>
Fonte: imagem
Pára tudo! Eu entendi direito? Curso de Odontologia à distância? Daqueles que o aluno estuda em casa através de aulas virtuais e discussão de casos, mensais ou quinzenais, nas instituições? Gente do céu…
Acabei de ver isso no Twitter. Uma matéria listando as melhores Universidades de Odontologia do país e, ao esmiuçar a matéria, eis que encontro, no 3° parágrafo a citação de uma Instituição que oferece o curso de Odontologia à distância! Clique aqui e leia!
Minha questão é: a nossa profissão é 100% ligada ao relacionamento com uma PESSOA! Como aprender a lidar com isso em casa?
Os cursos a distância tem seus créditos sim! Sou a favor! Cursos na área de Humanas, por exemplo. Mas área da SAÚDE?
O ciclo básico do curso de Odontologia é a parte onde o aluno tem um conhecimento teórico sobre o funcionamento do corpo, do metabolismo, das anatomias e, com isso, aprende a visão do SER.
Nas disciplinas teórico-práticas, o aluno tem contato com os materiais dentários, conhecimento do instrumental e do funcionamento deles! Simulam, por meio de manequins, situações de atendimento clínico que orienta o acadêmico em situações, até então, despercebidas: postura, manejo do paciente, organização de mesa clínica e, principalmente, faz com que o medo de lidar com outra pessoa diminua. Afinal de contas, ter nas mãos o bem estar e saúde de alguém é algo importantíssimo!
Hoje em dia, as facilidades criadas pela Inclusão Digital tornam as coisas um pouco “distantes”, realmente.
Mas, apesar do pouco tempo de formada, não concordo com essa posição.
Até gostaria de saber mais a respeito, porque como ser humano que sou, me permito mudar de opinião. Mas, de qualquer forma, vou me informar sobre no site do MEC e do CFO, para saber a procedência das informações.
Enquanto isso…
Odontologia é com sala de aula, professor de branco e muita saliva! É sentar no mocho e ter medo da primeira anestesia, da primeira cirurgia e da adaptação da prótese! É poder, depois, relatar todas as situações hilárias que você viveu DENTRO de uma Instituição de Ensino! É real! É vivência!
Bom é por comentários do tipo dessa tal Susana é que todo dia passa na minha cabeça largar a profissão.
Nós estudamos muito na faculdade , nos especializamos e não temos reconhecimento da sociedade.
Susana espero e rezo pra que você não seja dentista porque ouvir isso de um colega seria demais pra mim…
Na boa .. o que falta é profissional competente pois ead ou presencial o que tem de DENTISTA péssimo por aí não é de brincadeira. Depois quer respeito na profissão passam 4/5 anos estudando pra cobrar um absurdo e fazer burrice na boca das pessoas E É SEMPRE A MESMA COISA vai em um local é um valor mega alto e um péssimo trabalho em outro algo mais em conta e um ótimo trabalho !!!!! É MELHOR estudar mais bemmmmm mais SEJA EAD OU PRESENCIAL ESTUDAR NUNCA É D+ !
Se com valor alto o trabalho é péssimo e com algo mais em conta o trabalho é ótimo, como é que é SEMPRE a mesma coisa? 😛
Olá, vi seu post sobre ensino a distância na área de odontologia.
Acho que tem vários setores em nossa profissão que podem ser feitos estudos de aprendizagem a distância, como por exemplo, gestão no SUS, pós-graduação em farmacologia, aperfeiçoamento em estratégia dá saúde da família, pós em radiologia, entre outros…
Acredito que no mundo de hoje, que temos um horário super apertado para investirmos em conhecimento, existir esta porta aberta para nossa área, é um ganho muito bom. Claro que temos que usar o bom senso e sabermos que existem limites, mas enfim, só para deixar minha opinião.
Obrigado.
>Troca de conhecimentos também acontece em fóruns de discussão, chats, e ainda mediado por tutores.
>Uma das diferenças é vc ter troca de conhecimentos depois num happy hour com o pessoal do curso!
>Gostaria que vcs me explicassem a diferenca de um aluno assistir uma aula teorica, de casa, via videoconferencia, de ele assistir sentado em uma sala de aula?
>Olá Celso, então aproveita e vá comentar também no texto de onde minha amiga Juliana Lemes retirou a informação. Quem tá passando informação errada e incompleta, com varias interpretações, é quem escreveu tal matéria. A gente critica ou elogia o que lê.
>Caro Celso,
No link que eu coloquei no post, não há qualquer citação esclarecendo sobre ser graduação ou pós. É sabido, por todos, que módulos de pós graduações são feitos à distância. Acho válido (SOMENTE NESSES CASOS). A inclusão digital e a velocidade de informação permite atualização constante de qualquer profissional, independente de ser um curso formalizado ou mera rotina de estudo.
Mas, se o caso citado for de GRADUAÇÃO em ODONTOLOGIA, sou completamente contra. Acho que para dar acesso aos estudantes (veja bem, SE FOR O CASO), que o governo invista em unidades de ensino. A prática odontológica é indispensável ao aprendizado. Para quem já tem o conhecimento e atuação na área, cursos em tempo real, via internet, são extremamente válidos, pois nós sabemos a dificuldade que temos em nos "desligar" do nosso ambiente de trabalho!
Procurarei a respeito do curso citado, além de informações no MEC e CFO.
Agradeço seu comentário!
Esperamos sua opinião mais vezes!
>Outro detalhe importante!! O curso mencionado acima é coordenado por uma professora doutoranda da USP!!! Com certeza tem qualidade!
>Discordo! Os cursos à distância são de pós graduação e não de graduação. Eles são uma tendência e estão vindo para ficar, queira vc ou não! O objetivo dos cursos à distância em odontologia não é substituir as necessidades práticas da qualificação da profissão e sim viabilizar as pessoas que estão distantes dos grandes centros, o acesso a teorias, discussões, novas técnicas, cases novos, atualizações, etc. A educação a distância é fundamental aos profissionais que estão deslocados dos grandes centros. Através do EAD eles tem uma possibilidade real de atualização. O ensino à distância é uma realidade nos países de primeiro mundo, e no Brasil já é uma realidade na Medicina. Pesquise na Google sobre Telemedicina no Brasil. Hoje existem aulas de telepatologia e diagnóstico apoiados pelo CFM, onde experts da USP ensinam em tempo reals, alunos de universidades de centros menores a diagnosticarem corretamente certas patologias. Na Europa, cirurgias complexas são acompanhadas tb em tempo real por profissionais de todo o mundo! A EAD está vindo para agregar e não substituir. O curso que vc mencionou acima é de pós-graduação em odontologia do trabalho. São 16 módulos a distância, teóricos e 2 presenciais, práticos!
>Curso a distância deve ser pra atendimento virtual.
Permito-me calar pra não ser mal educada.
Sem mais…
Tbem posso rever minha opinião, mas por hora, é isso.
>e ontem mesmo me disseram a seguinte frase "dentistas cobram mto caro por um tratamento no qual ñ precisam d mto conhecimento para executar…" complicado isso!