Dia 3 de Novembro de 2011, praticamente 1 ano atrás, eu publiquei aqui no OdontoDivas um post sobre a “novidade” naquele momento: a fusão de planos Odontológicos, chamado Rede Unna.
Daí pra frente, começou o vuco vuco.
Muitas pessoas não sabiam o que era até que as correspondências foram sendo entregues e os Dentistas “avisados” da mudança. Ao pegarmos o contrato, a revolta: diminuição dos valores da tabela de honorários e as burocracias para a realização dos procedimentos. De acordo com o contrato (que a empresa até hoje faz questão de negar), o dentista era obrigado a enviar Rx inicial e final de procedimentos simples como restaurações classe I e raspagem de tártaro. Caso não tivesse o Rx, uma fotografia deveria ser enviada (o que atrapalharia a dinâmica com consultório). Ou seja, expor o paciente, desnecessariamente, à radiação.
A empresa começou a se preocupar com a avalanche de descredenciamento por parte dos Dentistas. E os pacientes ficaram bravos porque pagavam pelo plano e não tinham atendimento.
Aqui onde moro, as reinvidicações chegaram no RH das fábricas. Muitas paralisações nos atendimentos aconteceram e conseguiu-se disseminar a Campanha de Valorização do Dentista pelo país inteiro.
Sou formada há 6 anos e nunca tinha visto um movimento tão abrangente e forte como esse.
Os pacientes se viram lesados, entenderam as reclamações do dentistas e começaram a brigar pelos seus “direitos”, através de sites de reclamações, cobranças na ANS, no RH das empresas, enfim.
Os meios de comunicação também se envolveram. Jornais e revistas importantes do Brasil inteiro publicaram sobre a nossa luta e a situação ficou ainda mais evidente. Até quem não é usuário dos convênios se mobilizou.
Hoje recebemos uma notícia que nos mostrou que todo esse stress, toda essa mobilização e as mudanças ocorridas durante o ano não foram em vão: a operadora de plano de saúde foi condenada por exigir radiografia para o tratamento.
Se eu fico feliz? MUITO!
Esse espaço, o Blog OdontoDivas, e o apoio dos blogs parceiros foram fundamentais nessa campanha! As redes sociais, mais uma vez, se mostraram aliadas, divulgando nossas reinvidicações, nosso trabalho e por permitiresm que exerçamos, com dignidade, a profissão que escolhemos!
Agora eu espero, com fé, que o próximo passo dado seja o estabelecimento de um piso salarial para a nossa classe profissional. A melhora REAL das tabelas de honorários e a valorização em termos financeiros da nossa atividade profissional.
Muito ainda há de ser feito.
Mas essa movimentação da Odontologia provou que NÓS, JUNTOS, SOMOS FORTES!
Parabéns a todos os envolvidos nessa campanha! Que venham mais lutas!
Olá, Juliana
Tens como me enviar a reportagem ?
Agradeço desde já,
Abs,
Cristiane
Não tenho a reportagem.
Procure no site do jornal!
🙂