>Mas um post da Diva honorária, Dra. Celia Barral. Continuando o assunto que começou aqui.

* * *

… e então vc fez tudo certinho.

Fez o pré-natal, tomou acido fólico, muito Dramin, passou óleo de amêndoas na barriga. Caprichou no berço e no enxoval, fez ultra-som 3D e negociou com o pai a escolha do nome (dica importantíssima:
deixe-o pensar que a escolha foi dele!). 🙂

Se já escolheu a maternidade é hora de visitá-la. Se ela for longe de casa, pense em caminhos alternativos para o caso da sua bolsa romper às 17h da véspera de um feriado prolongado. O enfeite da porta e as lembrancinhas também já devem estar prontos, ou quase.


Eu não quis marcar cesária, nem saber o sexo dos meus bebês. Os dois atrasaram da data prevista. Lembro com carinho dos últimos e ansiosos dias, e a surpresa do sexo, é uma das
minhas melhores recordações.

E então você é abençoada pela maternidade. As horas de trabalho de parto vão exigir uma força e energia que você nem sabia que tinha. No minuto seguinte ao nascimento você é apresentada a um AMOR novo e inexplicável. O bebê deve ficar com você no quarto, o que vai te dar um medo danado.

– Será que serei capaz? 

Acredite: SERÁ! Mas aproveite para observar a experiência das enfermeiras e sugar delas todas as informações que possam ser úteis quando estiver em casa sozinha. Aproveite também para descansar. Estes serão seus últimos momentos de sossego.

Então você vai pra casa, e como disse no post anterior, toda ajuda será bem-vinda. Ainda que você não concorde plenamente, ouça com carinho e atenção as dicas (de bom senso). A experiência alheia (mãe, sogra, irmãs) podem evitar alguns dissabores.Vou dividir com vocês a dica do banho que minha sogra e uma irmã dela me deram e é interessantíssima.

Todas, sem exceção, teremos medo de afogar o bebê. Então: coloque a banheira numa superfície plana com aproximadamente 4 dedos de água morna . Embaixo da banheira, no lado onde vai ficar a cabecinha, coloque um travesseiro fino ou uma toalha dobrada, de forma que a banheira fique com uma leve inclinação, com pouca água na cabeceira e mais acumulada nos pés. Faça um travesseirinho com a roupinha que você  está tirando do bebê e coloque na banheira pra apoiar a cabecinha dele. Dessa forma, você apóia a cabeça e o corpinho fica submerso na água quente Isso facilita porque deixa as duas mãos livres e diminui os riscos de o bebê escorregar das mãos lisas devido ao sabonete.

Antes do inicio arrume tudo o que vai precisar pra que você não precise se afastar pra nada. Eu dava os primeiros banhos na cama, o que facilita porque a toalha pode estar já aberta ao lado quando você tira o bebê da banheira e já o aconchega e enxuga. Mas, por outro lado, a cama costuma ser um pouco baixa, o que pra quem fez cesária é um complicador. Ache um meio termo.

Eu, particularmente, adorava amamentar e não tive dificuldades. Mas com 3 meses (das duas vezes) meu leite diminuiu muito e eu precisei entrar com leite artificial. O pediatra orientou a marca e tudo correu bem. Atente para sua dieta, porque alguns alimentos podem agir no bebê. E a despeito de muitas orientações, muitas mães preferem não amamentar, ou não podem. Fique calma e abrace a sua causa. Leites artificiais ou mesmo de banco de leite darão base pro seu filhote.

Ainda que não pensemos nisso, ele pode chegar antes do tempo, prematuro. A medicina está muito avançada e com recursos maravilhosos. Queridas amigas já passaram por isso. Dias ou até semanas na UTI neonatal podem ocorrer. Você precisará de força, confiança e amigos. E se for o caso: pode contar.

De qualquer forma, você vai passar a encarar o segundo domingo de maio como um dia mágico. Ainda que com perfil comercial, o Dia das Mães é especial. Bem-vinda ao seleto grupo das pessoas realmente felizes.

Em tempo: seu bebê pode vir por outro caminho, e ser adotado, por exemplo. Isso não diminuirá em nada seu amor. Ah! E que Nossa Senhora do Bom Parto te dê uma boa hora =))

Beijo! Celia Barral.

Compartilhe:

Comentários via Facebook