O cantor Ricardo Phalamesca, de 40 anos, mais conhecido como Ricardo Bueno, morreu nesta quinta-feira (16) em São Paulo. Ex-vocalista da banda Dominó, sucesso nos anos 90, Ricardo foi internado no dia 7 com um problema odontológico, no Hospital Municipal Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital paulista.

Ex-Dominó Ricardo Bueno

Ricardo atuou na segunda formação do Dominó, em 1995. Ele também fazia dupla sertaneja com o amigo de infância Wander Ávila.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o cantor morreu em consequência de sepse e abscesso odontogênico. Ele foi sepultado no Cemitério Vila Formosa.

O que é sepse?

Sepse é o que geralmente as pessoas chamam de “infecção generalizada” (e que está mais pra “inflamação generalizada”, na verdade) ou septicemia. Grosso modo, a síndrome de resposta inflamatória sistêmica (SIRS) é uma resposta inflamatória exagerada do organismo diante de uma infecção.

Uma infecção local – em qualquer lugar, inclusive num dente – pode se tornar mais abrangente, ou seja, chegar a outros órgãos do corpo, via sanguínea. A inflamação é uma das armas que nosso organismo usa pra se defender de uma infecção. Só que às vezes a inflamação é tão forte que “desregula” tudo e compromete o funcionamento de todos os órgãos… e aí pode ser fatal. No Brasil, 400 mil pessoas morrem todos os anos devido à sepse, o que corresponde à metade dos casos em que ela ocorre.

O que é um abscesso odontogênico (dentário)?

Abscesso, de forma geral, é um acúmulo de pus que se forma no interior dos tecidos do corpo.

A maioria das infecções de origem dentária se origina da necrose pulpar, ou seja, do “nervo” de um dente que “morreu”. A presença bacteriana no tecido periapical e periodontal (em volta da raiz do dente), pode levar à formação de um abscesso.

Só que nem sempre esse pus drena (sai) pela pele ou pela gengiva, e aí ele pode acabar entrando nos tecidos e causando algo chamado celulite infecciosa, que pode se espalhar para os nódulos linfáticos e corrente sanguínea, levando a complicações graves: trombose do seio cavernoso, abscesso cerebral, mediastinite e, até, à morte.

O que aconteceu com o cantor?

Como já mencionado, a informação oficial é de que Ricardo Bueno morreu em consequência de sepse e abscesso odontogênico. Mas exatamente como tudo aconteceu, não foi explicado até o momento. O que se pode dizer com base nisso é que o que o matou foram as consequências de uma infecção.

Parece óbvio o que eu estou dizendo, mas quando algo assim acontece, como no caso recente da modelo Renata Banhara (que felizmente parece estar praticamente recuperada), pessoas sem conhecimento de causa começam a falar com base no que ouviram de outras pessoas sem conhecimento de causa… e aí as informações saem distorcidas.

Ricardo pode:

  1. Nunca ter tratado o canal, o que levou ao abscesso e assim por diante;
  2. Ter começado o tratamento de canal e parado no meio (acontece bastante), o que levou ao abscesso e assim por diante;
  3. Ter completado o tratamento de canal direitinho, mas a infecção voltou, o que levou ao abscesso e assim por diante.

Então é importante ressaltar: tratamentos de canal não matam, o que pode matar é não parar uma infecção… e tratar o canal de um dente é, exatamente, agir no sentido de parar uma infecção. Sempre dá certo? Sempre é bem feito? Claro que não. Mas não confundam conhaque de alcatrão com catraca de canhão.

Tendo mais alguma informação sobre o caso, a gente faz um update aqui. Nossos sentimentos à família e aos amigos do cantor.

Compartilhe:

Comentários via Facebook