Doença parasitária provocada pela larva da mosca Dermatobia hominis. A larva da mosca penetra na pele do hospedeiro, que pode ser o homem ou outros animais, onde vai se desenvolver.
Manifestações clínicas:
Após a penetração, começa a formar-se uma lesão nodular, avermelhada, com um orifício central, por onde é eliminada secreção aquosa (exsudato), levemente amarelada ou sanguinolenta. Podem ser uma ou mais lesões e atingir qualquer área da pele, inclusive o couro cabeludo. A doença provoca dor em fisgada e, em alguns casos, coceira.
Uma característica clínica que define o diagnóstico pode ser notada observando-se atentamente o orifício central da lesão. De tempos em tempos a larva sobe ao orifício para respirar e esta movimentação pode ser percebida claramente. Com a evolução, que pode durar entre 30 a 70 dias, a larva tende a deixar o orifício.
Pode ser classificada em:
- Miíase primária
- A larva da mosca invade o tecido sadio e nele se desenvolve. Essa infestação é também conhecida por berne.
- Miíase secundária
- A mosca coloca seus ovos em ulcerações na pele ou mucosas e as larvas se desenvolvem nos produtos de necrose tecidual.
A miíase secundária apresenta-se sob três formas:
- cutânea
- cavitária
- intestinal
- Limpar a ferida
- Retirar larva por larva com uma pinça
- Fazer curativos
- Usar medicação, mediante indicação médica, para eliminar as ovas postas pelas larvas que foram removidas
Gente, é grotesco DEMAIS. Pelo que andei lendo por aí, a miíase bucal é uma afecção rara, predominante em população rural e, em pacientes com problemas mentais e senilidade entre outras que limitam os indivíduos, e/ou casos de alcoolismo, respiradores bucais, hábitos de roncar, que adormecem ao ar livre e, com a boca aberta durante o dia.
A má higiene bucal, com lesões e odor fétido, atua como atrativo para as moscas fertilizadas depositarem seus ovos. O diagnóstico dessa lesão é sempre clínico e o tratamento utilizado foi a remoção mecânica das larvas, com irrigação com soro fisiológico e Iodofórmio.
O uso de anestesia é recomendado em casos de pacientes com problemas mentais e, quando as larvas se encontrarem profundamente nos tecidos, muitas vezes comunicando-se com estruturas anatômicas importantes, como o seio maxilar as fossas nasais.
A prevenção deve ser sempre recomendada através de curso, conferências e palestras, em locais onde se observa maior ocorrência dessas condições.
Quem tiver estômago forte pode ver mais algumas fotos extremamente grotescas aqui. Que for fodástico e tiver estômago mais forte ainda, pode assistir esse vídeo.
Mas, na dúvida, NÃO DURMAM de boca aberta. E como eu disse pras minhas alunas do ASB08 da Iodontus, observem bem em quem vocês saem dando beijinhos na noite. Primeiro, converse suficientemente com a pessoa pra perceber se ela tem mal hálito. Depois, observe se você encontra pontos pretos ou uma gengiva vermelho gritante. Se não tem nada disso, você está segura(o). Pelo menos não tem berne na boca do(a) vivente…
#goDIVAS! GO!
Fontes: MIÍASE EM PACIENTE NÃO COLABORADOR: RELATO DE CASO CLÍNICO
Wikipédia
Blog Isso é Bizarro,
Ontem fui visitar minha avó que está sedada e entubada na uti, e percebi o descaso e maltrato a uma idosa de quase 83 anos… Ao chegar até o leito onde a mesma estáva, vi um monte de miiase Andando na boca dela.. Tão triste! “Obs” tinha 3 enfermeiros p seis pacientes e somente minha avó entubada… Chamei o enfermeiro e perguntei o que significava aquilo na boca da minha avó ele olhou e assustou com o que viu… E logo a enfermeira chefe chegou em mim e disse que ia pedir o técnico p fazer a limpeza… estou triste demais.
Triste mesmo, Ana. 🙁 Que sua avó se recupere logo e, enquanto isso não acontece, seja tratado com o respeito que merece. Melhoras pra ela.
Comum em moradores de rua, por viverem expostos e sem condições de higiene e, também comum em pacientes acamados, deficientes, com déficit de mobilidade, dependentes de cuidadores. A partir daí é que vemos a importância da enfermagem, apenas mencionada quando ocorre o caso de miíase, salientando que esta ocorreu por descaso e nunca elogiada nos casos em que os pacientes vivem sob estas condições supra citadas e não desenvolvem esta doença.
…que eh isso, meu? Parece arroz rsrs…credo…deu pra arrepiar…ainda bem q to em dia com minha saude bucal…
Após a cirurgia para retirada da miíase bucal,quais são as precauções que devem ser tomada para que não volte mais e se voltarem o que fazer? Existe algum tipo de remédio que pode ser tomado para que esses parasitas não se proliferem mais?
Me responda urgente por favor Obg!
como deixam chegar a esse pto, tenha dó… a pessoa pode ta viva mas finge de morta pois isso ñ fica assim de um dia por outro.bjs amo odonto
AAAAAAhhh, o video eh muito nojento,o senhorzinho tem em 2 partes da boca!!!!!!e elas nao eram mais ovos!!!! todas eram larvas”!!!!!!!
[…] A explicação para a foto mais nojenta da semana no Facebook. –> OdontoDivas […]
[…] Saiba um pouco mais no Odontodivas […]
Eu quero ve o videooo dessa caso…
Lembra q eu te pedi prÔ..
BJooozz
Valesca, clica no link se tiver coragem hehehe
oi gente. acrescentando mais informações ao assunto e pegando o gancho com o comentário acima: como especialista em pacientes com necessidades especiais digo que os pacientes acamados, com deficiencia mental ou dificuldade de mobilidade precisam de ciudadores atenciosos com a higiene oral sim! já vi casos de miiase em pacientes oncológicos, com ferida exposta de cec de laringe, com pacientes de alzheimer e paralisia cerebral. é uma condição muito triste e dolorosa para estes pacientes.
Nunca presenciei, mas colegas de turma ja tiveram a honra no estágio hospitalar, pcte acamado sem cuidados de higiene oral por parte dos acompanhantes e equipe de enfermagem acabou evoluindo pra miíase. triste E NOJENTO!!
ja mi deparei com um caso destes uma lesaõ bem maior no saite do governo do estado do para tem uma esplicação de varios casos bem mais detalhada e não e tão raro assim e acontecem tanto com pessoas de area rural como urbana na verdade pode ser ate mais frequente em area urbana sem limpesa publica adequada onde a mais criadouras da mosca e aglomera~ção de hospedeiros a de se respeitar de maneira etica o ser humano afetado por um caso assim pode acontecer ate com o mais preparado dos medicos assim como um conhecido medico que contraiu uma doença em viagem na amazonia o dr drauzio
Não sou dentista e acho q nunca tive vocação p/ essas coisas, mas esse post realmente me surpreendeu..
caraaaaaai, que nojo!!! Nunca mais na minha vida durmo de boca aberta, juro, to traumatizada!! aahaha
** Ótimo post!! 😉
Nossa, ontem depois de ver essa imagem perguntei ao meu professor de anatomia se isso era possível em uma pessoa viva, por que deve causar no minimo um desconforto, claro. E ele disse que sim, que era causado por falta de higiene e tal, mas o seu esclarecimento foi bem melhor. Valeu!
Nossa, nojento de mais… foda pensar que tem gente que fica desse jeito :s
Parabéns pelo post e pelo blog, tá show ;D