natureba

Muito tem se falado a respeito de produtos orgânicos, funcionais, zero isso e zero aquilo. A população tem se conscientizado (ou até mesmo entrado numa neurose resultante do excesso de informação disponível nas mídias) a respeito de um estilo de vida saudável.

Ok. Bacana. Legal.

Mas e quando a moda “natureba” confronta a ciência e compromete a saúde do indivíduo?

Semana passada foi uma semana de “tretas”. Bela Gil, chefe de cozinha natural e apresentadora de um programa de culinária, postou numa rede social uma dica/receita de higienização oral feita com cúrcuma.

bela gil

A cúrcuma, também conhecida como açafrão da índia, é uma planta utilizada na culinária, de cor amarelo forte, que tem sido estudada no tratamento de doenças como Mal de Alzheimer, câncer e doenças do coração, já que possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

Na tal postagem, a apresentadora sugere a utilização de uma “pastinha” feita com cúrcuma para a higiene oral e, logicamente, a classe Odontológica se manifestou a respeito. Aliás, não só os dentistas – muita gente tirou um sarro dela depois do que foi postado.

Também se questionou a utilização de flúor nos dentifrícios e na água de abastecimento. O flúor foi tido como um vilão, “causador” de câncer, hipotireoidismo e até mesmo relacionado à redução de QI na população. Isso demonstra um conhecimento raso, quase nulo, sobre a importância desse agente na redução da incidência de cárie na população.

Outra profissional, uma nutricionista, já apareceu com uma receita mais “no sense” no Instagram. Uma mistura de polvilho doce, óleo de coco e essência oleosa de menta, que de acordo com o depoimento dela é pra conferir “hálito fresco”. (Quase uma tapioca né? 😛 )

receita

Enfim, se formos pesquisar certamente encontraremos coisas piores.

O questionamento da classe Odontológica, creio que como um todo, é a existência de pesquisas científicas que comprovem a eficácia dessas misturas na manutenção da saúde bucal das pessoas e no modo como esses produtos podem afetar os materiais dentários.

Não estamos fechando portas para o desenvolvimento de produtos naturais/fitoterápicos para a promoção de saúde bucal. Apenas queremos que as informações sejam baseadas em evidências científicas, pois é isso que assegura a utilização de tal produto ou princípio ativo de modo correto para o organismo.

Pessoas públicas, como o caso da apresentadora Bela Gil, que têm grande alcance em suas postagens, devem tomar muito cuidado com as informações transmitidas. Infelizmente não são todos os leitores que vão se preocupar em pesquisar sobre a veracidade daquela informação. Muitos se deixam levar pelo modismo, pela facilidade de ter alguém esmiuçando as informações e entregando, de bandeja, receitas milagrosas para um corpo saudável.

Fica um alerta aos pacientes: nem tudo que é postado na Internet é verdade ou faz bem à saúde.

Somente um Dentista é capaz de fornecer as informações necessárias para promover a saúde bucal dos pacientes!

Veja também!

A polêmica da cúrcuma para escovar os dentes no Dicas Odonto

A cúrcuma ou açafrão serve para escovar os dentes? no Profissão Dentista

Sobre flúor, Bela Gil e açafrão no Medo de Dentista

Compartilhe:

Comentários via Facebook