Era uma vez uma mãe que levou a filha de 4 anos para uma consulta de rotina no dentista. Savannah White, de Phoenix, Arizona, foi sedada para, segundo relata a mãe, fazer 4 restaurações. Mas quando acordou, a menina se olhou no espelho e viu isso:

Coroas de aço

Coroas!

Savannah levou um susto, e sua mãe um maior ainda. Ela ficou indignada (a mãe, a Savannah, pelo sorriso, parece que gostou! ;)) e disse não ter recebido qualquer explicação plausível do dentista, cujo nome não foi revelado. A menina foi levada a outro consultório e teve as coroas de aço trocadas por outras de material estético.

Um odontopediatra com experiência de mais de 30 anos, consultado pela emissora que fez a reportagem, disse ter ficado assustado com o número de coroas, mas esclareceu que, analisando as imagens da boca da menina antes da colocação das coroas, considerou que, dado o nível de deterioração dos dentes de Savannah, o procedimento adotado foi correto.

Moral da história 1: sempre deixe bem claro para o seu paciente (ou o responsável por ele) no que consiste o tratamento que será realizado. Ah, e quanto custa.

Moral da história 2: quem sabe dizer quantos, quais e de que tipo de tratamento restaurador o paciente precisa, é o dentista (não a mãe, não o pai, não o próprio paciente). Se o paciente acha que tem 4 cáries mais tem 18, ele precisa de 18 restaurações (ou coroas, enfim). Mas mesmo assim, certifique-se de que ele está ciente de que serão 18 restaurações, e não 4. Parece bobagem, mas tem gente que olha pra você, aparentemente concorda com o que você diz, mas não faz ideia do que você disse! Clareza evita mal-entendidos.

Moral da história 3: escove os dentes do seu filho e zele pela saúde dele. Amor é isso. <3

Fonte: Page Not Found

Dica do leitor Raphael Zanotto

Veja também: A Menina dos Dentes de Metal, no DicasOdonto

Compartilhe:

Comentários via Facebook