Alô Alô!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tudo bem com vocês?
Já postei nas redes sociais e agora venho oficializar: 8kg já foram eliminados em 9 dias de cirurgia!
Se estou feliz? LÓGICO!!!!! 🙂
Mas, aos que pensam que é um processo de, apenas, comer menos, sinto dizer que não. O lance é mais complicado do que eu imaginava…
Na segunda feira, dia 15, tirei o dreno. Minha vida melhorou 100% com isso! Passei bem o feriado, mas na sexta tive muita cólica causada por gases e isso me assustou. Não conseguia respirar e mudar de posição na cama. O que me ajudou foi levantar, mesmo com dor, e começar a andar feito maluca pela casa. Desde então, tomo Luftal regularmente de 4 em 4 horas fora os exercícios feitos na fisioterapia. Concentrar na respiração é muito importante nesse processo.
O uso da cinta abdominal também me ajudou muito nessa fase, pois ela mantinha o dreno em posição e evitada dores. Eu só tirava a cinta pra tomar banho e, para o dreno não ficar balançando, eu tomava banho de calcinha para que eu o apoiasse e tivesse as mãos livres para me lavar. De tudo, confesso, o dreno foi o que mais me incomodou, seja pra tomar banho, seja por dor, seja pra dormir.
Eu não sinto fome. Mas a grande luta é a vontade de comer. Tudo que eu vejo na televisão tenho vontade. A boca saliva de uma maneira que nunca aconteceu. E, por isso, eu tenho evitado sair de casa. Aquela velha histório do “o que os olhos não veem…”
No dia que tive as cólicas, me questionei se tinha tomado a decisão certa. A mudança na minha rotina foi, literalmente, da noite para o dia: domingo eu almocei frango xadrez enquanto na terça eu estava ingerindo 50mL de água de coco como café da manhã. Pensar nisso me deu uma ansiedade incomum e o pensamento “não vou poder comer mais” me apavorou. O que me motiva, diariamente, é o relato de pessoas que já fizaram a cirurgia e as fotos de antes/depois. Outra coisa que me deixa bem aliviada é ver a Ariane Rezende e a Nana Batista falando de comida no Twitter, como se nunca tivessem parte do estômago removida! Rsrsrsrsrsrs!
A pessoa que sofre de compulsão precisa, quando retira aquilo que dá prazer, colocar algo no lugar. Fica um vazio imenso, já que (no meu caso) a comida ocupava um lugar considerável na minha vida: feliz, triste, deprimida, preocupada… tudo era motivo pra comer. É preciso encontrar um vício novo.
Meus dentes estão sensíveis, meus músculos mastigatórios também. Mas a principal mudança que eu sinto é a qualidade e quantidade de saliva.
Como não consigo, ainda, beber os 2L de líquidos necessários, minha saliva ficou pastosa. Nunca tive saburra e agora vejo que acumula mais fácil e que a remoção da camada branca sobre a língua é muito difícil. Escovo cerca de 4x a língua para que ela fique rosada. Outra coisa é a sensação de placa acumulada na face palatina dos incisivos superiores. A região fica bem áspera e eu preciso escovar com muito mais frequencia, mesmo a alimentação sendo somente líquida.
A redução na produção salivar está diretamente relacionada a menor ingestão de água. E, não é raro, os casos de relato de xerostomia e de piora na qualidade de saúde, com aparecimento de lesões de cárie e de inflamação genvival.
Hoje fui à Nutricionista e minha alimentação já melhorou: requeijão, caldinho de feijão, geléia de mocotó, ovo de codorna e purê entraram pra minha dieta. Além, claro, de uma suplementação de vitaminas e minerais.
Muitas pessoas me perguntam como eu fiz para emagrecer isso tudo em poucos dias. Muitos já me pediram a “dieta” que estou fazendo e muitos perguntaram se eu estou doente.
O que eu quero que fique claro é: não é fácil tomar a decisão de ter 80% do estômago removido, passar 15 dias em dieta restritiva e ter vontade de comer as coisas. É difícil ter que abandonar os hábitos sociais nesse período, até mesmo por uma questão hormonal, um conflito do nosso organismo mesmo. Portanto, a busca por uma alimentação saúdável e prática de atividades físicas são os primeiros passos para se conquistar saúde. Eu não conseguia mais, por isso recorri a esse procedimento.
REGISTRO:
Início em 8/10/12: 136kg
Hoje, 17/10/12: 128kg (…descendo…)
Oi Juliana, parabéns pelo blog!
Estou completando hoje 9 dias de cirurgia e minha língua está horrível… difícil remover a saburra. O que vc fez, além de escovar? Alguma dica? Em quanto tempo a sua melhorou?
Obrigada!!
Oi querida!
As mudanças na qualidade de saúde bucal são bem significativas principalmente pela diminuição da ingestão de líquidos.
No meu caso, eu intensificava as escovações e os bochechos com soluções fluoretadas sem álcool, já que a diminuição salivar pode facilitar o desenvolvimento da doença cárie e de inflamações gengivais.
Com o tempo, o aumento da ingestão de líquidos melhora bem esse quadro.
Tente, aos poucos, aumentar a quantidade de água que vc bebe durante o dia. Isso é muito importante para os tecidos bucais!
😉
Ju, fico extremamente feliz por vc….de vdd! Eu ate fico emocionadinha com seus posts e comentarios…essa cirurgia não é pra qualquer um mesmo!!! não é sair por aí cortando a barriga e depois se entupir de besteira, é mudança de vida mesmo! bjuuu
Obrigada pelo apoio querida! Tb estou na torcida por vc!
Beijocas
Ju,
Entendo muito bem cada palavra descrita, ler isso foi como fazer uma viagem no tempo e voltar a sentir td isso em um unico instante, mas o que posso te dizer> SEJA FORTE!! Pois por mais difícil que possa parecer, isso vai passar, tenha essa certeza, e a conquista que vc esta alcançando com certeza sera maior que as dificuldades!! Muitos beijos carinhosos e força sempre!!! Se precisar de algo estou por aqui!! =*
Muito obrigada querida!
Beijocas!
Tô torcendo demais por vc Jú :]
Obrigada Diva!
tu é um Diva Guerreira !!! =D
Com a graça de Deus!
To mto feliz!
Pois é, amiga!
Acho que a determinação necessária vc tem, e é louvável.
Uma amiga operada disse: Eu queria tanto fazer, tantos foram contra e disseram que eu sofreria muito, mas eu pensava que seria por pouco tempo e não reclamei de dor só pra não ouvir “eu te avisei”.
Valeu a pena!
Penso que 1 mês, nestas condições, leva 6 pra passar, mas passa!
Por aqui: TORCENDO =)
É muito bom saber que vc tá aí, torcendo!
Beijocas
Oi Juliana!! vc esta indo bem! Pense o “nao vou poder comer mais” e associe a nova Juliana, ja com 9 kg a menos e indo ladeira abaixo!!! Força!
abçs
Obrigada querida! Muito obrigada pelo apoio!