Parece brincadeira, mas esse ano não foi bom em relação a funcionários no meu local de trabalho.
Encontrar uma secretária que dê conta de 3 consultórios é difícil, sabemos. Mas eu não imaginava que fosse impossível. Desde janeiro estamos num contrata/dispensa sem fim.
Aqui na clínica, somos: Periodontista, Ortodontista, Clínica Geral e Endodontia. O volume de trabalho é muito grande e inclui o atendimento aos pacientes, telefone, pagamentos e o trabalho dentro do consultório, auxiliando, lavando material, preparando mesa clínica. Temos 2 funcionárias que, muitas vezes, somadas não dão 1.
No próximo dia 30 de Setembro, comemoramos o dia daquela pessoa que está conosco 10h por dia! Tantas horas de trabalho juntas e, automaticamente, cria-se um laço de respeito, amizade e profissionalismo.
Mas o que eu, como Dentista, espero dessa companheira de todos os dias?
– Seja educada. Fale baixo, claro, não bata portas e gavetas. Seja gentil com os pacientes e tenha em mente que, muitas vezes, é necessário engolir sapo (até nós Dentistas engolimos). Nós sabemos que é complicado sorrir pro paciente que faz o tipo Ogro de plantão. Mas é o dinheiro dele que paga o seu e o meu salário. Com jeitinho tudo se ajeita.
– Seja organizada. Mantenha seu local de trabalho limpo. Anote os afazeres e crie uma rotina que facilite seu trabalho (e o meu).
– Comprometa-se. Cumpra com o horário combinado e dê satisfação ao seu patrão em caso de atrasos e faltas inesperadas. Se foi ao médico, traga declaração. Precisa de afastamento, traga um atestado. Mas comprove que a sua falta não foi pra badalar na rua.
– Apresente-se bem. Nada de decotes, sapatos extravagantes, roupas coladas. Seja discreta. Cabelo arrumado e o rosto sem aquele amassado, por favor. Você é a primeira imagem que o meu paciente enxerga quando entra na clínica.
– Tenha bom senso. O telefone da clínica é para uso da clínica, com assuntos relacionados ao trabalho, pacientes, marcações, compras de material, contatos em geral. Não é pra bater papo com a amiga. Não gaste sem necessidade. Feche torneiras, apague luzes e tenha cuidado ao usar produtos de limpeza, descartáveis. O desperdício sai caro.
– Seja honesta. Já vi muitos casos de secretárias que roubam seus patrões. Honestidade não é qualidade. É o mínimo necessário para estar empregado.
– Seja proativa. Por exemplo: se um paciente ligou desmarcando, automaticamente remarque-o. Tome decisões e não espere o empregador dizer o que precisa ser feito sempre.
– Cuide. Do consultório, das fichas clínicas, das radiografias, dos equipamentos. Tenha em mente que o investimento feito é alto e que cada visita do técnico por conta de descuido é um dinheiro que poderia ser economizado.
– Dialogue. Converse com seu patrão sobre suas insatisfações em relação ao trabalho. Tornar a relação transparente é fundamental para um convívio leve.
Se a relação empregador/empregado é harmoniosa, o tratamento flui, o reconhecimento chega e até aquela promoção inesperada.
Mas, ultimamente está difícil achar um “braço direito”, tanto pela capacitação profissional quanto pela vontade em trabalhar direito… 🙁
Saudades da Creuzinha… Aquela sim era a secretária dos sonhos!
Estou em busca de um emprego de secretária em consultório odontológico e adorei as dicas. Desde a adolescência gosto da área odontológica, e tenho interesse em trabalhar nela, cursar a faculdade e ser ortodontista. Agradeço as dicas.
Boa sorte e sucesso, Jamile! 😉
Olá Juliana!
Fui secretária num consultório odontológico durante 9 anos e cumprí meu papel com muita competência apesar de não ter o curso de ACD/ASB. Gostava tanto do que fazia, que hoje estou cursando o 3º período da faculdade de odontologia e me apaixono cada dia mais pela profissão. Posso te dizer que o que me manteve no meu emprego foi mesmo o amor que eu tinha pelo que fazia e o patrão que eu tinha, porque é muito desestimulante você trabalhar 10 horas por dia, só sentar pra marcar consulta e não ter a remuneração merecida. O cirurgião-dentista ganha pelo que faz, se fizer uma restauração recebe por ela , se não fizer não recebe… a secretária se trabalhar 10 horas por dia recebe o que teria que receber se trabalhasse 8 horas… independente do seu desempenho…. Acho que o que falta é estímulo… Eu não ganhava só o piso de recepcionista, meu patrão gostava do meu trabalho e sempre me pagava um pouco mais, em troca eu fazia horas extras , dava conta de tudo sozinha e deixava com que os dentistas se preocupassem somente com o atendimento aos pacientes mesmo. Hoje penso que quando tiver meu consultório (tenho fé que um dia terei) quero ter uma secretária competente como eu era, mas sei que pra isso tenho que ser uma “patroa” exemplar e justa como meu ex patrão foi comigo. Espero que você consiga encontrar uma secretária perfeita e que você seja também, uma patroa perfeita!!!
Boa Sorte!
Abraços
Desculpe a intromissão, mas cai por acaso neste blog e achei bem relevante os comentários sobre secretária. Eu sou secretária e publicitária e aos 38 anos (minha idade atual) já tive muitas assistentes e sei bem do que vocês estão falando. Na verdade, acho que o erro está mesmo na confusão que se faz: alguns profissionais acham que uma menina inexperiente pode ser chamada de secretária, mas essa é uma profissão série e existem cursos de formação na área. Além disso, é preciso ter no perfil caracterísitcas como cortesia, criatividade, interesse em aprender e a famosa discrição – essa indispensável para o cargo! Não sei se é o caso de vocês, mas muitos consultórios pagam bem pouco a estas meninas e, logicamente, fica difícil encontrar mão de obra qualificada. Se forem novinhas então, esqueça… são loucas por facebook e lixas de unha!
Bem, tenho orgulho da minha profissão e posso dizer que sou uma secretária “das boas”, mas minha faixa salarial é R$ 4.000,00 e sei que é salgado para muitos empresários. De toda forma, o trio bom, bonito e barato, na minha opinião, é pura lenda mesmo. Boa Sorte na busca de vocês! Beijos a todos.
Muito obrigada pela visita ao blog!
Falta treinamento, falta comprometimento, enfim. Mas continuamos na busca eterna hehehehehe 🙂
[…] Quer ser secretária de dentista? Saiba que qualidades você precisa ter! –> OdontoDivas […]
O segundo problema é o computador: já tivemos problemas com secretárias que ficavam o dia todo no Facebook. Precisamos bloquear esse site e outros como Messenger, Skype, Hotmail e UOL.
A funcionária tinha uma ansiedade brutal em acompanhar as redes sociais e não conseguia concentrar-se no seu serviço simples e básico.
Infelizmente, é muito difícil encontrar.
Não sei o que é pior: o mau uso da máquina ou a completa falta de conhecimento, mesmo com os patrões ensinando e se propondo a pagar cursos específicos.
Aqui em São Paulo, Capital é uma missão impossível.
O ideal é pedir para a pessoa trazer um carta de apresentação de próprio punho no momento da entrevista. Assim, podemos avaliar a língua portuguesa da candidata.
Uma secretária que fala “menas”, “a gente temos” e que escreve “caza” e “meza” já deve ser descartada.
Infelizmente, a incapacidade de comunicação é o primeiro obstáculo.
Depois disso, se ela sabe trabalhar, é outra história.
Acho que muito da formação de uma secretária está no treinamento que oferecemos no dia a dia.
Caráter, apresentação, educação são outros 500.
Mas que tá difícil, isso tá!
Incrível,ao ler seu post,me veio na cabeça a pessoa certa pro cargo vago ai da sua clínica:aquele personagem do filme A.I.,sabe?Inteligência Artificial.
Robos são excelentes colaboradores pro perfil procurado por você,trabalham desse jeito que se tá querendo,aí no final das 10 horas de trabalho,tira a pilha dele e dá um copo de óleo que fica tudo belê.
Abs.
Oi Marcelo! Obrigada por aparecer mais uma vez nos comentários dos meus posts! 🙂
Realmente é difícil a contratação de um profissional ideal. Aparento estar procurando um robô? Provavelmente… (e não acho que essa realidade desteja assim tão distante de nós).
Mas o que acontece Marcelo, é que, por exemplo, a conta de telefone da clínica aumentou de 250,00 (uma média de 3 anos) para 440,00 em 1 mês, graças ao uso indevido da secretária “nova”.
Outra colega, ortodontista, demitiu uma funcionária por roubo e ela agora terá de pagar indenização pra essa secretária que a roubou porque ela entrou com uma ação judicial. O famoso “dano moral”.
Como bem dito no post, essas são características de uma funcionária “ideal”. Eu tb não sou perfeita e, por isso, estou em busca de uma pessoa cujos defeitos não sejam tão gritantes.
Espero que vc tenha sorte com a sua secretária!
Caso tenha um robô pra oferecer, eu pago bem por ele.
Até o próximo post! 😉
Hahahahaha Marjooooooo!! Ficar ryyyca com a orto??? :-))))
Ainda há esperança na minha carreira odontológica flor! Já tenho meu plano pronto pra daqui 6 anos se a odonto não ajudar: “Le petit cuisine, avec Marjo”, um bistrô/confeitaria 😀
A minha ASB era perfeita, mas infelizmente me faltou glamour pra assinar a carteira dela. Quando eu ficar ryca com a orto é a primeira coisa que vou fazer: chamar a Valesquinha de volta 🙂 tem todos os atributos da secretária/ASB perfeita!!! 🙂
A Creuzinha era a ASB do posto de saúde onde trabalhei! Parecia que eu pensava e ela adivinhava! Tratava os pacientes bem, muito educada com todos! Saudades dela
MArrjoooooo…
To contando os dias pra vc fika Ryca e me chama de voltaaaaaaa, sabe q to indicando pacientes pra tenta ajuda.. é perfeito trabalha contigo, como eu sempre dizia, chefe, amiga e professora, conte sempre cmgo…. akela q te leva compra esmalte qando nao tem paciente e fica olhado site de esmalte de tarde…sasuhaosiuhaosiuahsoia, mas claro com o consultorio limpo e organizado…hehehehe
Te Adoroooo mtttooooooo….. S2
Bjouux
Ooown linda! 😀 Ainda bem que ainda tenho 1 ano e meio de curso contigo, temos tempo 😀 Obrigada mesmo, beijão!