Certeza que vocês já viram o comercial da Colgate Total 12 – Professional Gengiva Saudável… é, aquele do “sangue na maçã”. Na primeira vez que eu vi confesso que não prestei muita atenção, peguei na parte da explicação didática do pai-dentista sobre gengivite. Depois, na segunda vez, prestei mais atenção e ri. Depois chorei.
É uma estratégia mais do que batida usar dentistas para dar credibilidade a produtos de higiene bucal… é aquela história do “9 entre 10 dentistas recomendam” ou “a marca mais recomendada pelos dentistas” ou “9 entre 10 dentistas usam”. E quando esse dentista é pai do paciente do comercial, imagine só como o vínculo de responsabilidade aumenta… que pai não ia querer o melhor para o seu filho?
Pois bem. Mas é inevitável considerar algumas coisinhas… você que é dentista (e pai/mãe) vai concordar comigo. Veja o comercial:
- A mocinha leva uma maçã para o pai e dá uma mordida em outra, que fica suja de sangue. Imagine o TAMANHO da gengivite pra que isso acontecesse… então, ela diz com toda calma do mundo: “Ih pai… sangue”, como se fosse a primeira vez que isso tivesse acontecido. Se a gengivite já está sujando a comida, difícil de acreditar que isso seja novidade, não é mesmo?!
- O pai-dentista olha a maçã e diz: “Nossa filha, isso pode ser sinal de gengivite, que causa mau hálito”, no mesmo tom que usaria para dizer: “Nossa filha, soltei um pum”…. a coisa mais normal do mundo. Ainda: a preocupação dele é que gengivite causa mau hálito… claro, é o nosso maior problema O.o. Ainda mais: se aquela quantidade de sangue não for sinal de gengivite, sua filha tá apanhando do namorado! Lei Maria da Penha nele!
- Sério mesmo que o dentista esperou a filha ficar adulta pra explicar pra ela o que é gengivite e como se previne?
- Sério mesmo que o dentista diagnostica gengivite mordendo uma maçã? Se sangrar tem gengivite, se não sangrar não tem? No final do comercial ele mesmo morde uma maçã e diz “Viu só?”.
- A mocinha se despede do pai e diz que vai pra casa escovar os dentes. NÃO TEM UMA PIA NESSE CONSULTÓRIO?
Enfim… se fosse minha filha, levava uma bifa um sermão e ia escovar os dentes na hora, na minha frente! Na verdade, se fosse minha filha, ela saberia desde cedo o que é gengivite, como se previne, como se diagnostica e que pasta de dente não faz milagre, principalmente se você não souber como usar a escova de dente e o fio dental. Se assim fosse, bastaria colocar um pouco de Colgate Total 12 – Professional Gengiva Saudável e bochechar, não é verdade?!
Ri muito! Nem sou da área de vocês, sou jornalista, mas não é à toa que eu os chamo de publiciOtários rss
Parabéns, texto super divertido!
😉
Pessoal, eu só queria encontrar informações sobre gengivite, mas acabei entrando num campo de tiros aonde o alvo é o comercial de uma pasta de dentes. Confesso que me senti agredido.
Pra mim aquele comercial foi de grande utilidade, porque entendi que não era por causa da força da minha escovação e nem do grau de dureza das cerdas da minha escova, que minha gengiva estava sangrando durante a escovação. E melhor ainda, identifiquei que eu poderia estar com mau hálito.
Alguém já chegou pra algum de vocês e disse: “Nossa! Como você está com bafo!”?
Tenho colegas que têm mau hálito e eu nunca tive coragem de contar. Não porque eu não me importe com a pessoa, mas porque eu não sei como fazê-lo, não tenho intimidade, não sei como a pessoa vai reagir e muito menos se vai se ofender.
Pensei que eu fosse encontrar alguma informação de utilidade pública, mas li um monte de besteiras, de uma pessoa que teve tempo até de reparar que no consultório do comercial não tinha pia.
Victor, o texto acima é uma crítica bem humorada direcionada para a leitura de dentistas. Se você não é dentista, não faz parte do público que eu queria alcançar. Embora o comercial tenha chamado a sua atenção para o problema da gengivite, o que é bom, ele passa longe de ser educativo… pois dá a ideia errada de que gengivite se cura com a marca A ou B de pasta de dente. Isso é mentira e um desserviço com relação à orientação da população leiga. Se você quiser ler um texto sério sobre o assunto leia esse aqui: http://medodedentista.com.br/2011/06/gengivite-e-gengiva-ite.html (que é de minha autoria, também, e prova que nem sempre eu falo besteiras). 😀
Agora esse Dentista está detonando com a própria mãe.
Sabemos que se o paciente chegar ao ponto de sangue ao morder uma maçã o mínimo que se pode fazer é raspagem, polimento com pasta profilática, aulinha de higiene oral.
Pergunto: Não seria o caso do CFO fazer uma denuncia ao PROCON e ao órgão regulador das propagandas?
[…] essa tal de Colgate e uma certa Oral-B… pasta boa é a Lemon Right! Ela vai me curar, pai? Infelizmente. não. […]
Olha a Satira que A mtv fez com este comercial kkkkk Depois me manda umemail flando oq vc achou!
http://www.youtube.com/watch?v=9YBcIM5IdMI
Ahauahauahauaha! Boa, Raul! Publiquei aqui: https://odontodivas.com/2012/12/sangue-na-maca-e-gengiviculose.html
Realmente eu até tinha esquecido desse antigo… achei que ia falar do da mãe do dentista… que chega na sala de atendimento e diz: “nossa que saudável… maçãs”… em que pleneta é saudável uma bacia de maçãs dentro de um consultório odontológico? Põe logo uma peneira na pia e lava o arroz…
Concordo contigo colega, as propagandas de produtos de higiene bucal, não só as da Colgate, são enganosas ou no mínimo exageradas. Estou tentando mobilizar os colegas, via facebook, para tentar aprovar na ANVISA uma regulamentação que exija a seguinte mensagem após as propagandas:
” SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O CIRURGIÃO-DENTISTA DEVERÁ SER CONSULTADO”
Escrevi um post no meu blog sobre o assunto. http://www.saudegengival.com.br/blog/qual-e-a-melhor-pasta-de-dente/
Confere lá!
[…] A empresa da pasta vermelha insiste nesse tipo de comercial, como você pode ver aqui no Blog das Odontodivas. […]
Propaganda bem tosca sem criatividade a guria é mais velha que o pai tem cara de idiota, na verdade isso deveria ser proibido como que um dentista vai nos dizer o tipo de pasta dental devemos usar se ele ganha dinheiro com dentes ruins,tem mais uma se você usar o creme errado ou em muita quantidade pode causar doenças,desgaste dos dentes tira esmalte,pode ate dar câncer, lamentável esse Pais esta entregue a mercenários em todas arias.
Os comerciais da Colgate são os mais toscos. Nesse da maçã, o que mais me deixou indignada é que a moça dá um belo sorriso saudável. Quem tem gengivite a ponto de sangrar assim nunca teria a gengiva clarinha daquele jeito. Agora fizeram mais um comercial tosco de maçã onde uma senhora (mãe com gengivite) atua com um jovem (seu filho dentista). Na primeira vez que assisti fiquei cuidando o sorriso da senhora, dessa vez o sorriso mais fechado não mostra a gengiva.
Cris, eu vi hoje esse comercial. Tô procurando o vídeo pra colocar aqui também!
Pra mim, o que pega é aquela fruteira exposta na sala de consulta, onde a mãe pega a fruta.
Esse cara também heim… Mãe e filha com gengivite. Cara de sorte!
Quem sabe se ele parar de comprar maçã, ou se elas passarem a comer a fruta cortada ele nem perceberá a doença.
O que os olhos não veem…
Cara, a guria chega e da a maçã pro pai, na proxima cena ELA morde a maçã e sangra, depois você vê o pai com a maça e ele a morde, PERA AÍ, É A MESMA MAÇÃ, não tem duas maçãs, é apenas UMA. Propaganda mais ridicula que eu já vi, toda vez que vai passar ela na televisão eu me recuso a assistir, troco de canal ou saio do local, fico com raiva dela.
Além das observações técnicas, o comercial conta, ainda, com as seguintes pérolas:
1. logo que entra, a moça fala de boca cheia (a maçã está na bochecha);
2. mas, no seguimento da cena, o pedaço desaparece da bochecha;
3. a moça entra com a mochila nas costas, mas quando observa o sangue, a mochila está no seu braço esquerdo;
4. quando se despede do pai, a mochila volta para as costas;
5. a imagem que está n monitor, ao fundo, não é a gengiva que aparece no clos do monitor que o pai demonstra;
6. quando a moça entra, o notebook está sobre um balcão sem portas, mas quando percebe o sangue, o balcão já possui portas.
Ahauahauaha! Boa, José… esses erros de continuidade eu nem tinha notado! 😀
Existe remédio que acaba definitivamente com gengivite?
Gabriele, remédio propriamente dito, não. Mas sim, é possível acabar em definitivo com a gengivite pela remoção periódica da placa bacteriana, já que é a sua presença constante que causa a gengivite. Ou seja: escovando os dentes e usando o fio dental após cada refeição (dentro da técnica correta, claro), a gengivite some.
é lamentável! esse comercial da nojo, está totalmente errado. a odontologia deveria ser levada mais a sério. gengivite é uma doença, como muitas outras… não pode ser tratada dessa maneira tão leviana e errada. triste de se ver.
Simplesmente adorei o post!!
Sempre achei ridículo o “Ih Pai, sangue!
Bem podrinha essa boca para sangrar na maçã!
Parabéns pelo blog
Flávia Lobo (dentista e sofredora qdo assiste essas coisas)
[…] pai… sangue”. Claro, super normal. –> OdontoDivas Destaque: Sangue na maçã, no […]
Nossa, nao tinha visto, quase nao vejo tv. Alias, eu uso essa pasta ai, tomara que seja boa.
É boa sim Erika, o problema não é a pasta em si… é a forma como a marca vende o produto. Dá a impressão para o público leigo que o uso da pasta, por si só, acaba com a gengivite. E pior: que nós dentistas concordamos com isso.
Este comercial é um dos mais sem noção que já vi, a filhinha com quase a mesma idade do pai, deve ta faltando atrizes adolescentes no mercado, é tosco demais, bem podia ser Chaves e Chiquinha, ao menos tinha graça.
Anoca, posso complementar seu texto?
Se apresenta sangramento, a paciente nao tem que SÓ ir escovar, ja que já está em um consultorio. Ela tem que deitar na cadeira do dentista pra ele fazer raspagem. 🙂 Sangue = tartaro (sub e/ou supra).
E eu concordo 100% com o seu texto, claro, como sempre 🙂
Sempre, queridona! A especialista aqui é você. 🙂
Agora me explica por que é que você está com a cara da Celia Barral… O.o
Caramba, num é que a Camila ta a minha cara!!!
Vi a imagem e pensei: Eu não escrevi isso…
hahaha! Mas poderia, afinal pensamos igual né Camila.
Quase sempre =)
Uma das propagandas mais toscas que já vi.
Sinto que as empresas nos tratam como idiotas…
Bom dia Ana, parabéns por este comentário…confesso que não tinha visto com olhar crítico e coerente que você deu…lhe sigo no twitter.
É disto que precisamos em termos de mudanças de valores e valorização de nossa classe.
Parabéns!
Muito bom o texto!
E já senti vontade de chorar algumas vezes ao ver esse comercial… rsrs
Cliente pergunta qual creme dental comprar,digo pra optar pelo mais barato,afinal todos tem flúor.Não encho bola de multinacional nenhuma.
Mesma coisa faço com escova,mando comprar macia,mas sem especificar marca;sabendo escovar,pode ser de 1,99.
Demonstradora vem ao consultório,aproveito e uso as amostras pra limpar o box do chuveiro de casa,ai não preciso comprar esponja de limpeza.Se me der pasta dental,uso pro meu consumo mesmo e nada de fazer propaganda pra ninguém.
A Dra. tá certa,afinal o “colega fake” nunca ensinou a guria a escovar?Dava porrada nela porque depois da balada,tem que tirar uns 5 minutinhos pra tirar o BAFÃO,concorda?
Pra variar: eu concordo!!!
Mas filhos, principalmente “aborrecentes” frequentemente precisam que vc repita aquilo que vem falando há anos. Eles simplesmente não escutam.
A questão que pega é que já que ela está ali, pq não sentar e dar uma “olhadinha” na gengiva da mocinha?
Fica a impressão que basta ir pra casa e escovar os dentes com o tal creme dental e a suposta gengivite sarará.
E se o creme é tão bom assim, e ele indica pros pacientes, porque ainda não tem em casa para o uso diário? Assim a filhinha não teria sangramento.
Faltou ele por a culpa na maçã.=(
Em tempo: Minha filha usa aparelho ortodontico e a briga com a higiene é um calvário.
Casa de ferreiro…
Super curti!! É patético assistir essa propaganda!!! Parabéns pelo post!!