Uma atendente de um consultorio odontológico resolveu “personalizar” a prótese total dela, colando um aparelho ortodôntico, para deixar com uma aparência “mais natural”. Veja mais no DicasOdonto e no G1
No meu consultório já fiz PT com diastema entres os centrais, já fiz com dente mesializado, já colei piercing, já fiz restauração em amálgama.
Acho que quase tudo é válido, desde que não infrinja as normas éticas e técnicas, para deixar o paciente com um sorrisão feliz no rosto.
E você, já fez algo parecido no seu consultório?
Márcia, agora q entendi que vc se referiu a um dos comentários, a principio achei q estava falando da minha postagem….bju
Eu me referi aos comentários sobre “beti a feia” e o “me poupe” .
Mas se aqui não cabem críticas. somente elogios, então me desculpe, está tudo muito bacana.
Ah propósito, parabéns mesmo pela iniciativa, sensibilidade é coisa de mulher e essa é a diferença entre qualquer um e o bom profissional.
Marcia, cabem críticas sim. Tanto que seu comentário está aí pra quem quiser ver, não é mesmo?! Mas se as pessoas têm que ler a sua opinião, vão ter que ler a dos outros também… de quem concorda e de quem discorda de você. O OdontoDivas é um espaço democrático… se alguém discorda de fazer esse tipo de caracterização em próteses totais, tem espaço pra isso aqui. A forma como cada um se expressa é de responsabilidade do comentarista.
É muito decepcionante ter que ler, de pessoas que não tem problemas dentários, talvez até de profissionais da área as piadinhas, as ironias, perceber o preconceito… um dia eles também não terão dentes, aí saberão oque significa ter que extrair TODOS os dentes e ter que colocar uma prótese, é humilhante, vexatório e tudo de horrível que se possa imaginar, é mais vergonhoso do que ter que abrir as pernas para um exame ginecológico…mas isso ninguém vê.
A função do profissional que assiste uma pessoa com perda total dos dentes, é o de tentar amenizar seu sofrimento, e esse atendimento pode se estender abrangendo o emocional…caracterizar uma “dentadura” é uma prova de amor pela profissão, amor ao próximo, e não devería nunca ser motivo de piadinhas…isso é lamentável.
Aqui quem escreve é alguém que viu nessa possibilidade, uma maneira de voltar a sorrir, voltar a sair, a ter amigos…
Nem todos ainda podem recorrer a implantes, essa é uma realidade maravilhosa, mas distante da maioria de nós que perdemos nossos dentes. Qualquer detalhe que possa vir a deixar a prótese com “cara de natural” já é válida, e se é uma pessoa jovem, coloca o aparelho mesmo e sua estima será melhorada.
Parabéns a você que teve essa brilhante idéia, agora basta as pessoas perderem a vergonha de pedir para que o protético faça isso em sua prótese, esse é outro desafio, mas quem sabe os dentistas mais preparados e mais sensíveis, conseguirão perceber esse desejo, vão devolver a vida de uma pessoa.
Marcia, eu não sei onde é que você leu piadinhas… certamente não foi neste post. Felizmente a inevitabilidade de se perder todos os dentes com o passar dos anos já não é realidade, por isso discordo de você quando diz que “um dia eles também não terão dentes, aí saberão oque significa ter que extrair TODOS os dentes e ter que colocar uma prótese”.
Não deve ser nada fácil viver com 1 ou 2 próteses totais… por isso acho válida a iniciativa de personalizar a prótese e deixá-la o mais natural possível… se pra isso for necessário colar um aparelho ortodôntico nela, por que não? O propósito deste post, eu entendi assim pelo menos, é justamente esse: mostrar uma situação inusitada que pode melhorar a auto-estima do paciente. Pra mim, vale a pena.
Marcia, nesse post eu justamente ressaltei as intervenções que já fiz para tentar minimizar esse desconforto que a PT (prótese total) pode vir a causar, como
com diastemas, dentes “tortinhos”, dentes com piercing e até com restauração.
E digo novamente: Acho que quase tudo é válido, desde que não infrinja as normas éticas e técnicas, para deixar o paciente com um sorrisão feliz no rosto.
Obrigada pela visita em nosso blog…nos visite e comente sempre, é um prazer.
Nina
Há algum tempo atendi um paciente no qual precisei remover os caninos-pilares e os incisivos centrais/laterais pônticos de uma fixa. Fiz uma PPR provisória para ele e meu protético imitou a fixa, colocando os dentes todos juntos (o que pra nós é o certo).
Comecei a confecção da PPR definitiva e na prova dos dentes (também todos ladeados) o paciente desaprovou e pediu dentes menos largos. Expliquei que ficariam espaços (diastemas) grandes entre um elemento e outro, mas pedi a remontagem pra ele ver.
Não é que o brilho nos olhos do cidadão foi grande qdo viu aqueles imeeeeeensos diastemas? Aí veio a constatação: qdo ele ainda tinha seus dentes naturais havia o mesmo problema – ou a mesma solução? sei lá rs.
É isso aí que todos disseram: vai do gosto do freguês, desde que a técnica não fique comprometida.
Bjinhos
Ei!!!
Gostaria de colocar uma PT estilizada, só que moro em Minas, e gostaria de saber onde encontro uma clínica odontológica mais próxima?
Favor entrar em contato
[email protected]
Oi Karol de que cidade de Minas vc é? sabendo a cidade fica mais facil poder te indicar alguem.
Pior vai ser quando ela quiser tirar o “aparelho”, vai ter q fazer uma PT nova.
Diz na reportagem que ela já “terminou o tratamento ortodôntico” e fez uma PT nova. A prótese da foto é a antiga. 😛
Na boa, eu acho que caracterização é uma coisa. Agora isso aí é pra que? Pra brincar de “Bete a Feia”? Ah não…. Me poupe!
Ahhauuahha! Vai que a pessoa é fã da Bete, a Feia? 😀
Já vi muito disso e não me “assusto” mais. Vai fazer o paciente feliz? Não traz prejuízos? Qual o problema? Acho até divertido… 🙂