O que é MIÍASE?

Doença parasitária provocada pela larva da mosca Dermatobia hominis. A larva da mosca penetra na pele do hospedeiro, que pode ser o homem ou outros animais, onde vai se desenvolver.

Manifestações clínicas:

Após a penetração, começa a formar-se uma lesão nodular, avermelhada, com um orifício central, por onde é eliminada secreção aquosa (exsudato), levemente amarelada ou sanguinolenta. Podem ser uma ou mais lesões e atingir qualquer área da pele, inclusive o couro cabeludo. A doença provoca dor em fisgada e, em alguns casos, coceira.

Uma característica clínica que define o diagnóstico pode ser notada observando-se atentamente o orifício central da lesão. De tempos em tempos a larva sobe ao orifício para respirar e esta movimentação pode ser percebida claramente. Com a evolução, que pode durar entre 30 a 70 dias, a larva tende a deixar o orifício.

Pode ser classificada em:

Miíase primária
A larva da mosca invade o tecido sadio e nele se desenvolve. Essa infestação é também conhecida por berne.
Miíase secundária
A mosca coloca seus ovos em ulcerações na pele ou mucosas e as larvas se desenvolvem nos produtos de necrose tecidual.

A miíase secundária apresenta-se sob três formas:

  • cutânea
  • cavitária
  • intestinal
Tratamento:
  • Limpar a ferida
  • Retirar larva por larva com uma pinça
  • Fazer curativos
  • Usar medicação, mediante indicação médica, para eliminar as ovas postas pelas larvas que foram removidas

Gente, é grotesco DEMAIS. Pelo que andei lendo por aí, a miíase bucal é uma afecção rara, predominante em população rural e, em pacientes com problemas mentais e senilidade entre outras que limitam os indivíduos, e/ou casos de alcoolismo, respiradores bucais, hábitos de roncar, que adormecem ao ar livre e, com a boca aberta durante o dia. 

A má higiene bucal, com lesões e odor fétido, atua como atrativo para as moscas fertilizadas depositarem seus ovos.  O diagnóstico dessa lesão é sempre clínico e o tratamento utilizado foi a remoção mecânica das larvas, com irrigação com soro fisiológico e Iodofórmio.

O uso de anestesia é recomendado em casos de pacientes com problemas mentais e, quando as larvas se encontrarem profundamente nos tecidos, muitas vezes comunicando-se com estruturas anatômicas importantes, como o seio maxilar as fossas nasais.

A prevenção deve ser sempre recomendada através de curso, conferências e palestras, em locais onde se observa maior ocorrência dessas condições.

Quem tiver estômago forte pode ver mais algumas fotos extremamente grotescas aqui. Que for fodástico e tiver estômago mais forte ainda, pode assistir esse vídeo.

Mas, na dúvida, NÃO DURMAM de boca aberta. E como eu disse pras minhas alunas do ASB08 da Iodontus, observem bem em quem vocês saem dando beijinhos na noite. Primeiro, converse suficientemente com a pessoa pra perceber se ela tem mal hálito. Depois, observe se você encontra pontos pretos ou uma gengiva vermelho gritante. Se não tem nada disso, você está segura(o). Pelo menos não tem berne na boca do(a) vivente…

#goDIVAS! GO!

Fontes:  MIÍASE EM PACIENTE NÃO COLABORADOR: RELATO DE CASO CLÍNICO
Wikipédia
Blog Isso é Bizarro,

Compartilhe:

Comentários via Facebook