Parece brincadeira, mas esse ano não foi bom em relação a funcionários no meu local de trabalho.

Encontrar uma secretária que dê conta de 3 consultórios é difícil, sabemos. Mas eu não imaginava que fosse impossível. Desde janeiro estamos num contrata/dispensa sem fim.

Aqui na clínica, somos: Periodontista, Ortodontista, Clínica Geral e Endodontia. O volume de trabalho é muito grande e inclui o atendimento aos pacientes, telefone, pagamentos e o trabalho dentro do consultório, auxiliando, lavando material, preparando mesa clínica. Temos 2 funcionárias que, muitas vezes, somadas não dão 1.

No próximo dia 30 de Setembro, comemoramos o dia daquela pessoa que está conosco 10h por dia! Tantas horas de trabalho juntas e, automaticamente, cria-se um laço de respeito, amizade e profissionalismo.

Dentista e Secretária – uma relação que tem que encaixar

Mas o que eu, como Dentista, espero dessa companheira de todos os dias?

Seja educada. Fale baixo, claro, não bata portas e gavetas. Seja gentil com os pacientes e tenha em mente que, muitas vezes, é necessário engolir sapo (até nós Dentistas engolimos). Nós sabemos que é complicado sorrir pro paciente que faz o tipo Ogro de plantão. Mas é o dinheiro dele que paga o seu e o meu salário. Com jeitinho tudo se ajeita.

Seja organizada. Mantenha seu local de trabalho limpo. Anote os afazeres e crie uma rotina que facilite seu trabalho (e o meu).

Comprometa-se. Cumpra com o horário combinado e dê satisfação ao seu patrão em caso de atrasos e faltas inesperadas. Se foi ao médico, traga declaração. Precisa de afastamento, traga um atestado. Mas comprove que a sua falta não foi pra badalar na rua.

Apresente-se bem. Nada de decotes, sapatos extravagantes, roupas coladas. Seja discreta. Cabelo arrumado e o rosto sem aquele amassado, por favor. Você é a primeira imagem que o meu paciente enxerga quando entra na clínica.

Tenha bom senso. O telefone da clínica é para uso da clínica, com assuntos relacionados ao trabalho, pacientes, marcações, compras de material, contatos em geral. Não é pra bater papo com a amiga. Não gaste sem necessidade. Feche torneiras, apague luzes e tenha cuidado ao usar produtos de limpeza, descartáveis. O desperdício sai caro.

Seja honesta. Já vi muitos casos de secretárias que roubam seus patrões. Honestidade não é qualidade. É o mínimo necessário para estar empregado.

Seja proativa. Por exemplo: se um paciente ligou desmarcando, automaticamente remarque-o. Tome decisões e não espere o empregador dizer o que precisa ser feito sempre.

Cuide. Do consultório, das fichas clínicas, das radiografias, dos equipamentos. Tenha em mente que o investimento feito é alto e que cada visita do técnico por conta de descuido é um dinheiro que poderia ser economizado.

Dialogue. Converse com seu patrão sobre suas insatisfações em relação ao trabalho. Tornar a relação transparente é fundamental para um convívio leve.

Se a relação empregador/empregado é harmoniosa, o tratamento flui, o reconhecimento chega e até aquela promoção inesperada.

Mas, ultimamente está difícil achar um “braço direito”, tanto pela capacitação profissional quanto pela vontade em trabalhar direito… 🙁

Saudades da Creuzinha… Aquela sim era a secretária dos sonhos!

Compartilhe:

Comentários via Facebook