaba sendo justo. Meu dentista fez minha cirurgia de extração dos 4 sisos e me ligou para saber como estava sendo a minha recuperação, algo que nunca tinha visto outros dentistas fazer, ele se preocupa em sanar dúvidas, em explicar o que está fazendo e porque está fazendo, e o porque do valor cobrado também.
Percebi muita crueldade de ambas as partes aqui, mas acho justo que cada profissional faça seu preço e se dê o devido valor (sou engenheira e sei que todos os profissionais tem seu preço e tem que ser merecedor disso). E referente a esse clareamento, acho não vale o risco, você pode desenvolver diversos problemas e isso vai atrapalhar todo o seu bem estar. Pelo que pude ver não compensa.
Boa noite, Juliana.
Eu estou pensando em comprar o gel clareador com a moldeira pré moldada dessas que se encontra em “casas de dentista”. Você poderia me recomendar uma marca boa e segura? Eu conheço alguém alguém que fez o clareamento com gel em casa e o resultado foi gritante, ficou branquíssimo, só que não tenho intimidade para perguntar os detalhes à pessoa. Obrigado !
Clareamento responsável se faz no dentista, Danilo. Moldeiras “pre-moldadas” não são adequadas pra clareamento.
Caros Dentistas. Por favor, tenho uma duvida … Se alguém puder me ajudar… Como que um produto com os mesmos ingredientes e na mesma concentração custa 89,90 para fazer o clareamento em casa e com a supervisão da dentista ficou em 600,00 ???? Por mais que eu tente nao consigo chegar a um cálculo . Se alguém estiver disposto a responder.. Pois a marca do produto utilizado encontrei também no ali express por 10,00 dólares.
No consulório, inúmeros “custos” são acrescidos ao valor do “gel”. Por exemplo: vc será atendido por uma secretária (que recebe um salário), o dentista gastará materiais para atendê-lo e o que ele aprendeu tb tem um custo. Para a confecção das moldeiras para clareamento, provavelmente entrará um outro profissional na jogada: o protético. Nós, dentistas, adquirimos o produto para ser entregue, junto com as placas e orientações. Você comparecerá ao consultório para controles semanais e registros de cor, onde provavelmente o profissional fotografe seu caso.
Enfim.
É como pintar os cabelos em casa. A tinta de farmácia custa 15,00. Ir no salão custa 100,00.
Mas como eu não sei pintar meus cabelos, fico feliz em pagar para alguém que estudou para isso.
😉
Usei certinho como recomenda o fabricante, acontece é q muitos não sabem usar por não ler o recomendado.. E os dentistas agradecem vossa “burrice” e aconteceu o qe eles queriam.. Lamentável pobre só se ferra!
Sou extremamente pobre
e li todo seu edital
e digo:
somos infelizes…
eu por que li isto
e vc porque escreveu
É vdd. No auge da fita eu usei, foi excelente e não tive problema nenhum.
Acabei de ligar pra uma farmácia e saber o preço, e o farmaceutico disse q a anvisa está recolhendo, pois o produto tem causado desgaste do esmalte dos dentes e provocado hiper sensibilidade. :'( só pq eu ia testar.
Ué, veja pelo lado bom, Isa… AINDA BEM que você não testou. 🙂
Bom dia,
eu pessoalmente não faço apologia ou julgo. Há vários pacientes
que fizeram e tiveram um resultado bastante satisfatório. Fiz o acompanhamento da arcada e das gengivas para verificar qualquer tipo de lesão, todavia, em 99% dos casos não houve qualquer tipo de problema.
Mesmo tendo o próprio paciente feito a aplicação das fitas.
Não acho que o produto desvaloriza o profissional, por enquanto a Oral B ainda não faz implante, canal, polimento, restauração, preenchimento, gengivectomia etc…
Acho válido o uso do produto desde que o paciente assuma os riscos, que na maioria dos casos (e não totalidade) é livre de problemas.
Ola
Sei que este post é um pouco antigo, mas se me permite eu queria perguntar algo que não tem nada a ver com as fitas branqueadoras.
É em relação ao seus dentes rs.
você remodelou seu sorriso?
parece estranho essa pergunta, mas o contorno dos seus dentes é perfeitinho) inclusive os caninos) e eu há tempos quero pedir pra minha dentista fazer isso em meus dentes, mas penso que ela não vai entender. E sempre que leio sobre técnicas de remodelar o sorriso vejo que a maioria é feita com facetas de porcelana e eu quero apenas lixar a “ponta” dos dentes porque eles são alinhados mas não tem um contorno bonito (igual ao seu rs)
Queria saber mais sobre isso.
Obrigado.
Olá!
Sim, meus dentes são remodelados! Não teve desgaste de dente mas sim acréscimo de material, no meu caso a resina composta.
Fiz a remodelação em 2005 e nunca tive problema! Recomendo!
Mas e a conclusão final, realmente clareia os dentes ou é ilusão?
Você foi meio parcial no seu depoimento do teste, pois so passou os contras, deixando de falar dos prós… Andei verificando em outros testes que dizem realmente notar uma boa diferença no clareamento, mas você não deu sua opinião sobre a eficiência do produto.
Está claro que funciona, Christiano, já que o princípio ativo do produto é o mesmo usado no clareamento profissional (embora a concentração seja menor). Por isso a intenção do texto nunca foi dizer se funciona ou não, pois isso está claro, mas chamar a atenção para o risco de se usar essas “fitas” em vez de se fazer um clareamento no dentista, onde a proteção da gengiva é adequada e a indicação do tipo e concentração do gel é personalizada de acordo com as necessidades do paciente.
[…] de utilizar. A dentista Juliana Lemes escreveu um artigo muito interessante sobre a sua opinião a respeito do produto e a dentista Ana Tokus também tem um artigo muito bom sobre o assunto de […]
[…] a 3% das substâncias peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, como é o caso das fitas branqueadoras da Oral-B. As tiras são facilmente encontradas em supermercados e na internet, mas a partir de agora apenas […]
Olá, gostaria de parabenizar a carissima Juliana por expor os resultados do clareamento caseiro oferecido a um valor baixíssimo e de forma caseira. Costumo fazer clareamento em meus dentes a cada 2 anos, e sinceramente o tratamento oferecido pelo profissional no consultório se sobressai, no meu caso como possuo retração naa gengivas necessito de um acompanhamento profissional com o uso de contenção para evitar o contato do produto clareador com a raiz dos meus dentes e isso sob a supervisão do profissional. Contudo, conheço pessoas que realizarão o procedimento caseiro adquirindo as “tais fitinhas”, obtendo certo sucesso no clareamento de seus dentes. A questão de valores de um tratamento profissional que no meu caso custa em torno de 500,00 reais em relação ao tratamento caseiro que custa em torno de 50,00 reais cada kit é relativo pois, cada individuo vai optar por um ou por outro conforme suas necessidades e poder aquisitibo. Nesse caso, cabe apenas ressaltar que, cada caso e um caso onde nem sempre o que da resultados pra um irá dar para o outro ou que nem sempre o acesso a um trabalho profissional esta disponível de forma igual ao outro.
O que fazer quando há a reação? Existe algum remedio?
Consulte um dentista, Ademir. É preciso ver que tipo de reação adversa ocorreu pra tratar de acordo.
Há uns 10 anos fiz um clareamento utilizando aquelas moldeiras que você molda em casa (colocando de molho na água quente). Foi maravilhoso. Não causou sensibilidade e desamarelou completamente alguns dentes meus, que estavam bem feinhos à época. O resultado foi bem duradouro. Agora, após três anos de uso de aparelho ortodôntico fixo, senti necessidade de fazer novo clareamento. Infelizmente não encontrei mais nenhum produto como o anterior que usei (acho que a Anvisa deve ter intercedido e vetado a venda). Resolvi recorrer então às tais tiras da Oral B, mesmo porque não tenho mais aqueles dentes superamarelos e manchados, então não precisava de nada drástico. Fiquei bem satisfeita com o resultado. Dentes branquíssimos e sem qualquer lesão ou sensibilidade.
Mas lógico, cada caso é um caso. É sempre bom consultar o dentista. A minha, embora faça clareamentos em seu consultório, não se opôs quando falei em usar as fitas caseiras, mas acho que foi só porque já tenho os dentes bem claros e queria dar só um “up”.
Abraços!
Juliana. Gostei muito do seu texto, eu como cirurgiã dentista também quis experimentá-las,
mas não tive coragem pois sabemos dos contras. Li um comentário em que uma menina cita que foi comprar
o “gel clareador” e o mesmo estava 1000% abaixo do valor que o dentista cobrou de seu clareamento.
O problema de dentais apresentarem aos consumidores (e não apenas aos dentistas) o valor dos produtos já
dá início à briga. Seria o mesmo que eu – consumidora final- quisesse colocar um silicone no seio,
comprasse o mesmo e fosse ao hospital perguntar qual médico que o colocaria “Já estou com o produto,
abaixem o preço!” Já aconteceu isso em meu consultório, a técnica do clareamento não é uma receita.
Para o paciente o procedimento em nada mais consiste do que aplicar um ‘gel’ para proteção da ‘gengiva’ e um
‘gel’ para clarear os dentes com ‘laser’ e fim. Restaurações mal feitas, dentes com tratamentos endodônticos,
presença de próteses, tecidos moles, abfração, raiz exposta, esmalte trincado, escala de cor: são ciências
desconhecidas pelo paciente, o que faz o mesmo reclamar pensando apenas em seu problema: o dinheiro!
O valor de um clareamento dental não é caro, e não é apenas nosso estudo que conta. Impostos, secretária,
hora de trabalho, luz, água, um material esterilizado também são contabilizados em cada MINUTO da nossa hora de trabalho
(Você que reclama e procura um tratamento barato, tenha certeza que o ‘espelhinho’ em sua boca tocou há 10 minutos atrás
na boquinha de outro paciente e não foi para o forninho!). Convenhamos, a economia não é das melhores para nós, brasileiros.
Mas eu acho engraçado que para outras situações o brasileiro está adequado. Muitos pacientes já entraram em meu consultório querendo
que eu fizesse o tratamento e viessem pagar depois (????) Isto acontece quando você vai a um shopping comprar uma roupa?
Isto acontece quando você vai ao seu médico? Algum outro profissional resolve o seu problema tão rápido quanto um
cirurgião dentista? Vocês que se direcionaram à Juliana desta maneira tão grosseira, espero que entendam que discordar
de uma pessoa não é ser pior que ela, pode-se muito bem discordar, mas mesmo assim escutar (ou no caso, ler) o outro
lado da história. Isto se chama diálogo, e o ser humano tem este lindo dom da fala entregue pela evolução para podermos
crescer/amadurecer com isto. Vocês que reclamam desta maneira: um dia seu dentinho irá latejar (pois vejo que estão muito
preocupados com o valor de um tratamento dentário, quem dirá que vão ao dentista APENAS duas vezes ao ano) e terão que
recorrer a alguem de nossa classe para um ‘tratamento de canal’. Não amigos, isto o mercado ainda não colocou à disposição. Já vi prego (sim, PREGO) e palitos de dentes ‘enfiados’ em um dente aberto como tentativa de remover a dor.
Nós também somos pacientes, e reconhecemos valores. Pesquisem bastante, e discutam (como adultos) com um profissional.
Tenho certeza que vocês só sairão ganhando com isto. Att.
Acho válido a opinião de um dentista sobre qualquer tratamento ou produto destinado a saúde bucal disponível no mercado e mais importante ainda alertar as pessoas sobre possíveis males. Mas sobre o clareamento, realmente cobram muito caro por um tratamento que tem um custo bem baixo. Adoro meu dentista mas chego a achar um absurdo. Usei as fitas durante 4 dias porque fiquei com muita sensibilidade. Clareou bastante só em 4 dias. Tive o cuidado de colocar a fita em uma altura baixa, de forma que não encostasse muito na gengiva. Não vejo nenhum risco no uso, a não ser que a pessoa seja retardada e continue usando as fitas por vários dias mesmo com a gengiva machucada e os dentes latejando. Resumindo, eu aprovo e recomendo! Mas não precisa esmagar a fita contra o dente espalhando a substância por toda a gengiva, porque realmente machuca a gengiva , mas isso o do consultório também faz se não tiver cuidado. É a mesma substância.
É que o valor do tratamento não se resume a custo, Aline. “Caro” é um conceito relativo. Você acha caro… eu, por exemplo, acho justo.
Não é questão das pessoas serem “retardadas” e “esfregarem” o gel na gengiva… VOCÊ me parece uma pessoa esclarecida e que não faria essas coisas, mas a maioria das pessoas, infelizmente, não é. Quase ninguém tem o hábito de ler as instruções da embalagem, que provavelmente (espero) fazem esses alertas.
O clareamento de consultório não machuca a gengiva, ele é feito com barreira (isolamento) gengival. Embora a substância seja a mesma, o de consultório tem uma concentração bem maior.
Bem que eu gostaria, mas como não posso pagar 1000,00 reais em um tratamento com um profissional na minha cidade, estou usando as fitas que estavam em promoção por 20,00 (validade até mês que vem, rsrs)
Estou usando as fitas em conjunto com o creme dental 3D White(vai saber o porquê de ser 3D rsrs) e minha gengiva começou a ficar vermelha no 4º dia de uso, juntamente com o aparecimento de duas pequenas aftas.
Não sei se o causador é o creme dental ou as fitas branqueadoras, mas só sei que realmente estou tendo ótimos resultados.
A dúvida que fica é se vale a pena passar por este desconforto em troca da beleza. No meu caso, vou insistir mais algumas aplicações.
Abraço!
Bom Dia… Juliana Lemes o que você se dispos a fazer para mostrar para as pessoas o resultado,foi muito legal da sua parte alertar as pessoas do problema que pode causar, você se preocupou e fez o seu papel como uma Dentista, se a pessoa querer usar é uma responsabilidade dela mais você fez a sua parte.Eu comprei e usei mais se tivesse visto talvez nao teria usado .
Muito Obrigado, sempre terá os a favor e os contra, esse é o Mundo as vezes o ser Humano nao sabe simplesmente agradecer ou se eu vi e nao achei que é valido para mim então eu saiu nao preciso ficar maltratando as pessoas.
Bom é isso ..é minha opinião.
Obrigado.
Muito obrigada! 😀
Olá a todos,
Li atentamente o artigo e os comentários que se seguiram a ele, e procurei ponderar todos os lados(o dos dentistas e de quem fez uso das fitas) e acho exagero dizer que dentistas só pensem em dinheiro, mas também seria inocência dizer que não pensam em grande parte nele(como qualquer profissional liberal). Uma coisa que não dá para discutir é com relação a excelência dos serviços prestados pelo dentista que como bem citaram inclui todo um acompanhamento especializado e suporte a qualquer problema que eventualmente possa ocorrer. Sem sombra de dúvidas, o acompanhamento de um profissional qualificado sempre será superior a qualquer produto lançado no mercado e nem discuto isso. Entretanto, também não deixo de atinar para o fato de vivermos em um pobre país latino-americano com renda per-capita, IDH, e outros indicadores que estão bem aquém dos encontrados em países desenvolvidos e entendendo que hoje em dia um sorriso bonito pode ser visto também como uma porta de entrada para melhores relacionamentos interpessoais, oportunidades de trabalho, autoestima e de um modo geral como sinal de saúde e cuidados consigo mesmo, muitas pessoas que não possuem condições(sim muita gente vive com valores próximos ao salário mínimo) de pagar um bom tramamento com dentista para clarear os dentes veja nessas outras alternativas comerciais talvez a única oportunidade que teriam para tal. Eu mesmo passei por um período bem difícil, sofrendo de um quadro de depressão e com a autoestima em frangalhos. Fui fumante por muitos anos e meus dentes amarelaram bastante. Quando procurei por dentistas deram preços que eu não podia pagar(não vou entrar no mérito se é caro ou não, por que algo pode ser caro para alguém e ser irrisório para outrém) o que me desanimou mais ainda. Pouco depois fiquei sabendo dessas fitas. Como a maioria das pessoas, principalmente no começo, fiquei com um pé atrás ora por achar que seria lorota ora por achar que poderia fazer mau mas resolvi arriscar. Comprei o produto e utilizei. Realmente notei o que foi relatado aqui quanto ao fato das fitas não se fixarem e também tive irritações na gengiva além de uma dor bem funda em um dos dentes da frente como se fosse uma agulhada. Mas como estava determinado, segui com o tratamento até o fim mesmo com as dores e mesmo com a boca toda irritada ao final do processo eu estava com meus dentes muito mais claros o que foi uma verdadeira injeção de ânimo. O impacto psicológico foi tal, que novamente voltei a sorrir sem sentir vergonha. Claro que não foi a cura do meu problema mas foi o pontapé da minha recuperação. Corri riscos? Sim. Valeu a pena? SIMMMMM! Estou pensando daqui algum tempo fazer novamente um clareamento dessa vez em um consultório(os preços estão mais módicos do que na época em que havia orçado) pois ainda não está no branco que sei que eles podem chegar. Mas onde quero chegar com toda essa história? Que um tratamento com um dentista sempre será o mais indicado, mas agradeço por ter tido naquela uma opção que cabia no meu bolso e o importante é estar bem informado sobre o que pode acontecer, e esse papel o artigo desta página fez muito bem. Quem quiser correr o risco que avalie os prós e contras, custo benefício, riscos e etc.
Matar não mata, se não a Anvisa não liberava o uso. Mas podem ocorrer outros problemas(ou não…). Que cada avalie com o devido cuidado essas opções.
PS: Sei que já falei demais mas gostaria de fazer este adendo: A comparação feita em alguns posts acima entre sistemas de clareamento caseiros não orientados e o “implante de silicone industrial” é falaciosa do tipo falácia de comparação onde é feita uma comparação com espécies totalmente diferentes para se chegar a uma determinada conclusão. Não da para comparar o implante de silicone industrial com o uso de fitas de clareamento. No primeiro caso, o procedimento é reprovado pelos órgãos de saúde e não há qualquer regulamentação para esse tipo de uso do produto, enquanto no segundo caso, há uma aprovação clara de um desses órgãos(Anvisa).
No mais, é isso. Desculpem a prolixidade. 🙂
Gostei muito do seu comentário! 😀
Achei que só tivesse acontecido comigo…eu tive o mesmo problema na gengiva, saiu até pele… O produto faz o que promete, porém não é muito seguro. Meus dentes ficaram brancos, e minha gengiva destruída.
Oi pessoal!
Vou contar minha experiência ao utilizar as fitas branquadoras (foi em janeiro de 2013):
Antes de me aventurar ao utilizar o produto fui ao dentista para verificar se meus dentes estavam saudáveis, como estava td bem fiz somente a tradicional limpeza. O dentista não recomendou o uso do produto e deixou sob minha responsabilidade a escolha.
Ainda com dúvida, procurei me informar a respeito do produto e pelo que percebi não havia contra no meu caso, tipo: meus dentes estavam saudáveis e não tenho sensibilidade no dente/gengiva. Como o preço não é absurdo resolvi testar com consciencia de que caso tivesse qualquer probleminha suspenderia o uso na hora.
Seguindo as instruções da embalagem, posicionei as fitas com o mínimo contato possível com a gengiva (isso não foi difícil pq meus dentes são grandes); não tive nenhum problema com a gengiva e apartir do 3º dia de uso apareceu a tal sensibilidade de forma sutil; limitei o uso do produto ao horário noturno, a sensibilidade não piorou e meus dentes ficaram limpíssimos e realmente clarearam; ah, sobre a fita em si é só não mexer a lingua/lábios que não tem problema.
Bem, sobre sensibilidade minha conclusão é de quem já tem esse problema não deve utilizar o produto pois seria um “tiro no pé”. Sobre o clareamento, no meu caso funcionou muito bem, meus dentes estão realmente mais bonitos. Acredito que o produto ao “limpar” o dente remove manchas tipo café, cigarro, conservantes, etc… e assim o “clareamento” acontece! Venho utilizando os ditos “cremes dentais branquadores” da Colgate e oralB e meus dentes mentem-se brancos.
Então, aprovei o clareamento, utilizaria novamente somente por uns 3 dias seguidos para uma “manutenção” do clareamento. Entretanto não recomendo pq pode não funcionar como funcionou pra mim. Penso que cada um deve conhecer seus limites, se me encaixasse em qualquer restrição jamais realizaria clareamento sem o acompanhamento do dentista.
Bjs!
Olá!
As fitas, como dito, clareiam. Tem o mesmo princípio ativo que recomendamos para clareamento caseiro.
A sensibilidade é inerente ao tratamento: realmente acontece.
O problema é: a falta de proteção dos tecidos moles.
Ana Tokus, sim, diz na caixa q pode ser usada 2x ao ano.
Porem quero uma opinião de um profissional.
Tenho medo q possa manchar meus dentes… sei la.
Então… o problema desse tipo de produto (que literalmente dispensa a intervenção profissional) é exatamente esse: quando a pessoa precisa de uma orientação, o dentista não está “dentro da embalagem”. Eu não conheço todos os efeitos adversos das fitinhas e nem recomendo o uso aos meus pacientes (até porque estou convicta de que o clareamento profissional é MUITO melhor e oferece maior controle e previsão de resultados), tudo o que eu sei sobre elas é fruto do que eu tenho lido em artigos como este, com relatos de quem já usou. Se vai manchar seus dentes, não sei dizer… ACHO que não, já que o princípio ativo é conhecido. Se manchar, o jeito é reclamar no SAC da P&G.
É o seguinte, eu usei.
no primeiro dia, usei 1x só (e não 2x no dia como recomendaram) até aí tudo normal.
no segundo dia: usei outra (1x apenas), sendo q como tava com medo de dar muita sensibilidade, só usei por 10 min.
no terceiro dia: usei outra (1x) e pronto.
a noite começou a ficar muito sensível principalmente nos dentes inferiores (onde eu ja tinha uma natural sensibilidade) simplesmente não consegui dormir, fiquei com neura achando que poderia ter dado uma ”leve ” retração na gengiva pois percebi que os dentes inferiores aparentaram estar maiores…
ja passou um dia inteiro, e a gengiva continua “doendo/latejando”, não sei mais o q fazer,
ja estou usando “sensodyne” mas me incomoda a “latência” e tenho medo q possa retrair mais…
obs.: suspendi o uso, me livrei da caixa de tanta raiva!
** será que eu poderia tomar um antialérgico?
AHH sim, me esqueci, também estou sentindo como se a boca estivesse seca, sede constante.
Eu usei as fitas ha um ano atrás… clareou um pouco (mas melhorou em relação ao que eram meus dentes antes), e não tive reação. Porém gostaria de fazer de novo, comprei outra caixa agora, depois de um ano. POSSO USAR? Ou não é indicado?
Esse tipo de informação não consta na bula, Luciana? Você pode entrar em contato com o SAC da P&G, também.
[…] da Gisele Top das Tops! Siiiiiiiiiim, aquelas fitinhas que eu postei aqui no blog, especificamente NESSE POST AQUI, que gerou (e ainda gera) […]
Boa noite
Nunca fiz clareamento, estou fazendo pesquisas em dentistas e os produtos caseiros. Fiquei interessada no produto da “Oral B”, mas alguns comentários nesse blog, mostra que, somente a forma de uso
que não é eficaz, mas o produto dar resultados. Srs. dentistas, duvido que nenhum colega de vocês não tenha participado do desenvolvimento desse produto, portanto, acredito que tenha passado pelo aval de algum colega. Então, seria o caso de, participar também na orientação as pessoas que desejam usar o produto caseiro, uma vez que, o maior problema seria ” não pode ser usado sem a orientação profissional”.
Grata
O foco desse post não é questionar a eficácia do clareamento. Ele acontece, é fato.
O problema é: a proteção dos tecidos moles não existe e há riscos de queimaduras com a utilização desse produto. E a falta de orientação na bula do produto em relação a restaurações e alteração de cor tb não existe.
Fiz o clareamento sabendo do que poderia acontecer e expus o lado da dentista e o lado da paciente.
É um procedimento que necessita de supervisão profissional!
Claro que deu problema no dela.
A tiazinha ja clareou mais o dente do que eu fui no banheiro.
A “tiazinha” no caso sou eu?
Se sim, o clareamento não deu problema por “excesso”, mas pq o produto não está de acordo com o preconizado pela Odontologia.
Informe-se.
Por acaso a resina que oi utilizada para completar 2 dentes que quebrei pela metade, ela também vai clarear utilizando as fitas?
Não Marcelo, apenas dentes naturais podem ser clareados. O gel ou fita clareadora não atua sobre restaurações, próteses, etc.. Portanto, depois de fazer o clareamento, será preciso trocar as suas restaurações.
Eu acho que essa discussão toda foi deselegante de todas as partes, só percebi dentistas iniciantes defendendo uma causa, e as em fim de carreira falando lorotas…
Afinal, o problema é seu (no geral) se cobram o olho da cara para refazer trabalhos, deviam era ter vergonha na cara de falar isso, como
se o trabalho normal de vcs fossem barato. Acho um abuso total cobrar R$ 900 a 1000 por um clareamento… Afinal Ganhar dinheiro trabalhando é uma coisa, mas aqui no Brasil o pessoal quer ficar rico sem fazer nada. Me provem que estou errado? Alias me justifiquem os gastos de 900 a 1000 por essa porcaria de clareamento? A verdade é que nem vcs mesmos acreditam nessa Lorota. Devemos sim ir ao dentista, mas não para sermos assaltados, ou sair de lá com um carne minha Dentista meu Dente =B…. KKKK Só tenho a rir de tamanha besteira que Li nesse Blog…
Veja como quiser a questão do clareamento. Se vc acha caro e um absurdo pagar por um tratamento estético supervisionado, não pague. Faça o de farmácia. Vivemos numa democracia.
O que eu acho engraçado é: gastar 300 reais pra deixar os cabelos e o cérebro cheio de formol não tem problema né?
Questão de prioridades!
Seja feliz clareando com o que vc quiser. Nossa função, aqui no OdontoDivas, é informar.
Porque cobrar tão caro? Simples, porque nós dentistas estudamos e somos especializados nisso 4 a 5 anos, investimos muito dinheiro nisso. Se vc acha caro fazer um clareamento, simples, não faça! Tem gente, que não pode gastar isso tudo em um clareamento, mas em um celular a pessoa dá um jeito e gasta até mais. Ja ví muita gente gastando 2 mil reais em celular, e nem carro tem, gastando 300 reais em 1 peça de roupa, e por aí vai. Clareamento quase de graça? Trabalho escravo de dentista? Acha caro??? NÃO FAÇA! Na verdade está até barato. Vc não paga a um médico por uma consulta de 10 minutos 100 a 200 reais? Eu te aconselho, se vc não tem grana pra fazer clareamento, NÃO FAÇA, é melhor do que ficar mendigando por aí.
uma duvida:: seus dentes ficaram brancos?? ou pelo menos ficou melhor que antes??
você recomenda usar essas fitas??
penso em comprar mais preciso de uma opinião se isso realmente deixa os dentes mais brancos .
As fitas branqueadoras contém o mesmo produto que usamos no clareamento caseiro: peróxido de hidrogênio em concentração inferior a 10%.
Portanto, sim, clareia os dentes! O problema das fitas é a falta de proteção aos tecidos gengivais e possibilidade de manchamento da estrutura dental.
É importante que o procedimento seja realizado sob supervisão de um profissional para que todas as orientações necessárias sejam feitas ao paciente.
😉
Existe uma coisa chamada livre arbítrio. Tem gente que usa cloro para clarear o cabelo, loções caseiras para bronzeamento, silicone industrial para turbinar os seios… O barato às vezes sai muito caro, ou em vários casos, paga-se com a própria vida, como vemos a todo momento na mídia (fora os casos que não aparecem). Não sou dentista. Também acho absurdamente caros os procedimentos cobrados por eles, mas são profissionais qualificados para tal, e tem que ser valorizados. Da mesma forma cobrados caso algo saia errado, diferente do contratado. Ideal é orçar com pelo menos três e escolher o mais em conta, observado é claro, a qualidade do profissional, facilmente comprovado através de pesquisa com seus clientes. Meu dentista é super sincero e sempre indica opções econômicas quando necessito. Mais que um simples dentista, é um consultor. Gente, com saúde não se brinca. Com acompanhamento profissional às vezes dá problema, imagina fazer coisa séria por conta própria! Enfim, é um risco que cada um deve ter maturidade para assumir, bem como suas consequências. Abraço a todos.
[…] do fuá do último post sobre clareamento aqui no OdontoDivas, aquele das fitas branqueadoras, me senti na obrigação de falar mais sobre o procedimento de clareamento […]
[…] Estudante de Odontologia – São Luis – MA *** Veja mais sobre esse assunto AQUI, AQUI E AQUI Olá amigos !!! Se você gostou do que viu peço que curtam nossa página no Facebook e sigam nosso […]
Se um ou mais dentista não me recomenda, é claro que não vou utilizar o produto.
Aliás, sobre as fitinhas clareadoras, confesso que fiquei super curioso quando do lançamento e estava na expectativa do término de meu tratamento ortodôntico para utilizar o produto. Pois bem, ainda não me livrei do aparelho, mas já desisti das fitinhas. Vários amigos testaram e todos eles tiveram problemas com lesões em várias partes da gengiva.
Sobre o clareamento caseiro com a supervisão do dentista, sou super a favor!! Mas convenhamos, o preço que os dentistas cobram pelo gel clareador é um absurdo! Moro no Rio de Janeiro, minha irmã pagou, apenas pelo gel, a bagatela de R$ 250,00. E, pasmem vocês, ela encontrou, em uma loja especializada em comercialização de produtos odontológicos, o mesmo gel, da mesma marca, mesma concentração, mesma embalagem, mesma quantidade, por apenas R$ 24,90. Isso significa dizer que ela pagou quase 1000% mais caro. Francamente!
É que dentistas não “vendem gel”, Daniel. Eles vendem um serviço. O gel é apenas um dos produtos usados dentro do serviço prestado.
Quando terminarem de usar esse produto, me procurem para resolver os problemas causados.
“É fácil, á barato, compro no mercado”
Lembrando… Restaurações não clareiam… Facetas de resina ou porcelana não clareiam. Próteses fixas não clareiam… Dentes com endodontia não clareiam (pelo menos não com este produto).
É cômodo, o resultado é inferior ao resultado obtido sob supervisão de dentista e o produto tem uma única fórmula e concentração. Lembrando que pra clareamento CASEIRO temos, sob supervisão de dentista, pelo menos 8 concentrações vendidas por diversas marcas, renomadas, seguras e testadas.
Sabemos que muitas pessoas vão utilizar esse produto corretamente e obterão bons resultados. Sabemos tb que teremos pessoas utilizando isso “a rodo”, diariamente por semanas, meses… afinal de contas é barato e clareia! Totalmente fora do que o fabricante determina e do q estudamos. Quais riscos estes pacientes terão, a longo prazo, ou até mesmo curto, de ficar engolindo esse agente oxidante? Língua, periodonto, traquéia, esôfago, estômago, intestino recebendo toda essa química descontrolada!
Apenas reflitam…
Bom dia, sou dentista e gostaria de fazer mais um comentário “tendencioso”. O que os pacientes tem que entender é que ao dentista atribui-se responsabilidade da manutenção da saúde dos dentes de seu paciente durante o tratamento clareador e para isso o dentista lança mão de técnicas e produtos que considera eficaz e seguro.
Quando o paciente vai até a farmácia e adquire as fitas clareadores, supõe-se que não passou por exame clínico profissional, está indo por conta própria e assumindo a responsabilidade pelo tratamento. Existem diversas situações que deveriam ser consideradas antes de fazer clareamento, cito 3 exemplos básicos para melhor ilustrar:
a) paciente com recessões gengivais: a exposição da raiz pode passar despercebida pelo paciente, se eventualmente este utilizar um peróxido de hidrogênio a 10% nessa superfície, certamente hipersensibilidade é o mínimo que irá ocorrer, senão algum nível de pulpite. O dentista sabe como contornar essa condição protegendo a área antes do clareamento.
b) restaurações infiltradas: gel clareador em contato com trincas importantes em materiais restauradores podem aumentar o fluxo do peróxido para a dentina, novamente incidindo em um problema de pulpite. O profissional poderá remover restaurações falhas substituindo-as por provisórias íntegras que protegerão os dentes durante o clareamento;
c) Cárie instalada: cáries em dentina despercebidas pelo paciente trazem risco à saúde do dente durante o clareamento, aqui o profissional também pode lançar mão de restaurações provisórias.
Bem, são só exemplos simples de condições a serem observadas antes de realizar o clareamento, que somam-se a problemas periodontais, presença de cálculo nos dentes, alterações pulpares prévias, trincas em dentina/esmalte, manchas de hipoplasia, fluorose, tetraciclina, processos endodônticos, entre outros.
Sobre a segurança: bem, posso comentar apenas da parte prática, pois não vi nada científico: se quando temos uma moldeira feita por um profissional já podemos ter algum grau de extravasamento do gel para gengiva, imagine em uma fita desadaptada e não feita “sob medida”..provavelmente haverá deglutição de gel e espalhamento para mucosa, exacerbando úlceras gástricas e localmente ocasionando esse tipo de lesão ulcerada mostrada nesse artigo. Quanto às técnicas e materiais, o paciente interessado pode ter acesso aos inúmeros estudos que as empresas de produtos odontológicos realizam com seus produtos. Os dentistas trabalham com géis amplamente estudados. Uma pequena amostra do que estou dizendo; experimente consultar um site como IADR.com (base mundial de artigos científicos) e digitar o nome de um fabricante nacional como FGM Whiteness (citado no artigo, White Class). Só de 2009-2013 já encontraremos cerca de 100 artigos publicados, em periódicos sérios e por universidades de responsabilidade. Para que servem estes estudos? Principalmente para averiguar a eficácia e segurança dos produtos, e permitir avanços tecnológicos. Por exemplo, a própria FGM incorporou recentemente uma forma de cálcio que comprovadamente reduz sensibilidade e perda mineral de esmalte durante o clareamento, ou seja, mais segurança. Essa é a diferença, o dentista utiliza esse tipo de produto e técnica porque sabe que está respaldado para isso. E essa segurança transfere-se ao seu paciente. Então estou dizendo que as fitas clareadoras não são seguras? Não, estou dizendo que o clareamento feito no profissional é, e tem base científica de longa data (mais de 20 anos) para afirmar isso. A técnica da fita requer muito acompanhamento ainda, e há questões complexas como a falta de um diagnóstico inicial pelo profissional.
Pacientes às vezes são levados a pensar que basta o produto possuir registro na ANVISA. Sem dúvida esse é um fator importante, mas mínimo, é uma condição para venda no Brasil. Contudo, busquem conhecer mais dos produtos através de artigos de universidades, materiais publicados, etc. O clareamento não é um procedimento banal como muitos acreditam.
Concluindo, seria utópico pensar que fitas clareadoras não são atrativas, principalmente pelo baixo custo. O que nós dentistas devemos fazer é informar os pacientes de todos os prós e contras do procedimento, através inclusive de ferramentas como esse site. Engana-se o paciente que acha que o “ganha-pão” do dentista está com os dias contados. Essas alternativas clareadoras já estão no país há pelo menos 10 anos, isso sem contar que antigamente o paciente tinha livre acesso a géis clareadores em dentais que não eram fiscalizadas. Ainda, podemos mencionar a onda de protéticos (tec. em prótese dental, aquele que faz as próteses para o dentista) que, inadvertidamente e sem conhecimento para tal, faziam moldeiras de clareamento e clareavam seus “pacientes”, normalmente amigos ou conhecidos. Não era raro esses “pacientes” procurarem os consultórios dentários para consertar problemas oriundos do tratamento. Atualmente esta prática reduziu drasticamente e os protéticos sofreram com descrédito por parte dos mesmos pacientes. Novamente, não estou dizendo então que os protéticos não são bons profissionais, muito pelo contrário, apenas não têm conhecimento para tal prática, assim como o dentista não tem conhecimento para fundir uma estrutura de prótese…Enfim, cada um na sua área.
Agradeço o espaço e parabenizo o site, sabemos que o assunto é polêmico só quis dar minha contribuição. Obrigado!
Assim como se pode injetar silicone industrial nos seios e obter seios grandes pode-se clarear os dentes sem supervisão ou extraí-los com patins feito o náufrago. O cirurgião plástico não vai diminuir o preço dele se você comparar com o efeito caseiro muito usado por aí. No preço do clareamento inclui-se o tempo de estudo e pesquisa para tal ato, assim como a mensalidade de uma ortodontia de confiança. As noites em claro e os fins de semana de festas “perdidas” em função dos conhecimentos que adquiri fazem o preço do meu trabalho entre outros, e eu me responsabilizo pelo meu trabalho e um resultado adequado. E não tenho medo se ficar com “o C na mão” como o amigo ali de cima falou, cada dentista tem o cliente que merece, assim como cada produto também, seja silicone industrial, prótese pip, trambiclinica ou profissionais de respeito.
Excelente texto. Há poucos dias, a representante da Oral B esteve em meu consultório e verbalizei que não estou indicando mais seus produtos em função da falta de seriedade em relação a comercialização das fitas de clareamento. Acredito que nós, dentistas, pelo bem maior de nossos pacientes, que é a saúde dos mesmos, devemos, tomar atitudes incisivas para que a indústria não passe por cima de nossa profissão, como assim o fez comercializando um produto totalmente nocivo, se for usado, sem orientação profissional.
Eu, particularmente, aprovo muito que os pacientes usem (sim, sou Dentista). Simples: é tão bom o paciente perceber que a “obturação” do “dente da frente” dele “escureceu”, e como disse a colega Juliana Lemes, cobro mais pra CORRIGIR problemas. Outra coisa legal é a vontade que o paciente (inteligente) sente por um clareamento mais rápido, eficaz e seguro do que o das tirinhas, e aí ele nos procura depois de ter iniciado com elas e nada melhor do que cobrar os “muitos” 900 reais por isto. Terceiro: paciente que usa “tirinha” , pasta milagrosa clareadora, casca de banana, durepox (pra colar provisório), Super Bonder e etc NUNCA vai procurar o CD pra fazer seu clareamento porque ele sabe que o plano de tratamento vai ser muito além de um clareamento (geralmente este teimosos resistentes são pacientes que precisam de uma reabilitação bucal).
Algumas pessoas precisam entender que pessoas com esse infeliz raciocínio de que dentista cobra caro e que esta com o C*na mão (como outro pobre infeliz disse) por causa dessas tirinhas, estão enganados. Gente que cai no uso desses produtos fajutos, que acreditam mais numa propaganda de TV do que no diagnóstico de um profissional NUNCA foram responsáveis pelo nosso rendimento financeiro, pois são cabeças-duras, os mesmos que, como citei anteriormente, usam pasta milagrosa clareadora, casca de banana, durepox (pra colar provisório) e Super Bonder. São “auto-suficientes” e nunca precisam de dentista (salvo os casos de pulpite ou exodontia depois de colocarem solução de bateria no “buraco”).
O brasileiro aceita o médico cobrar seus justos R$ 8.000 na prótese de silicone, R$5.000 na lipo,Rr$300 no alisamento que vai durar um mês, mas chama de “mamata” o preço de um clareamento? Azar desse povo que queria, mas não faz porque não PODE e vem aqui bailar em cima da carne seca! É o mal do ser humano medíocre e mesquinha.
Peço desculpa aos meus colegas por este tom, mas eu sei que todos os dentistas tem vontade de serem recíprocos nessas situações.
Doutora Juliana, me desculpe mas seu texto tá um tanto quanto arrogante..Se referindo aos pacientes de forma tão, tão triste. Nossa, como se estivesse um degrau acima, e que os pacientes são burros por acharem os preços altos, e isso e aquilo. Nossa, bem arrogante você. Reagiu de forma agressiva, subestimando a inteligência das pessoas. Saiba que as pessoas não “acham” o tratamento caro, elas simplesmente NÃO TEM condições de pagar. É assim que se traduz. E “optam” forçadamente por esses procedimentos, que cabem em seus bolsos. É simples assim. Quem tiver dinheiro vai usar a “inteligência” você como vc diz. Os pobres precisam ser “burros” e usar métodos caseiros. Bem-vinda ao Brasil..Onde os “burros” precisam optar entre pagar r$900,00 POUCOS REAIS no aluguel ou no clareamento dos dentes.
Da mesma maneira que vc pode fazer o clareamento caseiro com as fitas (que estão à venda em qualquer farmácia no país), vc pode resolver injetar silicone industrial no seu bumbum, achando que está fazendo bem pro seu corpo.
O que fazemos aqui no blog é informar, colegas e pacientes, sobre os riscos de um tratamento sem supervisão.
Não fui arrogante e peço desculpas se pareceu assim.
Mas, como profissional da saúde, procuro indicar o melhor para os meus pacientes, sempre. E, antes que vc questione, nem sempre as melhores opções são as mais caras.
O que, de fato, precisa acontecer é: informação sobre os prós e contras!
http://www.proteste.org.br/saude/nc/primeiras-impressoes/as-fitas-clareadoras-da-oral-b-sao-eficazes
Lógico que os dentistas são contra o produto.
tão ferrados, logo logo, acaba a mamata de cobrarem o absurdo que cobram por um clareamento.
acho pouco…o produto é BOM , usei e APROVO.
os dentistas tão com o C. na mão de medinho.
kakakakakakakakakakakak
Eu, particularmente, acho que em vez de clarear os dentes, deveria limpar a boca.
Sem educação vc hein?
Realmente… o parecer de alguém que se esconde atrás de um pseudônimo e cujo endereço de e-mail contém o termo “gato de toalha” é algo que as pessoas deveriam levar bem a sério. Gente, usem, o João Grandão assina embaixo. 😀
Deselegante… João Grandão Deselegante.
To pra dizer que nem dente esse cara tem, que dirá educação.
Talvez, por pura ignorância, ele não saiba que, além de procedimentos estéticos, os dentistas são responsáveis por sanar dores e corrigir outros problemas além dos estéticos, e que eu, que pouco faço estética, ou seja, perco muito pouco com as tais fitinhas, não estou com o c* na mão de medo, e desaconselho o uso.
Com toda essa capacidade, dentro em breve ele poderá tratar seu proprio canal em casa, sem precisar dos “mercenários” Odontólogos.
Que bom quando podemos dividir nossas experiências com os demais…
Esses desconfortos, se aparecem e estamos desinformados, acabam nos apavorando. Essas úlceras podem, em alguns casos, evoluir. Então prefiro saber das consequências, e utilizar o livre arbítrio, a mergulhar numa proposta “tão comercial”, sem um acompanhamento responsável.
Se der algum problema, não procure apenas um dentista, procure um advogado!
Gente, só um adendozinho aqui: não existe “opinião neutra”. Qualquer opinião traz consigo a bagagem do opinador. O texto da Ju é sem dúvida altamente influenciado pelo fato dela ser dentista, pois é inevitável que ela embase suas considerações no conhecimento que possui sobre clareamento dental (e ela manja MUITO disso, umas 10x mais do que eu, por exemplo).
O adjetivo “tendencioso” não cabe aqui, está claro desde o início que se trata de uma opinião de dentista, e tudo o que foi dito foi demonstrado através de imagens. Ela não forjou problemas gengivais decorrentes do uso do produto nem disse que as fitinhas não funcionam, pelo contrário… até comparou o produto com outros de uso profissional e testemunhou que o princípio ativo é o mesmo.
Você, leigo no assunto, tem o direito de achar o que quiser… mas não tem base para acusá-la de estar inventando coisas e muito menos de questionar sua capacidade de emitir uma opinião técnica sobre o tema. Como as fitinhas são muito mais baratas que um clareamento profissional, não é nada surpreendente que as pessoas queiram experimentar, é um direito delas, oras! Mas tenham em mente que soluções baratas tendem a “resultados baratos”, isso em qualquer área. O clareamento feito pelo dentista é superior, até a Procter & Gamble / Oral-B concordam com isso (a recomendação pela procura de um dentista tá estampada na caixinha). E a principal diferença não é a qualidade ou a concentração do gel, mas a supervisão profissional, a orientação de como fazer, se dá pra fazer, o controle da sensibilidade, a intervenção em caso de reação adversa, a proteção do paciente, TER PRA QUEM PEDIR AJUDA SE / QUANDO DER ALGUMA COISA ERRADA. Nesse caso, não adianta reclamar com a ANVISA só porque ela liberou, e não adianta reclamar com a P&G só porque ela fabricou… acreditem, eu já entrei em contato com o SAC da P&G por causa de uma pasta de dentes e a resposta não vai além da padrão: “algumas pessoas são mais sensíveis a certos componentes, interrompa o uso”. É isso. E como o produto é barato, a maioria das pessoas não liga de ser tratada como “mais um”.
Se pra você assim tá bom, se você acha que vale o investimento, meu conselho é (e já digo de antemão que não há nenhuma ironia no que eu vou dizer): MANDA VER. Use as fitinhas. Fico torcendo pra dar tudo certo.
E só pra lembrar: sua opinião sobre este texto tende a ser altamente influenciada pelo fato de você não ser dentista. Cuidado pra não ser “tendencioso”. 😉
Parabéns, Ana… Gostei bastante de seu texto !!!
O TEXTO É TENDENCIOSO SIM….
E a sua posição idem, pois pelo que entendemos, não dissemos nada que vc “gostasse”.
Usou? Deu certo? Ótimo!
Não enche o saco!
Trabalhei em Clínica de Reabilitação Odontológica e já vi de perto muitos casos de pacientes que ao optar pelo mais “barato”, acabou gastando muito mais para consertar o estrago deixado pelos produtos (ou profissionais) que prometiam melhores resultados em tempo hábil e mais em conta. Devido isso, posso afirmar que prefiro pagar uma fortuna por um tratamento dentário bem feito, doque ter que investir mais ainda pra recuperar os danos causados por tais procedimentos.
Eu, particularmente, cobro a mais para refazer trabalhos.
O que é muito indecente e antiético de sua parte. Sou dentista, e costumo cobrar pelo meu serviço, e não por “vingança” da classe.
Não é uma questão de vingança, mas sim de valorização profissional e proteção aos tecidos.
Releia o texto.
muito desonesto da sua parte, cobrar mais caro pra refazer um trabalho, pq vai dar mais trabalho refazer ok, mas não é essa a justificativa que vc dá, vc quer cobrar mais caro como forma de dar uma lição no seu cliente, eu que nunca iria confiar em vc como dentista.
Desonesto? Vc refazer um trabalho, gastando com outros tipos de produto pra tentar reverter é ser desonesto?
Não penso em dar lição. Longe de mim isso…
Mas o que vc pensa sobre mim é um problema seu.
Um beijo
Óbvio que uma dentista, que ganha a vida fazendo clareamento (entre outras coisas), vai ter argumentos contra. Não vi nenhum a favor. Totalmente tendencioso.
O post tem a intenção de mostrar para os pacientes o lado ruim do tratamento feito sem supervisão, realmente.
É a função do blog informar o paciente sobre saúde bucal. E lesões ulceradas e vermelhidão na gengiva não são sinais de saúde.
Mas, como vivemos numa democracia, o paciente é livre pra fazer o que achar melhor a respeito da saúde dele.
Só que, no meu caso, se o paciente aparece aqui para eu “consertar” um erro, eu cobro mais.
e porquê os dentistas não diminuem os preços dos clareamentos? Poxa, aqui em Curitiba não achei nenhum dentista que cobrasse menos que R$900 para clarear os dentes…
É óbvio que é uma retaliação da classe contra uma indústria que percebeu um nicho de mercado próspero… e que está aprovada pela ANVISA!!!
É que nem a mulher que quer pintar o cabelo: ou ela paga uma fortuna para fazer no salão ou paga “quinzão” numa tinta na farmácia e faz em casa sozinha…
Eu fiz e não tive problema nenhum… comentei com meu dentista que, óbvio, desanconselhou e até riu da minha cara. Quando perguntei quanto ele cobrava pelo procedimento, quem riu da cara dele fui eu: fique com seu procedimento caro que eu fico com meus dentes brancos!!!
sei que posso ser criticado pelo comentário, mas creio que a liberdade de expressão e pensamento, garantidos constitucionalmente, irão me amparar…
concordo plenamente Abel! com os preços cobrados para fazer um simples clareamento dental, não podem reclamar se o consumidor encontrar no mercado algo que propõe o mesmo objetivo e liberado pela Anvisa..
Negociar com o profissional de saúde é válido!
Abel, vc achou caro o tratamento. Sim, concordo que QUALQUER tratamento estético, seja ele odontológico, dermatológico, etc, são caros.
Mas vc cogitou a negociação com seu Dentista a forma de pagamento?
Eu procuro facilitar para os meus pacientes. Tudo é conversado.
É isso que fico pensando,cobram preços absurdos que não podemos pagar, depois criticam esses clareamento tipo da oral b. Mas acho que isso é para arrancar dinheiro mesmo, pois são eles que saem perdendo!
O bom de vivermos numa democracia é que podemos fazer nossas escolhas livremente. Mas, tb, corre-se o risco de pagar um preço alto por elas.
Se o clareamento de farmácia deu certo num paciente, não é sinônimo de que vai dar em outro. E se der errado, o valor a ser pago para o conserto será mais alto do que o investimento na “economia”.
Concordo com você! Vou comprar as tiras e espero não me ferir! Clareamento em consultório está fora do meu orçamento infelizmente! Tá mais barato cuidar do cabelo rsrs
Que seu cabelo não caia com tratamentos sem supervisão de um cabeleleiro.
Olha pra você ver, o absurdo que chegamos. Dentista tem que cobrar caro mesmo. O cara estuda 4 a 5 anos na faculdade, gasta uma fortuna em materiais para o consultório, que não é barato não, ficando na faixa os materiais de 45 mil. Ainda faz uma especialização, e tudo mais, pra chegar um babaca desses e falar que está caro??? Tem que cobrar isso mesmo! Tem nada de preço baixo não! DENTISTA NÃO TEM QUE FAZER CARIDADE A NINGUÉM! Tem que cobrar caro mesmo!!!! Quer preço barato? Procure um idiota sem estudo, que não dedicou a vida à sua profissão, pra te auxiliar! E faça bom aproveito! Otário!
Ah, e tomara que seu dente caia com o uso sem supervisão dessas tiras, e vc tenha que gastar 10X mais com dentistas especializados.
Usei as fitas e meus dentes realmente clarearam. Gostei muito e não tive nenhuma reação, graças a Deus!! Não usei como recomendado(2 por dia), pois acabei esquecendo de usá-las no final de semana. Mesmo assim, percebi que meus dentes clarearam consideravelmente. Minha única reclamação é que realmente elas escorregam se a gente tentar mexer a boca. Sendo assim, ficava 30 minutos sem falar uma palavra e mexendo o mínimo possível a língua. Mas, mesmo assim gostei do resultado!!
Sorte que vc não teve nenhuma reação, graças a Deus.
Eu achei as fitas muito moles e escorregavam muito. Por isso o motivo da reação que eu tive. Extravasamento de produto.
Excelente o seu relato! Todos nós sabemos que, em teoria, dificilmente esses produtos proporcionam alguma eficácia. Ao menos agora eu posso fornecer um relato de caso para os pacientes que me questionarem rsrs.
Uma dúvida: nesse tempo o produto foi utilizado vc percebeu se houve eficácia em relacão ao clareamento?
Um abraço e sucesso!
Meus dentes já atingiram o ponto de saturação. Ou seja, não clareiam mais e isso há uns 2 clareamentos.
Vi melhora na questão do brilho. Realmente eles ficaram mais bonitos. Mas não posso dizer, ao certo, se houve alteração de cor.
Acredito que qto a isso o produto haja do modo que “promete” aos seus clientes, pois se não me engano, a concentração do produto que tem nas tiras é a mesma do clareador WhiteClass, da FGM, para uso caseiro.
Assustador o que consumidores passam sem que saibamos.
E quem fiscaliza isso?
http://bit.ly/10wMQY3
esse site é confiável para compras??
É sim Flávia, conheço o dono, pode confiar. 🙂