Semana passada eu fiquei apavorada.

Recebi uma mensagem do meu marido assim: “Vem me buscar. Passando mal.”

Ele estava na academia e quando cheguei eu gelei. Ricardo estava com o lado esquerdo do rosto, literalmente, caído. Sentia uma dor de cabeça bem acima do olho direito, muito forte, seguida de vômito. Ele não conseguia articular palavras e eu, imediatamente, pisei fundo no acelerador e o levei ao atendimento de emergência. Na minha cabeça, só vinha um pensamento: Ricardo está tendo um AVC. Fizemos os teses de força e estavam normais. A pressão dele estava 140×90 mmHg, ele fez exames de sangue, ficou em observação e foi liberado pelo médico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com a orientação de procurar um neurologista.

Agendamos a consulta com o neuro e foi solicitada uma Ressonância Magnética do crânio. Eu não tinha dúvidas que Ricardo tinha tido uma isquemia cerebral, pois há cerca de 2 anos minha mãe teve a mesma coisa: dor de cabeça seguida de vômito. Só que, no caso dela, ela teve acomentimento da área da audição e ficou 100% surda do ouvido esquerdo.

imagens_ressonancia

Na quinta feira, 9 de maio, fizemos a RM e tivemos a informação de que o resultado do exame só ficaria pronto dia 21!

Aí eu pirei. Como ficar sem diagnóstico por tanto tempo?

Procuramos outro neurologista e ele comentou que isso tem sido frequente aqui em Resende. Como a cidade possui 2 clínicas aptas a realizar as ressonâncias e como a maioria dos usuários são de planos de saúde, eles tem “forçado” a barra para fornecer o resultado dos exames. Não sei como funciona quando o paciente paga particular o exame, se o tempo de espera pelo resultado é menor. O médico disse, também, que na maioria das vezes precisa entrar em contato com a clínica para falar com o médico que fornece o laudo para poder, sem perder mais tempo, fechar um diagnóstico e um plano de tratamento para o paciente.

Em Odontologia, por vezes, acontece a mesma coisa. Solicitamos um exame e ficamos na dependência dele para executarmos o tratamento de um paciente.

Hoje, com a mudança na legislação, nós Dentistas podemos solicitar exames complementares além dos radiológicos. Mas, assim como o neurologista que atendeu meu marido, estamos sujeitos a esperar 15, 20 dias pelo resultado.

Como devemos proceder?

Minha dúvida (e esse é o motivo desse post) é saber: há alguma lei que exija a entrega rápida dos resultados de exames para diagnóstico e plano de tratamento do paciente? Ou somente os hospitais, por razões óbvias, tem essa agilidade na obtenção dos resultados?

Eu sei que, comigo, foi assim: perturbei a clínica. Liguei várias vezes e expliquei a situação para todas as atendentes e para a gerente da clinica. Uma das atendentes, inclusive, disse que o médico só falaria com outro profissional da saúde. E eu, muito delicadamente (SQN), disse que era dentista e que ele poderia falar comigo. A resposta que tive da infeliz foi: DENTISTA NÃO É MÉDICO.

Aquela velha história de desrespeito que a nossa classe enfrenta, onde médico é tratado como Deus e  nós como o coco do cavalo do bandido.

E ai, alguém já passou por essa situação? Sabe de algo que obrigue a entrega dos resultados de exames serem mais rápidas? Quem devemos procurar para reclamar?

Compartilhe conosco!

 

Compartilhe:

Comentários via Facebook