Eu não tinha paciente ontem. Não até as 11:00h, quando minha colega ligou do consultório e me perguntou se eu podia fazer duas avaliações de ortodontia. Sim, eu podia. Eram o pai e o filho e o Espírito Santo amém, ambos queriam saber se precisavam usar aparelho. Já avisei minha colega: “não esqueça de avisá-los que a avaliação custa R$ 30,00”. Assim foi feito, e eles foram agendados para as 14:00h.

DENTISTA cobrar consulta?

Cheguei às 13:45h, depois de deixar o meu filho na escola, especialmente para atendê-los. Dei uma ajeitada nas coisas, me vesti de dentista, separei luvas, material, etc.. Sentei na frente do computador e, em companhia da Internet, fiquei aguardando meus pacientes. Não apareceram. Vamos analisar os possíveis motivos:

  1. Eles tocaram a campanhia e eu não escutei.
  2. Surgiu um imprevisto. Imprevistos acontecem.
  3. Eles não queriam pagar pela avaliação.

Eu, particularmente, acho plausíveis os itens 2 e 3. Realmente, às vezes na hora de sair de casa acontece alguma coisa e atrasa tudo… a aí não dá tempo de chegar na hora agendada. Pode ser, eu posso compreender isso. Mas é pra situações como essa que existe o telefone, não é?! “Doutora, não vou poder ir!”. Não devolveria o tempo que eu perdi, mas seria um resquício de consideração pela minha pessoa. Mas o que eu acho que aconteceu mesmo foi a situação 3…

Bom… se os pacientes não apareceram porque eu disse que cobraria, então isso seria uma razão para eu NÃO COBRAR a avaliação, certo? Parece certo, mas eu não penso assim. Eu acho que esse é mais um motivo pra eu cobrar. Explico.

Geralmente, quando você avisa que a consulta tem um custo e mesmo assim o paciente agenda, ele vem. Claro, existem exceções, vide o caso que eu acabei de relatar. Mas quase sempre essa verdade se aplica. Uma explicação para a falta ao compromisso pode ser “vergonha”. O cara achou chato dizer que não ia agendar depois que soube que seria cobrado. Explica, mas a emenda fica pior que o soneto, né?!

Mas por que o paciente não quer pagar pela consulta? Possíveis razões:

  1. A maioria dos dentistas não cobra consulta. Se tem um monte por aí que não cobra, por que ir em um que cobra?
  2. O paciente está fazendo pesquisa de preço. Se o dentista já cobra só pra olhar, imagina pra trabalhar!
  3. O paciente não conhece o dentista, nem sabe se é “bom”. Vai pagar pela opinião dele por que?

Eu sei que parece meio contraditório, mas tenho convicção de que ontem eu não perdi 2 pacientes porque resolvi cobrar pelo meu trabalho. Eles não seriam meus pacientes, no fim das contas. A maioria das pessoas, e isso é um direito que lhes cabe, vai no dentista (quando não está com dor de dente) pra saber quanto vai gastar num possível tratamento. E, infelizmente, o critério principal de uma boa parte das pessoas é preço. Não julgo isso, cada um sabe onde o seu calo machuca, embora eu ache essa uma forma perigosa de escolher um profissional de saúde. A questão é: certamente, os meus honorários não são os mais baratos da região em que eu trabalho, porque meu diferencial não é esse. Portanto, pra quem procura preço, eu talvez não seja a melhor escolha. E depois que eu comecei a cobrar consulta não achei que o meu número de pacientes decresceu, pelo contrário.

Ontem perdi tempo, e todo dentista sabe que tempo é dinheiro. Mas estou certa de que, se eles tivessem vindo, mesmo não dando continuidade ao tratamento, o meu trabalho, o meu tempo e o meu conhecimento para diagnosticar um problema e propor uma solução estariam pagos. R$ 30,00 não é nada, eu não fico mais rica e nem o paciente mais pobre. É um valor quase simbólico, que significa, pra mim, um compromisso entre as partes. Mas já é um começo.

E se eu fosse médica, este post existiria? Pensem nisso.

Compartilhe:

Comentários via Facebook