Já de cara quero deixar claro: nenhuma de nós, OdontoDivas®, está sugerindo que você deva acreditar ou está apoiando o que prega a Medicina tradicional chinesa. Encare este post como uma curiosidade, ok?! 😉

Dentes X outros órgãos do nosso corpo

Mas… segundo a Medicina tradicional chinesa, cada grupo de dentes têm relação direta com outros órgãos do nosso corpo, como se fosse uma “conexão”. Você já deve – ou não – ter ouvido falar do sistema de meridianos da acupuntura… pois bem: o “equilíbrio energético” entre os meridianos que interligam todos os nossos órgãos também ligaria os dentes a outros órgãos do organismo.

Na Odontologia sabe-se que uma infecção dentária pode chegar a outros órgãos do corpo via aspiração ou corrente sanguínea. Falo só sobre isso aqui: Nunca subestime um dente “inflamado”! (com vídeo). Porém, a Medicina tradicional chinesa vai além… um dente “doente” interferiria diretamente na saúde do órgão ao qual ele está associado, da seguinte forma:

Os dentes e outros órgãos

GRUPO DE DENTES ÓRGÃO ASSOCIADOS
Incisivos Rins, bexiga e orelhas
Caninos Fígado e visícula biliar;
Molares Estômago, baço e pâncreas
“Sisos” Coração e intestino delgado

Portanto, saber quais órgãos estão relacionados a cada grupo de dentes pode ser útil! Mas é preciso ressaltar que nem toda dor de dente é necessariamente um sintoma de doença em outro órgão. Dor de dente geralmente é só dor de dente, mesmo… com causa local: cárie, sensibilidade dentinária, doença periodontal… tudo aquilo que a Odontologia tradicional ocidental 😀 já conhece muito bem.

Algumas doenças que podem estar associadas com problemas dentários

• Dor nos incisivos superiores e inferiores: cistite, otite ou pielonefrite
  • Dor no incisivo central: tonsilite e prostatite
  • Dor nos caninos: colecistite ou hepatite