É uma receita antiga, coisa de vó. Acredito que todo mundo já ouviu algum paciente falar sobre o tal cha de malva…
Muitos pacientes, do interior principalmente, fazem bochechos com chá de malva para aliviar dor de dente. A malva é um anti-inflamatório natural, especialmente eficaz nas afecções da boca e garganta, e acredito eu não haver contra-indicações. Muitas pessoas tem em casa e fica fácil preparar o chá.
Pra que serve?
Tenho visto no meu dia-a-dia odontológico muitos pacientes que utilizam o chá de malva pra qualquer coisa. O que notei é que ele é altamente eficaz na melhora da gengiva dos pacientes, tanto quanto ou mais que a clorexidina. E desde então, ao invés de receitar a solução pra bochecho eu sempre antes pergunto se o paciente tem malva em casa ou se ele tem como conseguir com alguém. É barata, natural e acredito eu não haver contra-indicação.
Procurei por trabalhos/artigos acadêmicos na biblioteca virtual em saúde e não encontrei nenhum trabalho comparando a eficácia do chá de malva versus clorexidina. Procurei mais na internet e não encontrei muitas informações também, então se alguém quer fazer uma pesquisa e não tem tema ainda acho que aí está uma boa sugestão (e relevante também) pra um estudo do tipo caso-controle. Encontrei uma citação sobre malva nesta revisão de literatura, onde diz que a malva vem sendo testada no controle de crescimento de bactérias presentes no biofilme dental
O que encontrei sobre a malva:
A Malva sylvestris L. tem folhas bem verdes, com longos pecíolos, serreadas nas bordas e com pêlos ásperos, embora moles e macios ao tato. Já as flores são bem características: quando totalmente abertas, apresentam cinco pétalas afastadas, estreitas na base, largas e chanfradas na parte superior, a coloração é rósea e o florescimento se dá nos meses mais quentes do ano e, dependendo da região, pode ocorrer do final da primavera até meados do outono.
A planta contém mucilagens, antocianina, tanino e um óleo essencial volátil com propriedades calmantes, emolientes e laxativas. O uso da malva é indicado nas inflamações da boca (aftas e gengivites) e garganta, principalmente na forma de gargarejos. O chá é usado em casos de prisão de ventre, úlceras e gastrite. Na forma de emplastro, a malva é recomendada para tratar abcessos e as compressas feitas com as folhas são consideradas ótimas para aliviar queimaduras de sol.
A malva é usada popularmente como expectorante, emoliente, diurética e calmante. Indicada para problemas da garganta, dos brônquios e inflamações dentárias, também funciona como suavizante nas picadas de insetos e irritações da pele.
É da família das malváceas, e o nome da família vem do grego “malake”ou suave, uma vez que a planta é conhecida por acalmar.
Mas como preparar o chá?
Recomendo os meus pacientes prepararem um chá forte com as folhas em infusão, e bochechar o chá em temperatura morna pra fria, cerca de um copo pelo menos três vezes ao dia. Um detalhe muuuuito importante: NÃO COLOCAR AÇÚCAR, por motivos óbvios.
É o bastante para que uma gengiva inflamada, inchada e avermelhada em apenas um dia mude do vermelho para o rosa de uma gengiva saudável, como eu pude observar no paciente do post do “dentista” que cola aparelho em casa. Claro que é preciso lembrar que cada caso é um caso, e que o paciente precisa seguir as intruções de bochecho.
Passei a receitar o chá de malva no meu consultório particular também e notei uma certa resistência dos meus pacientes mais instruídos, salvo aqueles que adoram um fitoterápico. A maioria tem resistência e não leva a sério que um chazinho seja o suficiente para “acalmar uma gengiva sangrenta”, e preferem que eu receite uma solução mais “cara”. Logo, o digluconato de clorixidina 0,12% se faz presente, com aquele gosto metálico típico mas que parece agradar mais quem gosta de pagar.
E vocês, o que me dizem do chá de malva? Vamos trocar experiências? Comentem! 🙂
#goDIVAS! GO!
Fonte:
Jardim e Flores
Loja do Jardim
Bem Tratar
Boa tarde. Dr eu fiz um recobrimento da gengiva com resina e acabou machucando mto a gengiva, hj fazem 4 dias e ñ estava tomando nada. Porem a dor intensificou na região de 3 dentes saindo bolinhas de pus. Então hj comecei a fazer gargarejo com cha de malva. Estou com medo do dente cair. Ele ñ esta mole, mas a raiz esta mto exposta. Me ajude por favor.
Seu dente não vai cair por causa disso, Alexsandra. Mas é preciso entrar em contato com o seu dentista pra, se preciso, reavaliar e tomar quaisquer medidas necessárias.
Sofro de gengivite e periodontite… e recentemente a minha gengiva onde tem o cizo infeccionou muito… fui na dentista e estou ha duas semanas tomando ibuprofeno, amoxilina e paracetamol mas não estavam resolvendo, comecei a colocar junto chá de malva e de camomila e começou pelo menos a amenizar a dor… Funciona sim… tenho dentista novamente hoje, e vamos ver qual vai ser o próximo passo kkk
Obrigada!
Olá tenho doença periodontal é meu dentista me indicou o uso diário do Periogard RS, porém seu uso continuo tornou meu paladar terrível! Lendo este artigo, pois ele tbm me receitou bochechos com Malvona, fico a me perguntar se ela ajuda na questão da doença periodontal. Desde já, agradeço.
A clorexidina, que é o princípio ativo do Periogard, causa alteração de paladar se usada de forma contínua. A malvona, por ter propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e até antibióticas, pode ajudar, sim. Mas sozinha não resolve nada, é preciso que ela seja usada junto ao tratamento periodontal feito pelo dentista.
Boa tarde, estou usando malvona mais de farmácia que por sinal ajudou bastante . Tive infecção depois que arranquei 2 sisos do lado direito. O meu organismo não aceitou o meu caso foi muito complicado . Mais graças à Deus e ao meu médico tudo já está sobre controle . Fiquei os 20 primeiros dias com secreção , tendo que toda semana voltar nele pra fazer drenagem . Usando malvona direto também ajudou bastante a limpar e puxar a secreção . Claro com antibióticos e antflamatorios . Graças a Deus hoje completam 32 dias , fui ao médico fazer revisão e agora está partindo pra cicatrização.
Super valida a dica, minha mãe sempre usou o jeitinho caseiro, e como funciona!!!!
Eu estou tratando um canal já tem mais de 20 dias o dente nao para d drenar infecçao, minha dentista deixou meu dente aberto por mais de uma semana, isso trocando o curativo, mas ela deixa só com uma bolinha d algodão, ai ela fechou o dente com curativo e massa falou que nao pode deixar aberto por muito tempo, me passou antibiotico, tomei por 5 dias 10 compmds de amoxilina, voltei la, limpou o dente de novo e falou que continua saindo infecção, ela fez curativo e fechou o dente, mas ele ta com pressão, ta muito ruim, meu dente parece estar mole, do tomando chá de malva e fazendo bochechos com malvotran… tá fazendo uma bola no céu da boca, ta bem dolorido…
Sintomas do abscesso, Leidi. Continue tratando com a sua dentista, faça o tratamento de canal até o fim. A dor vai ceder.
Obrigada pelas informações!
Tenho sempre malva na minha horta, e vou levar folhas tbém para meu odontólogo que sempre orienta nos tratamentos ( retirada de siso dos filhos, extração e implante).
Não encontrei nada até o momento, mas questiono se o talo/galho tbém pode ser usado, aceredito que tem o mesmo valor que as folhas.
Sabem me informar?
Creio que possa ser usado no chá também se não for leitoso. Abraços!
Bom dia. Parabéns pelo blog, pelo assunto e pela abordagem.
Estou com uma dúvida, vasculhei a Internet e não encontrei resposta. Meu filho fez uma cirurgia para retirada do freio do meio dos dentes. O dentista sugeriu a malva para auxiliar no pós operatório.
Minha dúvida: posso preparar o chá e usar ao longo das 24 horas? O chá dormido pode se tornar tóxico? Podem me ajudar com essa questão?
Muitíssimo obrigada
Obrigada Marta! Nossa intenção é ajudar as pessoas com informações úteis. Como qualquer outro chá ele acaba perdendo as propriedades conforme for passando o tempo. Minha recomendação aos pacientes é preparar o chá pela manhã e ir utilizando ao longo do dia, e no dia seguinte preparar um novo chá, para assi aproveitar ao máximo as propriedades da malva. Abraços!
Estou com uma bola no ceu da boca, o que devo fazer? Ela doi.
Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, Marli. “Bola no céu da boca” pode ser várias coisas, de tórus a abscesso.
Oii boa tarde.
Extrai 2 cisos ontem a tarde m indicaram fazer bochechos cm malva,já fiz o chá p o buchecho mas minha dúvida é será q posso tbm tomar o chá p cicatrizar mais rápido.desde já obg ??
Tomar não. O efeito dele é tópico. Abraço!
Olá,
Eu não conheço a malva in natura.
Cheguei aqui buscando um remédio, que minha avó usava misturando algumas gotas com água quente e cheirava o vapor daquela mistura, ela tinha efisema pulmonar, coisas do cigarro.
Vendo aquilo, era criança, sempre que tinha um problema de tosse, também ia cheirar o vapor daquela mistura.
Aperfeiçoei o uso, quando tive dores de cabeça horriveis proveniente de sinusite, então, pingava 30 gotas na água, do tal remédio de malva e tomava de 4 em 4 horas. Mas era eficaz, a inflamação das vias nasais eram espelidas até limpar tudo. Por muitos anos eu não tive sinusite, estou com isso agora e os remédios que passam não expele o catarro, parece que tem o efeito de secar, daí depois de algum tempo, sinusite de novo.
O problema que esqueci o nome do remédio, e nem sei se ele ainda é comercializado, mas sei que o nome começava com malva…, então, agora, vou tentar o uso do chá da malva in natura para este problema, sinusite.
Deixo aqui mais essa dica para comprovar a eficácia da malva no combate ao mal causado pela sinusite.
Malvatricin? Seria esse? Interessante, obrigada pela dica 😉
Olá , eu estou com infecção urinária , antes estava no rins esquerdo e tomei fortes antibióticos e anti-inflamatórios, aliviou as fortes dores, so q agora passou p bixiga e estou com infecção urinária, estou tomando medicamentos , mas ainda não sarou a inflamação, será que posso tomar o chá da malva? Porque nesse caso a inflamação é interna e eu teria engolir.
NÃO FAÇA ISSO PELAMORDEDEUS!!!! Infecção urinária é coisa séria, e se não curada pode evoluir pra uma nefrite. O chá é pra uso tópico, não sistêmico. Consulte seu médico.
Retirei os sisos do lado esquerdo,ja tomei varios anti inflamatorios e analgesicos receitados pelo meu dentista,ja fazem uma semana,doi muito,pois me deu trismo e infeccionou pra priorar minha ultima esperança sera o cha de malva!
Olá, extrai um dente e nos locais onde ela aplicou anestesia encheu de aftas. E nos pontos tem bolinhas brancas. Será que pode ser uma infecção? as aftas estão se alastrando pela boca e garganta. O que pode ter acontecido? será q o chá de malva me ajuda nesse caso?
Obrigada
Sempre importante visitar um dentista para um correto diagnóstico. Pode ser processo alérgico ao anestésico. Como você está hoje?
Quanto a escovação, tem algum creme dental que acabe com infecção dentária?
Não. Creme dental só libera flúor e gostinho bom na boca, mais nada.
Outra pergunta:
Estas infecções que incham a gengiva demoram tanto a sarar?
Faz dois dias que estou tomando o remédio, a dor passou, mas o inchaço ainda persiste e a dentista me passou 16 comprimidos só
É perigoso?
Remédio é o tetraciclina.
Obrigado!
Olá!
De uma hora para outra minha gengiva inchou e tive uma dor no dente. Fui na dentista e ela me receitou Cloridrato de Tetraciclina 500 para tratar a infecção. Já tomei 6 comprimidos, a dor passou, mas ainda estou com o rosto e parte da gengiva inchadas.
Gostaria de saber se posso usar a malva para fazer bochechos, e se adiantaria alguma coisa para apressar minha melhora.
Obrigado!
Vc precisa visitar o dentista. Ele que dirá, após exame, o que é melhor fazer.
Olá! Procurando algo sobre o tão falado chá de Malva,achei este post e resolvi comentar minha experiência com o chá, até poruqe estava gravida em uma das vezes que me deu fortes dores e só o chá me adiantou,confesso que no começo não levei fé,só testando para confirmar os beneficios .
Não é a primeira vez que ele me salva das terríveis dores que o siso pode trazer,faço um chá bem forte morno para frio,e bochecho um copo três vezes por dia.Pronto as dores vão embora e ainda qualquer infecção que possa ter é curada ! Costumo chamar de Santa Malva !
Olá! Fui ao meu dentista e ele disse q estou com a gengiva inflamada, me mandou fazer 5 sessoes de limpeza (60 Reais cada) nao posso fazer, fica muito caro p mim! Eu uso aparelho, será q o cha de malva vai me ajuda nesse caso?!
Obg! 🙂
Não, Camila. Em caso de gengivite instalada, não há chá de malva que dê jeito (pode até ajudar, mas resolver, nunca)… se seu dentista indicou a “limpeza” em 5 sessões, é porque você deve ter tártaro, e tártaro, diferentemente da placa bacteriana, não sai só com a escovação, o dentista precisa intervir. Portanto, o tratamento não é opcional (não se você quiser resolver o problema, mesmo). Compreendo a questão financeira, mas como o problema já está instalado, não há outra forma, ainda mais se você usa aparelho (o que dificulta mais ainda a higienização).
Olá! Ótimo post! Eu terminei de fazer agora meu chá de malva, é um chá que minha avó sempre nos fazia tomar quando tínhamos algum problema na garganta ou inflamação. Retirei os pontos dos sisos superiores hoje e já estava tomando este chá, contei ao meu dentista e ele recomendou que eu ainda fizesse bons bochechos hoje. É uma ótima solução natural, não apenas o chá de malva, mas outros tantos chás auxiliam em algumas doenças ou situações similares (boldo, carqueja, marcela, maracujá, camomila, etc). Seria bem interessante um trabalho nessa área, comparando resultados, bem como a melhor maneira de potencializar os benefícios do chá. Muitas vezes temos soluções mais simples e naturais ao nosso alcance e não usamos. Parabéns pelo blog!
Muito obrigada Priscila! 🙂
Tou preocupada eu tinha um abcesso no dente e tive q abrir mi há gengiva cortar um pedaço da raiz do dente pra limpar e esse dente e um pedacinho do meu dente e o dente de porcelana . Mas depois da cirurgia ainda formava bolinhas de abcessos na gengiva e meu dentista aplicava laser . Agora essas bolsinhas nao saem mais mais meu dente bom meu dente de porcela se eu mecho nele e se move e fico com medo de tar com pus de novo. Tirei raio x e saio perto da raiz uma coisa escura o dentista falou q nao e puxa porque se fosse incharia minha boca . Bom tou no japao e aqui nao sao bons dentista e minga maior preocupação e q eu li e um medico me confirmou q abcesso pode levar a pessoa a morte, e verdade ??? Q passo fazer, por favor me respondam tou super preocupada muito obrigada
Paula, abscessos são “bolsas de pus”, e se há pus, deve haver infecção. Mas isso, em si, não traz perigo de morte. Sim, existe a possibilidade de uma infecção se generalizar, atingindo outras partes do organismo e colocando a vida da pessoa em risco. Mas isso em caso muito específicos. Na dúvida e por uma questão curativa e, por que não, preventiva, é sempre bom, ao primeiro sinal de infecção, tratar o problema de acordo.
gostaria de saber como faço o çha,pois tenho um dente inflamado e ja tomei benzetacil.voltaren.amoxilina e nao adianta e ele doi muito preciso saber como deve ser feito adaquado o cha pois eles alegam que no erstado q ele se encontra não dá pra arrancar o que faço?
Ferva a água e depois coloque as folhas em infusão por 3-5 minutos. Nesse tempo em infusão tampe a caneca com um prato. Coloque bastante folhas de modo a fazer um chá bem forte. Se sai pús pode colocar sal e bochechar o chá ainda morno 😉
[…] gelo e higiene bucal. Isso posso dizer que segui a risca, inclusive ainda estou usando o chá de malva, e apenas 3 dias depois da cirurgia a ferida cirúrgica já está quase fechada. Medicação tô […]
Pode ser qualquer malva? A que tenho em casa é uma flor rosa
Pode sim 🙂 Desde que o chá seja feito da folha e seja usado para bochecho frio ou gelado. 😉
[…] OdontoDivas Compartilhe!Like this:LikeBe the first to like this […]
Durante a especialização em Pediatria, tive aula de farmacologia voltada às crianças e numa das aulas, estudamos os benefícios da Malva… Assim como a Marjo relatou, alguns pacientes preferem pagar por um medicamento, por não acreditar no “chá da vovó”. Foi então q conheci a Malvona e o Malvatricin, q têm como princípio ativo o EXTRATO FLUIDO MALVA SILVESTRIS. Ou seja, chá da vovó disfarçado de remédio!
[…] Top Simpatia: Eu acredito http://bit.ly/ozg34y A perola do Ju http://bit.ly/oLc3kY Que? Chá?http://bit.ly/oEJjYN […]
Bom dia! Adorei as dicas e gostaria de publicar no blog do nosso consultório e indicar para os nossos pacientes. Claro, com referência à fonte e indicando o OdontoDivas! Pode?
Claro, pode sim! E continue acompanhando sempre o blog rosa das OdontoDivas!
Então, sou dentista há 19 anos, e desde então trabalho também pelo SUS, E aprendi com a população essa prática barata e saudável do chá de malva, que funciona muuiiito bem. Recomendo ainda que o utilizem gelado, principalmente após extrações. è um ótimo cicatrizante!!!
Eu vou indicar com certeza!
Adorei as informações e acho que, na disciplina de farmacologia, poderia existir um módulo sobre fitoterápicos!
Vou receitar para meus pacientes!
Muto bom mesmo!
Realmente incrível o poder desse chá!
Vale a pena indicar, mal não faz né? 😉
Esse chá é realmente poderoso. Sou dentista e trabalho em unidade de saúde, indico muito esse chá para as gestantes fazerem bochecho e os resultados são fantásticos ! Adorei o post !!!