Aconteceu, de 22 a 25 de janeiro, a 33ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, no centro de exposições Expo Center Norte, o maior evento de Odontologia da América Latina.

ciosp 2015

Há anos vou ao Congressão e há muito tempo não presenciava um evento tão vazio. Conversando com alguns colegas, pude perceber que não era impressão minha. Todos estranharam o pouco movimento e a falta de inovação. Para mim, Juliana, a melhor parte do CIOSP é reencontrar os amigos. Esse ano, especialmente, pude conhecer pessoas que, até então, só faziam parte do meu universo virtual.

Encontro com amigos!

Encontro com amigos!

Odontomídias no CIOSP 2015

Odontomídias no CIOSP 2015

Em relação a cursos, não achei nada de diferente, mas mesmo assim acho que qualquer tipo de atualização profissional é válido, especialmente para os colegas que moram no interior do país e aproveitam para levar para suas cidades as novidades em pesquisa e tecnologia para o dia a dia de consultório.

Em relação à feira, posso fazer algumas observações…

De três anos pra cá senti uma diminuição considerável da quantidade de papel e consequente lixo produzido pelo evento. Percebi muitos stands utilizando o código de barras do crachá do participante para cadastro e para participar das brincadeiras e pegar os tão sonhados brindes! Já é um ponto positivo. Um evento assim precisa dar um bom exemplo de sustentabilidade. Só acho que a bolsa poderia ser algo que fosse usável no dia a dia. Uma ecobag ou uma mochila (visando o uso pelos universitários), por exemplo.

Quando peguei meu kit achei que tivesse sido premiada (#sqn) mais uma vez: sem caneta e sem bloco de anotação. Quando brinquei com outros colegas constatei: não tinha caneta para o congressista (e olha que eu acho a caneta bem bonitinha)! Seria mais uma contenção de gastos reflexo da crise econômica pela qual passamos ou simples “desatenção” por parte dos organizadores?

A quantidade de mapas espalhada pelo congresso ainda era insuficiente. A feira é muito grande e sem o auxílio das plataformas fica difícil se localizar, tanto quando o assunto é procurar uma marca específica ou agendar um ponto de encontro.

Se você dependeu de conexão com a Internet, mais uma vez você se decepcionou. ZERO! Alguns stands disponibilizaram a senha de rede (muito em off), mas o congresso em si não havia uma disponível para o congressista. Com isso, não é só a comunicação que fica prejudicada. As baterias dos celulares também. A minha operadora de telefonia me deixou na mão, o que não me surpreende.

Grandes empresas não estiveram presentes, o que reforça que 2015 será um ano de investimento baixo e previsão de pouco lucro. Lógico que não podemos esquecer que temos no CIORJ esse ano e que muitos dos expositores preferem diversificar o investimento. Mas mesmo assim, continuo afirmando que, para um sábado à tarde (por exemplo) o movimento foi muito aquém das expectativas. E, quando o assunto é gasto, não podemos deixar de falar no preço do estacionamento e da alimentação dentro do evento. Uma garrafa de água a R$ 4,00 e um cachorro quente a R$ 25,00 é salgado, não?

Espero que a nova presidência da APCD preste atenção na opinião dos colegas congressistas para que em 2016 o evento possa trazer as melhorias que nossa classe merece.

Compartilhe:

Comentários via Facebook