Sim, uma coisa está relacionada com a outra.

A saúde começa pela cabeça da gente, tanto que de acordo com a OMS“Saúde é um completo bem-estar físico, MENTAL e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades”.

Quando estamos com nosso psicológico em dia, nosso físico responde a nosso favor e vice-versa, o que vem comprovar aquela teoria de “saúde integral”.

O nosso dia-a-dia é repleto de afazeres (e eu puxo um pouco a brasa para a sardinha das mulheres, que tem acúmulo de funções da profissão e afazeres domésticos, constituindo terceiras e quartas jornadas de trabalho) e precisamos, em meio a tantas obrigações, tirar um momento do nosso dia PARA FAZERMOS AS COISAS QUE GOSTAMOS! Ouvir música, meditar, passear com o cachorro, ler, enfim! vale qualquer coisa para distrair a mente das ações repetitivas e stress comumente vivenciados.

Desde o nosso nascimento, passamos por processos de socialização, sendo este processo contínuo e que termina somente quando morremos e nosso cérebro pára de funcionar.

A socialização nos obriga a nos adaptarmos às novas realidades que nos cercam e, assim, desenvolvermos nossa personalidade, sendo de extrema importância para a formação do indivíduo.

Além de fazer algo que a gente gosta, precisamos dar o devido valor às relações interpessoais. O mundo moderno trouxe inúmeros benefícios, mas temos como ponto negativo o fato de as pessoas, cada dia mais, se isolarem umas das outras. Perceba: estamos olhando no celular quando estamos nos restaurantes, academia, andando na rua… E isso não é bom, acredite!

Precisamos, urgentemente, resgatar o hábito de conversar com outras pessoas! Isso é importante, também, para aumentar nossa influência e network. Bater papo com amigos e conhecer novas pessoas que não são da sua área faz com que nossa cabeça funcione melhor, contribuindo para manter nossos sentidos alertas, melhorar nossa capacidade de memorização e aprendizagem e alívio do stress, que se manifesta de diversas maneiras no nosso organismo: pressão alta, tensão muscular, dores de cabeça, dentre outros. Além do mais, não podemos desconsiderar o fato de que estamos envelhecendo e que a socialização contribui, significativamente, para prevenir doenças neurodegenerativas, pois a “rotina” está associada a diversas complicações.

Portanto, precisamos colocar na nossa agenda aqueles compromissos básicos: café com as amigas, cinema com os filhos, happy hour com o pessoal da academia, futebol dos meninos! E incentivar as pessoas que nos cercam a conviverem no mundo real!

Desliguem os celulares. Saiam de casa! Interajam uns com os outros.

Lembrem-se que toda essa tecnologia que usufruirmos foram criadas por pessoas de carne e osso!

Compartilhe:

Comentários via Facebook