Quem me acompanha pelo Instagram ou pela página no facebook sabe que iniciei mais um precontest.

Mas peraí, o que é um precontest?

Precontest é o período pré-competição, em que começo a me preparar pra um campeonato. Nesse período preciso seguir uma rotina impecável de dieta e treinos – e ainda ser dentista no restante do período.

Atualmente estou pesando 60kg, e meu peso de palco é em torno de 52kg. Tenho 8 semanas pra apresentar um físico tão bom quanto ou melhor que este:

Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, meu último campeonato

Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, meu último campeonato

Tá, peraí. Como perder 8kg em 8 semanas?

O Fisiculturismo é um esporte que requer muito mais controle mental do que qualquer outra coisa. Não é nada fútil como eu mesmo imaginava que fosse. Quem não tem mente forte e é dedicado não consegue mesmo.

A maioria dos fisiculturistas é ou nutricionista ou educador físico, e a imagem é uma forma de vender os próprios serviços – assim como nós dentistas temos dentes impecáveis! Porém, é notável que cada vez mais as pessoas estão buscando esse esporte pra romper os próprios limites e por realização pessoal, então é bem comum ter médicos, advogados entre outros profissionais nesse meio. Como dentista não agrega em nada no meu marketing ser atleta, pois trabalhamos de jaleco, né? Mas o fato de exigir disciplina extrema me ajudou a ser um pouco mais organizada na minha vida.

Registro do início da preparação com 60kg

Registro do início da preparação com 60kg

Então, vamos às estratégias?

Tudo começa com acompanhamento profissional. No meu lado está o Wellington Granatti na parte nutricional e a Naiara Schubert na questão do treinamento físico. Ambos trabalham com consultoria à distância, e a cada semana envio fotos onde eles avaliam o que deve ser mudado, e quais as estratégias que serão adotadas. Por isso vou contar aqui no blog semanalmente também sobre esta preparação.

O segredo pro emagrecimento é gastar mais energia (kcal) do que consumimos. Como não podemos deixar de nos alimentar, para não haver perda de massa muscular, é necessário gastar mais através do exercício físico, nesse caso, horas de cardio – em jejum e pós tréino.

A alimentação também é bem específica, e bem restrita. A ingestão de água também é grande, cerca de 4l por dia. Não posso me dar ao luxo de comer na rua, e quem me conhece já está acostumado a me ver carregando a marmiteira e o galãozinho por onde eu vou…

Marmiteira e galãozinho. Foto indo pra pesagem do campeonato brasileiro em julho de 2016.

Marmiteira e galãozinho. Foto indo pra pesagem do campeonato brasileiro em julho de 2016.

Rotina:

Minha rotina é adaptada aos treinos e à minha alimentação. Pela manhã, acordo por volta das 7:30, tomo meus manipulados e faço uma caminhada em jejum de mais ou menos 1 hora. Volto pra casa, banho, e começo a trabalhar no consultório às 9:30, ficando em jejum até o meio dia.

Meio dia o almoço é controlado, e eu tento comer beeeem devagar, já que é pouca comida. Meu almoço tem sido proteína, gordura e uma merreca de carboidrato! Após o almoço, consultório novamente, onde faço duas pausas no meio da tarde para comer: às 15:00 (proteína + gordura) e às 18:00 (proteína + carboidrato). No meu consultório não tenho cozinha, então, muitas vezes vou comer escondida no banheiro (tem dois banheiros) pra não deixar cheiro de frango no ar…

Depois de trabalhar é hora do treino. Sempre saio pra treinar às 20:00, e fico mais ou menos 2 horas na academia. Faço musculação e mais cardio, em torno de 45 minutos. É um tempo que parece simplesmente não passar…

Chegando em casa, preciso esperar 45 minutos depois do cardio pra comer (proteína + gordura). Minha janta é em torno das 23:00, e é minha última refeição. Depois disso, é separar a comida do dia seguinte (isso quando não tem que cozinhar), banho e cama.


Esse plano de refeições muda constantemente, de acordo com as necessidades, assim como o treino. Na categoria bikini não tem um peso específico ou medida ideal, é tudo no “olhômetro”. As estratégias mudam de acordo com as mudanças do corpo, que muda a cada semana.

Ressalto aqui novamente a importância de ter profissionais capacitados pra um acompanhamento preciso. Minha dieta é calculada de acordo com as minhas necessidades nutricionais e a fase pré competição que me encontro, não devendo ser seguida por outras pessoas.

A primeira semana passou e com ela o peso não mudou muito: oscila 2kg normalmente, dependendo da quantidade de sal que como. No fim de semana comi um pouco mais de sal, e como ainda não pesei hoje, não sei se mudou muita coisa. É engraçado que um belo dia a gente acorda e pimba! Embikinou! Até esse dia a gente segue com a rotina e tenta manter a mente tranquila, porque stress é o que menos precisamos enquanto atletas.

Gostou? Quer saber mais? Fiquem ligados no meu insta e aguardem as novidades da #semana2 aqui no blog na semana que vem. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook