A Batalha de Waterloo foi um combate entre as forças francesas e as britânicas, tendo acontecido nas proximidades da aldeia belga de Waterloo. Ocorreu durante o Governo dos Cem Dias de Napoleão, entre seu exército de 72 mil homens recrutados às pressas e o exército aliado de 68 mil homens comandados pelo britânico Arthur Wellesley, Duque de Wellington, antes da chegada dos 45 mil homens do exército prussiano.

Tá, e que dentes são esses? Os dentes dos cadáveres de quase 50.000 militares que cobriam os campos de batalha.

Terminada a guerra, entravam em cena os saqueadores de cadáveres, à caça de quaisquer objetos de valor, como moedas, jóias e os mais valiosos e inusitados tesouros: os dentes dos mortos.

Próteses totais com dentes naturais... dos soldados de Waterloo

Lucro fácil, certo? Nem tanto. A maioria dos dentes garimpados estavam cariados, pois seus “antigos proprietários” eram gente humilde, e a demanda era por dentes hígidos. Ainda, como se levava algumas semanas para juntar um conjunto completo de dentes, o preço final de uma prótese dessas era alto. Lei do mercado.

Uma prática experimental da época era o transplante dentário, de uma gengiva para a outra mesmo. Mas é óbvio que a coisa costumava dar errado, e a transmissão de várias doenças, principalmente da sífilis, era frequente. Como a oportunidade gera o ladrão (neste caso, literalmente), os “dentistas” e “protéticos” da época enxergaram nas guerras napoleônicas uma fonte de matéria-prima quase inesgotável. Visionários! 😉

Prótese fixa de Waterloo

E os ricos sorriam às custas dos pobres. Como vocês podem ver as coisas não mudaram muito…

O DicasOdonto também falou no assunto.., e de uma forma 1000 vezes mais poética que a minha. Vale a pena conferir!

Fonte: Metamorfose Digital

Compartilhe:

Comentários via Facebook