O holandês Jacobus van Nierop, de 51 anos, tem o ~singelo~ apelido de dentista dos horrores. Ele foi sentenciado a oito anos de cadeia na França por mutilar cerca de 120 pacientes na pequena cidade de Chateau-Chinon, na região central do país europeu. Segundo os promotores do caso, ele sentia prazer com isso.

Dentista dos horrores

Dentista dos horrores

Van Nierop chegou a ser detido em 2013, mas fugiu para o Canadá. Em 2014 foi extraditado para a França e condenado a pagar uma multa de 10.500 euros (cerca de R$ 42 mil), além de estar proibido de exercer a profissão.

Segundo relatos, alguns pacientes tiveram ossos quebrados, abscessos recorrentes e septicemia. O dentista mutilava as pessoas enquanto elas dormiam, sob efeito de drogas ministradas por ele. O objetivo era obter mais dinheiro dos planos de saúde, mas o dentista também gostava de causar dor. Segundo o site da emissora BBC, uma paciente disse, no tribunal, que ele “arrancou oito dentes de uma só vez, fiquei cuspindo sangue durante três dias e um ano e meio sem dentes”.

O dentista admitiu sua culpa, dizendo que “não estava interessado em pessoas”. Ele teria se mantido frio e indiferente durante o julgamento, na maioria das vezes abstendo-se de fazer comentários quando era questionado sobre algo.

De acordo com a agência de notícias AFP, a defesa do dentista alegou problemas psicológicos. Enquanto um especialista disse que suas tendências narcisistas o impediam de ser capaz de qualquer julgamento moral, outro afirmou que ele estava perfeitamente ciente do que estava fazendo.

Via O Globo (sugestão da Sil, que não tem medo de dentista) 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook