Mais uma vez as cores estão sendo utilizadas para alertar e mobilizar a população. Hoje os monumentos públicos de diversas cidades brasileiras estarão iluminados de amarelo e vermelho para alertar a população sobre os riscos da hepatite, meios de prevenção e tratamento.

Cores alertando para os cuidados com a saúde

Mais de 3 milhões de brasileiros são portadores da doença e apenas 5% dessa população tem conhecimento disso. Trata-se de uma doença inicialmente sem manifestações clínicas e sintomatologia. Porém sua evolução pode resultar em insuficiência do fígado e até a morte.

A hepatite tipo C, cuja contaminação se dá por meio sanguíneo (seja por tranfusões, tatuagens, material não estéril em salões de beleza, consultórios odontológicos, compartilhamento de seringas, relações sexuais sem proteção), é a mais preocupante. Nós, da área da saúde, estamos sujeitos à contaminação no nosso dia a dia de trabalho, já que lidamos com muitas pessoas, com sangue e instrumentos perfuro-cortantes.

A detecção da doença pode ser feita em qualquer unidade de saúde pública. A doença é tratável, mas o maior problema ainda é a falta de informação por parte da população.

Cuidem-se amigos! Divulguem essa campanha!

Compartilhe:

Comentários via Facebook