… Não achei tudo isso!

Um dos maiores eventos Odontológicos do mundo aconteceu em São Paulo, entre os dias 30 de Janeiro e 02 de Fevereiro, no Centro de Exposições Expo Center Norte e reuniu inúmeros colegas e expositores.

logo cioso 2014

Sempre vou ao “Congressão” e confesso que, ultimamente, não tenho visto tanta vantagem em participar do evento.

Motivo? Tenho alguns…

Os organizadores do evento lançam um aplicativo para smartphones. Ótimo! Inovação tecnológica! Mas, dentro do pavilhão de exposições, não há qualquer tipo de conectividade: a rede 3G não funciona e o evento não tem uma rede disponível para os congressitas. Nas duas palestras que ministramos, questionamos aos participantes “quem tem um smartphone?” e 100% deles respondeu que sim! Um telefone com acesso à Internet facilita encontros, a troca de mensagens e, até mesmo, a divulgação em tempo real do que acontece na feira. Investir em tecnologia é fundamental e o CIOSP tem deixado a desejar nesse aspecto.

Aplicativo CIOSP 2014

Aplicativo CIOSP 2014

Ir de carro para o evento é uma roubada, ou melhor, facada. O estacionamento custa mais de R$ 30,00! Aliás, tudo dentro do evento é caro: água, comida, estacionamento. Ainda bem que há transporte gratuito para os participantes, os famosos ônibus da APCD.

Mas, para mim, a questão mais importante desse evento continua sendo a “Sustentabilidade”. Em 2012 escrevi um post sobre a quantidade de lixo produzida no Ciosp. Achei que esse ano melhorou muito em relação a 2012, mas ainda penso que é papel demais sendo jogado fora.

Se houvesse investimento em tecnologia, se houvesse Internet disponível dentro do evento, ficaria muito melhor para o Congressita se localizar, confirmar o horário do curso no qual ele se inscreveu, procurar o stand de uma determinada empresa e se informar sobre as programações disponíveis no evento.

Nisso, preciso mencionar a empresa Johnson & Johnson, que não forneceu qualquer tipo de material impresso. Eles criaram um aplicativo para iPhone e celulares com sistema operacional Android, chamado “eMOUTH”. Nesse aplicativo estão todos os produtos da marca, sugestões de indicações para os pacientes, sessão de atendimento ao cliente, política de privacidade, enfim, tudo digital, sem desperdício e sem produção de lixo. Achei o máximo essa idéia e acho que as outras empresas deveriam repensar o modo como querem aparecer.

Aplicativo eMOUTH da Johnson & Johnson

Aplicativo eMOUTH da Johnson & Johnson

janeiro 095 janeiro 098 janeiro 100

Na minha opinião, ao realizarmos a adesão ao CIOSP, poderíamos ter a opção de receber as propagandas dos anunciantes, o caderno do CIOSP, enfim, toda aquela informação que vem dentro da famosa bolsa do congresso, por email ou, para quem quiser, retirar o material impresso em outro local na entrada do evento (porque tem gente que ainda gosta dos papéis). A participação das ~promoções~ nos stands poderia ser feita através do código de barras que existe no crachá do congressista, dispensando a perda de tempo preenchendo aquela quantidade de voucher e reduzindo o volume de pessoas nas bancadas dos stands, ocupando um espaço inútil, fazendo fila, etc, etc, etc.

Conversando com colegas, percebi que muitos passavam pela mesma situação: a bateria dos telefones estavam acabando e não tinha lugar para recarregá-la. Que tal colocar totens na feira com tomadas para facilitar? E, por falar em totens, por que não aumentar os mapas dos congressos na feira? Eu tenho certeza absoluta que não vi metade dos stands porque é muito fácil se perder lá dentro. Haviam poucos postos de localização e pouca gente para fornecer informações para os participantes do evento.

A famosa bolsa mudou de cor! Mas é a mesma coisa… Ainda continuo achando  mais válido fornecer uma bolsa que pudesse ser reaproveitada no mercado ou na feira. Feita com material reciclado, algo que cuidasse do meio ambiente!

E as filas? Continuam gigantes. Não entendo o que faz uma pessoa perder horas para ganhar uma escova de dente ou tirar uma foto no stand da empresa e aparecer no Facebook em troca de uma caneta!

São considerações. O evento merece aparecer de forma positiva!

Que tal os organizadores repensarem o modo como se apresentam para o mundo?

Compartilhe:

Comentários via Facebook