Um estudo realizado com alunos de Odontologia revelou que os dentistas podem – literalmente – sentir o cheiro do medo em seus pacientes, o que aumentaria a chance de um pior desempenho durante o atendimento.

O artigo que descreve o experimento se chama Smelling Anxiety Chemosignals Impairs Clinical Performance of Dental Students (O Impacto dos Marcadores Químicos de Odor da Ansiedade na Performance Clínica de Acadêmicos de Odontologia, em tradução livre) foi publicado na Chemical SensesVocê pode ler o resumo do artigo (em inglês) aqui.

Cheiro de Medo

Como assim?

Simplificando, é o seguinte: dentistas conseguem identificar um paciente com medo pelo cheiro! E saber que o paciente está com medo pode levar a um desempenho mais fraco, a uma maior chance de cometer erros. O paciente com medo emite sinais químicos através do suor e odor corporal.  Não se sabe exatamente até que ponto esses marcadores químicos influenciam os seres humanos, mas os pesquisadores acreditam que as nossas emoções podem ser transmitidas através do cheiro que exalamos.

De acordo com os autores do estudo, essa é a primeira avaliação real de como a ansiedade pode ser comunicada através da transpiração. Para determinar se o odor corporal pode ser desencadeado por emoções, os investigadores pediram a 24 estudantes de Odontologia que doassem duas camisetas: uma usada durante um exame com altos níveis de stress e outra utilizada numa palestra tranquila. As camisetas foram, então, mascaradas com uma substância química que tornou impossível diferenciar o cheiro entre as duas roupas em experimento. No entanto, as assinaturas químicas dos alunos ainda estavam presentes, mesmo que não fossem perceptíveis.

Em seguida, as camisetas foram colocadas em manequins e um segundo grupo de alunos “atendeu” os manequins, sendo avaliados por professores. Na maioria dos casos, os estudantes executaram um trabalho pior nos manequins que vestiam as camisetas com “cheiro de medo”.

Embora os pesquisadores não tenham certeza se dentistas já formados teriam a mesma resposta, acredita-se que esse estudo demonstra que o odor da ansiedade pode desencadear ansiedade no outro. Se o outro é um dentista em atendimento, isso não é nada bom. 😀

A comunicação quimiossensorial é capaz de transmitir uma série de estados mentais, como emoções ou doenças, bem como características individuais e de gênero. O nosso cheiro pode até ajudar a encontrar um parceiro geneticamente apropriado e a formar laços emocionais com os nossos filhos… os chamados feromônios. Ainda pouco se sabe sobre como os odores ajudam a interpretar a felicidade, mas estudos mostram que podemos usar os cheiros dos outros para interpretar possíveis ameaças como tristeza, agressão ou repulsa.

Via IFL Science

Compartilhe:

Comentários via Facebook