Quem nunca procurou por uma lista de sintomas no Google tentando descobrir que doença tem? Pois é… agora o Google quer transformar isso em consulta.

Há cerca de 1 ano o mecanismo de buscas mais famoso da web lançou uma funcionalidade chamada Google Helpouts. A ideia é ajudar os usuários a aprenderem de tudo através de videochamadas com especialistas… desde fazer sushi até aprender um novo idioma. Claro que não demorou nada pra isso chegar na área médica…

A novidade só está disponível nos EUA, então não adianta procurar por aqui. Lá, logo abaixo da pesquisa relacionada a saúde, aparece um link “talk with a doctor now” (fale com um médico agora). Quando o usuário clica nesse link, o Helpouts abre uma videochamada com médicos, dentistas e especialistas em saúde. Os requisitos pra que um profissional participe desses “consultas” é que tenha licença para atuar na área, e os clientes devem ter 18 anos ou mais para usar o serviço.

Google Helpouts Saúde

O Google explicou em nota ao Gizmodo: “Quando você está à procura de informações básicas de saúde – sobre problemas como insônia ou intoxicação alimentar – nosso objetivo é fornecer a informação mais útil disponível. Estamos testando este novo recurso para ver se ele é útil para as pessoas”.

A funcionalidade ainda está em período de testes, por enquanto o serviço não é cobrado e só está disponível para alguns usuários. O Google está apenas sondando a ideia de oferecer auxílio médico via Internet. É legal por um lado, mas bem ruim por outro…

Aqui no OdontoDivas eu não faço muito o papel de orientadora em saúde, porque nosso público é mais de dentistas. No meu outro blog, o Medo de Dentista, já é diferente… eu faço isso o tempo todo. Respondo umas 30 perguntas por dia de gente que faz uma lista de sintomas e quer saber o que tem. É CLARO que eu não posso me basear numa lista de sintomas formulada por um leigo pra fechar diagnóstico. Então eu atuo no sentido de fazer a pessoa entender que ela precisa procurar um dentista não só pra saber o que tem, mas pra tratar de acordo. Que diagnóstico é feito de forma presencial, por um profissional habilitado e capacitado, considerando várias fontes de informação (exame clínico, exames de imagem, anamnese, etc.) e tudo isso com base em ciência. Aí é que está: EU entendo dessa forma, e acredito que você, colega dentista que está lendo este texto, também pensa assim. O problema é que muita gente não entende isso. Olha o naipe do comentário a seguir, sobre o tema:

Comentário

Algoritmos que substituem os ~caros~ diagnósticos médicos! Como é que ninguém pensou nisso antes?

O dia em que algoritmos tratarem canais, devolverem forma e função, convencerem as pessoas a escovar os dentes… o dia em que algoritmos escutarem outro ser humano e interpretarem o que um sintoma revela, o que um exame indica… o dia em que as pessoas puderem ligar pra casa de um algoritmo às 4h da manhã pra pedir orientação porque a dor não cessa… nesse dia, tudo bem, a gente conversa sobre algoritmos. Até lá, nós dentistas – e os colegas médicos – continuaremos sendo essenciais.

Compartilhe:

Comentários via Facebook