Exames complementaresNovidade nenhuma. Isso pelo menos desde 2007, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Mas na prática não é bem assim. Clientes de seguros de saúde reclamam que operadoras estão negando exames quando os pedidos são feitas por dentistas, o que é ilegal.

A ANS assegura aos cirurgiões-dentistas o direito de requisitar exames. Eles estão protegidos por lei federal e por uma súmula normativa publicada pela própria agência há sete anos. A ANS classifica de ilegal qualquer recusa das operadoras de saúde em prestar atendimento aos clientes desses profissionais.

“Nós só podemos imaginar que isso seja de fato mais uma tentativa que algumas operadoras, as más operadoras, tendem a postergar o acesso de um usuário ao que é o seu direito, que é fazer o procedimento”, declarou o diretor-adjunto da ANS, João Luís Barroca.

Uma colega gravou uma conversa telefônica em que a funcionária de um laboratório nega a realização de um exame porque o carimbo é do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e não do Conselho Regional de Medicina (CRM):

– De CRO, a Golden Cross não vai autorizar pra fazer o exame.
– Mas por que que não?
– Porque é CRO. Se fosse CRM, autorizaria. CRO a Golden Cross não autoriza. 

É amigos… carimbo de dentista tá valendo menos do que de médico!

Em nota, a Golden Cross informou que, de acordo com a própria agência “as solicitações de pedidos de exame dos profissionais de saúde somente devem ser feitas de acordo com sua especialidade”. O diretor da ANS desmentiu a operadora. “De jeito nenhum, um usuário pode ter exame negado, de acordo com a especialidade do seu médico que solicitou ou mesmo do seu odontólogo. Isso não pode ser motivo de negativa de cobertura. Agora certamente nós vamos procurar a Golden Cross para que ela nos explique esta novidade”, disse João Luís Barroca.

Quando o seguro nega um exame a que o cliente tem direito, a ANS pode multar a operadora em R$ 80 mil para cada caso.

Fiquem de olho. DENUNCIEM.

Reportagem no Bom Dia Brasil sobre o assunto –>Clientes de planos de saúde reclamam de negativa de exames assinados por dentistas

Fonte: G1

Compartilhe:

Comentários via Facebook