O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde foi instituído pela lei Federal 11.585/07 e é comemorado no dia de hoje.

O agente comunitário de saúde é o profissional que realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde nas comunidades, sempre supervisionado e coordenado por um médico ou gestor de saúde.

Essa profissão sempre é exercida por um morador da comunidade que passa por treinamentos e cursos, para entender melhor as origens das doenças e as técnicas de prevenção, formando assim um elo entre a população e o sistema de saúde. Além de realizar trabalhos de conscientização, o agente comunitário de saúde promove o cadastro das famílias, a orientação individual e coletiva, identificar áreas de risco ou focos de doenças, realizar visitas domiciliares, desenvolver ações educativas que envolvam a comunidade, entre outras funções.

No dia a dia da ESF, o agente é aquela pessoa que trabalha fora da unidade. Ele busca as informações e problemas da comunidade e leva para a equipe, para que juntos possam detectar a melhor maneira para o tratamento. Ele é que sabe também quais os pacientes estão acamados, quais precisam de curativos e são a porta de entrada para o atendimento da ESF. E principalmente, quem determina que pacientes necessitam de uma visita do dentista!

Claro que o paciente pode buscar atendimento na ESF sem o agente de saúde, por conta própria, mas muitos não sabem disso. O agente comunitário também mantém atualizados os cadastros das famílias, do bolsa família, e ainda leva a vacinação (no caso levava, a da pólio) até a casa das pessoas. E em dias de chuva forte, trabalha com a equipe, dentro da unidade.

Então hoje, nós do blog rosa OdontoDivas gostaríamos de parabenizar estes profissionais tão importantes para a Saúde Pública do Brasil pelo seu dia 🙂

PS: Uma pena eu não ter aqui nenhuma foto da Elma, Vera ou da Jana, as agentes de saúde da ESF Lava Pés!